Muncle Trogg: O menor gigante do mundo

Muncle Trogg: O menor gigante do mundo Janet Foxley




Resenhas - Muncle Trogg: O menor gigante do mundo


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Camila 30/11/2014

Muncle Trogg
Muncle Trogg vive no Monte das Lamentações, ele é o menor gigante do mundo e mesmo por sofrer na escola por isso, ele consegue, mesmo pequeno, salvar a vida de muita gente da sua cidade. Ele vive com seus pais e seus dois irmãos em uma casa bem humilde. Porém o sonho do Muncle, sempre foi fazer a diferença para a sua família, para provar que tamanho, não muda nada.

Muncle adora passear pela floresta, só que isso é proibido , crianças andarem sozinhas, apenas os caçadores tem permissão de sair pela floresta a fora e caçar. Até que um dia, em que Muncle sai pela floresta, ele encontra uma cidade um pouco distante, ele se aproxima e não acredita no que vê. Sim, ele vê um "pequenote", que antigamente eles faziam guerras, os Pequenotes x Gigantes. Os Pequenos tem armas, e magia. No meio de uma mata, bem escondido, uma garota pequenote, acaba vendo Muncle. E é ai, que tudo pode dar errado, na vida de Muncle e no Monte das Lamentações. Contém Ilustrações.




Editora: Intrínseca
Páginas: 206
Autora: Janey Foxley

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



tiagoodesouza 22/10/2013

Muncle Trogg: O menor gigante do mundo | @blogocapitulo
Olá, pessoal! A resenha de hoje é de um livro que eu estrategicamente fiz meu sobrinho comprar na 6ª Bienal Capixaba do Livro. Sim, o livro é dele mas o crianção aqui gosta de livros juvenis com ilustrações. Deve ser por que não li muitos assim quando eu era um garotinho.

Muncle Trogg se sente deslocado. Afinal, ele é um garoto gigante de 10 anos que não cresceu tudo o que uma criança gigante tinha que crescer. Para vocês terem uma ideia, seu irmão Gritt tem apenas 7 anos e é capaz de pegar Muncle somente com uma das mãos e deixá-lo de cabeça para baixo! Muncle está quase se formando na escola e precisa passar no teste de Gigantia para ter um bom futuro na terra dos gigantes. Mas algumas coisas acontecem e Muncle vê seu futuro, e de todos os outros gigantes. ameaçado.

Os gigantes vivem hoje em dia no lugar chamado Monte das Lamentações, que estranhamente é quente como um vulcão, tem cheiro de vulcão e formato de vulcão. Mas o que interessa, os gigantes não sabem disso. No passado, os gigantes viviam ao ar livre e sequestrando os Pequenotes, humanos que viviam e ainda vivem na cidade próxima. No entanto, os Pequenotes passaram a se defender com máquinas cada vez mais rebuscadas até que descobriram as tais varetas mágicas que disparavam bolotas de metal que podiam rasgar a pele dos grandões. Foi por conta disso que eles se refugiaram no monte e criaram leis para se manterem afastados dos Pequenotes.

A narrativa é em terceira pessoa pelo ponto de vista de Muncle. A leitura flui muito facilmente. Tanto que eu o li em poucas horas e consegui me desligar completamente de uma narrativa não tão boa de um livro que estivera lendo naquele dia. Eu gostei da construção do pequeno grande mundo dos gigantes, tendo uma hierarquia e cada um com uma obrigação. Janet, a autora, não se aprofunda muito nos assuntos. Ela os apresenta e nos despede deles como se dissesse eu volto logo, não se preocupem.

É praticamente inevitável comparar qualquer livro juvenil com ilustrações aos livros da série Como treinar o seu dragão que, de certo modo, foi onde o boom aconteceu. Mas em Muncle, apesar de haver mais textos do que figuras, as que existem têm esse toque de humor que remete aos livros da Cressida. Eu curti bastante a leitura de Muncle, mas Soluço e Banguela ainda estão no topo do meu ranking.

