Equinócio

Equinócio – A Primavera

Autora: Lu Piras

Editora: Dracaena - 440 páginas

Sinopse

A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam.

Minha opinião:

Escrito por Lu Piras, Equinócio é uma linda história de amor, de aventura com altas doses de mistério. O livro faz parte da trilogia “A primavera” e conta a história de Clara, uma estudante de medicina, moradora do Rio de Janeiro que segue com sua vida tranqüila ao lado dos seus amigos e família. Esta composta pelo seu amado pai que é um cientista renomado, sua irmã fofa Olívia e a empregada Maria que faz papel de mãe, já que a mãe de Clara faleceu devido a uma doença. Isso fez com que a família se tornasse um tanto triste e seu pai vivesse um luto eterno.

Seu pai que apesar de ser um cientista, respeitava a fé da esposa e das filhas, deixa de acreditar e se refugia em trabalhos e pesquisas.

Clara é aquela personagem tipicamente querida. Ela é aquela melhor amiga, que quase não tem vida amorosa, tem medo de se arriscar, mas ainda assim é linda do seu jeito. Escolheu a medicina, pois queria salvar vidas, fazer algo que gostaria de poder ter feito a sua mãe. Ela na maioria das vezes, vê sempre o melhor de alguém – não no caso de Jonas, seu arquiinimigo desde pequena, mas isso vamos deixar mais para o final.

Clara só não esperava que sua vida mudasse por completo. Ela carrega um dos segredos mais obscuros que sua família possui. Seu pai inconformado com a morte de sua mãe, se aprofunda no mundo das pesquisas e através da criônica – uma fórmula que congela os seres humanos e permite a perpetuação das espécies. Ou seja, ele descobre a fórmula que pode fazer com que os seres humanos mortos voltem à vida.

Clara só não esperava que seu pai ao fazer isso desencadeasse uma guerra entre anjos e renegados. E para a sua surpresa, ela recebe a visita de seu anjo da guarda, Nath – Aniel que mexe com o seu coração de uma forma que ninguém jamais conseguiu.

Eles acabam se apaixonando, mas o que pode ser tão certo, aos olhos da legião dos outros anjos – como os nephilins – pode ser visto como errado.

Eles vão ter que lutar contra tudo e todos para poderem ficar juntos e só caindo, é que Nath poderá ficar com ela. Só que isso vai contra o que ele é e Clara não quer ser egoísta a esse ponto. O fato é que eles não sabem como conseguir isso e o tempo passa para ela, enquanto que para Nath não.

Equinócio é um daqueles livros com uma incrível história de amor que não vemos mais hoje em dia. É um livro com uma história encantadora e possui um enredo rico. A trama é surpreendente e a escritora soube conduzir as reviravoltas perfeitamente bem, isso alimentou ainda mais a minha curiosidade para saber o que iria acontecer. Para todos aqueles que procuram uma linda história de amor com elementos fantásticos, se sintam em casa e leiam Equinócio. Uma história que envolve os leitores românticos e cativa os fãs sedentos por mistério.

Para os leitores que se apaixonaram, fiquem atentos, pois terá continuação. Estou sedenta por Polaris – O Norte. Muita história vem por aí!

Lu Piras 15/08/2012minha estante
Amei a resenha, Ju!
Sabe o que é mais emocionante para mim? É bom saber que a história foi lida e apreciada, mas o importante mesmo é que Equinócio me aproxima das pessoas de uma forma que eu não conseguiria se não fosse através da escrita. Escrever é a minha vida.
Obrigada por fazer parte do meu sonho.

Beijocas,

Fulana Leitora 01/08/2012

Como algo que parece tão certo pode ser errado?

Essa é a pergunta que me fiz durante toda a leitura. Um amor tão puro como o de Clara e Nate, pode ser errado? Mas, antes, vamos começar do início.

Clara é uma jovem estudante de medicina, moradora do Rio de Janeiro, minha Cidade Maravilhosa. Vive com sua irmã Olívia; uma menina adorável, doce e cativante, apaixonada pelas estrelas. O pai Maurício; um renomado cientista inconformado com a morte da esposa. E a governanta Maria; gentil, amorosa e com cheirinho de mãe. Clara leva sua vida cotidiana como qualquer carioca, até que o seu pai desaparece misteriosamente.

