Cidade de Deus Paulo Lins

Jorlaíne 07/09/2022

Um clássico!
No Rio de Janeiro.
Na Favela.
Tudo o que você possa imaginar de ruim, neste livro tem pior.
Os piores crimes, as piores formas de estupro, a barbárie, a miséria, a falta de oportunidades, a falta da família, crianças matando e sendo mortas em meio a um contexto de tráfico de drogas.
Foi, sem dúvida, uma das leituras mais angustiantes de toda a minha vida. Causa asco e indignação. Mas, também, traz o riso, em alguns momentos, com a fala coloquial e a inocência de alguns dos personagens.
Você é teletransportado para a Cidade de Deus neste livro, vive e sente absolutamente tudo o que acontece na narrativa.
É arrebatador!

E. Dantas 02/05/2009

Detalhes e mais vidas.
Diferente do filme, Paulo Lins consegue dirigir nosso "cenário imaginário" para uma CDD mais pobre e humilde que violenta. Entre pipas, lavadeiras, botecos, o livro tras o épico para o concreto e não o contrário. Fora isso, muitos, mas muitos mais personagens aparecem no livro, passageiros e pouco aprofundadas, porém honestos.

Beijos e inté!

Peixoto.Melo 15/02/2023

Era tempo de pipa em Cidade de Deus.
Seria um equívoco chamar este livro de obra de arte, pois o cunho não lhe faria jus. Cidade de Deus é uma confissão e denúncia das vidas vividas sob os destroços da sociedade, gente que cresceu à margem do privilégio, sem poder tocá-lo. A vida entrelaçada com a morte, como se fossem a mesma coisa. Num lugar onde já se nasce amaldiçoado, se tem que batalhar muito para alcançar a alegria, apenas para que esta escapula por entre os dedos como areia. E mesmo assim, se continua tentando.

eduarda 16/03/2023

"Era tempo de pipa em Cidade de Deus."
Um clássico. Paulo Lins nos conta com muita poesia, histórias envolventes e com personagens marcantes, a trajetória de crimes em Cidade de Deus. O romance, que pode ser considerado um relato social, retrata a favela e toda a vida (e morte) que nela há.

Cintia 21/09/2022

Cidade de Deus
Incrivelmente cru, em algumas partes a violência é tão gráfica que chega a ser agoniante. Um livro extremamente necessário para entendermos que a meritocracia não existe, que virar bandido não é escolha... O livro contém muita violência explícita. Funciona com pequenos recortes de vida de diversos personagens.

Isabelli Diniz 05/08/2023

"Se gritar 'pega ladrão', não fica um, mermão!"
Cidade de Deus é um livro que aborda vários temas sensíveis sobre a classe mais vulnerável da sociedade brasileira. Ele fala sobre os mais diversos tipos de violência, a pobreza, corrupção e maldade. Aqui, nem todos nascem bons, mas são vários os que cedem devido ao medo, a falta de opção.

É um livro muito pesado, mas também muito cativante. Mostra que todos tem uma história, uma razão. É humanizador para aqueles que sequer são notados, os pobres.

Gostaria muito que esse fosse um livro abordado em escola, pois ele fala muito sobre a dinâmica social brasileira.

Recomendo àqueles que tiverem o mínimo interesse em compreender outras realidades, ver diferentes pontos de vista. É uma obra necessária. Também aconselho que leiam antes de ver o filme.

Cristiane 24/09/2021

Cidade de Deus
O livro narra o cotidiano de um bairro pobre em que a falta de tudo fará com que adolescentes, jovens e crianças entrem no tráfico de drogas.
Dividido em três partes conta a história de três traficantes, que viveram em épocas diferentes.
O número excessivo de personagens nós confunde um pouco.
É um leitura obrigatória.

Paula A. C. 15/01/2023

Ainda era criança quando vi o filme Cidade de Deus pela primeira vez e lembro de ter ficado perplexa com as cenas de violência. Mais tarde, ao revê-lo, o que me chamou a atenção foram as questões sociais ali abordadas. Agora que finalmente li o livro, o que saltou aos meus olhos foi a escrita primorosa do autor.

GiGi181 11/04/2023

Imersivo
Um retrato perfeito de um momento histórico. Paulo Lins em momento algum deixou a desejar na sua escrita, era como se automaticamente as palavras se tornassem um filme diante de mim.
Fiquei completamente viciada no livro e não larguei até terminar, mesmo que algumas cenas fossem extremamente desconfortáveis de ler.
Personagens cativantes, humanos, falhos e sem dúvidas bem descritos.
Mais do que retratar mazelas nos faz questionar qual o nosso papel na sociedade. Até onde vamos por amizades e ideais? Somos frutos da nossa ganância e das insalubridades que nos cercam? Aprendemos a conviver ou já nascemos cegos para as disparidades a nossa volta? Ou as duas coisas?
Livro repleto de críticas e reflexões não só sobre a Cidade de Deus, mas sobre um país que galga seu progresso na miséria humana desde os primórdios. Lugar onde até a melhor das pessoas se corrompe após anos de sofrimento e labuta.
Livro que nos faz sentir um misto de ódio e completa empatia pelos personagens, que nos faz duvidar da moral e torcer pela redenção daqueles que vemos como vilões mas são vítimas de um sistema corrupto e desumano, feito para matar.

Merecia muito mais visibilidade no cenário nacional e internacional, pois é sem dúvida uma das melhores obras do século.