Assim como todo bom livro juvenil, Muncle tem uma moral por trás. A mais óbvia dela é a seguinte: no mundo de gente grande, ser pequeno tem lá suas vantagens. Vou deixar que vocês leiam e se divirtam com o livro para descobrir quais são as outras.

"(...) Os gigantes eram criados para venerar a violência, mas Muncle passara muito tempo levando surras para apreciar esse tipo de coisa."
Página 26.

site: http://www.ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/10/resenha-muncle-trogg-o-menor-gigante-do.html
comentários(0)comente



Suelen Mattos 07/05/2013

Até que foi bem legalzinho!!!

Este é um livro infantil, com uma historinha que muitas crianças irão se identificar: um gigante que tem o tamanho de uma criança humana, zoado pelos colegas da escola e até pelo próprio irmão. Mas Muncle é muito esperto, e é isso que salva tantos os humanos quanto os próprios gigantes. Vi algumas pessoas comparando esse livro com o "Como Treinar o Seu Dragão" da Cressida Cowell, mas como eu nunca li o livro (só vi o filme) não posso dizer muito sobre isso.

Semelhanças (ou não) à parte, a história em questão tem seu próprio charme. É uma leitura simples e fácil, sem graaaandes acontecimentos, mas que garante uma boa distração. Ainda não decidi se compro a continuação, mas certamente não me arrependi de ler esse aqui. Se quer algo leve ou uma história para compartilhar com os seus filhos/netos/sobrinhos/afilhados, eis aqui uma boa pedida! Leia sem grandes expectativas e você irá se divertir.



Quer ler a resenha completa? Então visite o blog ROMANTIC GIRL:

http://su-romanticgirl.blogspot.com.br/2013/05/janet-foxley-muncle-trogg-o-menor.html



comentários(0)comente



Cristiano Rosa 03/03/2013

Diário CT: Muncle Trogg
Fiquei muito encantado com o livro Muncle Trogg: o menor gigante do mundo desde o começo de sua leitura. A combinação de narrativa juvenil e ilustrações que se interagem ao longo da obra da autora inglesa Janet Foxley deixa a história ainda mais agradável e mágica do que poderia ser por si só.

O volume, publicado pela Editora Intrínseca e enviado ao blog como cortesia, tem 224 páginas e um enredo dividido em 22 capítulos curtos, com bastante diálogos, descrições e desenhos, tornando a leitura ágil e não cansativa.

O protagonista é o pequeno e corajoso gigante Muncle, de 10 anos, que mora com seus pais e irmãos. A família é pobre e o patriarca sustenta a todos com seu trabalho de caçador de dragões.

Misturando aventura com humor e drama com suspense, a narrativa mostra o personagem principal em busca de sua autodescoberta, em meio a preconceitos por ser diferente entre os que vivem no reino onde mora.

Perto dali habitam os “pequenotes”, que correspondem aos humanos de estatura normal. Estes são temidos e amaldiçoados pelos gigantes, que receiam que eles possuam magia e força maior do que podem imaginar. Porém Muncle acaba descobrindo mais do que qualquer outro de sua raça, tornando-se único e mais tarde recompensado por ajudar a salvar o seu reino.

A diagramação do livro lembra muito a da série Como Treinar o Seu Dragão, também publicado pela Editora Intrínseca. Com um enredo criativo e rico de mensagens positivas, a obra conquista o leitor com facilidade, porém deve-se ter em mente que é um livro juvenil, então não pode-se esperar muita complexidade na escrita ou mesmo nas reviravoltas que acontecem com os personagens.

Trata-se de uma fantasia rica em detalhes e ambientada em um mundo com muitas questões bem semelhantes com o nosso. E não é um texto totalmente previsível, como a maioria dos livros do gênero, pois ele surpreende em muitos momentos. O primeiro capítulo do segundo volume da série, publicado recentemente pela editora com o título de Muncle Trogg e o Burro Voador, se encontra ao final do exemplar.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=20686
comentários(0)comente



Luciano 13/06/2012

Achei muito ruim o livro! A história é simplória, os diálogos são sofríveis e estranhos, os desenhos bobos e sem graça... acho que foi uma tentativa de imitar a fórmula da série Como Treinar Seu Dragão, mas ficou muito longe de se aproximar da qualidade das histórias de Soluço e Banguela. Não recomendo.
Luciano 13/06/2012minha estante
Só pra constar, acho que nem se fosse criança ia gostar desse livro!