No decorrer da trama, Clara descobre que o desaparecimento de seu pai, não é mera obra do acaso. É quando seu anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) entra em sua vida e muda seu mundo completamente.
Maurício nunca se conformou com a morte da esposa e durante anos tentou criar uma forma de trazê-la de volta. Quando finalmente estava perto de obter êxito na fórmula da perpetuação da vida humana (criônica), Nate aparece alertá-lo a não ir contra a ordem natural, dos perigos envolvidos, pois isso resultaria na destruição da humanidade. E esse é o objetivo dos renegados (anjos caídos) que o sequestram e o obrigam a terminar a experiência.

Com todos os recentes acontecimentos sobrenaturais, Clara tenta aparentar viver normalmente, pois não quer envolver seus amigos nos perigos que cercam sua vida.
Uma das infinitas qualidades da Clara, proteger os amigos. Por mais que queira compartilhar seus anseios com sua melhor amiga, a sempre carismática, exuberante e nada modesta Christiane, ela retém tudo para si, para proteger a amiga. E ainda consegue acompanhar Chris nos preparativos do seu casamento com Gustavo. A avoada Jéssica e seu namorado, o misterioso Marcus, fecham o grupo de amigos, tão unidos como uma família.

Outros personagens recheiam esse romance. Temos os três esquisitos, os pagãos, como seus “colegas” de faculdade os chamam. Wotan, Ahriman e Lug. Com o tempo, Clara percebe a origem dessa esquisitice.
Jonas o caubói do asfalto, no melhor estilo James Dean, é o amigo; ou deveria dizer inimigo?; de infância da Clara. Ele é filho do dono do famoso laboratório no qual o pai de Clara trabalha. Jonas é o típico arruaceiro que, aparentemente, não se importa com nada, aparentemente. E Rodrigo, irmão de Marcus, que é inimigo declarado de Jonas. Ambos envoltos em mistérios, que estou ansiosa para desvendar no próximo livro da Lu.

E em meio a toda essa turbulência o amor de Clara e Nate vai se intensificando a ponto de nenhum dos dois poder, nem querer, negar esse amor. Mas eles não podem viver esse amor de forma plena, pois Nate é um anjo e seus encontros, praticamente, só acontecem em sonhos. Os sonhos mais perfeitos e lindos que alguém poderia sonhar. Praia, céu e estrelas são as testemunhas desse amor.
A cada sonho eu sonhava e a cada despedida eu chorava. E até agora a pergunta de Clara rodeia meus pensamentos.

​“Quanto de tempo pode caber numa despedida? E quanto de saudade?”

Há um único meio de Clara e Nate ficarem juntos. Mas essa decisão tem um preço alto, muito alto. Enquanto espero pela decisão no próximo livro, fico ouvindo as sábias palavras de Josh Groban na música Let me fall, e espero que a Clara também as ouça.

Equinócio entrou para a lista dos meus livros favoritos. Um romance açucarado, sim, mas sem melodramas. A Lu soube explorar muito bem todos os temas expostos no livro. Não se perdeu entre o natural e o sobrenatural, mas soube balancear esplendidamente os dois. Equinócio é o início de uma série que venho para ganhar seus corações e habitar para sempre em seus sonhos.

Há coisas que eu não poderia deixar de elogiar, como a capa belíssima, a escolha da fonte, a pena no início de cada capítulo e as inúmeras citações literárias e musicais. São pequenos mimos que fazem a diferença. Mostram todo o cuidado e dedicação para nos presentear com uma obra que encante não só os nossos corações, mas também os olhos.

E não poderia deixar de agradecer a Lu por me proporcionar sonhar esse sonho. Por todo o carinho que ele tem por nós, leitores. Meu livro e marcador autografados que eu vou guardar com muito carinho e daqui a algum tempo, vou me sentar no Arpoador lendo o livro, olhando para o Cristo e sonhando com o Nate.

Uma dica para quando forem ler, entrem no site da Lu e escutem a playlist. Sim, faz toda a diferença *-*

E mais uma coisa. Jasmim virou minha flor preferida ;)
Lu Piras 09/08/2012minha estante
Resenha espetacular.
Espetacular.
Espetacular.
Já disse que achei espetacular?
É... eu não encontro outra palavra para definir melhor. :)

Lina DC 10/10/2012

Eu sei que eu vivo comentando isso pessoal, mas eu tenho que dar os parabéns aos autores nacionais por suas obras. Ultimamente eu tenho rido e chorado com eles, conheci novos mundos, me apaixonei por personagens humanos e sobrenaturais. E foi simplesmente tudo isso que a autora Lu Piras me proporcionou em "Equinócio". Bom, acho melhor começar do começo: Clara tem uma irmã chamada Olívia e são filhas do Dr. Maurício Chevallier, um cientista renomado, que com a perda da sua esposa, se tornou um homem inconformado e começou a estudar a fundo a criogenia.

