O Gosto do Cloro

O Gosto do Cloro Bastien Vivès

Resenhas - O gosto do cloro

Cleber 09/04/2024

A sensação é de que estou dentro da piscina
" - Você já se fez essa pergunta, por quais coisas você está disposta a morrer ou aquelas que você nunca vai desistir?
- Me diga
- Eu estou pensando."

gleicepcouto 25/05/2012

Menos é mais
www.murmuriospessoais.com

***

A graphic novel O Gosto do Cloro (LeYa/Barba Negra) é o primeiro trabalho de destaque do francês Bastien Vivès, que já publicou mais de 15 álbuns. A obra já foi editada para vários países e ganhou o prêmio de revelação no Festival d'Angoulême de 2009 (evento francês dentre os mais relevantes para as histórias em quadrinhos na Europa).

Recentemente, seu álbum Polina ganhou tanto o prêmio dos livreiros quanto o grand prix da crítica, e também começa a circular o mundo. É torcer para que chegue aqui.

Em O Gosto do Cloro, Bastien conta a história de um rapaz que sofre de escoliose (desvio na coluna vertebral) e que, por indicação de seu fisioterapeuta, começa a praticar natação para tenta minimizar seu problema.

Ao chegar no ginásio, após uma adaptação ao local e ao esporte (ele quase desistiu), ele conhece uma garota que nada muito bem - diferente dele, que sabe o basicão. A princípio, fascinado pela menina, somente a observa. Até que um dia, quando seu amigo vai nadar com ele, esse amigo puxa papo com a tal garota. Ele fica enciumado, claro. Mas nos dias seguintes consegue se aproximar dela e, aos poucos, vai tratando da sua escoliose e também de seu coração.

Lendo a sinopse, pode não parecer, mas se for resumir o livro em uma palavra, seria: genial. Apesar de Vivès ser famoso no meio, eu não conhecia o seu trabalho. Mas posso dizer, sem sombra de dúvidas, que todos elogios que recebe são merecidos.

Ele desenha com detalhes absurdos, expressões únicas. São tão verossímeis que não tem como não entrar na história. Eu nadava junto com o protagonista, me entediava com ele nas primeiras braçadas, e depois me animava quando pegou o jeito da coisa.

Os pontos de vista que Bastien desenha são diversos e meticulosamente estudados. Quem pratica natação, com certeza vai perceber isso. Às vezes, somos apresentados a pontos de vistas do protagonista, às vezes externos a ele, fazendo com que a história flua de maneira abrangente.

Os movimentos dos personagens são perfeitos. Vivés tem uma noção muito grande de anotomia e movimento do corpo. Assim como sabe dosar nas cores utilizadas. São poucas e em tom pastel - o que dá um ar de intimidade e introspecção ao ambiente.

A graphic novel possui poucos diálogos e é aí que está o barato: o silêncio entre os desenhos se comunicam com o leitor. Nem de nomes precisamos. É isso mesmo: em momento algum da história existe a menção dos nomes dos personagens. Isso faz com que a identificação seja palpável e, principalmente, mostra como a comunicação não-verbal cumpre seu papel muito bem.

A história em si é simples, mas Bastien consegue deixá-la extraordinária e prova por A+B que menos é mais.

O Gosto do Cloro (Le Goût du Chlore)
Autor: Bastien Vivès
Editora: LeYa
Ano: 2012
Páginas: 143
Valor: $40 a $50
Avaliação: Simplicidade extraordinária

Ise 16/01/2022

História leve, desenhos muito agradáveis. Senti muita calmaria e ao mesmo tempo as inseguranças sobre nadar sem técnica que o personagem transmite. Ainda bem que fiz essa leitura em um dia bem ensolarado, porque me fez me sentir demais numa piscina.

vicentemartins 13/05/2012

Comprei o livro na EstanteVirtual após conferir sugestão do Omelete. É uma estória simples, sensível e muito gostosa de ler e reler. Recomendo muitíssimo!

Pri Gabarron 14/04/2016

Pelas resenhas só consigo pensar que os que leram, o fizeram com óculos de natação novos e eu, com os meus já gastos e embaçados, porque não vi nada de mais nessa Grafic Novel. Só são interessantes os trejeitos dos nadadores, quem nada percebe, mas a história... não vi nada de mais.

pordentrodaestoria 02/06/2023

?O Gosto do Cloro? rendeu, em 2009, ao quadrinista francês Bastien Vivès o prêmio artista revelação no Festival D?Angoulême.