Thiago Diogo 11/03/2015minha estante
Todas características que você citou como ruins seria pelo fato do livro ser infanto-juvenil... É importante levar isso em consideração..


Viviane 18/01/2017minha estante
O livro tem uma escrita mais simples do que os livros que citou pois foi feito para criancas que estão iniciando a leitura com 9-10 anos...minha filha está amando o livro é outros como herry Potter por exemplo ela ainda não consegue..então na minha opinião o livro é maravilhoso.




Bárbara 29/03/2012

Pequeno Grande Gigantinho
Com uma diagramação super parecida com a da coleção Como Treinar seu Dragão, a Editora Intrínseca nos apresenta à sua mais nova série de livros infantis: Muncle Trogg.

Gosto bastante de histórias deste tipo e acredito que foi esse o motivo para eu ter pedido esse livro para análise. Quando li sobre ele, já sabia que ia gostar da história. Acho interessante a forma que a história é contada, gosto bastante das ilustrações e entendo que são livros assim que vão fazer com que as crianças de hoje se interessem pela leitura.

Muncle Trogg (o gigante pequeno que vocês podem ver na capa do livro) é o menor gigante do mundo e não se sente bem vivendo no meio deles. Seu irmão mais novo é mais alto que ele e sua irmã bebê já é bem grande. Os gigantes vivem em uma terra próxima das terras dos Pequenotes (como nós somos tratados no livro de Janet Foxley) e, certo dia, ao tentar saber um pouco mais sobre eles e ao tentar descobrir um pouco sobre o que está escrito em um livro que eles guardaram, Muncle Trogg vai até o mundo deles e tenta conversar com algum.

Depois disso, ele descobre várias coisas que antes não sabia. Por faltar aula, tem medo de reprovar no Exame de Gigantia, mas, ao voltar para casa, descobre que sabe muito mais sobre os Pequenotes do que qualquer outro gigante.

Muncle ganha a confiança do Homem Sábio e descobre que sua importância no mundo dos gigantes é bem maior do que o gigante mais alto que por lá vive.

Eu gostei bastante de como a história foi construida. Gostei dos personagens, gostei dos diálogos, gostei de como as coisas foram acontecendo. As ilustrações também ficaram maravilhosas, o que ajuda a deixar o livro ainda mais gostoso de ser lido.

É uma leitura que com certeza recomendo a todos. E quando meu irmão ou irmã (que vai nascer ainda este ano) estiver na idade certa, este é um dos livros que farei questão de ler para ele ou ela.
comentários(0)comente



Juliana.Giacobelli 16/03/2012

Muncle Trogg, O Menor Gigante do Mundo
Vocês sabem que eu adoro livros infantis, porque adoro o modo como certas mensagens são passadas às crianças, e como conseguimos nos enxergar em muitas das situações descritas. Então, claro, quando Muncle Trogg ficou disponível para resenha eu corri para solicitá-lo à Intrínseca.

Muncle Trogg é um gigante que mora com seu pai e sua mãe – ou melhor, seu Pá e sua Mã – no Monte das Lamentações, o lar dos gigantes, que é onde eles se escondem dos Pequenotes, nós, os humanos. O problema de Muncle é que, apesar de ter a pela cinza e verruguenta, dentes amarelos tortos e pelos horríveis pelo corpo, ele é um gigante baixinho. MUITO baixinho. E isso faz com que ele seja alvo de zombarias na escola e na família.

Porém, o que Muncle não sabe é que quando seu irmão mais novo – e muito maior que ele – Gritt, solta acidentalmente o dragão Snarg da escola, ele vai precisar muito mais de sua inteligência do que de seu tamanho para trazer a fera de volta… E quando uma garotinha Pequenote aparece no Monte das Lamentações, somente ele e sua esperteza serão capazes de salvar o lar dos gigantes.
Muncle Trogg é um daqueles livros gracinhas que você daria para seu filho ler sem nenhum receio, porque além de ter nomes engraçados como “Sr. Panaca”, “Sr. Paulada” e ser totalmente ilustrado, o livro também ensina valores como amizade, a importância da família e das diferenças.

