Jesus Disse

Jesus Disse J. J. Benítez

Resenhas - Jesus Disse

Carla.Parreira 15/10/2023

Jesus disse
Eis alguns trechos do livro: Deus se esconde na experiência. E a experiência é pessoal. Cada um vive Deus à sua maneira. Não existem normas nem leis. Eu já vos disse isso. Esse Deus trabalha dentro e o faz na medida de cada inteligência e de cada vontade. Não percais tempo procurando no exterior. Não escuteis sequer os que dizem possuir a verdade. Eu vos digo que ninguém pode domesticá-la e fazê-la sua. A Verdade, a pequena parte que agora podeis distinguir, é livre, dinâmica e bela. Quando alguém aprende, quando alguém a comercializa, ela, a verdade, se afasta. Nada acontece, nem acontecerá, sem o consentimento do Pai, ou seja, o autoconsentimento psíquico consciente e inconsciente. Saboreai a vida. Desfrutai cada instante. Sabei que esta oportunidade, como dizes, é única. Nunca voltareis a este estado. Amai a vida. Respeitai-a. Compartilhai-a. Usai-a com inteligência e moderação. A vida é uma aposta, uma aposta no Amor. É o único bem em jogo desde que se nasce. Não há aqueles que nunca amaram. Os sanguinários, os tiranos, também estes amam à sua maneira. Quando passarem para o outro lado, levarão um bom susto. Eles se darão conta, ao deixar este mundo, de que ninguém lhes perguntará por seus crimes, riquezas, poder ou beleza. Eles mesmos, e só eles, se convencerão de que a única medida válida, no outro lado, é a do Amor. Se não amaste aqui, em teu tempo, somente tu te sentirás responsável. Os que não tiverem querido amar serão os grandes enganados e, em consequência, os últimos no Reino do meu Pai. Em verdade te digo que todos os nascidos levam o selo da Divindade. Deus é um Deus de amor. Não o fosse, e não seria Deus. Quanto ao castigo ou prêmio, é a nossa própria injustiça que se volta contra nós próprios. Não há ?acima? e ?abaixo?. O Amor, quer dizer, o Pai, é o Todo. Amar é dar desde um olhar até a vida. Não desanimes diante das aparências. Permanece firme em tua fé e logo conhecerás a realidade daquilo em que crês. A justiça divina é tão eternamente justa que inclui, inevitavelmente, o perdão compreensivo. Quando um
homem sábio entender os impulsos íntimos de seus semelhantes, ele os amará. E quando amardes vosso irmão, já o tereis perdoado. Esta capacidade de compreender a natureza do homem e perdoar seus aparentes equívocos é divina. O pecado é a experiência da consciência da criatura; não faz parte da consciência de Deus. Vossa falta de capacidade e de vontade de perdoar vossos semelhantes é a medida da vossa imaturidade e a razão dos fracassos na hora de alcançar o amor. O amor é o resultado da divina e íntima necessidade da vida. Funda-se na compreensão, nutre-se do serviço generoso e aperfeiçoa-se na sabedoria. Deveis ter paciência e confiar. A humanidade às vezes se embriaga e se embota com seus próprios achados e triunfos, esquecendo que seu autêntico estado natural reside na serenidade do espírito. No dia em que despertar de tão pesada letargia, voltarás seus olhos para o caminho do amor: o único que conduz à verdadeira sabedoria. O homem mortal não pode ver o Pai Espírito. Por isso vim ao mundo: para mostrá-lo a vós. Quando o crescimento do espírito vos aperfeiçoar, então vereis o Pai. Enquanto permanecer convosco, sob a forma carnal, não posso ser mais do que um indivíduo no meio do mundo. Mas quando tiver sido liberado desta veste de natureza mortal, poderei viver como Espírito e morar em cada um de vós e nos outros que creem neste Evangelho do Reino. Assim, o Filho do Homem se tornará uma Encarnação Espiritual na alma de todos os verdadeiros fiéis.
A vida na eterna criação do Pai não é um repouso, uma ociosidade sem fim, ou uma comodidade egoísta, e sim uma incessante progressão em graça, verdade e glória. Cada uma das inúmeras moradas da casa de meu Pai é um lugar de passagem, uma vida projetada para vos servir de preparação para a seguinte. Não te empenhes em compreender a natureza de Deus: sente-a! Os nomes que as criaturas lhe atribuem dependem da forma com que eles concebem o Criador. A ?Causa Central Primeira? do Universo nunca se revelou por seu nome: só por sua natureza. O importante é que no mais fundo dos vossos corações o reconheçais, o ameis e o adoreis voluntariamente.
O Criador recusa exercer pressão sobre o livre-arbítrio espiritual de suas criaturas materiais e muito menos forçá-las à submissão. Fazer a vontade de Deus é tudo. Nele, os humanos vivem, movem-se e têm sua existência. Esse é o verdadeiro culto, que satisfaz plenamente à natureza do Pai Criador, dominado pelo amor. O mal potencial é inerente ao caráter necessariamente incompleto de Deus, como expressão do infinito e da eternidade limitadas pelo espaço-tempo. O fato do elemento parcial, em presença do total aperfeiçoado, constitui a relatividade da realidade. Em todo o Universo cada unidade é considerada como parte do Todo.
A sobrevivência da fração depende da cooperação com o plano e a intenção do Todo, do desejo sincero e do consentimento de fazer a vontade do Pai. Se existisse um mundo evolucionário sem erro, sem possibilidade de julgamentos imprudentes, seria um mundo sem inteligência livre. Em meu Universo há milhões de mundos perfeitos, com seus habitantes perfeitos, mas é preciso que o homem em evolução seja falível, se verdadeiramente deseja ser livre. É impossível que uma inteligência livre e inexperiente seja uniformemente sábia a priori. Mas não confundais erro com ?pecado?. A possibilidade de juízo errôneo só se torna ?pecado? se a vontade humana assumir e adotar conscientemente um juízo imoral intencional. O progresso exige que a individualidade se desenvolva. A mediocridade busca perpetuarse na uniformidade. Eu não quero credos nem tradições que fossilizem a alma humana. Os que aceitarem minha mensagem jamais serão dogmáticos. São as metas (não os credos) que devem unir os homens. E a que eu vos revelei é simples e cristalina: chegar ao Pai. Fazer sua vontade. Descansar nele.