O interessante nessa história é que mesmo o estudo da criogenia sendo o responsável por causar durante o livro todo o sofrimento da família, eu não consegui ficar brava com o Dr. Maurício, porque ele simplesmente estava com o coração despedaçado com a ausência da esposa (quem pode culpar o médico?). Só que as suas descobertas estão prestes a se concretizar e com isso, uma guerra entre o bem e o mal irá se iniciar. Dr Maurício é sequestrado, e sem pistas, a polícia não consegue avançar.

Tanto Clara como Olívia começam a receber visitas dos seus anjos da guarda através de sonhos (o Nate é o anjo da Clara e o Haziel o anjo da Olívia). Agora eu faço uma pausa nessa história para falar um pouco sobre as personagens. Olívia é uma criança ainda, mas demonstra uma maturidade e uma calma diante das situações sobrenaturais absurda. Fiquei impressionada com a sua fé, e seu bom senso. É uma personagem meiga, muito amorosa com os seus familiares e com Maria (que cuida da casa desde sempre) e ama olhar as estrelas (e se mostra bem conhecedora do assunto também).

O que eu quero dizer é: Olívia é fofa! Clara é uma estudante de medicina, que tem mais pretendentes do que uma pessoa pode dar conta rs.... Em sua faculdade, temos o Rodrigo, que sinceramente me assusta, e Jonas, o garoto rebelde, filho do chefe do Dr. Maurício. Apesar de todos falarem para Clara ficar longe do Jonas, eu suspeito que ele não é tão malvado quanto quer aparentar (pelo menos é o que eu espero nos próximos livros) e ele e o Rodrigo se detestam, então tem uma história a ser descoberta aí também! Existem ainda outros personagens na faculdade de Clara, como um determinado trio de antissociais que tem um segredinho que envolve a luz e a escuridão (vocês não querem que eu conte tudo né?), que também são bem assustadores.

Voltando a história principal... para encontrar o pai, as garotas vão ter que se envolver no mundo dos anjos e descobrir quais são as reais intenções dos dois lados e porque seu pai está no centro de tudo isso. É claro que, quanto mais se envolve nesse mundo sobrenatural, tanto Clara quanto Nate acabam se sentindo cada vez mais atraídos um pelo outro, mas Nate explica para Clara que eles só podem ficar juntos se ele se tornar um anjo caído.

Resumindo, a história é muito bem elaborada, aborda o sobrenatural e ao mesmo tempo a ciência, questionando onde começa um e termina o outro... Foi o primeiro livro que eu li de anjos que tem essa visão sobrenatural x ciência, e de modo bem detalhado. A autora explica os termos utilizados no livro, e criou personagens apaixonantes. Se eu me apaixonei pelo Nate, é claro, mas também me apaixonei pelo Jonas, então não sei dizer qual deles eu prefiro que a Clara escolha. Em alguns momentos da leitura, principalmente quando o Nate falava em se tornar um anjo caído, ficou passando na minha cabeça o filme "Cidade dos Anjos" da Meg Ryan e a sua trilha sonora rs... Eu sei, é bizarro, mas é verdade!

Vocês devem estar se perguntando porque eu não falei mais do Nate ou dos demais pretendentes da Clara.. a razão é simples: eles são tão envolventes, que se eu começasse a falar deles, iria contar mais do que o básico, estragando a história para vocês. Por isso, deixo para os leitores conferirem por conta própria esse universo apaixonante!

Quanto a capa, eu nem preciso dizer que me apaixonei por ela né? Ela é linda, e resume muito bem os elementos do livro (temos a pena representando o anjo, o cristo no fundo representando o Rio de Janeiro, as flores). Amei essa capa. Parabéns a autora e a editora também pela diagramação e revisão do livro, pois acho que encontrei apenas dois errinhos bobos. Agora é esperar ansiosamente pela continuação!
Lu Piras 28/10/2012minha estante
Muito obrigada, Carolina!
Bela resenha... Eu adorei!
Que bom que os personagens envolveram você... eu sonho com eles ainda hoje. Ok, mas eu sou suspeita, hehe. Gostei de saber que o filme "Cidade dos Anjos" passou na sua cabeça enquanto lia. Esse filme me inspirou muito e para sempre!

