Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Feh 22/04/2020

Ciúmes que mata
"Sinto a fúria de suas palavras, mas não entendo nada do que você diz"

J Bruno 22/01/2017

Otelo
Otelo, um general negro, de origem moura, case-se com a bela Desdêmona, uma das donzelas mais belas e desejadas de Veneza. A vida de felicidade que ambos almejavam se vê ameaçada pela inveja e cobiça de Iago, alferes de Otelo, que anseia por vingança por ter sido preterido na nomeação para uma patente mais alta.

Aparentando uma amizade que não devota e uma honestidade que não tem, Iago se aproxima de Otelo com o intento de convencê-lo de que Desdêmona tem um caso amoroso com Cássio, tenente de Otelo e homem de sua confiança, a quem foi dada a ascensão que Iago tanto ambicionava.

Totalmente cego e tomado pelo ciúme que passa a alimentar, Otelo se torna uma vítima fácil para o plano ardil de Iago, que aparenta conhecer bem cada um dos personagens e onde residem suas respectivas fraquezas.

"Otelo" é um clássico absoluto da literatura mundial, uma das tragédias shakespeareanas mais citadas e debatidas nos mais diversos campos do conhecimento, dentre eles a psicologia.

Otelo se tornaria um símbolo do sentimento que lhe conduz à ruína, um ciúme doentio, alimentado não pela conduta da pessoa "amada", mas por situações criadas na própria mente de quem o alimenta.
Matheus.Cantalice 02/07/2017minha estante
Resenha muito boa

Isis 23/05/2020

Um clássico de Shakespeare, peça de construção perfeita - uma tragédia do ciúme.

WeltonLuis 06/06/2020

Otelo retrata como o ciúme, o monstro de olhos verdes pode afetar o julgamento de uma pessoa em relação à pessoa que ela ama. Uma história de amor e intrigas que conduzirão à tragédia.

Luize 01/10/2017

A tragédia começa quando o pai de Desdêmona é alertado, na calada da noite, de que fora roubado, o leitor, porém, logo percebe que não se trata de um roubo propriamente dito: Desdêmona casou-se com Otelo às escondidas. E aquela sociedade não consegue conceber isso. Será que fora raptada ou fora enfeitiçada? Por que outro motivo, afinal,Desdêmona , a mulher mais cobiçada de Veneza, escolheria Otelo, ela que poderia desposar qualquer um? Ela é rica , bela, branca , nobre , ele é general, feio, negro , mouro, bárbaro. A verdade é que Desdêmona se encanta com Otelo porque vê nele o herói que faz de Veneza a cidade que é. Desdêmona valoriza Otelo porque enxerga nele um grande homem e admira a sua coragem e a sua importância para Veneza. Otelo, no entanto, não se julga à altura de sua nobre esposa. E é dessa baixa estima que Iago se aproveita para afligir Otelo.

Otelo nomeia ao cargo de tenente quem lhe apetece , por amizade, mas Iago se sente diminuído por ser preterido ao cargo e, principalmente, por ser subalterno de Otelo, a quem Iago se julga superior. O personagem Iago é maravilhosamente manipulador e conduz toda a trama para a satisfação de seus interesses.

A peça nos faz refletir sobre o amor incompreensível (que arrebata Desdêmona) , sobre o ciúme incompreensível ( que nasce em Otelo) e sobre o ódio incompreensível ( que sente Iago).
A maldade pode ser desperta em qualquer um de nós: pessoas consideradas boas também são capazes de atos cruéis, seja por ciúme, seja por inveja, seja por amor.

E a motivação do ser humano faz diferença, afinal, quando se pratica um ato cruel? Eis a reflexão que fica quando Otelo diz que fez o que fez por amar demais.
Salomão N. 01/10/2017minha estante
Uma obra-prima. Cá entre nós, é melhor que Hamlet...

Andrade 01/10/2017minha estante
Prefiro Hamlet do que Otelo.. Enfim, ótima resenha.

Craotchky 01/10/2017minha estante
Eu, por minha vez, colocaria:
1 Hamlet
2 Otelo
3 Macbeth

Luize 01/10/2017minha estante
Já eu prefiro Otelo e Macbeth a Hamlet.

Ainda falta eu conhecer mais a obra de Shakespeare para definir uma ordem de preferência. Se não me engano ele escreveu 37 peças. E eu só li 4.

Salomão N. 01/10/2017minha estante
Boa, Luize!!!!! Kkkkkkkkk.

Tiago 01/03/2021minha estante
Minha obra preferida dele é Sonho de uma noite de verao. Tambem gosto muito de Noite de Reis.

Marcelo Purificação 13/08/2022

Comentário: Otelo
Otelo, o Mouro de Veneza, peça escrita por volta de 1603, trançando temas densos como o racismo, o ciúme e ?a loucura causada pelo amor?, o autor compôs um cenário que conseguisse abarcar a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem em um espaço de tempo relativamente curto. De suas tragédias, Otelo talvez seja aquela em que o veneno surte efeito mais rápido no protagonista, fazendo-o definhar muito mais tempo antes de cair em desgraça.

