O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Bea 08/01/2024

O CIRCO CHEGA SEM AVISO
Esse livro me prendeu por longos meses não sei dizer se foi por medo de acaba-lo ou por medo de algo muito ruim acontecer no final, e sim o final me surpreendeu pois nunca imaginaria o que houve.
Ele é um pouco confuso na parte de ficar atento aos anos em que se passa cada acontecimento, mas ele é incrível e te prende ( é claro que tem capítulos chatos, afinal aquele que nao tem na tem graça) e sim é preciso de paciência para ler e enteder tudo a história.
Eu odeio por te-lo acabado sinto que uma parte de mim está fazia, eu me apeguei muito tanto a história quanto aos personagens. Vai ser favoritado.
E espero que em um futuro próximo possamos ter alguns extras da historia.
Mas é aquela coisa "não fique triste porque acabou, mas sim feliz por ter acontecido "

AYUMI 08/01/2024

O circo da meia noite
Acredito que por ter expectativas altas, decepcionei-me um pouco com esse livro. Achei a escrita floreada demais para um casal bem mais ou menos.
Isso a parte, acho que esse livro pode funcionar sim para outras pessoas.

bruna 07/01/2024

Um circo repleto de magia
Peguei esse livro pra ler por acaso, depois de uma ressaca literária horrível e muitos meses sem conseguir ler direito, e meu deus, que delícia. Sou daquelas pessoas que quando gostam muito de algo GOSTAM MUITO DE ALGO, e esse livro é um desses algos. Que leitura incrível, fiquei totalmente imersa na história e pensava nela em momentos do meu dia que não estava lendo. A construção dos personagens é maravilhosa e eu amo livros com uma ambientação boa, e esse livro cumpriu todas as minhas expectativas. Lindo, romântico, humano, surreal e até mesmo meio obscuro, tudo na medida certa.
Minha única crítica é que em alguns pontos senti a história se estender um pouco a mais do que devia, o que me atrasou um pouco, principalmente após os 60%, mas eu amei do mesmo jeito.
Pensei em dar 4 ou 4,5 estrelas mas não dá, essa história é muito mágica pra essa nota.
Apenas leiam!!!!

Destaque pra escrita da Morgenstern que é simplesmente fantástica!!!

Maryana 05/01/2024

Hum, não sei bem o que pensar desse livro.
É um livro cozy, gostosinho de ler, porém as vezes me senti burra lendo, por ser um pouco confuso, o casal não tem sal nem açúcar, bem morno mesmo!

Giovana 05/01/2024

Meu favorito da vida, em nova edição
Quando eu vi que a Morro Branco ia relançar esse livro, eu soube imediatamente que precisava ter e reler.

Ganhei de Natal em 2022, enrolei muito, mas peguei pra ler e só me apaixonei mais ainda.

Eu simplesmente amo esse livro, é maravilhoso.

Eu sei que a escrita é um pouco lenta, e que as coisas demoram pra acontecer, mas eu acho isso o charme do livro.

É um livro que você lê pela jornada, e não pelo final.

E que jornada! Eu adoro esse ir e vir no tempo, adoro calcular o que aconteceu e quando, ir tendo aquele gostinho de "essas datas estão chegando perto, eles vão se encontrar".

É um livro que você tem que ler com muita imaginação e coração aberto, mas pode ter certeza que vai te deixar com o coração quentinho.

Karina 31/12/2023

Pra este livro ou eu escrevo um artigo completo pra representar toda a complexidade desse livro ou não falo nada.

Vou optar pela última opção.

Saio com o seguinte: fantástico!

Rai 30/12/2023

Eu recomendo ler esse antes de O mar sem estrelas, porque eu li o do mar primeiro e acho que fui com tanta expectativa nesse que acabei não aproveitando tanto.

Eu gosto demais de como a Erin nos mostra o cenário de algum lugar, é tão mágico que me deixa doida de vontade de que o Circo da noite apareça na minha cidade também. É um livro que achei gostoso de ler, eu gosto de ter diferentes visões do circo pela perspectiva de cada personagens, que inclusive gostei de muitos.
Só não curti muito o romance, acho que por não ser tanto o foco, me pareceu rápido demais. Como se as coisas entre eles acontecessem no background e eu só visse o resultado deles já apaixonados e etc, acabei não sentindo tanta conexão.

Elcilene2 28/12/2023

Entrei numa ressaquinha depois desse daqui, ao final parece que o início do livro estava distante demais por que ele se desenvolve MUITO bem, o enredo se encaminha e os personagens amadurecem de uma forma que parece uma série de TV que acompanhamos desde crianças, e não de forma ruim, a história não empacou e andou muito fluído.
Eu realmente não esperava o final, imaginei que aconteceria de uma forma diferente, mas gostei muito ? certeza que daqui uns anos irei reler.

Gabrielle.Catalan 27/12/2023

Expectativas muito altas
Li o Circo da Noite logo depois de ter lido Mar Sem Estrelas com a expectativa alta por ter achado esse último um dos melhores livros e uma das melhores construções de mundo que já li. É um bom livro, com todo o mundo do circo sendo muito cativante e em uma atmosfera sonhadora.