AngAlica.Mackedanz 19/12/2023

Um gostinho da realidade
Por meio de palavras, Paulo Lins conseguiu demonstrar a triste realidade vivenciada por muitos brasileiros que vivem à margem da sociedade e que, por vezes, acabam recorrendo ao crime para sobreviverem. Além disso, ele nos mostrou que aqueles que deveriam proteger podem ser corrompidos.
Alguns dos personagens, que ganham vida entre estas páginas, são capazes dos crimes mais atrozes e de crueldades indescritíveis, mas também demonstram a fragilidade humana, mesmo que seja pouco antes da morte. Outros demonstram que o lugar onde você vive não o define, pois, mesmo que sejam moradores da favela, são honrados e trabalhadores. Por fim, existem os que nos provam que a vida de crime não foi uma escolha, mas sim algo imposto a eles ou a única saída. Ressalto o quão triste é perceber que nem mesmo as crianças estão livres dessa vida e do fim trágico que ela traz.
Este é um livro difícil de ser lido, não pela escrita do autor, que é clara e muito bem elaborada, mas sim pelo conteúdo abordado, pois, nem todos estão preparados para o que vão encontrar entre estas páginas. Mesmo os que acreditam estarem, podem sentir repulsa e indignação ao se depararem com a realidade da sociedade marginalizada, que vive em meio a violência, corrupção e pobreza. Deste modo, antes de começar esta leitura, tenha certeza que esteja pronto para encontrar as mais diversas crueldades e atrocidades.

Maria 22/01/2022

Uma obra perfeita
Paulo Lins é simplesmente genial! Um pesquisador, um cientista que visualizou as estruturas sociais da favela mais violenta da cidade do Rio de Janeiro e escreveu um romance se baseando nelas.
Um romance que te prende do início ao fim, que te faz sentir empatia pelos protagonistas dessa realidade.
Acho que a maior lição tirada desse livro é que a existência de um lugar tão cruel quanto a cidade de Deus rompe totalmente com qualquer ideia de meritocracia.
Quando você conhece as histórias de Zé miúdo, Zé bonito e Busca pé você percebe que sim muitas dos moradores vão pro mundo do crime pq não querem trabalhar, pq acham que trabalhar é coisa de otario e etc. Mas ao mesmo tempo existem tantos outros que tentam fugir dessa realidade, se dedicam, trabalham, estudam e msm assim acabam nas trocas de tiro, morrem por bala perdida, são perseguidos por bandidos? poucos conseguem de fato fugir da violência estruturalizada nessa comunidade e conseguem ainda se preocupam com amigos e familiares que ainda sofrem nesse lugar
Enfim? um livro muito emocionante e com uma escrita muito fluida e contextualizada e com diversos enredos e personagens oq demonstra as múltiplas vivências dentro de uma favela.

Luis 02/04/2010

Obra prima.
O sucesso estrondoso do filme eclipsou a obra prima que é esse livro. Relato contundente e verdeiro da simbiose entre a vida e o crime nas comunidades pobres brasileiras e , em especial, nas cariocas. Eu tive a sorte de conhecer o livro ainda no ano de seu lançamento, em 1997, 5 anos antes do filme, e, desde então, considero uma obra de referência da literatura brasileira contemporânea, sem cair no lugar comum de imitar Rubem Fonseca. Pena que Paulo Lins, passados 13 anos, ainda não nos legou uma segunda obra tão importante quanto.

Gabriel_dyd 27/04/2023

O Jornal Nacional em três atos
Quando peguei o livro já esperava um livro pesado e violento,porém esperei que o livro conseguisse ser mais do que isso,o que ele não foi.

Apenas a primeira parte é compreensível e interessante,com personagens carismáticos e com momentos trágicos e humorísticos,o livro começa com uma grande potencial e deixa o leitor na expectativa do desenvolvimento da história.Entretanto,a segunda e terceira parte decai de qualidade em um nível que é quase insuportável a sua leitura.

Na segunda parte,Paulo Lins perde a oportunidade de aprofundar os personagens para transformar o seu livro em um Jornal Nacional,o qual fica repetindo e repetindo crimes horríveis com detalhes assombrosos.E o que esses crimes auxiliam no desenvolvimento da história? Em quase nada.A criminalidade é o aprofundamento do personagem principal ?Cidade de Deus? e é por ela que entendemos as ações e hábitos dos residentes desse lugar;porém quando a história das pessoas fica em segundo lugar para apenas serem descritos crimes e mais crimes,é aí que a história se perde, e perde o seu interesse.

No terceiro ato é aí que eu percebi que eu estava tendo gostar muito,porém a história já tinha me perdido.Com uma história de guerra entre quadrilhas,o livro começa a dar lugar na ação,mas outra vez se perde em seus personagens.Uma vez que,introduz vários novos personagens,porém todos sem carisma,sem aprofundamento e com personalidades muito parecidas;deixando a história um pouco confusa,pois qualquer um parecia que falava a mesma coisa.

Por fim,só posso dizer o quão triste fiquei com o potencial perdido dessa história,que começou lá no alto e teve um fim tão largado e com muitas tentativas simplistas de fechar pontas soltas.

tawanamirelle 29/01/2023

O livro gera no leitor um misto de sentimentos e emoções. É a realidade crua. É difícil não se envolver com a história e os personagens. Em alguns momentos certos personagens despertam em nós uma esperança de um caminho direfente do atual, entretanto, na maioria das vezes acabamos frustados pela tamanha violência. Uma leitura preciosa.

Desnorteada 05/10/2021

Relatos crueis de como foi a vida de muitos bandidos e policiais. Civis e reféns.
Livro para quem estômago forte. Cenas muito descritivas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6