A Fera na Selva

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Claire Scorzi 29/01/2009

Perpétua surpresa
Leio e releio esta novela de James e nunca é o suficiente; ela me fascina, me intriga, me surpreende, não importam quantas leituras faça. Sempre sinto que há um segredo guardado para quem for bastante insistente para procurar...
É uma história de amor? É. É uma história sobre o temor à mediocridade e ao vazio? É. Mas há mais nela. Como uma fera prestes a saltar no leitor, a apreensão do que diz está ali - aguardando...
Gabriel 13/05/2014minha estante
Já vi vídeos seus comentando a respeito de alguns livros de Henry James, e, apesar de não ter gostado muito de A Volta do Parafuso, o primeiro que li do autor (em se tratando da história, pois tecnicamente trata-se de um livro admirável), seus comentários a respeito de A Fera na Selva me cativaram, senti que eu iria me identificar. Estou esperando chegar pelos correios. Adquiri este e A Madona do Futuro. Tenho certeza que vou gostar, pela temática por você exposta a respeito dos dois contos, são temas que mexem comigo e me perturbam diariamente. Estou me preparando para sair da zona de conforto.

Gabriel 23/05/2014minha estante
Terminei de ler. Muito obrigado pela indicação. Já está entre os meus favoritos!

Ale 16/02/2022minha estante

gabriel.a.brumatto 17/02/2024

A Fera na Selva - Henry James
Este foi o meu primeiro contato com a obra do escritor britânico Henry James. Sempre havia ouvido falar muito bem desse autor, e creio que ele faz jus à sua fama.
"A Fera na Selva" conta a história de Marcher, um homem muito reservado e vivente das eras passadas e de sua amiga, separada pela distância May Bartram, que sabe um segredo muito importante a respeito de Marcher, contado por ele próprio. Em determinado momento, eles se reencontram e depois de muita convivência, os dois começam a nutrir sentimentos amorosos um pelo outro. Mas, será que a insegurança de Marcher deixará esse sentimento se nutrir ainda mais? Isso você só vai descobrir lendo.
Enfim, recomendo a todos que façam a leitura, principalmente nesta edição, pois a tradução é perfeita! É um livro que te proporcionará grandes momentos de reflexão sobre a passagem da vida.

Cinara... 20/11/2020

"... como pode a coisa que definitivamente nunca senti ser a coisa que eu estava destinado a sentir?"

Então como o Sabino fala nada acontece!?

Franco 05/07/2021

O que não é dito e diz tudo
enredo:

John Marcher é perseguido por uma estranha sensação, a de que um dia algo, alguma coisa, irá acontecer, e será marcante, um fato decisivo em sua vida. Ele partilha da sensação com sua amiga, e ambos passam os anos numa expectativa compartilhada: o que será, quando virá, como é que a fera sairá da selva, revelará sua face, e dará o seu bote?

(possíveis) pontos positivos:

- enredo simples, direto, unifocal, somente com dois personagens;
- trama sutil, daquele tipo que o mais importante é o que não é dialogado, narrado ou descrito;
- atmosfera de mistério e dúvida sugerindo um final revelador.

(possíveis) pontos negativos:

- escrita com longos períodos e ideias intercaladas;
- narrativa bastante dissertativa sobre o que é pensado ou sentido;
- os personagens parecem existir num recorte abstrato, quase que somente um para o outro, como dois atores num palco sem cenário.

o que mais impressionou:

o leitor mais atento pode até pescar algo antes do final, mas este, quando chega nas últimas páginas, é recompensador. Mais do que recompensador, é um gatilho para a releitura: sabendo do desfecho, todo o livro pode ser apreciado novamente (o que recomendo fortemente, inclusive por ser um livro curtinho).

