Antes de dormir

Antes de dormir S.J. Watson

Resenhas - Antes de Dormir

anne.dfg 10/02/2023

CHOCADA DEMAIS
Eu só consegui descansar depois de terminar esse livro e ainda sim tô repassando as cenas finais na minha mente porque ela explodiu.
sem brincadeira nenhuma digo de verdade que o plot é surreal, SURREAL.
mas preciso dizer que o autor deixou tudo, literalmente todas as explicações, para os últimos 10% do livro e eu odiei isso, poderia ter sido melhor desenvolvido, senti que foi corrido e faltou muitas coisas.
tive sentimentos de agonia, angústia, tensão, medo, ansiedade e consegui absorver todos os sentimentos descritos pela personagem principal, além de ficar tão confusa quanto ela.
apesar de tudo foi um livro que me prendeu do início ao fim, recomendo muito.

Janine 05/02/2023

É um dos poucos casos em que achei que o filme foi melhor que o livro. Não posso dizer que não gostei da narrativa, pelo contrário, a história é muito bem pensada e bem escrita. Porém, acredito que faltou algum elemento pra transformá-la em um thriller que captasse a minha atenção do início ao fim e me fizesse ler muito mais rápido. De qualquer forma, recomendo sim a leitura desse livro e ainda quero conhecer os outros livros do autor.

beatriz 18/09/2022

É inovador e revolucionário? Não.
Recomendo? Não sei, talvez pra quem esteja começando no gênero. Antes de dormir é um livro que flui bem rápido na verdade, li 70% em um dia, mas é meio maçante também. Os capítulos são construídos a partir da perspectiva do que a Chris escreve no diário ao acordar sem suas lembranças.
Seria interessante se não fosse tão repetitivo, todos os capítulos retomam o que já foi citado e descoberto outras dez vezes e a impressão que passa é de que a história não está saindo do lugar. É um eterno vai e vem de confiança e desconfiança que acaba ficando chato. Os personagens são pouquíssimo aprofundados e tudo bem, o foco da história é a Christine e sua falta de memória, mas pra mim é um ponto negativo.
Outra coisa, não tem nada de impactante, é uma leitura monótona, linear, sem grandes surpresas e confesso que me decepcionou porque eu li com as expectativas lá em cimaesperando um plot-twist, mas a culpa é totalmente minha. O final é minimamente agradável pela sensação de ciclo encerrado e revelação do que eu já esperava. Entretanto, fiquei curiosa em relação à recuperação da capacidade da personagem de construir e manter as memórias. Leia e tire suas próprias conclusões! :)

Pams 23/06/2021

Instigante
Como seria acordar sem memória alguma do dia anterior, ou da semana passada, ou até mesmo do ano passado?
O livro todo narrado a partir da visão de Christine, traz algo novo, uma personagem sem memória alguma do homem que se deita com ela na cama e diz ser seu marido, do médico que a liga dirariamente para lembrar de um tratamento que só os dois sabem, e com o decorrer do dia as coisas mudam completamente.

Comecei o livro bem desconfiada. Acordar sem se lembrar de nada, anos mais velha e casada com alguém que não se lembra é completamente assustador. Além da amnésia, encontros secretos com médicos, hematomas, fotos perdidas, tudo isso é apresentado logo de uma vez.

O que poderia ser confuso foi escrito de maneira genial. Boa parte do livro se dá à personagem lendo seu diário secreto, escrito toda noite antes de dormir, o queda brecha para que toda a história se desenvolva sem dar pontos sem nó. Cada mínimo detalhe e conversa leva a outro ponto crucial da história da personagem, deixa do tudo ainda mais excitante de ler.

Com um final chocante o livro entrega tudo, uma história que vale a pena ser lida e compartilhada, não atoa que originou o filme estrelado por Nicole Kidman (assisti logo em seguida e confesso que me decepcionei como tudo foi jogado no filme, mas ainda recomendo muito).

Srta_Clarke_ 10/09/2022

O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias?
Eu esperava mais. Mais suspense, mais dúvidas, possibilidades de mais teorias. Mais surtos. Pra mim, não foi uma leitura ruim, mas foi algo ?neutro?. O plot não foi de cair o queixo e depois dele eu achei as coisas um pouco corridas demais. Eu queria um epílogo, só um epilogozinho, cara?

Enfim, não tenho muito o que dizer. Foi okay, sem me cativar muito. Depois de tudo eu esperava mais momentos da personagem principal com outros personagens que não posso citar pois seria spoiler.
Contudo, gostei da escrita do autor. É boa e envolvente, por esse motivo talvez eu dê uma chance para outro livro.

Mari 31/01/2023

Envolvente.
Quanto mais você lê a história, mais sente vontade de entender o que está acontecendo.
O interessante desse mistério, é que logo no início do livro já começamos a criar muitas teorias como leitores, como se estivéssemos juntos com a protagonista, sentindo o que ela sente.

Soube a pouco tempo que há o filme, e acredito que seja tão surpreendente quanto o livro.

Luleal 22/01/2023

Um babado dos fortes
Foi um dos suspenses que eu mais gostei de ler (e olha que é um dos meus gêneros favoritos)? Por falar de uma pessoa que tem amnésia , e que todos os dias precisa ser lembrada de quem é , é óbvio e compreensível que essa questão se torne um tanto repetitiva no decorrer da história , todavia , a forma como cada descoberta da Cristine é forte e chocante não deixa que o livro perca seu atrativo já que capta sua curiosidade a cada novo capítulo e te faça passar o livro inteiro criando teorias. Sem falar em como cada emoção dela é bem descrita e faz com que vc acompanhe seus sentimentos e a dor de ser traída pela própria memória a cada instante. O final é terrivelmente aflito, mas incrível e chocante. Eu amei e super recomendo a leitura, vale cada segundo.
lua.lui 24/01/2023minha estante
amei o título

Ricardo.Cirilo 07/01/2021

Uma experiência
Esse livro foi um experiência, é muito imersivo, você se sente vivendo a história com a personagem de uma maneira muito diferente, todas as reviravoltas, teorias..
Você vai descobrindo os fatos junto com a personagem principal, e vai vivendo a montanha russa que é esse livro.
E com um final de explodir cabeças! Muito bom!

