A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Luana.Nantes 10/05/2023

Que dor!!!
Nem sei dizer como deve ser doloroso…
Alguns acontecimentos deveriam ser estudados e discutidos em grupos…
Deveríamos ter uma disciplina chamada EMPATIA…
E outra chamada: COMO CONVIVER COM A DOR E O LUTO…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#revolta
#tristeza
#agonia

Super indico!!!

V ROSA 07/05/2023

Eu tinha o livro na minha lista de leitura há muitos anos e tinha algumas expectativas em relação a ele. A princípio, a história foi chocante, especialmente por se tratar de um assunto relevante nos dias atuais. No entanto, achei que a narrativa era mal explicada e confusa, o que deixou a leitura enrolada. Resumindo, apesar de ter potencial para ser uma ótima história, no final eu não gostei.

beatriz 06/05/2023

"dizem que as experiências de quase morte mudam as pessoas. Que, de repente, descobrem a importância do amor e da tolerância. Que abrem mão de mesquinharias e do ódio."

Alice1053 03/05/2023

C A RA M B A. Esse foi o livro que eu mais odiava pessoas e depois ?desodiava? e pensava exatamente o que o David disse no final ?eles não eram maus, eram pessoas?!!!! E é sobre isso! Eu fiquei chocada qundo cheguei nos 80% do livro mais ou menos. Li outro livro recentemente que trouxe a visão da mãe de um caso desses e agora de uma sobrevivente/cúmplice e também do pós o acontecimento, como os que sobreviveram ficaram marcados, afetados e precisaram se reinventar. Não vou mentir, chorei feito neném lendo o discurso na formatura, falando sobre cada uma das vitimas. Um adendo especial para o pai da Valerie: vai se foderrrrrrr, de longe o personagem mais asqueroso!!!!!! E outro vai se foder enorme pro Jacob porque no meu coração eu perdoei a Jessica e o Chris mas o Jacob sem condições. No mais eu acho que o livro daria uma série muito foda se souberem adaptar de forma fiel trama. Eeeee achei que a parte depois dos 80% (quem for ler vai entender chega de spoilers por hoje) um pouco corrida, talvez fosse interessante um capítulo final da nova vida da Val após a escola e do David também, da Jessica e da Ginny pois sou amiga dos finais felizes heheh. Muito obrigada Fer pela indicação de milhões

Isah 29/04/2023

?Nós fomos feridos?
Fimm
Chorando igual uma bebê
O namorado de Valerie,Nick,atirou contra vários alunos na cantina da escola,ela foi atingida ao tentar detê-lo e acaba salvando a vida de Jessica,mas ela vai acabar sendo responsabilizada por isso por causa da Lista negra que ela e Nick tinham,contra os estudantes que praticavam bullying contra eles
Agora Val se recuperando de tudo que ocorreu vai ter que voltar pra escola e encarar a realidade.
Assombrada por tudo que aconteceu,ainda apaixonada por seu namorado,problemas com família e amigos ela vai ter que enfrentar tudo isso e se encontrar em toda essa história
Que livro incrível,chorei e me acabei
No início é bem cansativo,mas depois pega um ritmo gigante,vamos acompanhar o relacionamento dela com seus pais que acabam culpando ela e não confiam na mesma,as pessoas do colégio que a maioria trata ela totalmente mal.
Eu me identifiquei com Val em vários momentos por sua relação com certas pessoas e chorei muito nos momentos que ela era praticamente odiada por todos
A lista negra me fez chorar e pensar sobre como vejo tudo e todos
Indico
Com toda certeza

marina.landim 26/04/2023

Completamente viciante.
O livro narra a história Valerie, uma garota que namorava Nick, um atirador em massa.
No dia 2 de maio de 2008, Nick abre fogo em sua escola utilizando de inspiração uma "lista do ódio" escrita por ele e sua namorada, acusada de ser responsável e de ter conhecimento dos planos que levaram as atrocidades cometidas por Nick.
Esse livro é sensacional e completamente viciante, pra quem se interessa por assassinatos em massa e tiroteios em escolas, é uma leitura essencial.
Me vi presa na leitura e completamente absorta diversas vezes, essa obra quebra paradigmas e fala sobre como o bullying e o ódio pode afetar um adolescente se transformando em violência.
Fique atento aos alertas de gatilhos: depressão, bullying, suicídio e estresse pós traumático.

belless 20/04/2023

A lista negra
Comecei esse livro bem ciente de que eu passaria muita tristeza durante a leitura, então já estava preparada. Me enganei. O tanto de tristeza e raiva que eu passei não estava nem um pouco preparada.

Um tema sensível que foi muito bem desenvolvido durante a leitura, de forma realista onde vemos as diferentes reações das pessoas dentro desse cenário terrível. Uma ótima leitura.

