Portões de Fogo

Resenhas - Portões de Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lista de Livros 16/09/2015

Lista de Livros: Portões de Fogo, dr Steven Pressfield
“Outras cidades produzem monumentos e poesias, Esparta produz homens.”
“— Os deuses fazem com que amemos quem não amaremos e se vingam de quem amaremos. Matam os que deviam viver e poupa os que merecem morrer. Dão com uma das mãos e tiram com a outra, prestando contas somente às suas leis, incognoscíveis.”
“— O que é mais natural para um homem do que lutar, ou para uma mulher do que amar?”
“— Comam um bom desjejum, homens — Leônidas sorriu largo —, pois estaremos todos partilhando o jantar no inferno.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/09/portoes-de-fogo-steven-pressfield.html

Reccanello 15/03/2022

Molon labe!
Quando, em 480 a.C., os 300 mil homens de Xerxes (Heródoto exagerou um pouco ao citar 2 milhões de invasores) chegaram ao desfiladeiro das Termópilas, deram de frente com aproximadamente 7 mil soldados gregos, dentre eles os famosos "300 de Esparta", a elite guerreira espartana, homens que viviam para a guerra e eram os melhores combatentes que até então haviam marchado sobre a Terra. Auxiliada pelo terreno escolhido para a batalha, a brava e suicida resistência do pequeno exército de Leônidas é um dos momentos mais significativos da era helênica e da história da humanidade como um todo.
===
Em "Portões de Fogo" a quase mitológica Batalha das Termópilas é recontada de forma viva, empolgante e muito rica em detalhes históricos, todos bastante pesquisados pelo autor. Pelas palavras do personagem Xeones (um sobrevivente feito prisioneiro pelos persas), o livro nos revela (na verdade, o narrador fala diretamente a Xerxes) detalhes da preparação e dos treinamentos dos espartanos, num impressionante panorama de sua vida guerreira, mas também revela sua rotina cotidiana, sua estrutura social e política, sem deixar de lado suas vidas pessoais. Muito além de simplesmente narrar uma batalha, o livro nos conduz pelo próprio processo de formação do povo espartano e de sua essência guerreira. Por não poupar o leitor das tragédias da guerra, o autor desvela o lado humano, os sentimentos e as motivações de cada personagem, histórico ou fictício, que doam suas vidas em nome de uma causa, seja ela uma crença ou uma nação, auxiliando-nos a entendê-los e a com eles nos identificarmos. Um livro quase visual graças à riqueza de detalhes, é fácil que nos sintamos dentro do campo de batalha, junto aos personagens, acompanhando o desenrolar de suas vidas e de suas mortes, sejam reis, generais, ou meros e anônimos soldados, veteranos ou novatos na batalha. Uma obra inesquecível que fala sobre a formação de homens e sobre o amor à Esparta e à vida, a qual todos nos louvamos em cada suspiro e à qual nos agarramos até o último momento.

site: https://www.instagram.com/p/CVoaLFGgQTw/
Raulison.Barbedo 22/11/2023minha estante
Estou lendo essa obra fantástica!!! Um livro maravilhoso, quando começo a ler fica difícil parar

Shaftiel 13/01/2009

Não é só um livro bom. é ótimo em tantos sentidos que fica difícil resenhá-lo. A fidelidade histórica se encaixa perfeitamente com a ficção com personagens apaixonantes. As descrições de batalhas estão entre as melhores que já li. Não é só o melhor livro do autor, mas também um destaque em romances histórico relacionados com a guerra.
Sad Satan 31/08/2021minha estante
confesso que me frustrei um

Sad Satan 31/08/2021minha estante
pouco agora eu li a versão desse livro com 332 pag.

Linhares 30/04/2021

Livro sensacional! Você se diverti enquanto aprende um pouco da cultura da Grécia antiga, sobretudo de Esparta. Sinta-se um guerreiro da Lacedemônia combatendo ombro a ombro nas termópilas. Se você gostou do filme 300, te digo que não é nem 10% do que você vai encontrar nesse livro. Excelente investimento.