Iza 06/01/2023

Tudo bem que eu tiraria muitas páginas desse livro, as do meio para ser exata. Mas puta merda, que final foi esse? Eu não confiava em ninguém, tinha teoria de tudo, e apesar de ter pego alguns spoilers, não imaginava que era esse o plot. Muito bom, me prendeu até 4:22 da madrugada.

(SPOILER)
Queria tanto saber se ela conseguiu a memória de volta, se lembrou do verdadeiro marido, filho e amigos :(
Amandinha 06/01/2023minha estante
Tô na mesma

Maria Carolina 16/01/2023

Foi bom, mas esperava mais
Confesso que eu criei um milhão de teorias pra saber o que estava acontecendo com ela, confabulei varios cenários diferentes para o real motivo da falta de memória, eu cheguei acreditar que era tudo fruto da imaginação dela também...mas do meio pro final eu consegui pegar o que tava acontecendo, era obvio que o "marido" dela nao era aquele Ben. A unica coisa que me confortou foi o Adam ainda estar vivo, mas do resto achei que o final da história deixou um pouco a desejar, nao fechou todos os arcos, ficou muita coisa em aberto....assim como o final do livro.
Isabella658 17/01/2023minha estante
Foi a mesma coisa comigo, eu tava confiando nem nela e no que ela tava escrevendo, criando teorias malucas, mas até chegar no plot é um clima legal de thriller psicológico

Maria Carolina 18/01/2023minha estante
Nossa eu criei um milhão de teorias kkkkkk pra no final ser a mais óbvia

Ticia 14/02/2021

Esse livro eu literalmente lia antes de dormir no app kindle kkkk gostei bastante do modo como a autora escreve, só achei que enrolou bastante e se tornou repetitivo em algumas partes (tal repetição se devia ao fato de que a mulher vivia praticamente igual todos os dias pq acordava sem memória recente) mas logo de início tu já saca a parada.

Aline 25/07/2018

Antes de dormir é um Thriller psicológico que ganhou uma adaptação cinematográfica e está disponível no catálogo da Netflix.

Christine é uma mulher de 47 anos, que acorda todos os dias do lado de um homem que pensa ser desconhecido, achando que é criança ou ainda está no começo de sua vida adulta, com 20 anos. Todos os dias o homem dormindo ao lado dela explica ser Ben, seu marido.

No passado, nossa protagonista sofreu um acidente que faz com ela perca a memória toda vez que se deita para dormir a noite. Então, aconselhada por um médico, começa a escrever um diário onde relata toda a sua rotina, para poder ler no dia seguinte.

No dia relatado no primeiro capítulo do livro, Christine pega seu diário e la encontra em letras grande que não deve confiar em Ben. Começamos a ler o diário junto com a protagonista, e vamos descobrindo todas as mentiras e manipulações de seu marido.

Eu formei minhas terias ao decorrer do livro e venho dizer que EU ESTAVA CERTA!!! Mas o livro não é previsível, pelo menos eu não achei. Ao iniciar o livro, pensei que poderia ser arrastado ler um diário, acompanhar o dia a dia de Christine, mas eu não podia estar mais enganada. Fiquei presa ao livro, querendo respostas as minhas perguntas.

O livro passa super rápido (eu mesma, li mais paginas por horas que o comum) e como vocês devem ter notado, ele te prende.. A leitura me despertou vários sentimentos, e engana quem está lendo, fazendo o leitor achar que talvez não haja nada de mais com Ben, para no final te surpreender. Sim, mesmo que eu tenha acertado achei o livro surpreendente, porque em vários momentos ele te instiga a deixar tudo que você supos de lado.

Uma leitura super válida para quem está começando no gênero e para quem já está acostumado a ler Thriller. Com certeza um livro que vale a pena e você só vai conseguir largar quando virar a ultima página.
gabihott 02/01/2022minha estante
Eu to doidinha lendo esse livro. Não confio nem um pouquinho no Ben mas tambem não consegui formular nenhuma teoria por enquanto!!

Aline 02/01/2022minha estante
Sim!! Espero que goste ?

gabihott 02/01/2022minha estante
Estou bem agoniada me imaginando na situação dela hahahaha
É desesperador!
Mas estou gostando ?

Ju 20/02/2021

"O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias?"

Eu gostei muito da história e da reviravolta, apesar de já ter sacado um pouco antes da revelação. Única coisa que não gostei é o final.

Maria.Eduarda 18/02/2021

Que sentimentos esse livro me trouxe!
Na maior parte do livro senti uma agonia extrema pela situação em que a protagonista se encontrava, me coloquei no lugar dela pensando sobre como deve ser horrível e confuso acordar todo dia sem se lembrar do que houve com os outros 20 anos de sua vida.
Era claro que por ela ter essa "fraqueza" estava claro de que alguém estava mentindo e a enganando.
Acho que o único "defeito" do livro é ser muito repetitivo em algumas partes, mas creio que o objetivo era esse, já que a protagonista sempre esquecia o que havia ocorrido no dia anterior.
Adorei a reviravolta que teve, só achei que o final poderia ter explicado se ela iria voltar ou não a lembrar das coisas.