Gosto dos fãs, do relojoeiro, das crianças. Achei que faltou o aprofundamento de alguns dos personagens principais e não gosto tanto assim dos dois protagonistas - os feiticeiros. Acho que tem outros plots na história muito mais interessantes, no fim, que o deles. A conclusão da história é satisfatória, mas poderia ser ainda mais dramática (e ouso dizer, sofrida). É um bom passatempo, mas o Mar Sem Estrelas sem dúvida ainda é a obra-prima da autora, e não Circo da Noite.
Naraliz 05/01/2024minha estante
Que bom saber que o Mar sem estrelas é melhor kkk

Isa 21/12/2023

Contos de fadas nem sempre precisam ser perfeitos
Esse livro é incrível mas não é uma história boa, se é que isso faz sentido. Eu amo a escrita da autora e a forma como elas mistura pequenas histórias dentro do fio da história principal, pequenos contos de fadas incríveis e originais, tanto que Mar sem estrelas, o livro mais recente da Erin é um dos meus livros preferidos da vida!
A forma como ela construiu essa história é incrível, o ambiente do circo, as tendas, as atrações e os personagens são maravilhosos.

Mas a história em si, o desafio entre o mago e a ilusionista, a forma como tudo se desenrola e acaba é tão sem graça, sem vida. E o problema não tá nos personagens porque ambos são muitos interessantes, mas sinceramente, eles mereciam uma história de amor melhor. Muitos outros personagens mereciam uma história melhor.

Greensauro 16/12/2023

Em "O Circo da Noite" temos uma história de um menino e uma menina que tem habilidades mágicas e que conseguem transmutar coisas, fazer ilusionismo parecer algo simples e ambos estão em um duelo onde eles não sabem as regras, nem quem é seu oponente, nem quanto tempo irá durar, nem mesmo o que eles tem que fazer para vencer e o palco de todo esse duelo é O Circo da Noite.
Eu não sou um grande leitor de YA, porém a sinopse desse livro me chamou a atenção e eu quis ver do que realmente se tratava, no fim acabou sendo um "Enemies to Lovers" meio disfarçado com essas questões de que eles nem sabiam quem eram seus desafiantes.
Pra ser justo com a review o livro dizia que era um romance então não vou pegar muito nesse ponto. Porém alguns me fizeram estranhar muito a ideia da escritora no decorrer do livro, Marco nosso antagonista, parece ter a cabeça bem confusa de quem ele realmente gosta ou não, tanto que muitas revelações são chocantes ao leitor por elas parecerem infundadas e não tão congruentes com tudo que estava sendo apresentado no livro até aquele momento. Outros personagens que nem ganham a chance de se mostrarem e de terem suas personalidades trabalhadas e fazendo serem apenas bonecos nesse jogo entre esses dois duelistas.
Não sei, tive uma sensação de tudo ser muito vago, coisas sem explicações no final e muitas dúvidas soltas pelo ar.
Porém, contudo, entretanto e todavia achei muito interessante a construção da magia e como ela interagia com as atrações do Circo e ia se criando cada vez mais uma atmosfera de "sonho" dentro do circo. A história paralela com o criador do relógio também é bem marcante e bonita, porém também um pouco superficial.
Mas de toda forma, pra quem gosta do gênero e gosta de romance com uma grande pitada de fantasia imagino que vá gostar bastante desse livro.

site: youtube.com/@greensauro

Natalia 14/12/2023

Para mim não funcionou
Esperava algo mais fantástico, o que ganhei foi um monte de informações que no final não fez sentido algum para mim. Achei uma leitura super enrolada, demorei a finalizar por infelizmente não se prender a história. Empatia zero por qualquer personagem.
Concordo que a ideia principal é interessante, mas autora foi jogando tantas informações que se ela tivesse se empenhado na história de Celia e Marco talvez tivesse ganhado meu coração.

Karyne | @kayliteraria 14/12/2023

Chato
A história tinha tudo para ser perfeita Mas infelizmente toda vez que eu abri o livro eu senti um sono sem fim. Os personagens são chatos não consegui me apegar nenhum deles com exceção de um romance que quando você pensa que vai dar certo e fica bom? não fica!
? É estranho porque eu considero a escrita muito boa a construção dos fatos foram OK Porém é tudo muito lento e dá uma preguiça tremenda de finalizar e saber o que vai acontecer. Eu queria muito ter gostado desse livro.

Thuany 10/12/2023

Provavelmente é a terceira vez que leio esse livro ao longo de uns 8 anos, e o mesmo continua a me fascinar a cada leitura. Um enemies to lovers de dois amantes magos que nunca poderiam se odiar. Uma história de amor lindíssima e sem igual!

Caroline 02/12/2023

Esperava mais
A vibes circo e magia é muito boa, e no início tem todo um clima de mistério quanto ao desafio e os dois mentores, mas o livro é muito confuso, e em algumas partes bem arrastado, pra um final rápido e decepcionante.