Escolhas e Impactos

Escolhas e Impactos Renato Caleffi...

Resenhas - Escolhas e Impactos

Adamastor Portucaldo 25/06/2023

Comer a cada três horas??
ESCOLHAS E IMPACTOS GASTRONOMIA FUNCIONAL

O que significa gastronomia funcional? Apenas um rótulo? Funciona o que, comendo sem parar, inclusive açúcar? Quando a autora assevera que ?churrasco é uma fonte nada saudável de substâncias cancerígenas?, penso: show me the book!! Ou pelo menos os dados epidemiológicos da grande incidência de câncer na gauchada. Quando encontro que as pessoas devem comer a cada três horas (o ?segundo lanchinho da tarde?), fico achando que é um projeto de incremento da síndrome metabólica na população. Como é que alguém ainda pode advogar esta causa??

Apesar que a proposta seja dar receitas com ingredientes encontráveis facilmente, desconfio da possibilidade de encontrar Mangostão, tofu ou surubim defumados, Abiu, Grapefruit, Takenoko, sem esquecer de tomates, morangos ou carne orgânicos de verdade. E banana verde não climatizada ou coração da banana, tem em qual supermercado?

Tem receitas simples (mandioca cozida = pega a mandioca, põe na panela de pressão e cozinha. Fim) e algumas bem mais bacaninhas. Usa muito açúcar, cita muitas frutas, mas nem uma palavra sobre frutose (e seus impactos glicêmicos). Cita umas dez pimentas, mas no verbete óleo esquece os diversos tipos. Imperdoável, para mim, é escrever várias páginas sobre a banana e só 1,5 linhas sobre o vinho!

E nos ingredientes ? quase todos beirando panaceias ? tem frases do tipo ?pode auxiliar no combate a ...?, ?tem sido associado a redução (ou prevenção) do ...?, ?protege o organismo contra ...?, ?tem propriedades inibidoras contra a replicação do vírus ...?. Tudo lindo, maravilhoso, mas associação não é boa evidência, principalmente em estudos sem boa estatística embarcada. Preciso, encarecidamente que Show me the book, please.