Ouro, Fogo & Megabytes

Ouro, Fogo & Megabytes Felipe Castilho

Resenhas - Ouro, Fogo & Megabytes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

S. G. Conzatti 23/01/2021

A ideia da história trazendo as lendas brasileiras e juntando com um adolescente fera em um jogo online e que é convocado para uma missão secreta me agradou bastante. Além de o modo como o autor escrever ser divertido e de grande qualidade. Li até a metade, e só abandonei por ser uma história juvenil e não prender minha atenção. Mas penso que crianças e adolescentes vão amar esse livro.

Maia 18/01/2021

Ouro, Fogo & Megabyte
Eu comecei a ler esse livro com as expectativas lá em baixo. De início a leitura não foi muito boa, não me prendia na história. Mas quando a história começou a fazer sentido, ficou muito bom. Eu consegui aprender sobre folclore brasileiro lendo esse livro. Se você tiver oportunidade de ler esse livro, leia. Eu recomendo muito.

JL Marcal 01/12/2020

Incrível!!!
Segundo livro de Castilho que leio, e caramba, incrível do início ao fim. Recomendo muito!!!

perdiapagina 21/08/2020

VOCÊ QUER UM LIVRO DE FANTASIA COM ELEMENTOS BRASILEIROS? POIS TOME !!!!!
Eu preciso começar essa resenha dizendo isso: Eu leria até uma bula de remédio escrita pelo Felipe Castilho. Na minha cabeça eu sinto que ele decide sobre o que vai escrever e automaticamente sua personalidade muda pro estilo de livro que ele tá escrevendo. Isso faz sentido pra vocês? Porque pra mim faz, não pode ter outra explicação para ele conseguir escrever histórias de estilos diferentes tão bem sem se atrapalhar.

Em “Ouro, Fogo e Megabytes” nós conhecemos Anderson Coelho, um garoto jogador de MMORPG que faz parte do top 2 de Battle of Asgorath (BoA, para os íntimos). Por conta de sua posição e suas habilidades dentro do jogo, no meio de uma das partidas com seus amigos, ele recebe uma proposta inusitada de um outro jogador para participar de uma missão importante com uma organização de ecoativistas que fará com que Anderson entre em contato com um mundo que nem imaginava existir.

Acho que todos falam isso mas vou repetir: a narrativa é bem parecida com a que encontramos nos livros de Percy Jackson do Rick Riordan mas com criaturas e cenários tipicamente brasileiros, o que faz com que tenhamos aqueles gritinhos internos de felicidade por reconhecer esses espaços e histórias. Precisamos consumir mais disso, como uma pessoa sudestina fico ressentida por nosso folclore não ser algo tão familiar e não ser visto além da escola (ainda que muito mal e porcamente, de maneira bem infantilizada), é onde se reafirma o quanto a nossa cultura popular é desvalorizada. Por isso histórias como essa são um auxílio para a manifestação desses elementos.

Eu vi algumas pessoas reclamando sobre alguns momentos em que os personagens param para dar lições mas eu sinceramente não me incomodei porque meio que entendi que aquilo está ali daquela forma para pessoas que não tem tanto contato com aquelas informações terem essa “introdução”. Então foi algo que levei mais pro positivo do que pro negativo, mas pode incomodar outras pessoas.

Uma coisa muito legal é como o livro grita brasilidade, desde os personagens até vários elementos da narrativa *gritinhos internos de reconhecimento*.

Outro ponto alto pra mim foram as ilustrações de cada capítulo. No ebook não há informações sobre ele mas queria parabenizar aqui pelo ótimo trabalho.

O que me incomodou mais foi só a demora em chegar a parte em que o Anderson entende o que realmente está acontecendo. Parece muito alongado todo o malabarismo que os outros personagens fazem para esconder as coisas dele, o que pode tornar a leitura arrastada pra alguns. Se você for uma dessas pessoas, por favor, CONTINUE. Tem MUITA coisa para acontecer.

“Ouro, fogo e Megabytes” faz parte da série “O Legado Folclórico” que já conta com 3 livros lançados.

É um livro ótimo e facilmente recomendável para jovens leitores. Comprem e não deixem de avaliar ao final da leitura na rede social de sua preferência, ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA OS AUTORES.

Ouro, Fogo e Megabytes
Editora: Gutenberg
Autor: Felipe Castilho
Páginas: 325
Link para compra: https://amzn.to/2QffMYA

Mitch | Não sou crítico literário 10/06/2020

Eu não sabia que precisava tanto
Há um tempo tenho mergulhado em romances juvenis ou nos termos atuais, jovens adultos. São ótimas opções para recuperar ritmo de leitura e até superar uma ressaca literária. Algumas vezes os autores têm algum diferencial que faz o caldo de sua narrativa encorpar. Este foi o feliz caso de Ouro, Fogo & Megabytes que traz ao cotidiano todo o universo folclórico e cria seu universo singular, emocionante e divertido. Sempre deixa aquela vontade grande de ler o próximo capítulo.