Daniele Nhasser 24/08/2012

Equinócio- Lu Piras
Ele é o primeiro da serie Equinocio , um romance encantador ...
Quem gosta de romance sobrenatural super recomendo , se voce esta pensando é de vampiro , te digo dessa vez nao ...
Pai de Clara cientista renomado esta indo contra as leis humanas , esta fazendo uma formula para ... haha nao vou contar voce vai ter que ler !!
Mas essa ideia dele é algo que nao agrada o Criador , coloca ele e sua familia em perigo ..
Nate seu anjo , tambem anjo de Clara vira para a terra para tirar-los dessa enrascada ..
Pessoas do mal aproveita a fragilidade do pai de Clara , para domina-lo e apressa-lo a fazer a formula !!
Olivia com seu anjo e Clara com ajuda do Nate irao juntos tentar fazer uma tregua , para salvar o cientista da mão dos anjos do mal !!
Com tudo isso, a aproximacao nossos protagonistas acabam sentindo algo diferente , ninguem ali no meio esperava que Nate e Clara fossem se apaixonar ....
Um amor impossivel , que acabam lhe afastanto .... os dois tem que passar mals bocados ...
O livro é muito prazeroso de se ler , tem muitos misterios que ainda nao foram revelados isso nos deixa anciosos dez vezes mais para o segundo !!
Leiam vale muito a pena , eu tenho, li , vou reler , e super recomendo !!

Lu Piras 27/08/2012minha estante
Dani,

Tem tanta coisa para acontecer nessa história! Estou louca para te contar tudinho! *-*
Obrigada por acompanhar a trajetória de Equinócio e por me dar ânimo e motivos para sorrir todos os dias com o seu carinho e estímulo! Nossa, como o autor precisa disso!
Beijocas!

Erika 16/06/2012

Resenha: Equinócio - A primavera
Bom, creio eu que ainda tem muita gente que escolha o livro pela capa... E em algumas vezes se decepcionam com o conteúdo, mais este Livro – Equinócio- é pra se passar metade do seu tempo a admira-lo. Uma Salva de palmas para capa dele, por favor! Merece. Mais não se engane, não é só uma capa bonita, me deixa imensamente feliz saber que foi escrito por uma autora nacional. Fico orgulhosa, haha!
Bom, a história é narrada por Clara (personagem principal) ela tem 21 anos, mora num codomínio classe média no Rio de Janeiro com o Pai, a irmã mais nova, Olívia, e com a Governanta da casa, Maria, (sua presença é constante no livro). Clara tem uma rotina normal, amigos normais, e uma melhor amiga patricinha super-legal, Chris (Christiane)! Mais a rotina monótona e um tanto normal de mais da Clara, fica para trás quando um segredo de seu Pai vem à tona! Não conformado com a morte da mãe de Clara, e sendo um renomado cientista, Dr. Chevallier tenta ressuscitar a falecida esposa com um procedimento científico chamado Criônica (procedimento esse que, quando um ser humano morre, mantém seu corpo congelado, preservando-o, até que se possa trazê-lo de volta). Consequentemente causando um desequilíbrio entra as forças do bem e do mal. Assim, clara se encontra em perigo, e para piorar, ou não, ela se apaixona por seu anjo da guarda, que precisa aparecer para ela para poder ajuda-la a se livrar da enrascada que seu próprio pai a meteu, ou melhor, só ela não, toda a humanidade! Clara descreve muito bem todos os personagens, seus amigos, os anjos, e os renegados (anjos do mal). Devo ressaltar sobre seu anjo da guarda, Nath-Aniel (Nate) que ela o descreve perfeitamente, lindo, amoroso e super protetor (morri de amores por ele). Clara se apaixona por ele, e ele por ela, mais é óbvio que isso vai contra as leis celestiais, um anjo não pode ser apaixonar por uma humana, ele terá que negar-se a si mesmo, e ser um mero mortal, se quiser ficar com sua amada, mais Clara não aceita tamanho sacrifício!

Bom, o livro tem apenas uns três erros de ortografia, nada que não possa passar batido. Tem uma leitura agradável, a autora escreve muito bem, o livro me prendeu em certas partes, e fiquei madrugada adentro lendo-o... Quero lembrar a todos também, que Equinócio é uma série, terá continuação, e estou definitivamente L-O-U-C-A de curiosidade pra ler o próximo livro, a história te prende tanto, te deixa uns pontos de interrogação, que é impossível não ansiar pelo próximo livro! Mas também confesso que em alguma parte a história me deixou na mão, num momento de repente a história acelerou, e meio que atropelou algumas coisas. Mais foi um instante rápido e isso não o deixa menos maravilhoso!
É isso... Estou apaixonada por Nate, e confesso que por um Bad Boy do livro também, meio que torci pra Nate não cair por Clara, não quero que ele faça esse sacrifico por ela ~Ciúme~. Mais será que o Amor de um anjo por uma humana pode ser tão grande assim? E será que Clara vai sair dessa enrascada? Sua Mãe voltará? Não deixem de ler o Livro, Super recomendo!
Lu Piras 16/06/2012minha estante
Adorei a resenha, Érika! Polaris vem aí cheio de surpresas, especialmente para as fãs "ciumentas" de Nate, hihihi! *-*