Rodrigo Digão 21/04/2023

Que livro, cheio de vida, gana, vontade, orgulho.

Uma aula de história, a luta dos 300 de esparta.

Recheado de diálogos poderosos, inteligentes, manobras de guerras e etc.

Com certeza vai muito além do filme, porém diga-se de passagem, estava associando os atores do filme.

As mulheres aqui tem participação muito grande, onde no filme fica aquém.

Com certeza vale a leitura

Wallacy 22/05/2023

Mais uma história dos 300
O livro conta com um ponto de vista diferente sobre a história dos 300. A perspectiva de um escudeiro grego, não espartano, que narra os fatos ocorridos nas Termópilas.
O estilo do livro se torna bastante interessante, já que temos a perspectiva grega, pelo protagonista e também, a perspectiva persa, através de um escriba real.
O livro também segue uma pegada mais "pé no chão", comparado com o Graphic Novel de Frank Miller, com bases mais historicamente corretas e dando créditos à tantos outros gregos que padeceram na batalha.
Para mim o livro, apesar de ser uma ficção, é um item obrigatório para quem gosta da história antiga e se interessa pela Batalha do Peloponeso.
Larissa.Carolina 22/05/2023minha estante
Nossa, fiquei com tanta vontade de ler que vou até salvar

Caroline 13/12/2021

Relato intenso e bem escrito.
Por @carolinetargino

"Este é o meu escudo.
Em combate, eu levo a minha frente, mas ele não é só meu.
Protege o meu irmão a minha esquerda.
Protege a minha cidade.
Nunca deixarei meu irmão fora de sua proteção nem minha cidade sem o seu resguardo.
Morrerei com meu escudo em minha frente enfrentando o inimigo."

A batalha de 300 espartanos contra um exercício de 2 milhões de Persas, ocorreu nas Termópilas, também conhecida como Portões de fogo. Se consagrou na história por séculos. Os 300, liderados por seu rei Leônidas, conseguiram sobreviver durante dias ? um cerco intenso.

Xeones, único sobrevivente do exército espartano da batalha de termópilas, é resgatado pelo exército inimigo e levado até Xerxes, o rei e líder do império Persa, para que conte sua visão dos fatos e fale sobre a estratégia dos espartanos na derrocada batalha. Ele conta a história desde a sua infância, relatando eventos que o trouxeram até aquele momento. Dando aos Persas, uma visão que eles não teriam do campo de batalha, através dos relatos de vida de um garoto que teve sua família assassinada, sua polis tomada, tornou-se escravo, companheiro de treino dos jovens espartanos e enfim escudeiro e soldado-arqueiro lutando por Esparta. Dessa forma, Xêo transmitiu a visão da devastação e terror que uma batalha causa à população vencida, aos Persas e registrou os 300 de Esparta na história.

Durante a narrativa, o autor nos aproxima não apenas da história de vida de Xeo, mas também de figuras importantes dentre os 300 que lutaram nos portões de Fogo. Os personagens são bem desenvolvidos, conhecemos toda sua trajetória até a derradeira batalha de Termópilas.

É um relato intenso que captura a atenção do leitor desde o início. Repleto de lições de honra, coragem, parceria, amizade e acima de tudo, liberdade. Mesmo em menor número e sabendo que iriam morrer mais cedo ou mais tarde, durante a batalha, os espartanos lutaram até a morte pela sua liberdade. As batalhas são bem descritas, quem gosta de ficção histórica militar e épica vai amar esse livro.