Felipe 15/04/2020

Ouro, Fogo & Megabytes
Ouro, fogo e megabytes é uma história de fantasia infanto-juvenil escrita por Felipe Castilho. Nela acompanhamos Anderson Coelho, um garoto de 12 anos que mora no interior de Minas Gerais e como um bom nerd Anderson não tem muita aptidão para esportes preferindo passar seu tempo livre no quarto jogando Battle of Asgorath (um MMORPG) com seus amigos também nerds. Anderson é o líder de sua guilda e o segundo colocado no ranking mundial do jogo.
Após uma missão bem sucedida do seu grupo, uma criatura estranha se aproxima, um halfling level 1 (e que escreve sem nenhum erro de português). O Halfling convida Anderson para uma missão de extrema importância em São Paulo, desconfiado, Anderson a princípio recusa a oferta mas após alguns acontecimentos e uma suspensão escolar ele acaba aceitando a oferta e parte para uma aventura em São Paulo, onde toda a sua vida irá virar do avesso.
Chegando em São Paulo ele vai conhecer a Organização, uma espécie de ong ambiental mas que não recebe dinheiro do governo. A Organização é liderada por Patrão, um homem negro, de uma perna só, que usa uma boina vermelha e vive fumando cachimbo… Além de outras coisas “estranhas” que outros membros da organização podem fazer.
Em São Paulo Anderson terá de enfrentar a desconfiança de alguns, criar algo que parece estar além de suas capacidades, enfrentar criaturas sobrenaturais e ajudar a salvar o país de uma catástrofe sem precedentes… Será que ele consegue?

Nessa releitura do nosso folclore Felipe Castilho criou uma fantástica aventura infanto-juvenil em que o protagonista (Anderson) vai pouco a pouco mudando a sua consciência e passando a dar valor em coisas que antes lhe pareciam banais. O universo criado pelo autor é muito bem desenvolvido, os personagens são bem desenvolvidos mas todos eles têm ainda perguntas não respondidas que devem ser tratadas nos próximos volumes.
Ouro, fogo e megabytes é um livro cheio de lições de moral, fala sobre a destruição da natureza, sobre ganância, sobre a maldade e sobre a amizade que está acima de qualquer bem material. São todas as mensagens muito importantes e válidas para o tempo em que vivemos, em alguns momentos essas lições embutidas na história foram um pouquinho massantes, mas passa rápido, nada que comprometa a qualidade da história, que é leve, divertida e por vezes até engraçada.

site: https://eddamiddangeard.blogspot.com/2020/04/ouro-fogo-megabytes.html

@juliusverse 01/04/2020

É o terceiro livro do Felipe Castilho que leio e já percebo o quanto sua escrita é plástica e se adapta bem em vários gêneros.
Nesse, que é uma aventura infanto juvenil, a narrativa traz uma leitura leve e divertida, com todos os elementos clássicos do gênero, mas ainda assim tem um certo frescor. Todos os personagens principais são cativantes, que fica difícil até destacar um ou outro. Além disso, o uso do folclore brasileiro de uma forma muito orgânica, guardando surpresas até o último capítulo.
Ansioso para ler os próximos da série.

zoni 18/07/2018

Releitura totalmente satisfátoria, e me encontro ainda mais apaixonado que antes por essa história.
Eu realmente precisava fazer essa releitura, porque muito da história havia se apagado da minha memória, outras partes eu estava confundido com a história do segundo volume, e outras eu simplesmente imaginei que existiam.

Não é novidade pra ninguém que sou apaixonado pelo folclore e pela mitologia nacional, ou melhor, por qualquer mitologia e esses livros numa pegada de pjo se passando no meu estado e no meu país é totalmente incrível. Desde a primeira vez que li essa série, me apaixonei por todas aqueles personagens, e dessa vez não foi diferente, mesmo já os conhecendo, notava coisas novas naquelas personalidades que eles nos mostravam. Pelo fato de eu já conhecer a história, o espião não era novidade pra mim, e isso foi meio triste, mas o restante dos capítulos foram satisfatórios.

Nunca tinha escrito um review sobre esses livros, e agora que os estou relendo tenho a oportunidade de gritar meu amor por esses personagens e por esse autor maravilhoso. A cada página virada do livro, meu desejo de ser bilionário e bancar uma adapatação pra tv só crescia, esse livro daria uma ótima série de televisão, ou um longa pro cinema.

Esse seria o único volume que eu iria reler, mas agora que acabei preciso reler os outros, o segundo é de longe o meu favorito, onde eles vão pra o festival na ilha e é tão incrível, não vejo a hora de mergulhar no segundo volume.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

fordes 27/04/2018

ótimo
Muito bom, traz uma nova visão para o folclore brasileiro, com uma facilidade e que trás interesse, uma ficção, fantasia, misticismo, que só somos acostumados com obras internacionais e com mitologia de outros lugares, trouxe o folclore de uma maneira linda que fez eu ter vontade de pesquisar sobre o assunto ler mais, e querer ver a seqüência, uma leitura fácil, e muito envolvente, muito bom

Zarpe 24/01/2018

Esse livro é ótimo. Nas últimas folhas não queria mais parar de ler.

