Um amigo no escuro MARCIA KUPSTAS

Resenhas - Um Amigo no Escuro

Carol 29/07/2009

Verdadeiro livro de amigos
Depois que sua idade diz que você é adulto,as pessoas esperam que seus hábitos amadureçam(e isso porque eu ainda tenho 17 anos).Os livros que se lê devem ser de adulto,as músicas que se ouve devem ser de adulto,as palavras que você diz devem ser de adulto.Por algumas horas,me permiti não cumprir essas regras e li um livro infanto-juvenil como se deve:permitindo a minha própria mente ter a idade que minha alma também tem,sem complicar as coisas.E foi muito bom.

Luciana é uma adolescente com frases e manias que quase toda pessoa de sua idade tem,mas o que exprimiu naquele telefonema foi mais do que o básico da idade.Ela disse o que uma adolescente fica pensando sozinha...aquilo que é claro dentro dela,mas não se permite falar em voz alta.Nas palavras dela,estava tanta coisa que me perturba...a insegurança,a sensação de que o mundo é injusto,a vontade de ser outra pessoa.Muito se vê hoje livros para adolescentes(sinceramente,chatinhos!) escritos com linguagem jovem,mostrando como o mundo não entende o que eles dizem e blá blá blá.Com a Luciana,senti que o mundo ainda não a entende,mas ela também deixa claro que ainda não entende o mundo.Em sua conversa com Miguel não houve apenas o MEGA clichê moderno de "como os mais velhos deveriam aprender com os adolescentes".Ela aprendeu com ele,ele aprendeu com ela.Sem grandes cenas dramáticas,só conversando.Foi natural,bonito,sem gírias bobas que não serão entendidas por outras gerações.Acho que minhas verdadeiras amizades e meus melhores livros chegaram desse modo espontâneo...Márcia Kupstas me fez feliz!

Claire Scorzi 26/09/2009minha estante
Como bibliotecária numa biblioteca escolar, um dos meus recomendados é "Um Amigo no Escuro". MK fez algo simples e contudo especial: usou e abusou dos diálogos para radiografar o nascer de uma amizade. Não considero este um livro "só pra adolescentes", seu estilo é superior a, digamos, Thalita Rebouças (que não consegui ler).

Debora696 22/08/2011minha estante
Pode crer. Essa ficção para adolescentes feita atualmente é, no mínimo, idiotizante.

Juliana 20/09/2022minha estante
Oi

Leomisa 23/10/2022minha estante
Esse e o livro que me fez gostar de ler

mcbs 12/06/2022

Não foi um livro que me pegou.
Li arrastado, apesar de ser bem pequenininho.
No final (quando começam a revelar os segredos) começa a ficar mais legalzinho.
Fiz um hugo quando um cara de VINTE E OITO ANOS disse para uma guria de TREZE ANOS que só queria tocá-la.

?? SPOILER ??

Plot: ele é cego! ?
Apesar disso, é um papo bem estranho e levei sim na maldade muita coisa dita por ele.
Inclusive, só acho que ele maneirou quando ela disse que foi abusada.

"Muitas vezes, o ciumento não está com ciúme da pessoa, com... Medo de traição. O ciumento tem ciúme da alegria do outro."
Juliana 20/09/2022minha estante
Ki

Jeferson.Schimingoski 27/01/2021

Roleta-russa
Estou lendo alguns livros de literatura juvenil que li há 20 anos como forma de incentivar meu filho, que tem 14, a se interessar por leitura. Leio e conto a história pra ele, sem dar muito "spoiler".
Uma história em que algumas amigas fazem roleta-russa discando números aleatórios no telefone e fazendo algumas brincadeiras com alguém do outro lado. Assim nasce uma amizade entre Luciana e Miguel...
yoko7 27/01/2021minha estante
parabéns pela iniciativa

Carol 24/11/2010

É um livro bom para quem procura um rápido passatempo, a história é muito fofa e traz uma lição bem oculta, para você refletir. É um bom entretenimento, fácil e rápido de ler.
BiaBe 07/01/2011minha estante
esse livro é tão fofinho né, Caa *-*

Carol 12/01/2011minha estante
Sim Bia, muito, e quem me emprestou? rs *-*

Sweetlyaah 05/07/2013

Uma leitura gostosa e comovente
A meu ver Marcia Kupstas sabe contar uma história como ninguém e "Um Amigo no Escuro" não deixa de ser o caso, um livro onde o tipo textual é o dialogo, de um jeito muito bem escrito, comovente e humorado.
Apresenta Luciana um jovem que realiza uma "roleta-russa" num blecaute espalhado por toda a cidade, aparentemente, essa "roleta-russa" é uma brincadeira aonde consiste ligar um número ao acaso e criar um tipo de ligação com a pessoa do outro lado da linha, por um curto espaço de tempo de uma ligação.
É onde entra Miguel, o famoso Miguilim que é a consequência do telefonema da garota, no meio do tal blecaute. Conforme a conversa vai se desenrolando entre os dois, o leitor é cativado e sendo levado até o fim daquela estranha ligação. Uma ligação entre dois estranhos completos revelam seus medos, suas paixões, segredos e hábitos. Que no final acaba culminando numa surpresa tanto para Luciana quanto Miguilim, após tantas confidências, tantas risadas é difícil não se importar um com o outro e uma amizade entre os dois é iminente.
Minha impressão pessoal sobre a história foi que junto ao dialogo eu ri nas horas engraçadas e me comovi nas partes sérias, me cativando com os personagens, fui realmente levada pelo enredo do simples telefonema ao acaso, me vi imaginando mil reviravoltas e mil finais e juro que me surpreendi junto com Luciana no final. Um livro pequeno com apenas 68 páginas, que desejei que tivesse 268, já que é um livro encantador e cheio de pequenos detalhes essências, que ao final te faz concluir que a leitura não poderia ser tão gostosa e proveitosa, como foi.