Cupom 30% off no site da editora: Carol30

Madu.Viana 03/04/2022

Portões de fogo ?
? Portões de Fogo, Steven Pressfield, 431 páginas.
? Sinopse: O rei Xerxes comanda dois milhões de homens do Império Persa para invadir e submeter a Grécia. Em uma ação suicida, uma pequena tropa de 300 temerários espartanos segue para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo. Eles conseguem conter, durante sete dias sangrentos, as tropas invasoras. No fim, com suas armas estraçalhadas, arruinados na matança, lutam "com mãos vazias e dentes". Relatados diretamente ao rei pelo único sobrevivente grego, os fatos são apresentados ao leitor de maneira vivida e envolvente. A narrativa empolgante de Steven Pressfield recria, assim, a épica Batalha de Termópilas, unindo, com habilidade, História e ficção.
? Citação: Este é o meu escudo.
Em combate, eu o levo à minha frente,
mas ele não é só meu.
Protege o meu irmão à minha esquerda.
Protege minha cidade.
Nunca deixarei meu irmão
fora de proteção
nem minha cidade sem o meu resguardo.
Morrerei com o meu escudo em minha frente enfrentando o inimigo - pág 96
? Minha opinião: Hoje, trago aqui, esse livro incrível, que foi indicação de um amigo. Nele, é retratado uma das mais famosas batalhas da história, a Batalha das Termópilas, e como o próprio já diz, é um romance épico sobre Leônidas e os 300 de esparta. O livro, se inicia no período após a Batalha das Termópilas, onde o leitor acompanha Xeones, um homem grego que foi criado pelos espartanos. Xeones foi o único sobrevivente da tão terrível e sangrenta batalha, e nisso, foi capturado pelo exército persa. A Batalha foi iniciada no desfiladeiro das Termópilas, e foi lá, quando o exército liderado pelo rei Leônidas e seus 300 guerreiros da elite espartana, enfrentaram com bravura o exército gigante comandado pelo rei Xerxes, composto por dois milhões de homens.
Posso dizer a vocês que esse livro é sensacional, maravilhoso, riquíssimo em conhecimento, sinceramente, me faltam palavras para descrever tamanha magnitude. E apesar de não ser as leituras com que estou acostumada a me entregar, esse livro dominou tudo que posso chamar de meu, ele tomou conta da minha mente e coração, é realmente um livro imperdível, se recusar a lê-lo deveria ser um crime. E por fim, finalizando aqui, gostaria de dizer... Um brinde a coragem dos espartanos, que enfrentaram e lutaram com bravura até último homem para não serem dominados e escravizados pelos persas.
? Avaliação: 5/5
Daniel Rocha 09/08/2022minha estante
Parabéns pela resenha, Madu.

Tonhaum 12/06/2020

Leitura que te arrepia, épico do início ao fim, valeu cada centavo esse livro.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Lucs 28/12/2022

Cansativo
Último livro do ano de 2022, uma pena não ter gostado. Sequer posso defender o livro alegando que não é meu estilo de história, mas como gostei dos livros heróicos de Bernard Cornwell, não posso usar essa desculpa.

Há muitos nomes, povos e lugares gregos que me são estranhos sem uma nota pra explicar, dá pra presumir mas fica muito solto o que causa desapego a personagens e à história em si.

A narrativa em flashback, salvo algumas exceções, me desagrada bastante. Sem mencionar que a resenha engana, sugere que vou acompanhar a saga de um guerreiro mas é o ponto de vista de um escudeiro capturado. Com isso boa parte da história se perde contando as agruras de sua infância. O livro fica levemente interessante perto do final.

Pensei em abandonar o livro com 35% de leitura mas teimei que deveria continuar. Da próxima vez que algo parecido acontecer vou tentar abandonar o livro. Ler algo que não sente prazer pode acabar me afastando da leitura.
Geovana 28/12/2022minha estante
Admiro as pessoas que leem livros chatos até o fim. Eu já perco a paciência e largo sem dó ?

Sônia Gregoski 16/08/2021

Portões de Fogo, descreve a Batalha nas Termópilas,e a história dos 300 Espartanos enviados para deter o exército Persa do rei Xerxes de dominar a Grécia.
A história é narrada por um sobrevivente da batalha,Xeo.
Ele descreve com riqueza de detalhes seus companheiros,suas personalidades,seus feitos e o que aprendeu com cada um.
Não posso deixar de falar de Alexandros,bondoso e altruísta do início ao fim!