Laura.Rebeca 16/04/2023

Eu achei um livro muito bom, e gostei mt do conto no final do livro, mexeu mt comigo pq até ler o conto eu acho que não entendi mt bem a Valerie, mas pelos olhos do Dave, o Nick até pareceu uma pessoa que já foi boa um dia. Gostei e achei uma leitura necessária.

Dailso 13/04/2023

Final surpreendente!!!
O bullying é algo muito perigoso mesmo, a realidade de quão maldosos podem ser os adolescentes no ensino médio choca quem estiver lendo esse livro; sem demais delongas me apeguei muito na protagonista e na sua jornada de redenção/culpa/perdão e sim TODOS foram culpados e responsáveis pela tragédia e todos sofreram com as consequências...

Super indico esse livro.

mariana 30/03/2023

"eu não fiz nada de errado"
Gente eu nem sei dele é tão bom assim ou se eu só gostei muito pq metade das minhas resenhas e notas se baseiam no quanto eu gostei do livro e não no quão bom ele é
é uma doideiraa ver o tanto de gente que culpava a val na situação tipo gente ela é so uma adolescente depressiva deixem a menina ela não matou ninguém (diferente do namorado dela ne) então por isso eu defendi ela do início ao fim do livro. menos naquela parte q ela resolveu brigar com a jessica. amo a jessica
acho q eu me vi um pouquinho na val ate, mesmo nunca tendo passado por nenhuma situação nem PERTO da dela (graças a deus ne) pq como eu falei antes ela é só uma adolescente com problema pra todo lado e receio de então tudo she's just like me
o david é um arrombado podia ter poupado muito estresse
os pais dela são um saco duas crianças que não sabem lidar com suas duas crianças
o nick parecia interessante mas o personagem dele devia ter um fundo melhor, achei meio oca essa dinâmica dele toda
em geral o livro é muito bom, cansei de escrever mas leiam

Larissa.Ayashi 30/03/2023

...
Este livro trouxe muitas reflexões e sentimentos. Com toda certeza absoluta eu não teria reagido igual a Val, não teria suportado todos os comentários maldosos e desnecessários, não teria lidado bem com meus pais, não teria tido a empatia que ela teve com pessoas que fizeram SUPER mal para ela e o Nick. E eu acho que não conseguiria ter o mesmo desfecho que ela.
Mas, este livro é muito importante para demonstrar que o que falamos, como falamos, podem machucar e matar uma pessoa por dentro de diversas formas. Que só vemos o que queremos e uma parte da história em que duas pessoas estão envolvidas. E isso gera aquele sentimento de injustiça. Porém, acho que todos deveriam ler, para sentirem este misto de emoções.

Rapha Lins 27/03/2023

Reli e diminuí a nota, mas gostei, juro!
Esse foi uma releitura e merecida porque eu tinha 13 anos quando li pela primeira vez e o tema do livro é bem delicado. Na época eu fiquei chocada com algumas partes, mas a sensação geral se perdeu na minha memória.

Eu acho que na época eu avaliei melhor, mas na minha percepção hoje, 3 estrelas parece suficiente. É um livro bom, mas tem muitos detalhes que não me agradaram.

Primeiro porque os adultos não acertam em nada, o que pra mim tudo bem porque adultos podem ser só crianças grandes, mas é pior. Eles são insuportáveis e desagradáveis. Menos o psicólogo, o que me faz pensar hmm talvez seja proposital.

Mas eu fiquei com muita raiva dos pais da protagonista e eu esperei até o final porque parecia ter um desenvolvimento se construindo ali... aí o livro acabou.

E parece só crítica negativa, mas não foi bem assim. O meio do livro mostra muita confusão, que já é parte do cotidiano de um adolescente, só que potencializada pelo tir0teio e tem partes difíceis de ler. Tem contradição. Tem dilema. É bom de acompanhar!

Aí na resolução o problema é deixado de lado 100%. Até com o irmão da protagonista tem confusão e no final não dá em nada.

É um livro jovem adulto, então eu entendo que nem tudo pode ser abordado do jeito que a vida é, ou de uma forma mais crua, mas pro meu momento agora, faltou um algo a mais.

A descrição do menino que atirou e o sentido das cenas em que ele aparece lutam entre si. Ele foi vítima da sociedade ou já era propenso a fazer o que fez? Senti uma vibe meio do filme A Menina Que Mtou os Pais, ela mtou porque fumou um baseado? Não entendi.

Mas o desenvolvimento da Valerie, que é a principal, pra mim brilha. É muito tocante.

Enfim, no geral é bom e sensível, adequado pro público. Mas é pesado sim gente, cuidado.