A Menina que Brincava com Fogo

A Menina que Brincava com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Paulinha 26/11/2021

Perfeito
Livro perfeito maravilhoso e sem defeitos.
Te prende, você vive junto com a personagem principal que é minha heroína Lisbeth salander ??

lu_entrelivros 04/11/2021

Amei ??
Lisbeth Salander... Que personagem forte e bem construída.

O segundo livro da trilogia novamente me prendeu do início ao fim.

Super ansiosa para iniciar o terceiro livro!!!

"Lisbeth Salander era a mulher que odiava os homens que não gostavam de mulheres".

mah 03/11/2021

A Menina que Brincava com Fogo
"A Menina que Brincava com Fogo", segundo livro da trilogia Millennium, traz de volta os personagens do primeiro livro, mas dessa vez envolvidos numa trama muito mais complexa. Quando três pessoas são assassinadas na mesma noite, Lisbeth se torna a principal suspeita, já que suas digitais são encontradas na arma do crime.
O primeiro aspecto que me chama a atenção nesse livro é a enrolação do autor para desenvolver a história. Os primeiros 10% são uma exposição de onde se encontram os personagens já conhecidos, mas no meio acontecem situações que não vão se relacionar com o restante da história. (Por que fazer a Lisbeth se relacionar com um garoto de 16 anos? E por que fazer ela colocar um implante nos seios e dar tanta importância para isso?) Assim, quando finalmente se chega no que é descrito na sinopse, a demora para desenvolver a narrativa continua. Apesar de aparecerem vários personagens novos e o desenvolvimento deles serem bons, não há muitos descobrimentos que levam a resolução do caso, acontecendo isso somente quando o narrador volta a focar em Lisbeth.
Já os pontos positivos para mim são o pano de fundo da história e o desenvolvimento sobre o passado da Lisbeth. O autor usa o tema do tráfico de mulheres para denunciar práticas que corrompem todo o sistema que deveria proteger essas pessoas, e como os "homens da lei" são os que mais tiram proveito dessas regras para benefício próprio. Apesar deste tema, houve alguns momentos que para mim, a violência contra as personagens femininas foi um pouco sem justificativa. E aqui, descobrimos como foi a infância da protagonista, desde como ela foi exposta a violência muito cedo, até o momento em que ela é internada em um hospital psiquiátrico infantil. Saber desses fatos explica o comportamento dela e faz com que você torça para que ela não sofra mais.
Assim, Larsson consegue deixar um bom gancho para o próximo livro, já que neste não há um "final". Mesmo com alguns pontos que não me agradaram e algumas resoluções que não foram muito condizentes com a realidade (sim, a parte em que um personagem leva uma machadada no rosto e não morre) espero que na última parte o autor consiga finalizar os arcos narrativos dos personagens de uma forma coerente e que a Lisbeth enfim tenha uma vida digna.

AlessandraD. 03/11/2021

A trama é excelente, a ação desenfreada e a construção de Lisbeth Salander faz o leitor se afeiçoar ainda mais, criando laços profundos e por vezes ficando irado com as injustiças que cercam nossa estrela deste livro.

Nycole 02/11/2021

Já quero ler o próximo livro
Assim como o primeiro volume, esse segundo livro da série Millenium não deixou a desejar. Aqui, conhecemos uma boa parte da história da querida Lisbeth e toda a covardia da qual ela foi vítima no passado. Em uma investigação policial super tensa, temos contato com o crime organizado de Estocolmo, corrupção na polícia e até o tráfico de mulheres. As reviravoltas são de tirar o fôlego e é impressionante a capacidade da Lisbeth de fugir de situações tão tensas.

Nycole 02/11/2021minha estante
Puts, verdade! Depois de finalizar a leitura tb percebi ser desnecessário o envolvimento dela com o rapaz.

maria rita 19/10/2021

? | Angustiante.
Quando a sua heroína está sendo acusada por todos os lados é algo HORRÍVEL, você sabe que não é ela mas o que é apenas você e ela contra todo mundo? Ah, o Mikael também. hehe.

Talita.Andrade 18/10/2021

" Não existem culpados, apenas diferentes graus de responsabilidade"

Queee livro!!! História super fascinante, com personagens bem desenvolvidos. E a nossa queridinha Lisbeth ( melhor personagem feminina!!!!)
A leitura é super fluída. Ao longo do livro temos altos e baixos, as vezes demora a ação, mas ela chega e se chega!
Eu gostei mais do primeiro, apesar do segundo e do terceiro ter um ótimo desenvolvimento, com uma teoria da conspiração ali,e momentos que ficamos em choque e desespero, o primeiro é o favorito.

