A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Helo 28/04/2021

Ótimo
Gostei muito de como eles mostraram o bullying, a superação da personagem principal, muita coisa. Chorei igual uma condenada com esse livro, a Valerie sofre muito.

Larissa963 19/04/2020

Trechos
"A escola ainda não havia decidido se eu era vilã ou heroína e acho que eu não posso culpá-los. Eu mesma estava tendo dificuldade para resolver isso. Será que eu fui a bandida que criou o plano para matar metade da minha escola ou a mocinha que se sacrificado para acabar com a matança? Em alguns dias eu me sentia as duas. Em outro, não me sentia nem bandida Mem mocinha. Era muito complicado." (pág. 13).

"É que me sinto uma pessoa má, porque até hoje me pego querendo que ele tivesse apenas sido preso para que eu pudesse vê-lo de novo." (pág. 133).

"Eu tinha mudado a mamãe. Mudado seu papel de mãe. Seu propósito não era mais tão fácil e claro como tinha sido no dia em que nasci. Seu papel não era mais me proteger do resto do mundo. Agora, seu papel era proteger o resto do mundo de mim. E isso era injusto demais." (pág. 145).

"O tempo nunca acaba ? Sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela. ? Como sempre há tempo para dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há." (pág. 170).

"Meu filho pode ser o autor dos disparos, mas também é a vitima." (pág.270).

"Que se danem esses tubarões da mídia que acham que algo assim não esta abalando a minha família. Eles acham que não parte o nosso coração ver repedidas vezes o nosso filho meter uma bala no cérebro?." (pág. 271).

"Às vezes, todos temos que ser vencedores." (pág. 387).

Gus 20/04/2022

Lista preta
Valerie Leftman e Nick Levil são namorados, estudam em um Colégio e nas horas vagas preenchem uma lista de nomes, que acaba ficando conhecida como Lista Negra, pelo motivo de os dois sofrerem bullying onde estudam. No dia 2 de maio, Nick e Valerie entram no refeitório para cobrar uma das alunas sobre um mp3 quebrado e Nick reage de uma forma doentia sacando uma arma e atirando e matando vários alunos, o massacre só termina quando Valerie e um momento de desespero se coloca em frente a Jessica, a garota que sempre a maltratou, Nick dá um tiro na perna da namorada e na sequencia se mata.

Mês passado eu li o livro sobre o Massacre de Columbine, e lendo sobre esse massacre do livro eu pude fazr algumas comparações entre um e outro. Nos dois casos os assassinos cometem suicídio, matam várias pessoas, sofreram com o bullying, porém um foi uma caso real que chocou os Estados Unidos e o outro é uma ficção. No Brasil também tivemos casos de massacres em escolas, como o de Realengo no Rio de Janeio e também o de Suzano em que alunos que sofreram por "brincadeiras" de colegas resolvem entrar na escola a qual estudaram ou estudavam e saem matando qualquer um que cruza o caminho.

O pior cai em cima de quem fica vivo, de quem perdeu o filho, o amigo, o irmão. A Lista Negra não é uma leitura pesada, cheia de sangue, é um romance com um caso tão real em que temos exemplos (citados acima). Vale a pena a leitura. Livros de romance não está nos meus gêneros preferidos, porém dei uma chance a esse e não me arrependi.

michelle 24/05/2022

intenso
adorei o livro e os personagens, o forma como a história foi construída é muito envolvente.
chorei um pouco, o discurso final é bem comovente.
recomendo.

Wee 30/05/2021

Esse livro realmente me impressionou!
Ganhei de presente e não acreditei que fosse gostar. Comecei a ler meio que por obrigação e me apaixonei no primeiro capítulo!
A história é envolvente e cada personagem é uma surpresa.
Recomendo demais!

Mike Vinum 16/04/2022

O melhor...
Oque dizer sobre esse livro, é simplesmente o melhor livro que eu já li. Agora eu entendo o que as pessoas querem dizer com: "leitura obrigatória".
Os ensinamentos que esse livro trás são pra vida toda, não tem como não amar cada personagem. Esse livro é sem dúvida o melhor que eu já li, recomendo muito

Elyene 24/03/2021

O que você faria no lugar deles?
Demorei um pouco para começar o livro por achar que ele exigiria demais emocionalmente. Ele não é um livro tão pesado como a sinopse pode levar a crer, mas é realmente carregado de sentimentos. Ele aborda uma temática, um ponto de vista para o qual eu nunca tinha me atentado. Por ser um livro com protagonistas adolescentes, tem hora que bate aquela agonia do "era só falar o que tá pensando que resolvia esse drama", mas nessa narrativa em especifico as faltas de palavras são muito compreensíveis. Um livro que te leva a pensar o que faria no lugar deles porque, definitivamente, não é fácil. Uma experiência interessante e reflexiva.