julydaily 27/03/2024

Densidade poética
Por um momento achei que não fosse capaz de ler devido a densidade dessa leitura mas consegui sobreviver kkkk. Por incrível que pareça ontem eu decidi que queria ler um livro sem final feliz e por pura intuição comecei essa leitura e só agora quando terminei me lembrei disso, claro que o final pode ter várias interpretações. A história é sobre John um homem que vive na espera de que algo extraordinário aconteça na vida dele e ele compartilha esse ?segredo? apenas com uma pessoa a May e a partir disso eles começam uma amizade. O autor descreve tudo com profundidade e muita metáfora, foi um desafio pra mim, várias vezes reli a mesma página/frase pra entender de fato e não deixar nada passar despercebido mas eu gostei por ser fascinante, desafiador e por não ter um ?final feliz? pretendo reler em algum momento no futuro.
Kaique.Vidal 27/03/2024minha estante
"reli a página", eu lendo clarice sou exatamente assimkkkkk

julydaily 27/03/2024minha estante
putsss eu tbm!!! Clarice é demais

Cintia295 28/07/2023

Uma amiga minha super recomendou como sou curiosa e confio também muito nela fui ler. PASSADA
Mexeu muito comigo tanto que não sei explicar e também não irei escrever aqui pois é algo particular.
Foi um tapa na cara, quero colo, também chorar. Foi tudo isso no final, quando entendi o que o autor quis passar, literalmente as últimas páginas.

Me lembrou bastante de Os Desertos dos Tártaros. Que também mexeu comigo.

Cuidado com a falta de sonhos ou sonhos muitos grandes ( não que seus sonhos não possam ser grandes, mas vivaaaaa), e esquecer o presente, a família, os amigos, os amores etc.

Leiam, leiam, leiam
Jamile.Almeida 01/08/2023minha estante
acabou comigo, nota mil

Bia 19/07/2023

"A saída teria sido amá-la; então, e só então, ele teria vivido. Ela, sim, vivera ? quem agora poderia dizer com que paixão? ?, uma vez que o amara pelo que ele era; ele, ao contrário, nunca havia pensado nela (ah, isso agora era claro a ponto de ofuscá-lo) senão na frieza do seu egoísmo e à luz do uso que poderia fazer dela"

Rafa 03/03/2021

Gostei do livro, apesar de adivinhar o final/enredo. Não é um livro muito fluído, mas tem reflexões interessantes e construções de texto muito boas.

Cris 12/02/2024

12.02.2024
O ensinamento que o livro transmite é ótimo, mas até chegar a ele, haja paciência! ? Relata a vida de Marcher que fica aguardando algo que vai acontecer em sua vida. E uma conhecida de dez anos atrás, que se chama May, sugere aguardar junto com ele. ?Ambos vão deixando a vida passar e não vivem o que devem viver. Um consciente disso, outro não, e quando descobre, já é tarde.

Dery 08/04/2021

nada como um passatempo...
foi o primeiro livro que li dessa coleção de novelas importantes. é um livro leve, de leitura fluida e que trás pequenas reflexões sobre a sinceridade na amizade, companheirismo e um toque sutil de auto melancolía do protagonista.
li em poucas horas, e acredito que essa coleção seja pra isso, ler em um dia pra fugir das ressacas literárias que a gente as vezes se encontra :)

Martony.Demes 14/06/2023

Um livro diferente, como as diversas obras de James. Trata de relacionamento, de descoberta, de se envolver e não esperar. Claro, quando se trata de James, há um imbricado de questões relacionadas, e requer um estudo do pôs-fácil, de outros estudiosos sobre a obra. Foi o que eu fiz! E vale a pena ir atrás para entender! Lerei outra vez para compreender mais!

Ronnie K. 05/05/2009

Um James sombrio, enigmático e pessimista
Escrita na chamada última fase da produção literária do autor, na qual ele se tornara mais radical na abordagem psicológica dos personagens e mais complexo na maneira de narrar, Esse "A fera na selva", definitivamente, não é uma novela de leitura fácil. Não-Iniciados em Henry James, afastai-vos!

Aqui ele nos apresenta a história de um casal de amigos que se reencontra dez anos depois de um fugaz porém marcante encontro. Na ocasião passada, o homem havia revelado um "segredo" à então desconhecida, porém um segredo que ele próprio não saberia, nunca soube, exatamente definir. Tratava-se de um "pressentimento", uma "intuição", que o homem sempre tivera, e que vai ter durante todo o percurso da narrativa, de que algo grandioso, ainda que possivelmente terível, estaria destinado a acontecer na sua vida. Eles compartilham esse segredo ao longo de quase toda a narrativa, em que muitos e muitos anos vão passando, vão passando, vão passando...

