Je ne parle pas français

Je ne parle pas français Katherine Mansfield

Resenhas - Je ne parle pas français

Ronnie K. 23/03/2009

O melhor e mais consistente dos 5 livros de contos da autora que a Revan lançou no Brasil nos anos 90. Pode-se começar por aqui para quem não a conhece, embora não seja fácil encontrar um exemplar desse livro de edição esgotada e não reeditada. Mas vale a pena procurar. Logo na abertura temos o inesquecível conto "Na praia", verdadeiro idílio em louvor àquelas férias de verão que quase todo mundo já desfrutou em alguma casa de praia pelo menos uma vez na vida. Esse é o conto definitivo sobre o tema. É terno, irônico, engraçado. Uma beleza! Só por ele o livro já valia a pena. Porém, felizmente, tem mais. Há pelo menos mais 2 contos memoráveis: "A casa de bonecas", onde o estilo "infantil" de narrar se coaduna muitíssimo bem com o tema tratado e também com o fato de ter crianças como protagonistas; e o sombrio "A mosca", certamente reflexo do estado de espírito da geralmente enfermiça autora. O que estão fazendo sentados aí que ainda não foram correr atrás desse livro?

LorenaFontes 03/01/2024

Mais um livro de contos das mazelas da sociedade, do começo do século passado. Eu amo a forma como ela enxergava a sociedade em que vivia.
De todos os contos com certeza "casa de bonecas" foi o que mais me despertou todos os tipos de sentimentos, adultos cruéis fazem crianças ficarem cruéis.
Um ótimo livro de conto, gostaria que as pessoas falassem mais dele.

Nazrat 29/03/2024

Já tinha lido alguns contos da autora em uma coletânea da Antofágica. Mas me pareceu que esses contos são mais "conceituais" dos que eu li antes, num estilo bem, Clarice Lispector (que na verdade ela era fã da autora). Enfim, foi interessante mas diferente do que eu esperava.