Reorganizar a Sociedade

Reorganizar a Sociedade Auguste Comte

Resenhas - Reorganizar a Sociedade

nath191 12/06/2021

O positivismo ?
Eu sei que preciso levar em conta o contexto no qual essa obra foi concebida, entretanto, ainda assim não consigo compreender. O positivismo de Comte é hipócrita e sem sentido nele mesmo.
Mas eu não odiei o livro haha
Gostei das observações do autor, de como nenhum ser humano está sozinho mas é o produto de sua sociedade e de sua época.
E também a ideia de que a única forma de compreender o presente e prever o futuro, é conhecendo o passado, só que tem aquilo de que ele vê isso com lentes positivistas e acredita que tudo isso é guiado por leis imutáveis mas a premissa é boa.
Auguste Comte contribuiu muito para a Sociologia(teoricamente ele criou essa área de pesquisa, né) com ideias pertinentes, seu único problema foi esse positivismo exacerbado que o cegava.

OBS: essa é a opinião de uma pessoa totalmente leiga no assunto. Esse é o primeiro livro, porém pretendo continuar com esse tipo de leitura para aprender mais. Quem sabe eu mude de ideia quanto a esse livro no futuro.