Essa primeira parte, em que o pressentimento é apenas esmiuçado e aludido, sem nunca chegar a se revelar, pode desanimar o leitor mais impaciente. De fato, são tantos os volteios, as insinuações e cogitações, as alusões a essa coisa vaga, indefinida, e que nunca chega a se mostrar, que somente a muito custo não se perde a paciência com a novelinha, pois o conteúdo se torna demasiadamente fluído, vago, abstrato. Isso sem contar que James suprime de tal forma a ação externa e a descrição física de ambientes que muitas vezes se tem a impressão de vagarmos à deriva na companhia dos personagens, e de que vamos afundar junto com o livro.

Entretanto, quem sobreviver à primeira metade do livro, será recompensado na metade final. Quando as coisa começam a revelar e os fatos a se encaixar. E a beleza do estilo de James se impõe. Porém tudo é introduzido com uma sutileza tão elegante (mas sem deixar de lado o impacto de uma ou outra revelação) que é impossível não se deixar atordoar.

Não me lembro de outro autor que utilize de forma tão envolvente o fluxo de consciência como James. Tanto mais uma maneira peculiar de fluxo de consciência, o que eu chamaria de "Fluxo de Conciência em "Terceira Pessoa". A abordagem de James, em suas últimas e melhores estórias, é poderosa e impressionante por causa disso. Ele tem o domínio completo da psicologia e das motivações internas dos seus personagens, pode revelar a parcela dos sentimentos deles que desejar, ao mesmo tempo em que ameniza esse domínio, possivelmente para amenizar uma provável presunção de sua parte, com uma narrativa em Terceira pessoa, ou seja, com um "falso" distanciamento. O efeito na mente do leitor é devastador.

Natalie Lagedo 19/04/2017

A Fera na Selva está ecoando em minha mente desde o fim da leitura. O enredo se desenvolve com requinte e ao mesmo tempo simplicidade. Parece ter existência autônoma, sem interferência humana na criação, um deleite para quem lê.

John Marcher acredita que um grande acontecimento marcará sua vida. É algo único e que não se sabe o que é. Eis o segredo, que é apenas partilhado com May Bartram, sea melhor amiga. Eles estabelecem uma amizade ainda na juventude, com o objetivo quase que exclusivo de que ela será sua cúmplice e guardiã. Os anos passam e a velhice se apresenta a ambos sem que o momento esperado e decisivo venha à tona. Marcher, apesar de julgar a si com um enorme diferencial diante de todos, procurou levar uma vida comum para manter as aparências, até que Miss Bartram o coloca de frente à verdade, obrigando-o a refletir e repensar tudo o que (não) fez até ali.

Este foi o meu primeiro contato com Henry James. Os flashbacks e o discurso indireto trazem os personagens para perto. Sugere mais do que efetivamente diz, abrindo um leque de possibilidades de interpretação. A progressividade no entendimento do enredo é constante. Até os personagens vão descobrindo os fatos pouco a pouco. A impressão é que o autor se deixou levar e também ia descobrindo o passo seguinte conforme a estória ganhava corpo, mas isso é só um palpite, pois sua intenção real é latente.

"Alguma coisa estava lá, a esperá-lo, nas curvas e torneios dos meses e dos anos, como uma fera à espreita na selva. Pouco importava se a fera na tocaia deveria matá-lo ou ser morta. O ponto definitivo era o bote do animal." O momento ideal. James traduziu o sentimento de expectativa por algo desconhecido e indelével que ronda o meu ser com a precisão do bote felino. Com absoluta certeza é um dos melhores livros que já li.
Nanci 19/04/2017minha estante
Ótima resenha, Natalie. Eu adoro esse livro - li no original e nessa versão traduzida (pretexto para a releitura ;)

Natalie Lagedo 19/04/2017minha estante
Obrigada, Nanci! Se ele é maravilhoso em português deve ser ainda mais incrível em inglês. Fernando Sabino, na introdução, disse que foi muito difícil encontrar termos e expressões que conseguissem transmitir com exatidão o texto original. Provavelmente vou fazer muitas releituras dele, como também de Uma Criatura Dócil, de Dostoiévski.

1 | 2 | 3 | 4 | 5