Extras

Heloo 03/10/2016

...

Tayna.Caldeira 21/12/2016

Desnecessário?
Apesar do que muitos dizem, amei a trilogia Feios. Adorei a Tally e o contexto em que a história foi inserida, as questões que são discutidas. Mas esse livro, não gostei muito, não sei se foi por causa do ponto de vista da protagonista (que não gostei) ou o fato de ser em outro universo completamente diferente. Entendi a mensagem que ele queria passar, mas não consegui me prender tanto quanto nas outras histórias.

Andressa | Baú Literário 07/06/2017

Extras
Diferente dos três primeiros volumes, Extras acompanha uma nova protagonista, Aya. Em determinados momentos, ela demonstrou sua força e lutou pelo que acreditava. Mesmo que isso tenha sido impulsivo em alguns momentos, foi positivo para mostrar que ela não era tão influenciável como Tally no começo. Além de Aya, temos seu irmão, amigo e interesse amoroso, que apesar de não serem personagens ruins, também não fazem tanta diferença. E, claro, temos o retorno de rostos já conhecidos dos livros anteriores. Apesar de todos estarem mudados, ainda deu para reconhecer suas essências, o que foi positivo.
A crítica social não poderia ser diferente e é a melhor parte do livro, onde vemos adolescentes fazendo inúmeras idiotices para conseguir fama, que me lembrou muito alguns youtubers. Também foi interessante a introdução da Honestidade Radical, pois mesmo que ela não tenha recebido tanto foco, tivemos uma boa ideia de como seria a vida de uma pessoa que não consegue mentir nunca.
Porém, Scott continua com uma narrativa extremamente rápida em um mundo bastante complexo, por isso, em inúmeras cenas de ação, precisei reler linhas para entender o que realmente estava acontecendo e ainda fiquei bem perdida. Além disso, o romance entre Aya e Frizz é fraco e nenhuma química é transmitida através dos dois. E, por fim, o mistério central do livro é resolvido rapidamente em pouco mais de uma página, mostrando que não havia necessidade de um livro grande para uma história rasa.
No geral, Extras não foi uma decepção tão grande quanto eu esperava, mas também não conseguiu fechar a série com méritos.
A série possui uma crítica social incrível, mas a história sempre foi mal desenvolvida.

site: youtube.com/bauliterario

Adrielle104 28/04/2018

Série Feios
“No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade.”

Aqui vou fazer minhas considerações por toda a série Feios de Scott Westerfeld. Li esses livros a muitos anos atrás, mais uma compra de promoção maluca do Submarino, que comprei pelo preço lendo rapidamente uma sinopse.

Esse quote que comecei a postagem, já bate logo de frente com o cenário da série, pessoas que conseguem chegar a perfeição da beleza. Sempre gostei dos questionamento sobre a ditadura da beleza, esses livros apesar de uma distopia, uma ficção mexeram comigo.

Tally quer o que todos querem, ela quer ser perfeita, mas ela tem uma amiga que questiona isso. Shay, ela busca o que ninguém no mundo dela quer, ela quer o que ninguém lá quer, e arrisca tudo por um mundo que são breves teorias da conspiração. Muita coisa acontece com essa garota, mas ela acaba arrastando pra isso tudo a Tally, e elas precisam entender os problemas que também existem no mundo externo.

Tem romance? Tem! Mas o ponto é que a personagem principal na maioria das vezes é colocada na situação de vilã, é usada, usa os outros, é utilizada de cobaia, e colocada na frente da guerra. Tudo para manter os padrões perfeitos de um mundo sendo falido mais uma vez.

Feios, Perfeitos e Especiais contam essa história. Extras é o pós série, que resgata esses personagens brevemente.

Vale a pena pela narrativa, quero ler a outra série do autor, Leviatã, mas vale pelo questionamento: Qual a nossa necessidade de padronizar a beleza?

nomundodesalem 07/01/2020

Resenha - Extras por @nomundodesalem
A história começa anos após Tally libertar o mundo das cirurgias.
Em Extras os jovens só se importam em ser popular;
Todas as pessoas dessa cidade possuem uma interface e possuindo destaque nessa interface através de visualizações em vídeos e matérias publicadas que se consegue subir no ranking da Fama.
Aya Fuse, uma Extra de 15 anos faz de tudo para ser tão popular como seu irmão, Hiro.
Aya que ainda é praticamente uma feia saí escondida a noite a procura de conteúdo para seu canal e acaba descobrindo um grupo de garotas que fazem coisas perigosas e adoram adrenalina, e fazem de tudo para ficar no anonimato.
Aya resolve se infiltrar e gravar uma matéria escondida. Acaba virando amiga das garotas e elas descobrem algo que põe em risco a vida da humanidade.
Tally que nessa nova Era era apenas uma lenda, sendo a pessoa # 1 no ranking de fama, reaparece para ajudar na descoberta e acaba fazendo Aya se questionar se a fama realmente importa. .

