Starters

Starters Lissa Price

Resenhas - Starters

Helena Eher 22/03/2015

Nessa distopia, houve uma guerra de esporos que dizimou a população adulta, pois só havia vacinas suficientes para crianças, jovens (starters) e idosos (enders).

Os Starters que não tinham avós estavam sozinhos no mundo, sem dinheiro, sem comida e tendo que fugir dos inspetores para não irem parar em instituições nas quais seriam ainda mais maltratados. Além disso, mesmo que quisessem, não podiam trabalhar, pois com a vacina, os Enders passaram a viver 200 anos e proibiram esse tipo de competição no mercado de trabalho.

Como acontece nas distopias, nos deparamos com um cenário de caos, no qual as pessoas lutam por suas vidas e carregam consigo a esperança de que as coisas podem ser diferentes e a saudade da vida que possuíam antes.

Em meio a esse cenário, temos Callie, nossa jovem protagonista e narradora, que vive escondida em um prédio abandonado com seu amigo Michael e com seu irmão Tyler, do qual prometeu cuidar, apesar de não ter recursos para isso.

Nesse desespero, ela vai a Prime Destinations. Única empresa em que uma Starter poderia trabalhar, ou quase isso. Ela está disposta a vender seu corpo. Literalmente. Durante um tempo, ela “dormiria” enquanto um Ender teria a consciência transferida para seu corpo. Assim, poderia se sentir jovem outra vez, praticar esportes, frequentar baladas, etc.

Entretanto, quando Callie aluga seu corpo, Helena, a Ender que o ocupa, não faz isso apenas por diversão, ela quer burlar o sistema, ela quer acabar com a Prime, ela quer impedir que esse processo de venda de corpos continue.

E em meio a isso, Callie retoma a consciência e ambas passam a ocupar o mesmo corpo.

Esse é só o começo de uma história que traz muitas surpresas, muita falsidade, muita tristeza, mas também muita esperança.

As únicas ressalvas que tenho com esses livros são os erros de português que encontrei ao longo da leitura (e que, realmente, me incomodam) e a facilidade com que alguns obstáculos são ultrapassados. Com uma trama com tantos problemas bem construídos, era um pouco decepcionante o modo como tudo era resolvido em poucos parágrafos.

É um livro muito interessante que cumpre seu objetivo, que eu acredito ser o da maioria das distopias, de nos fazer pensar acerca do que queremos ter ou não no futuro.

Há quatro contos gratuitos que complementam a leitura: Retrato de um Esporo, Retrato de uma Starter, Retrato de uma Doadora e Retrato de um Inspetor

site: http://doslivrosumpouco.wordpress.com

Iury Lagos 31/08/2022

Julguei pela capa; e não é que é bom.
O livro tem como personagem principal Callie, uma garota órfã que tenta sobreviver com seu irmão mais novo Tyler, e seu amigo Michael em um mundo devastado pela guerra dos esporos. Em meio as dificuldades, Callie resolve emprestar seu corpo a uma instituição, a Prime Destinations, que os aluga para Enders (pessoas com uma idade avançada) e que usam esses corpos para se sentirem jovens e aproveitar para fazer coisas que já não conseguem. Em meio a isso tudo, Callie descobre que a Prime Destinations possui planos que vão colocar a vida de muitos em risco, e ela precisa impedir isso antes que seja tarde.
Eu gostei do livro. O conceito é clichê, mas a trama convence. O livro tem uma boa dose de ação e algumas reviravoltas. Alguns personagens não são bem explorados, assim como a guerra que levou a tudo isso. Talvez na sua continuação (Enders) isso seja melhor trabalhado. Pra quem gosta de uma trama com bastante reviravoltas, uma boa dose de ação e aventura e um pouco de ficção científica, vai gostar desse livro.

Isabela 30/04/2013

Starters
Starters conta a história de uma menina (Callie) que vivencia uma triste realidade, após a guerra de esporos, onde seus pais foram mortos; e sozinha tem que lutar pela sua própria sobrevivência e a de seu irmão, Tyler, e que passam muitos 'sufoco', onde Callie não tem outra escolha e procura a Prime Desobstinado, um lugar onde se alugavam corpos para enders, afim de que no final do mês receberia uma certa quantia que os ajudaria. Porém ao entrar Callie descobre que aquilo não era bem o que parecia, e que por trás de todas as farsas havia um grande segredo.

pvddluizza 05/02/2024

Acabei de terminar.
É um livro que te prende, a história é boa na maior parte do tempo, mas algumas cenas são ?breguinhas?!
O plot me surpreendeu muito, mas acho que foi tudo tão complexo que eu não entendi o livro por completo. A Callie é uma boa protagonista, mas as vezes seus pensamentos são cansativos/repetitivos. Não achei ela uma personagem identificável.