martinth 27/09/2021

AAaaA
A escrita do Steig é unica. Dei 4 pra esse por ser enrolado, mas nao deixa se ser fascinante. To indo pro terceiro com o C* NA MAO pela Lisbeth.
So pra deixar claro, terceiro e ultimo pois me recuso trocar a escrita dele por alguém duvidoso kkk
O enredo é bom, o plot é de fazer voce parar e refletir uns 10 minutos sobre a vida. Os personagens sao cativantes (ate aqueles que eu simplesmente queria pegar um pedra e tacar), desenvolvimento maravilhoso.
Nas partes de ação da pra sentir a adrenalina.

maria 23/09/2021

a menina que brincava com fogo
minha nossa senhora
que livro foi esse?
comecei a ler ele super animada, porque tinha adorado o primeiro, só que tinha esquecido como o autor demora algumas muitas páginas para mostrar o ambiente e tooodos os personagens.
confesso que peguei o ritmo de leitura faltando umas 200-300 páginas, tanto que terminei ontem a noite naquele estado febril de leitor doido que quer todas as respostas ( e que respostas KKKSKKS me senti quase numa novela com tanta revelação).
já tô me preparando pro terceiro livro e lysbeth e mikael estão no meu coração :')
podia falar um bucado sobre esse livro, mas iam sair só frases desconexas de uma leitora panfletando livro kkksks recomendo pros pacientes.
Raquel 23/09/2021minha estante
Bom saber.... Tenho os 3 há muitos anos na estante me aguardando!!

maria 23/09/2021minha estante
hehe, vai na fé mulher ^^ quando peguei o ritmo da história, a leitura ficou meio frenética ( de um jeito bom). espero que gostee

Babi 04/09/2021

A menina que brincava com fogo
Eu surtei tanto com esse livro, terminei ele virando a madrugada e eu fiquei desesperada, mas esda historia não termina nesse livro igual o primeiro. EU PRECISO DE MAIS.

No geral, o autor foi brilhante igualmente no primeiro, mas senti que aqui ele deu uma enrolada a mais, praticamente metade do livro se nao mais, nao acontecesse quase nada. Apenas algumas coisas pequenas pra ir andando a passo de tartaruga onde a trama deve chegar. Eu gosto dessa lentidão, mas nao é todo mundo que vai gostar.
Os personagens como sempre muito bem construídos, descobrimos várias coisas sobre a Lisbeth aqui e também vemos a determinação dos que gostam dela, indo até o fim do mundo pra tentar salva-la.

Apesar da trama ser lenta e se desenrolar mais pro final (tipo nas 100 ultimas paginas) é um ótimo livro, tem reviravoltas, tem suspense e me deixou ansiosa pra saber o final.

Lucas 23/08/2021

Resolvi ler a trilogia toda antes de vir aqui avaliar este livro. Este, sem sombra de dúvida, é meu livro preferido da trilogia. Apesar de não ter um encerramento da história, o livro não tem trechos tediosos (ao contrário do primeiro e terceiro livros) e prende a atenção do início ao fim.

O final da história está só no terceiro livro, o que é um pouco frustrante. Mas valeu a pena cada página! Uma das minhas melhores leituras do ano

Adriana @livrosedevaneios 22/08/2021

Mais um favorito pra lista!
Neste segundo livro da trilogia Millenium, confirmei que o difícil mesmo é largar a leitura depois de iniciá-la.

Nessa sequência de "Os homens que não amavam as mulheres", Stieg Larsson se aprofunda um pouco mais no passado de Lisbeth Salander e nos apresenta uma mulher forte e destemida, que aprendeu a superar as intempéries de sua vida. Este contexto nos permite compreender os motivos do seu comportamento e personalidade peculiar.

A história gira em torno de três assassinatos ocorridos na mesma noite: um jornalista investigativo, uma criminologista e o tutor de Lisbeth. Ela é acusada e procurada pelas autoridades pelo fato de ter suas impressões digitais na arma com a qual os crimes foram cometidos.

E mais uma vez temos Mikael Blomkvist entrando em cena para investigar as circunstâncias dos assassinatos (paralelamente à polícia) e tentar provar a inocência de sua amiga e parceira de jornalismo investigativo.

Importante destacar que tudo isso se dá durante uma investigação de tráfico internacional de mulheres. Qual o ponto em comum entre todos esses personagens e fatos? Essa é uma das indagações mais fortes durante toda leitura. O autor não deixa nenhum ponto sem nó e o final é surpreendente! (Além de nos jogar nos braços do próximo livro da série ?).

Mais um para a lista de favoritos! ?

belinha 21/08/2021

Conhecendo Lisbeth Salander
O foco deste livro da trilogia está na Lisbeth. A história custa mais a desenrolar que no primeiro livro, acredito que pela quantidade maior de personagens e a necessária construção das mesmas. Com alguns trechos de perder o fôlego, é uma ótima leitura, apesar de não haver o mesmo clima de suspense da trama anterior.