A Síndrome da Boazinha

A Síndrome da Boazinha Harriet B. Braiker

Resenhas - A síndrome da boazinha:

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Trarte._ 17/03/2022

Seja protagonista da sua própria história.
Ótimo livro, simplesmente não tenho respostas para o quanto esse livro me abriu a mente e me ajudou. Se você sofre em agradar demais as pessoas esse livro vai com certeza te ajudar como me ajudou. Recomendo para todos, mas principalmente as mulheres que são as que mais sofrem desse Síndrome da Boazinha. Espetacular! A leitura é fluída e reveladora. Eu fui lendo enquanto praticava os meus novos hábitos de "não-agradadora".

Super recomendo para todos que sofrem em agradar demais e que querem ser protagonistas da própria vida e deixar de viver pelos outro! Boa leitura!

Alexia 10/03/2022

Dessa síndrome eu entendo ?
Para quem tem ou acha que tem a ?síndrome da boazinha?, que na verdade não é uma síndrome realmente, mas apenas uma mistura de comportamentos e pensamentos errados, vai amar ler esse livro!
Ele tem uma escrita bem pesada, pelo menos para mim, além disso ele vem com exercícios práticos que você pode estar fazendo diariamente para melhorar esses comportamentos.

Cortina 26/01/2022

Por mais que seja um livro voltado para o público feminino, acredito que consegui tirar bon ensinamentos!

Giovana.Alves 23/01/2022

De início julguei um pouco o livro pela sua capa e título, mas ao mesmo tinha uma certa curiosidade para entender mais sobre a sindrome da boazinha. Um livro muito prático, a sua leitura de fácil entendimento.l, para uma estudante de psicologia foi bem interessante lê-lo, tanto sobre a sua temática como formas de lidar com aquilo. No final o livro me surpreendeu bastante e me fez refletir sobre questões minhas. Além de trazer muitos temas importantes e reflexivos.
Giovanna.Davim 29/01/2022minha estante
Fui influenciada por tu

Marcela Prado 20/01/2022

Conteúdo interessante.
Achei a leitura interessante, entretanto alguns termos repetitivos que as vezes acaba deixando um pouco cansativo de se ler, o conteúdo é bem denso, abre a mente para muitas questões que particularmente passavam-se desapercebidas, ao final de toda a parte teórica o livro propõe 21 dias para colocar em prática o que foi abordado durante toda a leitura o que de certa forma achei interessante, pois após toda teoria ele fornece ferramentas usuais para poder aplicar aquilo que foi exposto, uma ressalva a respeito de colocar em prática, antes gostaria de citar que achei extremamente cansativa a leitura e acabou se arrastando um pouco, retomando a fala de colocar em prática, alguns exercícios e sugestões no meu cenário atual de certa forma não seria possível colocar em prática. Creio que cada pessoa irá se identificar em um determinado grau e de uma forma com o livro, algumas mais e outras menos. Ele aprofunda bastante sobre a questão da Compulsão por Agradar, trazendo diversos e diversificados cenários onde esta compulsão acaba atuando. Para mim valeu a pena a leitura deste livro.

Elida 16/01/2022

Livro muito bom, com exemplos extremos do que a síndrome da agradadora compulsiva pode fazer, principalmente, com as mulheres.
Necessário mudar a cultura que aprisiona mulheres ditando o modo como devem ser sempre agradáveis.

Julia 01/01/2022

Quando agradar os outros é uma compulsão
Sempre pensei que meu jeito de querer fazer todo mundo feliz fosse uma qualidade. Mas nos últimos anos passei a perceber que eu deixei de fazer coisas que me faziam feliz, ou que eu abri mão de um conforto, de uma ideia só para fazer com que a existência dos outros fosse mais fácil, enquanto que a minha só se mostrava mais difícil e angustiante. Esse livro adjunto de terapia me ajudaram e continuam me ajudando a encontrar um equilíbrio na minha compulsão. Dei três estrelas porque odeio livros que no final tem um lance de "plano de X dias pra se curar". O livro deveria incentivar que as pessoas também procurassem terapia ao invés de criar um plano meio que milagroso que vai curar todo mundo.