Lançada em 2008 por aquele que é considerado uma das maiores descobertas entre artistas franceses, a obra foi trazida para o Brasil em 2012 pela editora Leya através do extinto selo de quadrinhos e cultura pop Barba Negra.

Sobre a história ela é bem simples e objetiva. Acompanhamos nosso protagonista que após sofrer de escoliose recebe a recomendação do seu fisioterapeuta que precisa começar a nadar. Ele então começa a praticar natação em uma piscina de clube toda quarta-feira e seu destino se cruza com uma jovem moça. Será o início de um romance?

?O Gosto do Cloro? é uma graphic novel com pouco ou quase nenhum diálogo, mas a narrativa gráfica do autor nos transmite muitos sentimentos e sensações.

Embora poucos textos ou quase sempre o mesmo cenário e paleta de cores, essa é uma obra que dificilmente será considerada chata ou tediosa. Temos aqui uma obra linda e super contemplativa!

O destaque também fica para os desenhos minimalistas do autor que nos faz remeter que estamos dentro daquele cenário. Bastien Vivès é genial, e apesar de toda a polêmica que o norteia é um dos meus quadrinistas favoritos da vida.

Rodrigo 14/12/2023

Terminei a HQ em uns 10 minutos ou menos
É até difícil resenhar essa HQ. A história é simplória ao extremo, assim como a arte. Não entendo como essa HQ foi premiada. Ainda bem que não gastei meu dinheiro comprando ela.

yomaeli 19/02/2024

A coisa que mais me chamou atenção na obra é como tudo nela se movimenta, mesmo sendo estática. Acho que nunca vi quadrinhos que ilustram tanto movimento, mesmo que simplórios e cotidianos. Por vezes, parece mais que você está vendo um filminho e não uma graphic novel. As cores, os detalhamentos, os traços e nuances se unem para apresentar uma narrativa leve e rápida. Concordo um pouco com as resenhas que reclamam sobre a história não dizer nada demais, mas acho que nem tudo precisa ser estrondoso. A graça existe e está dissolvida em água e cloro, na sutileza em demonstrar proximidades do dia a dia e nos diálogos e situações mundanas. ?O Gosto do Cloro? é simples, mas é o simples que funciona.

Bianca 19/01/2015

Trabalho bonito e cativante. Os movimentos, expressões e todo o ambiente contribuem para tornar os sentimentos dos personagens mais reais e próximos de nós. Gostei muito!

Gustavo 28/08/2016

Fantástico
A sensibilidade do autor em utilizar planos abertos e cores em tons pastéis nos deixa clara, desde o início, a morbidez que molda a história. Combinado a isso, os traços minimalistas parecem nos entregar uma visão simplista e sem vitalidade do protagonista que, cercado pela falta de sentido, se vê em um mundo tão desanimado quanto ele. Não conhecermos o nome do rapaz, em meio a este contexto, parece um artifício para sentirmos o vazio que o toma, como se ele mesmo não fosse nada além de uma sombra. Seu silêncio combina-se perfeitamente à atenção que damos à história, enquanto tentamos nos colocar em meio àquela solidão tão palpável.

É com um choque simples e grandioso que O Gosto do Cloro nos faz perceber que nossas frustrações podem sempre voltar a nos alcançar, independentemente dos artifícios que possamos ter utilizado pra escapar. Será impossível, pra qualquer um que leia esta HQ, não se lembrar do vazio de "algumas piscinas" do passado.

Buonavivi 30/04/2017

Expressivo
Poucas palavras, muita expressão de ideias

mayara.vanserra 15/12/2023

Um quadrinho bem ao ponto, é rapidinho de ler((acredito que li em menos de 30min. Esperava um desenvolvimento maior do casal, porém, no contudo foi bom.

srta.sabetudo 15/05/2024

Do nada pra lugar nenhum

Até agora foi a HQ mais ??? que eu li do Bastien. Costumo gostar dos trabalhos dele, mas nessa história eu fiquei sem entender os porquês, os pra ques, os entãos e os depois. Sempre que eu pensava que tava chegando em algum lugar, percebia que na verdade ainda tava no meio do caminho, e a sensação permaneceu até o fim da HQ porque ela também termina como se nada tivesse acontecido. Não gostei. Se essa foi a sensação/objetivo que ele queria, parabéns, porque conseguiu. Mas eu definitivamente não recomendaria a leitura e torço muito pra que isso não se repita.

(só não dei menos estrelas pq a arte da HQ segue sendo linda)