A Magia do Pico do Quilombo

A Magia do Pico do Quilombo Ozeni Lima

Resenhas - A Magia do Pico do Quilombo

patyalgayer 27/07/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-a-magia-do-pico-do-quilombo-de-ozeni-lima/

A Magia do Pico do Quilombo é mais um livro da coleção Universo Fantástico, publicada pela editora Giz Editorial e, assim como os demais volumes da coleção, nos traz uma história pequena e gostosa de ler, com muitas aventuras e uma pitada de sobrenatural, mesclando ao texto lendas e costumes antigos de nosso país. Neste livro, acompanhamos a jornada de seu Monteiro, Valter e Toninho, que vão até o Pico do Quilombo em busca de um lendário tesouro que estaria enterrado por lá. Porém, os três aventureiros encontrarão muitos desafios pelo caminho, e vão precisar de muita astúcia pra finalmente por as mãos no tal tesouro!
A história do livro é leve e bem juvenil, com uma narrativa enxuta e uma trama bem criativa. Ozeni Lima consegue mesclar vários personagens de lendas brasileiras – como o Saci, a Caipora, dentre outros – em sua história, aproveitando pra incutir ao leitor um pouco de conhecimento sobre nosso folclore. Os personagens servem a seu propósito, embora pudessem ter sido mais descritos – o livro acaba, e ainda não sabemos qual a aparência dos personagens principais! o.O – , e a história é um pouco confusa em determinadas partes – mas nada que prejudique demais a leitura. O livro é bem pequeno – tem formato quase que de bolso, e apenas 88 páginas – , mas cumpre seu papel de entreter o público jovem, além de proporcionar alguns momentos de boa diversão.
O livro em si é bem-feito, com uma capa simples, porém bonita (e que faz um belo conjunto com os demais livros da coleção), diagramação simples, mas de qualidade, e bastante cuidado com a revisão do texto. Apesar de não ter sido uma leitura tão boa quanto o outro livro da série que já li – Yacamim, a Floresta sem Fim – , A Magia do Pico do Quilombo é um bom livro, sobretudo para crianças: nota 7, recomendado!

jlucass 04/07/2023

Seu Monteiro, Valter e Toninho adentram na mata para se aventurar em busca de um tesouro perdido, mas não esperavam o que iriam encontrar. A história é boa, leitura fácil, um conto que envolve quem lê com parte do nosso folclore brasileiro.