A Profecia de Hedhen Cristina Aguiar

Resenhas - A Profecia de Hedhen

Laisy 06/10/2012

A Profecia de Hedhen
Esta resenha pertence ao blog Perdidas na Biblioteca (www.perdidasnabiblioteca.com)

Vou tentar encontrar as palavras para descrever o quão maravilhoso é este livro. As vezes é muito difícil tentar passar através de uma resenha como o livro te tocou, e A Profecia de Hedhen me tocou demais. Mas juro que tentarei me expressar da melhor forma possível e da maneira que esta verdadeira obra-prima merece ser descrita.

No início, somos apresentados à Terra de Hedhen. Um mundo que no início era cheio de paz e governado por três seres de luz chamados: luminares. Estes viviam no mundo físico através de corpos materiais. Eles foram criados pelo Pai-Criador e possuíam a mesma essência dos astros do céu, enchendo o mundo de luz, sabedoria e paz. O luminar maior trazia consigo a marca do sol, possuindo assim o poder da luz solar. O luminar médio trazia em si a marca da estrela, possuindo assim a força e a luz estelar, e o luminar menor trazia consigo a marca da lua, possuindo assim o brilho e a força lunar. Sendo o luminar médio e o luminar menor, irmãs gêmeas das luzes noturnas e o luminar maior um homem.

Porém, o mal alcançou o mundo através de uma pedra negra que caiu do céu, e a luz que emanava dos luminares começou a ser sugada, levando-os em direção a morte e ao fim de uma era abençoada, tornando Hedhen um mundo infestado pelas trevas. Porém, antes de seu total fim, os luminares criaram uma profecia. A profecia que garantiria que a essência da luz voltaria àquele mundo, exterminando todo o mal e trazendo de volta a sabedoria do Pai-Criador para aquele povo. A profecia falava de uma herdeira. Uma mulher que surgiria e uniria os povos para que juntos pudessem exterminar as forças do mal trazendo novamente a luz ao mundo. Com isso, para garantirem o cumprimento da profecia, a fonte de luz dos luminares foi guardada em um objeto conhecido como "O Cetro do Rei", que foi escondido para que pudesse ser recuperado no tempo certo, devolvendo assim a luz à Terra de Hedhen.

Logo no início do livro somos apresentados a rainha Cirene. Rainha de Salema. Cidade principal da terra de Hedhen. Uma rainha muito amada pelo seu povo e que está dando a luz a sua filha, A Herdeira, que recebeu o nome de Deborah, e que carrega em si a marca do luminar menor, a lua. Porém, a rainha sabe que o mal aguarda o nascimento de sua filha para exterminá-la, a fim de que esta não possa cumprir a sua missão na profecia e salvar o mundo da escuridão. Para que isto não aconteça, a rainha pede a Hulda, sua melhor amiga e conselheira, que fuja com Deborah e a leve a um local seguro para que esta possa crescer em segurança e garantir o cumprimento da profecia. Sem exitar, pois após o parto a rainha não resistiu, Hulda foge com Deborah nos braços a fim de lhe assegurar a vida e o futuro de Hedhen.

No caminho, ao pedir ajuda a um velho amigo para manter a Herdeira em segurança, Hulda descobre que no mesmo instante em que Deborah nascia, nascia também um outro bebê que carregava em si a marca da estrela, sendo esta a luminar médio. Hulda, sabendo que a profecia precisava de ambas para que fosse cumprida, decide também levar este outro bebê chamada Jael, ao mesmo local seguro em que deixará Deborah, e assim as duas conseguem crescer em segurança até os seus 23 anos de idade.

Durante todos esses anos, Atalia, irmã de Cirene e adoradora das forças do mal, procurou por Deborah a fim de matá-la e assim acabar com a profecia, mas não obteve sucesso. Porém, durante todos esses anos, governou Salema mesmo sabendo que o trono não lhe pertencia, e sim a Deborah, e espalhando o mal e escuridão por toda a terra de Hedhen.

Quando Deborah e Jael completam 23 anos, sabem que já estão prontas e que a hora de começar a cumprir a profecia havia chegado, e é a partir daí que toda a história se inicia.

Somos presenteados com ação desde a primeira página do livro até a última (e isso literalmente tá gente, sem exageros). São 451 páginas de pura aventura, emoção e ação sem um único momento de enrolação ou descrições desnecessárias.

Eu ficava encantada a cada página. A história conseguiu despertar em mim todos os sentimentos. Fiquei maravilhada, angustiada, feliz, triste, desesperada, aliviada, chorei e sorri em muitos momentos. Não houve um único momento em que eu tenha ficado entediada com a leitura. Pelo contrário! Cada página era uma surpresa e eu não acreditava o quão surpreendente ele se tornava a cada momento. Eu sentia um verdadeiro desespero para ler logo a próxima página e saber o que aconteceria depois, depois e depois, e assim foi até o final do livro.

