A Rapariga de Papel

A Rapariga de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Renata.Mieko 10/05/2022

Eu simplesmente amei esse livro... Não consegui parar de ler!!!! Uma história que daria um ótimo filme de comédia romântica!!!

Tatiane554 16/03/2022

Gostei demais s2
Primeiro livro de Guillaume Musso que leio,e adorei! É um livro que não me prendeu muito no começo,porém com o decorrer da leitura me surpreendi demais,que escritor sensacional *_*... A escrita dele é maravilhosa ,é impressionante a forma como ele aborda os sentimentos dos personagens é mágico, e ele trás também a importância da leitura na vida de uma pessoa ,e o final desse livro é lindo demais estou feliz,encantada ,apaixonada s2
Quero ler os demais livros do autor s2

Amei amei amei s2

green.eyes 14/02/2022

Confort Book
Esse livro é completamente meu livro de conforto, algo fácil de ler. Um romance entre um autor e sua personagem é uma coisa perfeita de se ler, segunda vez que leio e apesar de achar algumas partes enjoadas e chatinhas de ler, todo o enredo é perfeito.

Livros de Cabeceiras 31/08/2021

Se não fosse para uma LC teria abandonado
Aqui nós temos a história de um escritor, Tom Boyd, que depois de lançar 2 livros de uma trilogia que fez muito sucesso entre o publico entra em um bloqueio criativo depois de uma desilusão amorosa com Aurore, uma famosa pianista.
Até que um dia ele se depara com uma mulher no meio da sua sala que diz ser Billie, uma das personagens de seu livro, e que precisa da ajuda dele para voltar para a história senão ela pode morrer.
Como essa foi o meu primeiro contato com o autor, eu acho que fui com muita expectativa nesse livro, estava esperando um pouco mais de Thriller nesse livro e durante a leitura me deparei com um romance, mas isso não fez o livro ruim, tive alguns problemas com a história, algumas coisas que aconteceram, mas depois da leitura e de pensar bem sobre ele, o livro é bom.
A escrita do autor é bem fluída e em alguns momentos do livro bem densa para tratar de assuntos mais sérios. O livro passa por vários gêneros, nos temos o romance, em alguns momentos suspense e até mesmo uma grande aventura atrás de uma edição perdida de um livro.
Meu problema com esse livro foi realmente alguns eventos que me incomodaram bastante, por exemplo, e isso pode ser um pequeno spoiller, então siga por sua conta e risco.
Em um momento do livro Tom se joga do 2º andar de um prédio em cima de um carro e saí de lá andando, mesmo tendo machucado o tornozelo e algumas costelas. Mais a frente no livro ele se mete numa briga em um bar e é espancado. Em nenhum momento ele procura um hospital e isso segue no livro como se esses eventos mal tivessem acontecido com o personagem, o único momento onde ele vai parar em um médico é quando ele toma “UM” soco de um outro personagem.
Outra coisa que me incomodou foi a crítica que o autor fez durante o livro sobre a música, e também sobre a população de baixa renda em LA, o personagem nasceu e cresceu nesses bairro e só crítica a população de lá

site: https://www.instagram.com/p/CRSCQSLLQIA/?utm_source=ig_web_copy_link

Júlia 05/08/2021

Um livro delicioso
Musso tem um formato de escrita que me cativa muito. Ao escrever seus livros, ele fala sobre a arte de escrever e cria um personagem, que conta uma história, e é como se o livro que você está lendo fosse esse personagem criado que escreveu, o que eu penso ser sensacional é muito diferente do que já li. Ele também é muito bom em amarrar os fatos e surpreender no final. Adorei esse livro. É leve, engraçado, envolvente, e apesar de parecer, não é nada previsível, o que também me agrada muitíssimo.

Aione 30/06/2021

A Garota de Papel foi meu segundo contato com a escrita de Guillaume Musso, que me conquistou por completo em O Chamado do Anjo. Em um estilo semelhante ao encontrado em sua outra obra, também publicada pela editora Verus, mais uma vez me encantei pela habilidade e criatividade do autor.

Tom Boyd é um escritor que estourou com a publicação dos primeiros dois livros de sua trilogia. Porém, após o ápice do sucesso, se viu em uma espiral descendente devido a uma crise amorosa. Em face de um bloqueio criativo que o faz acreditar que jamais será capaz de voltar a escrever, ele recebe a visita inesperada de Billie, uma personagem de seus livros saída diretamente das páginas. Ela, então, faz um apelo: que ele volte a escrever, senão ela morrerá.

A escrita de Guillaume Musso é leve e com toques divertidos. Apesar disso, o livro traz uma mescla de gêneros, que vão do romance ao suspense, passando por aventura e momentos de maior intensidade dramática. A narrativa também é variada: em primeira pessoa, pela perspectiva de Tom, trazendo inclusive alguns flashbacks; em terceira pessoa, pela perspectiva de personagens diversos; em formato de matérias em sites e revistas, no início do livro.