Como falei no início, gosto muito de ver o modo como os autores infantis passam mensagens, muitas vezes complexas, de forma simples para que as crianças possam assimilá-las. No caso de Muncle Trogg fica bem claro a ideia de que tamanho e força não são tudo, e de que a inteligência, se usada da forma correta, pode fazer de você um herói – sem importar a sua aparência ou quanto dinheiro você tem.

Os personagens são muito marcantes, com destaque para o Muncle, claro. Apesar de toda hora a autora deixar claro que ele é feio, é simplesmente difícil enxergá-lo dessa forma, por ser tão fofo e educado. Além disso, apesar de sofrer bullying por causa do tamanho, ele não é violento ou rebelde em momento algum – ok, talvez um pouco rebelde ao fugir da escola e espionar os Pequenotes, mas sofre as consequências disso.

As ilustrações são bem legais, bem infantis e… algumas bem estranhas. Isso porque elas vem com legendas do tipo “Procurando por um petisco saboroso? Experimente língua de lagartixa” e outras tantas que, juro por Deus, me fizeram rir e soltar um “eeewww” enquanto lia. Mas é isso que torna o livro divertido, o fato de que essas coisas nojentas para nós são normais para os gigantes, e vice-versa. É certeza que a criançada vai fazer careta e rir bastante.

Por fim, Muncle Trogg é um livro que ensina que o que é diferente não é necessariamente ruim, que podemos aprender muito com as diferenças e que não há idade ou tamanho para se tornar um herói.

xxxxxxx

Resenha originalmente postada no blog julianagiacobelli.com
comentários(0)comente



naniedias 15/03/2012

Muncle Trogg, de Janet Foxley
Muncle Trogg já tem dez anos, mas ainda é muito pequeno. Para um gigante, quer dizer. Todos os demais gigantes, inclusive seu irmão mais novo, são maiores do que ele. E isso sempre representou problemas para Muncle - além de ser sempre motivo de chacota de seus colegas, ele não consegue fazer todas as matérias na escola, por ser muito pequeno e fraco para os padrões dos gigantes.
E agora que está com dez anos, ele precisa prestar o exame de Gigantia para poder arrumar um emprego - o que será muito difícil.
A sorte de Muncle é ter ido ao passeio da escola, onde ele conhece Biblos, o homem sábio, que reconhece que Muncle parece com um pequenote. Com roupas de pequenote e o livro que contém o segredo da magia dos pequenotes, ele realmente fica parecido com eles.
Muncle resolve que deve ir até a aldeia dos pequenotes - quem sabe ele não descobre como ler o livro para conhecer os segredos dos pequenotes?

O que eu achei do livro:
Incrível!
Janet Foxley tem uma criatividade admirável! Com uma escrita simples e fluida, ela conta a história de um gigante pequeno - tão pequeno que tem várias dificuldades para se encaixar na sociedade em que nasceu. Mas Muncle é pequeno apenas no tamanho, com uma personalidade forte, ele tenta se encaixar da maneira que pode e usa suas ideias para encontrar o seu lugar!
A maneira como os fatos se desenrolam é muito divertida e inesperada - eu adorei acompanhar a aventura de Muncle Trogg! Eu não sabia que o livro era parte de uma série, então quando cheguei ao final e encontrei o primeiro capítulo da próxima aventura fiquei super feliz - teremos mais livros com Muncle! A autora deu uma finalização muito satisfatória à história e deixou apenas pequenas pontas soltas para serem discutidas nos próximos livros. Pequenas, mas suficientes para me deixarem com muita vontade de conferir as próximas histórias!
O trabalho gráfico da editora nesse livro ficou muito bom! A capa é linda e as ilustrações de Steve Wells dão uma dinâmica bem divertida à história - ainda mais com as pequenas anotações, que fazem com que o livro pareça um diário. Mas só por causa das anotações mesmo, pois ele é contado em terceira pessoa e não diretamente pelo pequeno gigante que protagoniza essa divertida aventura.
Muncle Trogg é uma história muito gostosa - capaz de entreter crianças de todas as idades! Mal posso esperar para ler outras aventuras do gigantes minúsculo.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
comentários(0)comente



