O Teatro de Sombras de Ofélia

O Teatro de Sombras de Ofélia Michael Ende

Resenhas - O Teatro de Sombras de Ofélia

Jorge 14/02/2024

Me tocou de várias formas.
A tristeza de não ter mais ninguém dói demais. O tempo é implacável e quando você se dá conta o mundo ao seu redor passou por tantas transformações que você não consegue mais se integrar a ele. Então surgem as demências, que dificultam a sua memória e a sua maneira de se relacionar com o mundo social. E conforme o tempo passa você vai chegando próximo aos cem anos, tendo a necessidade de ser cuidado pelos filhos e netos. Esta é a imagem do envelhecimento. E também da solidão. E também de Ofélia, a comovente protagonista desta história.

Um ponto que quero destacar é que O teatro de Sombras de Ofélia pode ser lido através de várias lentes: pela lente da fantasia, por se tratar de uma história que se desenvolve por meio de elementos de realismo mágico. Pela lente motivacional, mostrando ao leitor que não existe idade para se reinventar, e que do vazio e da escuridão que é envelhecer pode sim se acender novos sonhos. E pela lente espiritual-religiosa, ao expôr a solidão, a rejeição, a vulnerabilidade e a miséria do espírito humano, em contraponto ao acolhimento de Deus, nos levando a reflexões comoventes e importantes sobre o tema.

Perfeito.

Leo 02/01/2010

O teatro de sombras de Ofélia- A esquizofrenia da solidão e ascenção de uma nova forma de sonhar
O livro conta com muitas ilustrações e que nos indicam também o desenrolar da história de uma maneira simples e bastante inteligente, ou seja, poderíamos ler o livro e compreender sua complexa e triste história fazendo apenas a leitura semi-ótica das imagens, compartilha conosco as emoções de um grande espetáculo e porque não como um artista fazermos de nossa vida o próprio espetáculo, o livro não tinha som, mas dava pra ouvir a música e o silêncio que saía dele, Ofélia é uma senhora admirável que fez de sues últimos dias momentos de loucura, contudo de pura magia e encantamento, não fez da tragédia que ocorreu uma cruz pra carregar, fez do vazio e da escuridão que se acendeu um novo sonho, mostrando que nunca é tarde para recomeçar e fazer um novo sonho e encantar um leitor tão bobo quanto eu sou.
Jorge 10/02/2024minha estante
Resenha impecável

Méia 03/03/2010

Com um toque especial
Quem conhece o escritor?? Se você não conhece pelo nome, vai lembrar que já viu algum filme (baseado em livro dele) como por exemplo: A história sem fim.
Nesse pequeno livro, Ende mostra de uma forma clara e mágica, o que acontece com uma pobre senhora, que domina todas as pessas teatrais, as tais sombras que a acompanham, quem seriam? E o momento da morte, a mais temivél das sombras ao encontro dessa Senhora, o que ela desejava? Será que estamos sozinhos quando envelhecemos?
Se você não tem tempo para ler A HISTÓRIA SEM FIM, lei o Teatro de Sombras de Ofélia. É maravilhoso.

Fabiana 26/03/2017

Fábula sobre a vida
Num texto sensível, o autor apresenta uma doce personagem e fala sobre as agruras e delícias da vida.