O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

Mateus.Silva 26/09/2023

O Restaurante no Fim do Universo
Por mais que o primeiro livro seja o melhor da série na minha opinião, esse não fica muito atrás, ainda dou muita risada com várias passagens, principalmente mais perto do final.

Gabi 19/09/2023

Bah
Ele conta as aventuras de um grupo de viajantes espaciais que vão ao restaurante que fica no fim dos tempos e depois viajam para diferentes épocas e lugares. O livro é uma sátira da ficção científica e da sociedade humana, que aborda temas como o sentido da vida, o livre-arbítrio, a ética, o consumo, a política e a religião. O autor usa um humor ácido e irônico para criticar as contradições, as futilidades e as injustiças do nosso mundo. O livro é divertido e faz pensar, misturando ciência e ficção, passado e futuro, real e imaginário.

Juliana Madna 18/09/2023

O restaurante no fim do universo
Não entre em pânico e não esqueça a toalha, fiquei um pouco com nojinho da toalha ?
Que doideira, amei a loucura desse livro que toda hora da uns tapas na nossa cara mostrando que é muito renascimento, muito big bang rolando e a gente fazendo charme por pouca coisa ???
Ele dá umas ferroadas na igreja ?, amei a metáfora das folhas e da floresta.
Achei genial quando o Dent chega na Terra de novo.
Senti pouca participação de alguns personagens do livro 1, mas amei conhecer um pouco mais do doido do Zaphod.
Vale muito a leitura, mas é bem doido. ??

Gabi! 14/09/2023

No momento estou muito grata que ainda tenho três livros dessa série para ler.
Que babado esse povo que colonizou a Terra, por isso que esse planeta ficou desse jeito insano.

Danielly 13/09/2023

Pra descansar a mente com essa comédia inteligente.

Seguindo a mesma linha de O Mochileiro das Galáxias, os personagens vem e vão entre diversos planetas e em vários tempos diferentes, inclusive no fim do universo. E no final não chegam a lugar nenhum.
Com piadas divertidas e inteligentes, recomendo pra quem entende piadas nerds.

Marina Alves 07/09/2023

Extremamente divertido, irônico e debochado de um jeito bom. A sequência trás novos ambientes e ensinamentos para os personagens, a revelação do final me surpreendeu demais.

Donizeti 02/09/2023

Acho que esse livro não é para mim
Sinceramente não gostei desse livro, achei ele bem chato, entediante e fora que mesmo tendo apenas 176 páginas me deu uma preguiça enorme terminá-lo. Pouquíssimas coisas e passagens me agradaram nesse livro, dizem que é um livro para não se levar a sério, mas o tom de comédia dele é bem sem graça fora as coisas que você não consegue entender ou visualizar.
Acho que irei abandonar a série por aqui, por hora não tenho vontade de ler os outros 3 livros da saga.

Beatriz3280 25/08/2023

Incrível
Minha primeira série livro de ficção científica, eu amei, foi uma ótima experiência. Quero reler logo com a cabeça mais madura, acredito que terei um outro olhar sobre este livro.

Alice 24/08/2023

A série podia facilmente acabar nesse livro
Eu abandonei na metade pq não estava com muita vontade de ler ficção científica, mas que bom que eu voltei pra terminar! O humor é nonsense e ácido que te faz rir pelo absurdo de algumas situações. O livro melhora muito depois da metade e o final me pegou totalmente de surpresa. Até fui pesquisar se a série era pra terminar nesse livro! Aparentemente não. Com certeza vou ler o restante mas não por agora. Talvez até o fim do ano.

juria 04/08/2023

O restaurante no fim do universo
Esse livro é tão engraçado e tão divertido que o tempo passa e você nem vê. Parece que tá lendo algo que veio realmente do espaço do tanto que é viajado. Eu amei!

Jeanderson 26/07/2023

Ainda não sei se o restaurante é bom...
.... Mas o livro é muito bom.

O restaurante em só aparece em poucos momentos, mas os acontecimentos lá interferem até o fim da história.

Leitura maravilhosa, história divertida, bem escrita e ainda assim, extremamente crítica e satírica com como o mundo funciona, e como a humanidade se desenvolveu.