O que mais gostei em A Garota de Papel foi sua relação direta com a literatura e o fazer poético. O romance faz praticamente um elogio aos livros e à importância da leitura, demonstrando o quanto ela pode nos ajudar — e até salvar — em momentos de dificuldade. Em uma leitura simbólica, toda ação presente no enredo poderia ser interpretada como a dificuldade encontrada por escritores durante a produção de um romance. Ao mesmo tempo, a obra traz a todo momento o contraponto entre ficção e realidade. A ficção pode funcionar como escape; porém, ela também é limitada e não consegue capturar com precisão as sensações de uma vivência real. Essa oposição está presente, ainda, na própria estrutura do livro, seja por nos perguntarmos se Billie é um componente de fantasia na história, seja pelos elementos ficcionais — como Tom e sua obra — serem citados em meio aos reais: o romance de Tom seria adaptado, na história, e estrelado por personalidades reais.

Entre as peças do suspense de A Garota de Papel estão o questionamento sobre a figura de Billie e o passado de Tom. Em relação a esse último, é interessante como Guillaume Musso demonstra a todo momento a tentativa do personagem de se afastar de suas origens e o quanto ele é incapaz de fazer isso — o próprio conjunto habitacional onde cresceu não fica muito distante de sua atual moradia. Porém, a visão sobre esse bairro periférico me pareceu não a de quem de fato cresceu em um, mas de quem jamais fez parte daquele meio e só tem a visão estereotipada da violência e decadência, como se o problema do local fosse individual, nas pessoas que lá residem, e não estrutural. Visões como essa são problemáticas do ponto de vista social, visto que continuam reforçando a ideia redutora e desumanizada de quem vive nesses locais e da arte lá produzida — como se ela fosse inválida ou ruim. Um exemplo disso é o rap, citado na obra.

No geral, adorei a leitura de A Garota de Papel, mesmo que tenha ficado incomodada com essa representação social, incluída no enredo apenas como elemento de suspense e motivação do protagonista. Fui completamente envolvida pela leitura ágil e divertida, e fiquei encantada pelas relações entre o real e o imaginário. Com certeza quero ler mais do autor!

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/06/30/resenha-a-garota-de-papel-guillaume-musso/
Dany 30/06/2021minha estante
tenho um carinho todo especial por esse livro , um amigo me apresentou e deste então adoro o Guillaume.

Carol 14/06/2021

Meh
Só gostei do final,mas demorei muito pra me apegar,foi um livro que em algumas partes eu tava achando chato. História rasa e sem sentido em algumas partes,mas 2,5 é quase 3 e 3 é bom né?
Tava sem vontade de ler apesar de ser um livro rápido. Ainda bem que não abandonei pq o final compensa um pouco.

Adriana1161 08/06/2021

Ilusões
Thriller interesante, bem escrito, daqueles que a gente entra na história e se deixa levar!
Ultimamente li outros dois livros de autores franceses de thrillers (Pierre Lemaitre e Michel Bussi), e achei algumas semelhanças no desenvolvimento do enredo, como se fosse uma fórmula. Porém, dá certo, pois os livros são bons!
Adorei as epígrafes com citações de livros, no início dos capítulos!
Personagens: Tom Boyd, Milo, Aurore, Carole, Billie
Local: Beverly Hills/Paris - 2008 a 2010

Arruda 29/05/2021

Como sempre o autor escreve um texto excepcional e vibrante. Mistura Ilusão com realidade e termina surpreendentemente bem. Gostei muito.

Arruda 29/05/2021

Bruna 27/04/2021

Fui sem expectativas e sem saber muito sobre o livro e me surpreendi. Embora tenha algumas partes que achei enrolada enquanto outras que deveriam ter sido mais exploradas não foram tão desenvolvidas, a história é divertida e interessante. Um romance diferente.

Vladia Castro 17/02/2021

A garota de papel (Guillaume Musso) ????
Mais um autor queridinho p lista!! Leitura muito boaaa!!!
. Tom Boyd é um escritor que está sofrendo de uma dor de cotovelo enorme, após ser abandonado pela namorada, estrela de música clássica. Ele se afunda em bebida e remédios e ainda sofre da síndrome da página branca não conseguindo terminar o último romance da sua grande trilogia. Prá completar seu grande amigo e agente avisa q perdeu todo dinheiro em aplicações de risco...
. Ao mesmo tempo uma tiragem de livros está c defeito... E a personagem Billie sai do livro e cai no jardim de Tom... Ela força ele a encarar a realidade !! #agarotadepapel #gillaumemusso #verus #skeelo

" Os amigos são os anjos que nos levantam quando nossas asas já esqueceram como voar". (Anônimo)

" Ela secara minha existência, esvaziando-a dos risos e das cores. Acima de tudo, asfixiara meu coração, sugando-lhe toda e qualquer possibilidade de amar novamente. Agora, minha vida íntima parecia uma terra calcinada, sem árvores nem passarinhos, para sempre congelada no frio do inverno mais rigoroso. Eu não tinha mais apetite nem vontade, a não ser a de incinerar diariamente os neurônios a golpes de remédios para assim diluir lembranças penosas demais para enfrentar".

"Mas a paixão é como uma droga: conhecer seus efeitos devastadores nunca impediu ninguém de continuar se destruindo depois de ter entrado na engrenagem".

" Sei que para merecer o amor é preciso se entregar de corpo e alma e correr o risco de perder tudo... mas eu não estava preparada para isso e continuo assim até hoje..."

" O amor é como mercúrio na mão. Mantenha-a aberta e ele permanecerá em sua palma; feche-a e ele lhe escapará por entre os dedos" (Dorothy Parker)

"Os livros mais úteis são aqueles cuja metade é feita por seus leitores".