Flavia 14/03/2012

Bacaninha...
Pra quem já leu as aventuras de Soluço em "Como Treinar seu Dragão", não tem como não comparar com a história de "Muncle Trogg", já vou avisando...

Muncle tem 10 anos é o menor gigante que vive no Monte das Lamentações. Ele é praticamente do tamanho de um humano (ou pequenote como os gigantes os chamam), e por isso é motivo de zombaria entre os gigantões com quem convive. Por causa disso, ele sempre falta as aulas pra fugir das perseguições que sofre, tanto dos alunos quanto dos professores, e até de Gritt, seu irmão. O pobre coitado vive sendo injustiçado e ninguém nunca reconhece seus esforços. Até Mã e Pá, seus pais, não entendem o pequeno gigante e vivem acreditando nas mentiras que Muncle conta para fugir das aulas.

Os gigantes são seres completamente burros ao quadrado, teimosos, idiotas, brigões, mas por serem grandes e fortes, acham que são poderosos e donos da razão. Só que isso não se aplica a Muncle. Ele tem senso, é inteligente, pensa antes de fazer as coisas e sempre tem um plano em casos de emergência.

Os gigantes se mudaram para o Monte há séculos atrás, pois naquela época, eles atacavam e sequestravam os pobres pequenotes, que com o passar do tempo, passaram a revidar com armas e canhões, o que fez os gigantes fugirem com medo. Os gigantes acham que os pequenotes são uma ameaça pra eles, mas ao mesmo tempo demonstram interesse em seus dons, pois eles sabem ler e os gigantes são loucos pra aprender essa "magia". Já se passou tanto tempo desde a guerra que os pequenotes não se lembram mais da existência desses malucos.

Depois de se lascar na aula do Sr. Paulada onde teria que ensinar comandos a Slarg, o dragão foragido que botou fogo na escola e foi recapturado por Muncle, e falhar miseravel e injustamente, ele resolve fugir e descer o monte pra aprender a ler com os pequenotes, se aproveitando do seu tamanho e que poderia facilmente se passar por um deles, e se depara com Emily, uma menininha do vilarejo que pensa que Muncle chegou com o circo da cidade. Apesar do encontro muito breve, Muncle fica bem feliz em ter descoberto que os pequenotes não são nada daquilo que ele ouviu falar...

Ele então volta pra casa, pensando na próxima visita... Mas não contava que um dos gigantes teria a brilhante ideia de sequestrar a menina e levá-la ao Monte...

Muncle, com a ajuda de Slarg, agora precisa ajudar Emily a escapar de Anã de Jardim, a filha do Rei, para que ela possa voltar ao vilarejo dos pequenotes, dar um jeito de impedir a invasão dos pequenotes ao Monte das Lamentações, libertar seu irmão e fazer com que ele seja readmitido na escola após ser expulso e de quebra ainda ganhar um novo posto no reino e deixar Mã e Pá orgulhosos!

Enfim... O livro tem a diagramação bem parecida com "Como Treinar seu Dragão", com "sujeiras e manchas" espalhadas pelas páginas, ilustrações feitas "a mão" bem infatis. Muncle é bem parecido com Soluço e o comportamento dos gigantes bem parecido com o restante dos vikings, que são teimosos e só entendem e aceitam os que lhe convém. E Slarg? Nem preciso citar Banguela...

A história é bacana, mas achei que faltou um pouco mais de originalidade, pois ler sem se lembrar de Soluço e suas aventuras, só é possível pra quem ainda não leu...

E que venha "Muncle Trogg e o Burro Voador" pra sabermos por mais que tipos de enrascadas e aventuras Muncle irá passar...
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR