Manual de Psicologia Hospitalar

Manual de Psicologia Hospitalar Alfredo Simonetti

Resenhas - Manual de Psicologia Hospitalar

Dani 20/09/2022

Trabalho na área hospitalar e, apesar de não ser da psicologia, achei de grande valia o conhecimento proporcionado pela leitura. Extremamente didático.

Cláudia 18/07/2014

Muito didático!
Excelente livro, extremamente didático. Útil para que possamos nos aproximar do contexto hospitalar.

Leticia 21/01/2021

Um pouquinho sobre pisco hospitalar
Livro incrível, didático, fluído e traz reflexões para o profissional que deseja ingressar na área da psicologia hospitalar, pois esclarece sobre a atuação e método utilizado.
O autor discorre sobre a diferença entre médico e psicólogo hospitalar. Um ponto de contraste entre as profissões são suas filosofias, enquanto a medicina consiste em curar doentes e salvar vidas, a psicologia hospitalar busca reposicionar o sujeito em relação a sua doença com subjetividade.
Outro ponto de destaque foi sobre os processos de luto que o paciente pode passar, sendo eles: NEGAÇÃO, ENFRENTAMENTO, REVOLTA e DEPRESSÃO. O autor descreve cada uma das etapas e detalha como o profissional deve agir em cada uma.

Adeilson Melo 09/07/2022

Um livro que merece ser guardado com todo o carinho do mundo
Eu arrisco dizer que esse livro deveria ser o livro de cabeceira de qualquer pessoa que estuda psicologia e pretende ir atuar na área hospitalar. Alfredo Simonetti (o moço da foto), descreve com uma facilidade única uma bela introdução sobre a atuação do psicólogo no hospital. Como o próprio já diz logo no começo, esse livro ele funciona como um manual, e que deveria ser utilizado tanto por quem pretende se formar e ir para a atuação hospitalar, quanto por quem já está na área e deseja retirar alguma dúvida ou questão dessa atuação.

O livro é altamente conceitual e introdutório, mas dá uma base mais do que necessária de como a psicologia funciona dentro do ambiente hospitalar. A parte mais legal desse livro é a sua organização. Com toda certeza dividir o livro entre "O diagnóstico - Primeira parte" e "A terapêutica - Segunda parte" foi uma decisão incrível, onde ele mostra como o paciente recebe os diagnósticos de suas doenças, suas reações e como tudo aquilo influencia em seu psicológico, e depois articula como os profissionais atuam diante dessas circunstâncias respectivamente. Com foco é claro na atuação do psicólogo.

Existe um ponto muito importante nesse livro, o "Apêndice: O mapa dos remédios" parte super importante onde o Simonetti introduz pontos bem legais sobre os medicamentos e sua ações no corpo. Novamente através da perspectiva psicológica do indivíduo. Pra quem não sabe, Alfredo Simonetti é médico psiquiatra, psicólogo clínico e hospitalar e psicanalista. Ah, e vale lembrar que por conta disso, o livro tem uma perspectiva bem atrelada à psicanálise, então quem se interessa pela abordagem, vai amar com toda certeza. Fica aí uma indicação bem massa.

- Aos psicólogos cabe lembrar a definição Freudiana de tratamento psíquico: "É o cuidado que uma pessoa presta a outra a partir de sua presença em pessoa". (SIMONETTI, 2011)

SIMONETTI, Alfredo. Manual de psicologia hospitalar ? o mapa da doença. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Isa 29/08/2022

otimo
de fato é um manual de psicologia hospitalar. o livro traz conceitos, problemas, soluções, alem de um guia muito necessario sobre medicamentos. só nao dou 5 estrelas porque nao sou da psicanalise hahah e esse livro apresenta uma atuacao da psicologia hospitalar com base na psicanálise. mesmo assim considero uma leitura bem relevante e muito compreensivel acerca dessa area. recomendo

Samu 02/04/2016

Esclarecedor
O livro é muito bom para quem vai trabalhar nessas instituições, oferecendo um leitura dos pacientes e da equipe. O unico ponto que achei em desejar foi que é muito voltado para psicanálise, podendo ter se permitido colocar um pouco sobre outros enfoques para ficar mais completo. Mesmo assim é um livro básico pra se ler antes de trabalhar em um hospital!

Piovsss 26/01/2024

Essencial para atuação no hospital
Um livro teórico e didático essencial para a atuação do psicólogo na atenção terciária de saúde, o livro traz conceitos e exemplos maravilhosos. Um guia complemento do processo do adoecimento e como afeta o psicológico do indivíduo. Perfeito