Letícia 17/06/2010

Aquele livro que voce pega emprestado biblioteca da escola.
é muito legal, final surpreendente.
faz muito tempo que eu li, vou baixar pra ler de novo.

Émilly 11/06/2013

Um amigo no escuro
Um defeito na rede elétrica deixa o bairro sem luz que é chamado de blecaute. Nada de movimento, televisão, rock pesado no aparelho de som, nada para se distrair. E Luciana se vê triste e solitária. Só uma coisa funciona - o telefone. Quem sabe fazendo a roleta-russa, ligando um número qualquer, ela encontre alguém com quem possa conversar e até trocar confidências, quando ela encontra um rapaz muito interessante chamado de Miguel, eles conversam muito contando um pouco de sua vida quando a energia volta. Luciana comenta com Miguel que a energia voltou ele diz para ela que a energia da casa dele nunca volta porque ele é cego, ela fica tão assustada com a noticia que ela desliga o telefone, ele então liga de novo para ela e comenta que nunca ninguém quis ser amigo dele pelo simples fato dele ser cego,ela desliga novamente, passa um tempo pensando e retorna a ligação para Miguel e diz a ele que ama ele e que nunca mais quer perder sua amizade. Sendo assim eles ficam amigos sempre.

anaramous 20/01/2023

Luciana
Eu li esse livro tão rápido que nem percebi que estava acabando, é uma história muito boa, mesmo com a diferença de idade deles, se flui a uma conversa interessante e desabafos da vida que não poderiam ser compartilhados com mais ninguém - que eles sentiam dessa maneira - de modo que, conectava gerações diferentes em uma simples conversa... Conectando duas pessoas e sua solidão, seus medos e segredos

(Porém, fiquei bastante preocupada dela estar falando com um cara desconhecido pelo telefone)

raphaella.vittal 17/05/2023

Livro indicado pela escola
Pra ser bem sincera, li em uma noite, pq precisava pro outro dia na escola (nao tava muito afim de ler NAOO KKKKK) mas o livro me surpreendeu, o plot me deixou em choque pq nao percebi NADA, em geral o livro é muito bom, consegue tratar de assuntos pesados de forma "leve". eu só nao entendi o final, tipo as últimas falas, mas ok ?

Mayara 13/09/2012

Curto, mas emocionante!
Eu li esse livro pela primeira vez ao 10 anos de idade, e ainda não cansei!
Tá, é literatura infanto-juvenil, mas... quem liga?
A idéia de identificação entre os personagens, igualmente solitários em seus mundos, a maneira delicada como cada um se mostra, tudo no livro é bom, é poético, é incrível!

Adriana 05/12/2018

Um amigo no escuro
Os personagens desse livro são muito interessantes e o modo como eles acabam encontrando um amigo(a) no(a) outro(a) por causa de uma ligação telefônica é muito intrigante. Cada um tem sua própria bagagem e vivência, mas durante aquelas horinhas é como se rostos, idades e maturidades não existissem; eram apenas Luciana e Miguel, os dois amigos improváveis.

A capa desse livro é simplesmente incrível e eu a amei, além de que as ilustrações que existem durante a história são fofas demais. O ponto forte do livro é que a Luciana realmente fez a roleta-russa apenas para passar o tempo e no final acabou encontrando muito mais. O livro é bem curto, mas eu garanto que a história não é nada previsível. Quando eu li a sinopse pela primeira vez achei que era um livro meio estranho, pois uma menina ligou para uma pessoa e quem atendeu foi um cara que tem o dobro da idade dela, mas não tem nada disso galera. A autora conseguiu mostrar muito bem qual era a prioridade dela nessa história e criou um conto fantástico. O final é surpreendente e eu fiquei me perguntando como é que eu não tinha percebido essa parte desde o começo. ??

lucas 19/03/2010

Tempo
Li esse livro há mais de 15 anos (tinha uns 10 na época). Acho que foi o primeiro livro que eu li, e eu sempre me lembro dele.

Não posso opinar se gostaria dele se lesse hoje, mas achei ele incrível e estou curioso para relê-lo

Rafaela R. 14/07/2010

AMEI ..
O Livro em si ele é perfeito ,
eu gostei muito ,
foi o 2° livro que li e até hoje depois de vários livros que já li , ainda consigo me lembrar , porque quando você lê o livro fica na sua cabeça e não sai ,
eu recomendo (yy'

@fannykytabooks 07/07/2013

Lindo demais
Confesso que chorei, da metade até a última página, mentira, chorei quando ele disse como era na verdade. É incrível a amizade que surge entra duas pessoas, apenas porque a luz da cidade acaba.
Rebeca.Paula 17/04/2017minha estante
oq acontece c ele,ele é cego??