Siliane.Ferrari 25/11/2021

Nota 10/10
Muito bem escrito e traduzido. Indico a leitura.
Trata sobre a necessidade que algumas pessoas têm em agradar outros. Discute as causas e possíveis mudanças que as pessoas podem fazer nos seu hábitos agradadores.
"O leitor perceberá que viver de forma equilibrada, levando a opinião dos outros em consideração, sem que ela tenha necessariamente que se sobrepor à sua vontade, é a melhor maneira para ser saudável e feliz" (google livros)

Vinha 10/10/2021

Um tapa na cara diferente a cada página
Esse livro é uma sessão de terapia particular. Me vi em vários momentos questionando a mim mesma sobre quem eu realmente sou e quem eu quero ser. O livro me ajudou a identificar padrões negativos e prejudiciais de comportamento, além de abrir meus olhos para tudo aquilo que pode ser mudado (ou melhorado). Uma leitura fundamental.

Sabrina382 10/10/2021

A síndrome da boazinha
A síndrome da boazinha é um livro guia para entendermos como funciona a mente de uma agradadora compulsiva e quais passos podem ser dados para tratar esse tipo de compulsão.

Uma leitura fácil, rápida e fluida. A autora trás relatos de pessoas que passaram grandes problemas até perceberem suas dificuldades em dizer não, em impor limites e entender até aonde poderiam fazer pelo outro.

Ao final do livro temos um ?cronograma? que propõe 21 dias com passos para reprogramar a mente de mudar esses hábitos corrosivos.
Dayse.Ariane 10/10/2021minha estante
Interessante.

Sabrina382 10/10/2021minha estante
Vale a pena ler

Karol 09/09/2021

Um livro que pode ajudar pessoas a sair do vício de agradar
Um livro que me foi indicado por uma psicóloga nas redes sociais, um livro muito bom que nos mostra vários exemplos de mulheres "boazinhas" que por muitos anos deixaram de viver como gostariam por não conseguir dizer "não" e como isso destruiu a vida delas. A autora passa vários exercícios para reconhecer o seu nível de "agradadora" e exercícios para sair desse vício de agradar a todos menos você mesma.

Porém chega uma parte do livro que fica muito cansativa e repetitiva a leitura, principalmente nesses exercícios passados. Não vou negar que pulei várias páginas quando via que eram exercícios, mas tirando isso o livro nos trás muitas informações interessantes sobre como ser agradável e passiva com todos pode ser a pior coisa a se fazer, nos aprisionando em pessoas que não queremos ser.

Rubia 31/08/2021

Receitas prontas que não sei se me servem
Num primeiro momento estava gostando do livro. No entanto, acho que traz um certo exagero e uma quantidade de receitas prontas que, para mim, não servem.
Talvez para uma pessoa excessivamente "boazinha" a leitura desse livro faça mais sentido.

Heloisa Motoki 18/08/2021

Necessário
Um livro necessário, se em algum momento, seja para quem for, sentiu dificuldade de dizer não, ou ao não agradar se sentiu culpada, esse livro é para você.

A autora é bem didática, traz vários exemplos roteiros de como colocar em prática

Estelia 07/08/2021

Choque de realidade
Descobri esse livro muito por um acaso. Achei o título interessante então coloquei na lista. Comecei a ler e cada parágrafo era um "tapa na cara". Nunca imaginei que algumas atitudes que eu tinha e que pensavam ser corretas na verdade não são e são extremamente prejudicias. Se você tem atitudes com a intenção de não gerar conflitos ou evitar problemas, leia o livro.

jdelisiario 08/05/2021

A síndrome da boazinha
Na maioria das vezes, optamos por ser agradável com as outras pessoas. Mas essa acontece também, momentos em que essa "agradabilidade" passa dos limites, pois para preservar a aparência de boa pessoa, disponível, que nunca deixa de auxiliar os outros, chega a prejudicar a própria pessoa "agradável". Ela fica tão atolada com as coisas dos outros que não tem tempo para si, então nesses momentos é necessário uma mudança de rota.

Aprender a falar não, entender que seu valor precisa ser medido por quem você é, e não por aquilo que você faz pelos outros!

Aprendi muito com esse livro - as armadilhas que nosso subconsciente nos leva, os conflitos postergados por não querer desagradar, mas que nos impacta diretamente.

Sinto que periodicamente devo reler esse livro para não me esquecer e, o mais importante, procurar uma terapia para que os sentimentos não se transformem em transtornos.

#leituraTerapia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6