Rebeca 29/03/2017

Eu comecei o livro bem animada pois adoro livros de fantasia, e saber que existe fantasia brasileira com personagens do nosso folclore foi incrível! Porém, conforme a leitura avançava, fui perdendo todo o ânimo. A narrativa é cheia de lições de moral e embora algumas delas se encaixem na trama, quando usadas em excesso deixam o texto com um caráter panfletário e o torna extremamente cansativo. Toda vez que o Patrão abria a boca eu já revirava os olhos - e olha que concordo com seus ideais, mas a forma que eles foram apresentados não me agradou. E também achei a mudança de Anderson bastante forçada. Um dia ele era um jovem gamer e no outro ele já tinha absorvido completamente os ideais da Organização e os propagava com facilidade. Me parece difícil acreditar que um garoto tão jovem realmente faria isso - é mais fácil acreditar no Boitatá e no Curupira. Contudo, a narrativa melhorou nas últimas 100 páginas do livro quando a trama foi se desenrolando de fato. Então a minha nota é 3. Acho que tem bastante potencial e a ideia é ótima, só a execução que deixou a desejar.

mouemily 04/12/2016

Eu sempre amei André Vianco. Falo dele em pelo menos metade das minhas resenhas de livros brasileiros de fantasia. E uma das coisas que eu mais amei nos seus livros, desde o começo, foi a forma como ele conseguiu reunir o folclore local e até mesmo o europeu em um cenário totalmente brasileiro. Ainda assim, ele não fazia muito uso das nossas lendas aqui, e eu continuava a procura de alguém que conseguisse fazê-lo. E daí eu finalmente conheci Ouro, fogo e megabytes.

Ouro, fogo e megabytes é tudo que eu sempre quis em um livro: Personagem birracial como protagonista? Sim. Criaturas do folclore como personagens importantes dentro da história e que vão além de suas origens mágicas? Sim. Menções a autores brasileiros? Sim. Cenário familiar, que não se limita a São Paulo? Sim. Found family? Sim. Um estilo de escrita gostoso de ler, que flui bem e te faz rir alto diversas vezes nos momentos mais inesperados? Sim, sim, sim!

Felipe Castilho consegue inserir a magia brasileira de forma tão divertida e bem construída que é impossível não amar. Desde os capelobos guarda-costas até o casal formado por um boto e uma filha de sereia, passando por um saci com uma história linda apesar de triste e, claro, um lobisomem fantástico (é só ver o meu reading process pra ter uma noção da minha surtada) e uma cuca incrível. As lições de moral são bem explícitas, mas fazem sentido dentro do livro, assim como todas as justificativas dadas. Inclusive, diria que é um esquema bem parecido com Percy Jackson - se não melhor, justamente por ser brasileiro.

Não dá pra explicar quão rápido eu me apaixonei por esse livro ou quão grande meu amor pelo mesmo é. Cada nova página era um sorriso novo no rosto. Minha decepção maior? Não ter lido esse livro antes. Ou não poder obrigar meio mundo a lê-lo. Esse é exatamente o tipo de livro que eu daria para crianças no ensino fundamental ou até mesmo no primeiro ano do ensino médio quando me perguntassem que tipo de história as faria aprender a gostar de ler.

Paola 18/09/2016

Ouro, Fogo & Megabytes: quebrando paradigmas
Se você ama fantasia mas torce o nariz para folclore brasileiro, esse livro é para você!

O Felipe Castilho faz uma releitura moderna de algumas de nossas lendas, com uma pegada mais dinâmica e urbana - e o resultado é excelente!

O protagonista, Anderson, tem apenas doze anos e tive receio que isso tornasse a leitura um pouco "infantil" demais para mim. Mas me surpreendi bastante e me peguei várias vezes durante o dia pensando na história. É uma leitura bem fluida, cheia de ação, daquele tipo que a gente termina em poucos dias.

Além do entretenimento, o Felipe traz à tona discussões sociais, políticas, ambientais e éticas no geral. Recomendo muito para os adolescentes, mas também para adultos que, como eu, adoram um bom juvenil de aventura e fantasia.

Frank 15/08/2016

Ouro, fogo e Gostei Muito
Leia. Não vou gastar muito vocabulário para dizer o óbvio: leia.

O livro trata, no melhor estilo hollywoodiano, do folclore brasileiro que a gente tanto negligencia. É uma pena que o personagem principal tenha 12 anos, e por isso a história é infantil, mas isso não quer dizer que você não vá se divertir com as referências de Senhor dos Anéis, Star Wars e vários outros.

O livro tem várias camadas. Talvez você aproveite uma ou outra. Eu aproveitei todas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5