"Um rei não enfrenta o perigo de dentro de sua tenda,enquanto seus homens sangram e morrem no campo de batalha... Um rei não exige a lealdade de seus homens através do medo nem a compra com ouro;ele ganha seu amor com o próprio suor e os sofrimentos de que padece em nome deles... O rei é o primeiro a se levantar e o último a cair".
Caroline 16/08/2021minha estante
Será uma das minhas próximas leituras ?

Thiago.Moreira 30/09/2020

Viciante do início ao fim
Essa é uma obra incrível, com personagens complexos e muito bem construídos. O livro quebra o estereótipo de que os espartanos só sabem guerrear e isso foi uma surpresa positiva para mim. A narração das batalhas e do modo de vida espartano torna a experiência de leitura surreal. Li em conjunto com meus amigos e acredito que fizemos uma ótima escolha de leitura. Recomendo a todos!

Leitora Viciada 18/07/2009

Impressionante!!!
Este livro é impressionante, fora do comum de tão bem escrito!

Achei a forma da narrativa muito criativa e dinâmica mas o que mais me marcou foi a forma impecável que o autor descreve cenários e todo o figurino, das armas aos cabelos... e outra coisa marcante são os costumes seguidos pelos Espartanos, você percebe o porquê deles serem esse povo guerreiro e bravo.

O treinamento dos meninos, o tratamento dado aos escravos, o estudo da filosofia ser tão importante quanto o treinamento de combate... tudo isso é mais que interessante, é fantástico!

As batalhas também não deixam a desejar, você se sente assistindo um filme épico cheio de ação e cenas muito bem feitas! PERFEITO! Um pouco violento e exagerado para alguns mas eu adorei!

O melhor para mim são as mulheres espartanas... ah essas mulheres fortes que asssitem seus homens partindo para uma batalha sem fim e sabem que seu futuro terá de ser construído sem eles e ainda assim, elas se mantém lúcidas, fortes como muralhas e ainda conseguem sorrir para todos os filhos, maridos, amigos e pais que partem para a morte!

Várias frases me marcaram durante a leitura, coisa que não costuma acontecer comigo durante leituras... gostei muito também de saber como um homem era escolhido para ser um dos 300... leia, descubra e admire-se!

"- Comam um bom desjejum, homens – Leônidas sorriu largo – pois estaremos todos partilhando o jantar no inferno.”
Alex Kão 11/03/2014minha estante
O melhor livro que já li...aprecio muito a cultura grega....e este livro me fez parecer estar em meio as batalhas.....uma frase que ficou marcado par mim..."Eu não posso mais cagar, mais ainda posso empunhar minha espada"...frase de um espartano no final derradeiro da batalha !

33Aninha33 19/03/2021

Épico e arrebatador
Essa jornada épica conta a história da batalha das Termópilas que muitos conhecem como o episódio dos 300 de Esparta.
Através da narrativa de Xeones conhecemos Diomache, Dienekes, Alexandros, entre outros, e reencontramos Leonidas, o mítico rei espartano.
Através da história da vida dos personagens chegamos à batalha final que é descrita com maestria, tornando as descrições vívidas e envolventes.
Recomendo muito esse livro.

Alonso 12/09/2013

10!
Sensacional, nao tenho outra palavra que melhor pode descrever esse livro. É claro que sou um leitor que aprecio de livros epicos, medievais e do genero, mas a riqueza dos detalhes do treinamento, das batalhas, armaduras e etc são muito bons.

Márcio 23/10/2018minha estante
recomendo A RETIRADA DOS DEZ MIL (tanto a obra clássica do general Xenofonte, como um romance baseado nesse relato com o mesmo nome e disponível em formato ebook na amazon), que narra a expedição de mercenários gregos pelo interior do Império Persa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6