São Marcos de Palestra Itália

São Marcos de Palestra Itália Celso de Campos Jr

Resenhas - São Marcos de Palestra Itália

Alecio Miari 28/08/2012

Bíblia Verde
Uma bíblia Palestrina para os nascidos na década de 80 (que é o meu caso) pois conta desde o início do Marcão no Palestra que foi mais ou menos na época que comecei a entender sobre futebol.
Não acho que o livro seja para qualquer torcedor por retratar a carreira de um dos maiores goleiros dos últimos tempos. Ele é escrito por um Palmeirense tendencioso (graças a Deus)feito para Palmeirenses apaixonados, tirando sarro dos outros times - principalmente os que foram massacrados pelo verdão na libertadores (abraço curintia) e exaltando várias fases do clube.
Então acaba ficando muito difícil você ler o livro sobre a carreira do Marcão sem esbarrar com a história do Palmeiras. Acho que acaba ficando chato para os não-palmeirenses pois o legal é ir revivenciando essas épocas, as glórias e as conquistas e os momentos de desespero.
As emoções sentidas, os gols descritos, as cenas históricas foram relembradas pelas minhas sinápses, há muito esquecidas.
MUITO BOM MESMO!!!

Isabela Yukie 21/03/2024

?Mas não vou perder para essa Ponte Preta nem a pau?
Emocionante demais, não a toa é o maior ídolo do século. Tão pertencente e a apaixonado pela SEP quanto nós torcedores. Emblemático. São várias as partes que você se pega arrepiado, olhos marejados, Marcos era um de nós defendendo a meta alviverde!
(Mas senti falta da participação direta do Marcos.)

?Durante toda a cerimônia, vestiu, orgulhoso, o manto verde palestrino. "Tudo que consegui foi graças ao Palmei-ras. Nada mais justo do que prestar esta homenagem", explicou ao
Diário de S. Paulo de 6 de julho de 2002.?

Rodgrillo 01/08/2014

Obra “medíocre” perante a história de São Marcos!!
O livro em questão apresenta uma ótima proposta para seus leitores: mostrar a palmeirenses (ou não!) a trajetória deste que foi o maior goleiro desta grandiosa instituição e o maior ídolo esportivo de toda uma geração de palestrinos. Com uma leitura bastante simples e fluida – em alguns momentos simplista demais – o livro faz um panorama superficial da história da Sociedade Esportiva Palmeiras durante os 20 anos em que o São Marcos atuou profissionalmente pelo futebol. Período este marcado, na sua primeira metade, por dezenas de glórias e títulos – a famosa era Parmalat – e, na sua segunda metade, por diversos fracassos e frustrações. Entretanto, a meu ver, é justamente aí que o livro deixa a desejar. Na posição de fã da figura humana representada pelo goleiro, esperava uma abordagem igualmente humanizada do livro, com impressões pessoais de Marcos sobre os principais fatos ocorridos no clube no período 1992-2012 intercalados com histórias inéditas destes 20 anos. E isso o livro fez pouco. O foco deveria ser mais na pessoa do Marcos e, menos, na história do clube. Pra quem espera um relato superficial da história do Palestra neste período, o livro atenderá suas necessidades. Pra mim não foi suficiente!!

cayo 08/05/2013

Uma parte da história de um clube
Com uma leitura simples e descontraída mostra a trajetória de um atleta considerado vitorioso, possui relatos que fazem parte da história do esporte. Leitura recomendada não só à seus fãs mas também a quem deseja relembrar fatos de nosso futebol.

Jeff80 19/05/2014

Profissionalismo, talento e amor a camisa
Qualquer um que se atreva a falar mal da carreira de Marcos, ou não sabe nada sobre futebol, sobre profissionalismo ou mesmo é um rival que não da o braço a torcer. Mas são poucos os que não reconhecem esse cara como um excelente profissional, carismático e engraçado. Marcos se tornou São Marcos e o maior ídolo da torcida palmeirense, e não foi a toa, com muita dedicação e anos de serviço prestado ao clube com glorias, quedas, contusões e em seus últimos anos, carregando elencos que não estavam a altura do clube. Essa obra de caráter jornalistica escrita por Campos Jr. é uma biografia profissional de Marcos, desde sua chegada ao clube até o ano de 2011, quando o arqueiro ainda estava em atividade. A obra acaba se tornando uma pequena biografia do Palmeiras também. Mas como se trata de um livro sobre Marcos, todos já esperam aquelas estórias engraçadas que ele contava em programas que faziam os jornalistas e espectadores racharem o bico, mas não, não nesse livro que tem um caráter jornalístico e como eu já disse é apenas uma biografia da vida profissional do goleiro. Mas ao todo é um ótimo livro, riquissimamente ilustrado e com depoimentos tirados de jornais. Apesar de eu admitir que esse livro me serviu muito mais para ter curiosidade em ler a outra biografia "nunca fui santo" de Mauro Beting, que todos sabem ficou muito mais conhecida e primeiro da lista por semanas. A única coisa de que não gostei, é que as imagens não são coloridas, algo que provavelmente encareceria ainda mais o livro, mas como eu já disse é um puta livro foda, escrito maravilhosamente bem e que eu não conseguia parar de ler. Leitura obrigatória para todo palestrino.

site: alicenascorrente.blogspot.com.br

Carlos Duarte 17/09/2019

[ RESENHA ] São Marcos de Palestra Itália
A biografia do Marcão é sensacional principalmente por que me fez entender e ratificar o seu amor pelo Palmeiras. Era protagonista no vestiário incentivando até os piores dos elencos, foi torcedor em algumas entrevistas polêmicas e reações espontâneas.
Ótima leitura para rememorar alguns episódios engraçados, tristes e felizes que vivi sendo torcedor do Palmeiras e tendo acompanhado a carreira do Marcão.

Antonio Maluco 13/06/2023

Esporte
O livro conta histórias do goleiro Marcos do Brasil e Palmeiras em seu período no Palmeiras e Seleção Brasileira