Rafael 22/07/2023

Um livro confuso como as possibilidades do universo
Em Restaurante no Fim do Universo, segundo livro da série Guia do Mochileiro das Galáxias, Adams extrapola conceitos científicos para atar os desenvolvimentos de suas personagens, em uma sequência confusa e ao mesmo tempo reveladora.
O Restaurante no Fim do Universo é um livro com propósito difícil de se entender. Lançado em 1980, a sequência do livro que dá nome a série, mostra que, uma vez que a barra de genialidade de situações improváveis é sátiras ácidas foi elevada, qualquer coisa que não atinja os mesmos parâmetros tem a chance de ser questionada e não tão bem recebida, como a anterior.
São muitas situações e opções narrativas que colocam a história neste ponto. Seguindo diretamente os acontecimentos de o Guia do Mochileiro das Galáxias, nos vemos aqui, junto com os tripulantes da nave Coração de Ouro, indo em direção ao Restaurante no Fim do Universo para arranjar algo para comer, no que parece uma trama simples e de gatilho para o desenvolvimento dos arcos das personagens. O que acontece, no entanto, é que somos distraídos várias vezes deste caminho, por uma inumerável quantidade de tramas paralelas, que mais prejudicam do que contribuem para a formação do arco da história, em um sentimento de enrolação que permeia boa parte do começo do livro.
Adams opta, põe diversas vezes, em separar suas personagens em tramas paralelas, que mesmo sendo suficientemente divertidas, acabam não tendo o mesmo valor que teriam se as personagens estivessem juntas. Com boas ideias, como o encontro com o governante do universo e seu gato Senhor, ou com viagens no tempo para locais já visitados anteriormente na série, nos vemos presos dentro de acontecimentos que parecem não se conectar da mesma forma que no livro anterior.
A conexão faltante é a interação entre as personagens, que era um dos maiores pontos positivos do livro anterior. Um atenuante ainda mais preocupante é que as personagens isoladas, não tem uma leitura tão atrativa como quando estão juntas em suas situações improváveis. Isso pode ser explicado pelos problemas e enrolações da trama, mas alguns plots aqui são verdadeiramente difíceis de se ler, e de se acompanhar também.
A questão é que o tempo que aqui nos foi dado, e tomado, parece, da mesma forma que algumas situações da trama, mal aproveitado. Apesar do clímax ser mais conclusivo e interessante do que no livro anterior, acabamos aqui, tentando mais ligar as linhas que nem sempre estão muito a vista, do que propriamente apreciar o desenvolvimento das situações irrisórias que nos são apresentadas.
Adams é um mestre em criar a partir de uma concepção sua de algo de nosso cotidiano, uma situação impossível, carregada de comédia e comentários pessoais sobre temas complexos e questionadores, no que ainda é o ponto alto da franquia, mas que não foi tão bem empregada aqui.
Com pontos altos e baixos, nos vemos em uma montanha russa de fases, no que caracteriza uma história mal estruturada, e que, poderia, ser muito mais do que é. Mas, assim como o universo, a percepção de que algo não é o que parece ser, é apenas o primeiro passo da percepção do grande e constante desapontamento de Marvin, que nos foi compartilhado por muitos momentos nesta sequência confusa.
Mais sobre o Restaurante no Fim do Universo em @rafaelpf00 (só dá um tempinho pra eu postar, pra ficar bonitinho, tá? ?)

Daniel756 20/07/2023

Uma surpresa desagradável
O livro "O restaurante no fim do universo" começa bem ao dar prosseguimento a história da trilogia em cinco livros do Guia do Mochileiro das Galáxias, mas deixa a desejar em muitos aspectos.

Em alguns momentos, Millways é um lugar super interessante onde a atração principal é o fim do universo, porém, apesar de conter piadas engraçadas, resume-se a isso e nada mais. A viagem da turma do primeiro livro fica muito confusa e a troca de naves causa certo desconforto, pois nada faz sentido a partir delas.

É de fato um livro para não levar a sério, mas existe um limite para ver se de fato é um bom livro ou não. Desse modo, na minha opinião, o segundo livro deixou bem a desejar e está entre um dos mais fracos que já li.