Kimy Gabrielli 21/08/2012

Equinócio - A Primavera por Lú Piras
Desde a morte de sua esposa, Maurício Chevallier, um cientista famoso, nunca mais foi o mesmo. Sua vida não fazia sentido sem ela ao seu lado, por esse motivo, usando sua capacidade e inteligência, passou anos dedicando-se a um projeto na qual traria sua esposa de volta à vida. Porém, não contava ele com o fato de que suas experiências causariam um desequilíbrio mais perigoso do que imaginava.

Clara, sua filha e estudante de medicina da UFRJ, tem vivido normalmente como qualquer jovem de sua idade: amigos, estudos, família, mas tudo muda com o misterioso desaparecimento de Maurício.

Onde ele poderia estar? O que havia acontecido? A única certeza que continuava viva dentro dela e de sua irmã, era de que seu pai continuava vivo. Em uma noite ela conhece alguém que poderá ajudá-la a encontrar seu pai e a traze-lo de volta, Nath-Aniel. Nesse processo eles acabam se apaixonando, mas este romance é algo proibido. Será que tudo sairá bem? Será que Clara finalmente encontrará seu pai são e salvo? Será que Clara sairá ilesa dessa tentativa de salvá-lo?

Você só poderá descobrir isso lendo Equinócio - A Primavera : Porque o amor começa no limite da Luz e da Sombra"

Resenha:

"Nate, por favor, inspire-me" Essa foi a frase que usai ao findar da tarde, já tendo se passado um dia tentando escrever essa resenha.

Descrever o livro em meras palavras, para mim, é quase impossível, portanto, peço que não liguem se a resenha de hoje não for a minha melhor. Vou começar com uma pergunta:

Você acredita em anjos? E se acreditasse, acreditaria também em anjos que nos guardam?

Nessa série de livros eletrizante vamos descobrir que o amor realmente começa no limite da luz e da sombra. Encantador seria a palavra mais adequada para caracterizar Equinócio, dentre várias outras que vem em minha cabeça. Esse precioso enredo envolve um pouco e tudo: o sobrenatural, o misterioso, o poético, o natural, o romântico e o científico. Cada qual na sua quantidade ideal.

Com uma narrativa de fácil compreensão e um toque meio acadêmico podemos, perfeitamente, ver que é uma estudante de medicina que conta a história que é em 1° pessoa (pelos termos técnicos encontrados em algumas partes do livro), mas por incrível que pareça, esse fato não torna o livro nenhum pouco cansativo, muito pelo contrário, torna-o até interessante. Não posso deixar de falar sobre os detalhes que fazem da narração uma das melhores que já li. Ele traz um enredo cheio de detalhes que fazem do livro o segundo da minha lista de preferidos (logo após Outono de Sonhos, de Adriana Brazil). Era como se visse tudo "ao vivo", foi magnífico!

Em Equinócio, é inevitável não encontrar traços de Romeu e Julieta. Mas deixo bem claro de que encontramos um romance fofo, nem meloso demais nem parado demais. Lú aproveitou os melhores detalhes do clássico e acrescentou-os em um ótimo contexto sobrenatural. Tenho orgulho de dizer que ela executou esse plano com sucesso garantido.

Não posso deixar de mencionar o carinho que Lu Piras depositou na escrita (que aliás é bem visível pela escolha de palavras), como também o carinho e o cuidado da Editora Dracaena com a parte editorial (a capa magnífica e o diagrama esplendido)

Minha nota é 5, porém tenho vontade de dar mais pela perfeição em conjunto.

OBS: Para quem não sabe, Equinócio é uma série e o próximo livro a ser lançado é Poláris. Assim que tiver informações da nossa querida parceira e amiga Lú Piras passo para todos vocês o mais rápido possível. (Morrendo por Poláris, bora fazer a campanha para que Poláris saia logo?)

Alguns trechinhos (Nada de spoilers):

" _Não temas. Não estou aqui para lhe fazer mal. Não precisa se proteger de mim - diz com ar de riso e continua: - