Uma Breve História das Crises Econômicas

Uma Breve História das Crises Econômicas Waldon Volpiceli Alves

Resenhas - Uma Breve História das Crises Econômicas

Malu 03/12/2020

Breve Histórias das Crises Econômicas no Mundo
O livro aborda as crises econômicas e sociais onde o protagonista-mor é o capitalismo mal gerido pelos líderes governamentais e pelo sistema financeiro. Ou seja, enquanto houver esta forma de conduta econômica, certamente teremos crises financeiras e sociais, uma vez q 1 gera a outra.
Fica a sugestão para a editora manter um revisor gramatical para as obras publicadas, pois este livro quase perde a sua ótima proposta frente a erros tão bobos no decurso do texto.

Thiago.Torres 17/02/2019

Compilado das principais crises econômicas mundiais ao longo da história moderna
Compilado interessante sobre as diversas crises econômicas que aconteceram ao longo da história. As maiores e mais recentes crises trazem maior riqueza de detalhes e um político mais de profundidade, o livro é bem referenciado (com uma rica bibliografia ao final), entretanto há alguns deslizes na redação com alguns erros de grafia e concordância ao longo do texto. Nada que gere demérito ao conteúdo, mas valeria uma breve revisão que facilmente elevaria a qualidade da redação.

Estêvão Moraes 10/02/2021

Erros, diversidade de pensamento e as crises
O presente livro é muito rico em bibliografia e traz um ótimo conteúdo, tratando da temática com imparcialidade, como pode-se ver bem no início da obra ao definir o termo crise.
A multiplicidade de pensamentos fica explícita ao citar o heterodoxo da Escola Austríaca de Economia e Anarcocapitalista Murray Rothbard, apresentando outra visão com muita clareza e sem julgamento.
No entanto, a diagramação e revisão ortográfica do livro deixa muito a desejar, pois é facilmente encontrados erros de Língua Portuguesa. Ao meu ver, tal fato traz descredibilidade ao livro, pois acaba parecendo que foi feito em um fundo de quintal, consequentemente, deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha sobre a veracidade do conteúdo. Todavia, tais erros não afetam o aprendizado que o livro traz.
Outro ponto que me deixou preocupado é o trato ao Calvinismo, o qual foi feito pelo autor. Percebe-se, nitidamente, que o senso comum faz-se presente , pois há uma distorção do pensamento de João Calvino, o que seria mais uma interpretação dúbia do autor.
No geral, vale a pena a leitura, uma vez que muito se pode ganhar com um compilado sobre as crises econômicas, as quais muitas vezes são jogadas debaixo do tapete, negligenciadas e pouco estudadas. Sendo assim, camuflam o principal causador de crises: o Estado.

Helena B. 14/09/2021

Muito bom.
É um livro bem interessante e fácil de entender, e me fez interessar bastante sobre como a economia global funciona.
O unico ponto ruim é que eu nunca senti tanto sono lendo um livro na minha vida!! O livro é curto, mas o motivo maior pelo qual demorei tanto pra terminar foi porque não conseguia ler duas paginas sem morrer de sono.
Ótimo pra quem tem insônia hahahah.

Guilerme 17/01/2022

é interessante, achei meio raso e confuso em umas partes, mas valeu a pena a leitura. Eu tava lendo um livro chamada 50 fatos sobre economia (ou algo assim) e eram citadas algumas crises que eu não tinha conhecimento, então fui buscar histórias das crises e achei esse livro, li e gostei. Minhas únicas reclamações são o número enorme de erros gramaticais e no quesito conteúdo, que falou muito da crise de 29 e não se aprofundou da mesma maneira em nenhuma outra crise.