Mais resenhas no instagram @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Rozimeire.Fernande 15/03/2020

4/4
Coleção muito boa, me senti dentro da história. Capas lindas e boa história.

Gabi Ju 17/02/2021

História ruim, crítica inteligente
Uma narrativa corrida, parece haver uma urgência em desenvolver a história. Detalhes relevantes são descobertos somente na metade da leitura. Personagens rasos, relacionamentos que nascem e crescem sem interação alguma.

Por outro lado, a crítica a sociedade atual é muito interessante. Abordando a urgência pela fama (assim como nos outros livros o foco era na beleza), me fez refletir sobre o que as pessoas fazem consigo mesmas e com outros para obter algumas visualizações, que talvez possam deixá-las mais famosas - nem sempre.

No geral, uma história fraca com uma narrativa que parece estar correndo uma maratona. Rápida e sem fôlego. Porém, uma crítica inteligente sobre a sociedade atual e tecnologias disponíveis.

Matheus 26/04/2021

e mais uma vez scott westerfeld traz um ótima critica, porém não sabe aproveitar o universo que criou. precisei me obrigar a terminar este livro porque, mais uma vez, o autor repete tudo o que aconteceu nos livros anteriores e ainda nos presenteia com um final muito WTF???

Mah Mac Dowell 29/04/2021

Literalmente um ?extra?
Apesar de ainda aproveitar o universo criado, esse último livro da saga é uma história a parte, com outros personagens, outro lugar, outros problemas, outras regras. Impressão que deu foi que o Autor quis testar criar outra história aproveitando o mundo que já havia criado. Mas por incrível quentareis, eu não achei o livro ruim, até gostei mais do que do terceiro da saga. Me envolveu mais. E a leitura é super fluida, você lê rapidinho. A diagramação do livro ajuda bastante.

Márcia 11/11/2021

Extras - Scott Westerfeld
Extras é o último livro da série Feios, mas de certa forma pode ser considerado também como um spin-off, pois traz uma história com um foco um pouco diferente dos primeiros três volumes, assim como personagens novos. A história começa alguns anos após a libertação das cirurgias que faziam com que os Perfeitos ficassem avoados. Tally Youngblood virou uma lenda e nunca mais foi vista, mas todo mundo sabe que ela está em algum lugar. De fato, em Extras Tally é considerada a pessoa mais famosa do mundo e é meio que nisso que o livro se foca: a popularidade das pessoas.

Agora os jovens fazem o que bem entendem com seus corpos e correm atrás de notícias e fofocas para poderem divulgar na interface da cidade e subirem no ranking da fama, e é ai que entra a personagem principal, Aya, uma extra de 16 anos que busca a matéria que irá lhe fazer subir ao topo do ranking e finalmente estar entre as celebridades de sua cidade. Na busca por uma dessas matérias Aya encontra um grupo de meninas que se arrisca a fazer coisas “loucas” só pela adrenalina, mas que ao mesmo tempo tentam manterem-se afastadas de toda a popularidade. Junto com o grupo das meninas ela acaba descobrindo a matéria que iria torná-la a pessoa mais famosa de mundo. Mas tinha apenas um pequeno detalhe: para lançar a matéria em seu canal, Aya teria que trair o grupo, pois para fazer parte dele, acabou mentindo dizendo que não desejava mais ser famosa e deixaria seu canal de lado. O que era uma grande mentira, mas para poder entrar no grupo era preciso, pois o que as Ardilosas mais queriam era o anonimato.

A partir do momento que Aya conhece o grupo, passa por vários momentos legais e chega a se sentir culpada por trair suas novas amigas, mas ser famosa era muito mais importante, além de que a matéria precisava mesmo ser divulgada pois o assunto abordado colocava em risco todo o planeta.

Após divulgar a matéria, Aya recebe um ping de ninguém menos do que Tally Yongblood, e depois ela e seus amigos, junto com os Cortadores, passam por várias outras aventuras para tentar salvar o mundo e com isso ela descobre um novo sentido para a palavra Extras.