Os Dois Ou O Inglês Maquinista

Os Dois Ou O Inglês Maquinista Martins Pena

Resenhas - Os Dois ou o Inglês Maquinista

Franz 22/05/2022

Os Dois ou o Inglês Maquinista
      Oi A??ens, conclui a leitura do livro Os Dois ou o Inglês Maquinista do Autor Martino Pena.
     Para quem quer saber mais sobre o autor Martino P.  ele foi um dos pioneiros na área da dramaturgia da comédia de costume brasileira em meados do século XIX, e seus textos neste período vieram a calhar positivamente, pois foi algo inovador para aquela época a comédia de costume no teatro. Sim, este livro é uma peça de teatro desenvolvida pelo autor.
   No livro Os Dois ou o Inglês Maquinista, o autor trás o envolvimento da gente da roça e o povo comum da cidade, nesta estória trás cenas de negociação de escravos, filhos tendo que se casar sem o consentimento de amor pela pessoa que irá se casar, para fins de negócios, brigas, desentendimentos, momentos engraçados e canções.
      É de uma linguagem coloquial meio despojada com as características daquela época o que em pleno século XXI faz dar uma travada na leitura, mas não é nada impossível de se compreender.  Alguém já leu ou já viu está peça de teatro A??ENS?     O que acharam?

Daniel 12/11/2016

Martins Pena e o Teatro do Riso
Martins Pena é um dos maiores nomes do teatro brasileiro. Através de uma linguagem objetiva, Pena nos apresenta aos maus costumes da sociedade aristocrática brasileira. Com um humor refinadíssimo e cheio de ironias, seu humor, muitas vezes, causa rubor a quem o lê, entretanto, certos estamos de que há aí uma contribuição imensa para a vertente romântica da nossa literatura brasileira. em Os Dois ou O Inglês Maquinista, o teatrólogo carioca constrói uma excelente comédia de costumes, mostrando os tipos burgueses e cheios de vícios na sociedade. A história se passa na sala de uma família rica brasileira e sua intenção de casar a filha com um aristocrata rico. Porém, existe aí um conflito amoroso, num triângulo entre o inglês e o negreiro que vão disputar a mão da filha da família rica. Vemos assim, Martins Pena, através de uma trama que prende os olhos do leitor ao texto, colocar em cena todo seu humor e sua linguagem características, compondo, dessa maneira, uma de suas peças mais bem elaboradas.

Mare 07/03/2017

Livro muito ruim.
Odiei, obrigada.
Cabelucy 09/03/2017minha estante
Nada a ver

Mr. Jonas 08/02/2018

Os Dois Ou O Inglês Maquinista
Todo o enredo de Os Dois ou o Inglês Maquinista se passa na sala de estar de Clemência, local no qual ela e suas filhas recebem como visitantes todos os outros personagens. Na cena inicial estão presentes as moças da família, Negreiro e Felício, que conversam sobre os acontecimentos que leem no Jornal.
Na cena seguinte descobre-se que Felício e Mariquinha estão apaixonados, mas que a existência de pretendentes mais ricos impede o casamento dos dois. Felício promete então colocar em prática um plano para que o matrimônio seja possível. Chega então à sala de estar o Inglês, Sr. Gainer, o outro pretendente de Mariquinha, que comenta sua mais nova invenção: uma máquina que faz açúcar a partir de ossos.
Em seguida, chegam os amigos da família, Eufrásia, o marido e seus dois filhos, que comentam todo tipo de coisa sem importância, como o preço de vestidos, com as donas da casa. Ainda nessa cena, uma das escravas de Clemência quebra algo e leva uma grande surra da patroa.
Quando essas visitas vão embora, tem início o plano de Felício, primeiro ele fala ao Inglês que Negreiro o havia chamado de especulador, depois, vai até Negreiro e o convence que o Sr. Gainer vai denunciá-lo às autoridades inglesas. Com a briga dos dois descobre-se que na realidade Clemência queria ela mesma se casar com o inglês e não dar a mão da filha. Ela resolve então escrever uma carta ao Sr. Gainer para propor casamento a ele.
No momento em que realiza o pedido, no entanto, volta seu marido, que todos acreditavam estar morto. Escondido em um canto, o marido ouve toda a conversa entre o inglês e a esposa, assim como a troca de confidências entre Mariquinha e Felício. O desfecho da história acontece quando Alberto sai de seu esconderijo e proíbe a mulher de se casar novamente, ao mesmo tempo em que consente o casamento de Marquinha e Felício.

giovanna 14/11/2023

"Tens belo coração de estalagem!"
Essa peça é muito interessante quando você lê ela a partir de um viés histórico da época, de fato considerando esse contexto. Ela revela muitos elementos, costumes e trejeitos da sociedade dos anos em que foi escrita e é um ótimo material de estudo.