Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Celso Furtado

Resenhas - Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Mari 21/08/2023

Um clássico do Furtado
Ler a base teórica de Celso Furtado e sua perspectiva acerca da condição de desenvolvimento e do subdesenvolvimento dos países é algo que não me cansa. É infeliz pensar que os pensamentos e as descrições da condição de país periférico, do Brasil em especial, ainda se fazem tão relevantes na atual conjuntura. É muito claro que nos dias de hoje a relação de dependência do Brasil dos países cêntricos se modificou, porém continua em outros termos - em especial na dependência tecnlógica. Furtado já era em sua época e continua sóbrio ao analisar a economia brasileira sob o viés histórico-estruturalista.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento é um dos livros mais teóricos e prolixos que eu já li do Furtado até agora, por isso foi uma experiência e tanto. Apesar do livro ter se arrastado um pouco pra mim, foi muito interessante o resgate histórico por trás da idéia do autor de que a condição de subdesenvolvimento não é uma etapa prévia do desenvolvimento, e sim, uma condição estrutral e histórica por si só. Por fim, recomendo muito a leitura como um texto base para o pensamento de um dos maiores pensadores do estruturalismo latino-americano e para refletir sobre a nossa condição de Brasil dentro da divisão internacional do trabalho.