Os personagens são incríveis e você aprende a amá-los a cada página virada. As protagonistas Deborah e Jael são verdadeiras guerreiras e não há como não amá-las e admirá-las. Deborah com sua sabedoria e habilidade com a espada, e Jael com sua coragem e habilidade com o arco (detalhe para a minha pessoa que ama todos os personagens que têm habilidade com o arco). O livro é rico em personagens e cada um deles é muito bem construído e possui sua característica marcante. Ao longo do livro, também somos apresentados ao luminar maior, e este é um momento muito especial da história.

A profecia de Hedhen entrou para a minha lista como um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. E olha que esta minha lista possuía apenas 2 livros. Hoje, digo com muito orgulho que o li e tive o prazer de lê-lo, e vou sempre recomendá-lo à todos os que me perguntarem qual livro ler.

Ele é digno de ser lido por todos os amantes da fantasia e aventura. Digno de ser lido e conhecido não só em todo o Brasil, mas em todo o mundo. É digno de ser traduzido para várias línguas a fim de que as pessoas possam ter o prazer de se maravilharem com tal história.

Quem acompanha o blog, sabe o quanto somos sinceras em nossas resenhas, principalmente por uma questão de respeito tanto às editoras e autores parceiros, quanto à vocês, nossos leitores. Independente de serem livros de parceria ou não, damos sempre nossa mais sincera opinião sobre o que achamos, sem desrespeitar ninguém. Saibam que essa é a minha mais sincera opinião sobre esse livro. Tive o prazer de lê-lo através de um book tour, mas sofri muito ao ter que enviá-lo ao próximo blog. De verdade. Este é um livro digno de se ter na estante e dizer que leu.

Desculpem-me a resenha um tanto longa, mas precisava explicar cuidadosamente a essência do livro pra vocês, e tentar passar o que eu senti ao lê-lo. Espero ter conseguido me expressar da melhor forma possível. Inclusive tenho uma notícia super legal pra compartilhar com vocês: a Cristina me convidou para ser a consultora crítica dela. Preciso dizer o quanto me emocionei com tal pedido? Será uma honra analisar os originais antes mesmo de irem para a editora. Ahh meu coração gente! Rs...

Pra quem ainda não conhece o livro, o mesmo possui uma fanpage em que é possível vermos imagens que lembram a terra de Hedhen e seus personagens. As imagens são lindas e servem como uma ótima fonte de inspiração para a nossa imaginação na hora da leitura. Segue o link da fanpage: https://www.facebook.com/pages/A-Profecia-de-Hedhen/200573526690384?fref=ts

Já pra quem curte RPG, a Cristina criou um RPG interativo adaptado para o facebook baseado no livro, chamado: Os tronos de Ariel. Ele foi feito especialmente para os fãs do gênero fantasia e aberto para todas as idades. Pra quem quiser se aventurar numa terra cheia de fantasia, perigos e magia, segue o link: https://www.facebook.com/pages/Os-Tronos-de-Ariel-RPG/108989555911048. Inclusive, o jogo também possui um blog. Pra quem quiser conferir, segue o link: http://tronosdeariel.blogspot.com.br/

Um beijo pessoal!

Se você gostou da resenha, visite o blog! Ficarei muito feliz com a sua visita! (www.perdidasnabiblioteca.com)

Snowplanck 13/09/2012

A Profecia de Hedhen
Em uma visita não programada ao shopping acabei me vendo em um encontro literário. Com sorte premiado com o livro "A Profecia de Hedhen". A apresentação da historia feita pela propria autora me conquistou e assim que me vi sozinho no ônibus de volta para casa comecei a ler...
Não me decepcionei. "A Profecia de Hedhen" me apresentou uma visão nova para os livos de fantasia. Nele a mulher apresenta um papel dominante em toda a narrativa, seja com as protagonistas, seja com as personagens secundarias.
Alem disso, fugindo do usual padrão dos livros de fantasia, a historia não se passa em um mundo medieval, mas em uma antiguidade semelhante aos dos povos que habitavam o antigo "Crescente Fértil". É bastante perceptível a forte inspiração bíblica da autora, o que não tira o mérito do livro...
Em fim, é uma ótima leitura que merece a nossa atenção. Aguardo com muita expectativa outras obras da autora...
Carolina2647 13/09/2012minha estante
Estou louca para ler esse livro!!!
O meu já está a caminho...
Parabéns pela resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler.

Os mundos dentro dos livros 20/09/2012minha estante
Já está em minha lista de desejados!