Isabel 24/06/2020

Imperdível
Incrível como a tragédia de Otelo nos ensina sobre questões tão atuais a partir de uma narrativa fluida e permeada pelas tramas perpetradas pelo vilão Iago.
Adorei as lições que extraímos da leitura do livro!

Recomendo uma edição com textos de apoio e notas de rodapé, pois várias palavras usadas ao longo do texto possuem duplo sentido, sendo necessário contextualizá-las.

Anna.Beatriz 25/10/2022

o veneno do ciume
Eu nunca vi esse sentimento tão bem representado em nenhuma outra obra como em Otelo. A forma como vai envenenando a pessoa de dentro para fora, transformando um sentimento tão lindo de cuidado em uma monstruosa possessão.
E como aquela narrativa totalmente enviesada pela neurose vai fazendo com que a pessoa pare de pensar racionalmente, aquilo do cérebro se voltar totalmente a confirmar suas próprias certezas. Tudo é uma confirmação da infidelidade mesmo a esposa estando tão visivelmente dedicado a ele.
Incrível tragédia.

DeyvisonRaj 21/12/2022

Surpreendente
Que livro bom! Surreal pensar que um livro escrito há mais de 500 anos, aborda temas tão atuais, o que evidencia a atemporalidade dessa obra. Incrível. Genial. Li nessa edição adaptada, mas já quero, imediatamente, ler no original.

Helo Zanella 06/02/2023

?A Tragédia de Otelo: o Mouro de Veneza ? (Shakespeare)
Shakespeare me fez passar raiva com esse livro.
Não foi o que mais gostei até agora, acho que justamente por ser muito difícil de engolir algumas características da histórias e da época.
Acho que um pouquinho da minha antipatia tem a ver com a tradução da editora, apesar de eu ter AMADO as notas de rodapé.

#JUSTIÇAPARADESDÊMONA!

diangelostrange 19/09/2021

otelo, o mouro de veneza
gostei mais desse livro do que achei que fosse (principalmente pq foi um livro que tive que ler pra escola, inclusive fiz a prova ser ter lido o livro inteiro e ainda fui bem KKKKKKKKKKKKK )
o Iago é um vilão muito bom e inteligente, e eu adorei q a personagem Emília questiona bastante o jeito q as mulheres são tratadas, imagino como as pessoas encararam isso na época q o livro foi escrito.
tbm houveram algumas partes com teor meio racista, e otelo era bastante julgado por ser negro.
acho que por conta da época q o livro foi escrito, em alguns momentos achei a escrita meio difícil tbm, mas isso não me atrapalhou.
enfim, é um livro bom, mas nada q me fez ficar tipo: ?uau?.

Stella F.. 15/10/2020

Ciúmes!
Foi muito interessante conhecer os personagens através desse leitura. Eu já os conhecia de longa data, mas só de ouvir falar.
O Mouro, Desdêmona, Iago, Rodrigo, Cássio, Emília.
A mola mestra dessa tragédia é o ciúme mas também podemos falar do jogo do poder, da inveja, da ambição.
O Mouro casa-se com sua amada Desdêmona sem o consentimento do pai dela. Ele é um grande guerreiro mas é um estrangeiro e vê-se que não tem a educação da amada. Todos ficam abismados quando ela o escolhe como marido porque recusou vários pretendentes.
Então, Iago, esse grande vilão de Shakespeare, começa a sua vingança, pelas beiradas. Fazendo uma intriga aqui, outra ali, coloca uma desconfiança na cabeça de cada pessoa com quem fala. Fica um leva e traz.
Ele com sua astúcia, inteligência e por ser considerado honesto, consegue tudo que quer. A cada um Iago vai dando ordens, soltando algum veneno, montando armadilhas que no geral funcionam. Suas intrigas fazem com que pessoas sejam depostas de seus cargos, um dos desejos dele é subir de patente, mas outro desejo também é acabar com o Mouro ao qual todos reconhecem com bom militar.
Tanto fez que conseguiu que o Mouro duvidasse do amor sincero de Desdêmoma e no final todos têm um final trágico.
"Mas os ciumentos não atendem a isso; não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce."
Eu fiquei com a impressão de que Iago gostava de ser ruim. Tão ardiloso e tão eficiente em suas estratégias.
"Disse-lhe o que pensava, sem que houvesse contado nada além do que ele próprio julgara natural e verdadeiro."
A leitura é prazerosa!
Joandesori 17/10/2020minha estante
Bom gosto. Terei que ler.

Stella F.. 17/10/2020minha estante
Sim. É bem interessante!

Vanessa1073 25/06/2023

Eu não sabia nada sobre a história quando peguei para ler. Só conhecia a fama da obra como sendo de Shakespeare.

Aquí vemos cómo um homem pode se afundar por conta de um ciúmes que não tem nem argumento. A desconfiança vai sendo criada a partir de falas de um outro homem e isso vai destruindo Otelo ao ponto da ruína. O autor é famoso por suas tragédias, mas não esperava esse final.