Lary 22/05/2022

Bulliyng não é brincadeira
A questão de bulliyng sempre foi tratado como um tipo de brincadeira entre crianças que no passado era dito como algo "inofensivo". Apelidos como "dentusso(a), gordo(a), magrelo(a), negão, negona" eram falados entre as crianças daquela época e quando perguntamos para nossos antepassados eles dizem que a geração atual é frescurenta. Mas, será mesmo que nós a "geração frescurenta" somos frescos mesmo? Ou será que aqueles que recebiam esses apelidos apenas não falavam seus sentimentos para que os tais "amigos" não se afastassem?
A Lista Negra retrata como uma pessoa pode sofrer por conta de apelidos e brincadeiras que as prejudicam e por conta disso, ao tentarem procurar uma solução para tal problema, elas acabam por causar o suicídio e também o assassinato daqueles que causavam as brincadeiras.
Um caso onde o seu namorado causa a morte de diversas pessoas, inculindo inocentes e também pessoas que maltratavam ele e sua namorada, faz com que muitos percebam que um apelido pode afetar muito uma pessoa a fazendo tomar ideias que afetem não só elas como também familiares e amigos.
O livro mostra não só o que levou o jovem a cometer esse genocídio como também mostra como a namorada teve que lidar com a escola a julgando e chamando de assassina enquanto ela mesmo se pergunta como poderia ter evitado tal desastre.
O livro mostra para nós a evolução da personagem e como ela lida com diversos problemas que vão acontecendo.
Simplesmente uma leitura que todos deveriam ler, mas apenas aqueles que tenham uma mentalidade aberta e que não julguem facilmente.
Bulliyng é algo terrível que se deve ser eliminado.
Bulliyng não é frescura.
Bulliyng pode causar a morte.

Bia 06/04/2020

Fazia tempo que eu não chorava com um livo :p
Esse livro me deixou com um buraco no estômago mas também com um quentinho no coração, tudo ao mesmo tempo. Acho que eu precisava ver a história de Valerie

Mah510 12/10/2021

A Lista do Ódio - Sem Spoiler
Achei o livro legal, mas esperava mais, já que a maioria das pessoas fala muito bem do livro e acha super emocionante.
No geral foi uma boa experiência, e o conto no final (que foi adicionado nas últimas impressora) complementou muito a experiência.
Sobre os pontos negativos, tenho que ressaltar que a partir de um momento do livro as coisas ficam "boas demais", parece que tudo começa a se resolver em um passe de mágica e isso não me agradou. Outra coisa (e acho q o principal), acho que o livro seria muito mais impactante e forte se tivesse um ponto de vista do Nick no livro antes do massacre, para que os leitores consigam entender o que ele tá pensando e quais foram as motivações dele. Séria incrível.
No final acredito que criei muitas expectativas sobre o livro e elas não foram supridas, mas gostei.

Cristine 12/05/2020

Tema forte e necessário
O livro é pesado, de início é difícil engolir o que está acontecendo, as mortes, a lista de ódio, o bullying, a leitura nos faz sentir o que Valerie sentia, sua confusão, sua dor. Também acabo desconfiando dela, várias reviravoltas emocionais e então só no final conseguimos respirar com ela.

Amanda.Bauer 31/05/2021

Caraca
Bom... o que falar desse livro? Foi uma leitura cheio de emoções, tristeza, ansiedade, amor... foi tudo junto. Eu me colocava no lugar da Valerie, e eu sei que eu não teria essa força que ela teve. Os meus próprios pais desacreditando e me querendo longe, querendo esquecer da existência, eu simplesmente não conseguiria, confesso que imaginava que ela também não iria conseguir.
Fiquei perplexa com a coragem e força dela. A Invejei por isso.
O que o bullyng não faz, ne?
O que o ódio não faz?

Esse livro foi bom, pois percebi que o ódio de certa pessoa, não nos leva a nada, e não a conhecermos. Não conhecemos a dor dela, pois vi também que todos nós levamos um pouco de dor conosco. Não é uma única pessoa sofrendo, pessoas ao redor sofrem também, e temos que parar de ser egoístas, pensando só em nós.

Laissa 20/03/2021

cara achei o livro um pouco arrastado no começo, mesmo com ela detalhando algumas cenas (pode ser pesado para algumas pessoas), em alguns momentos fiquei ???? meio aleatório mas ok
a autora construiu bem a relação dela com as demais personagens, gostei muito do rumo que a vida da protagonista tomou.
Vale a pena a leitura, o final é bem emocionante e os pensamentos e a forma como a principal lida com todo esse caos, me fez refletir bastante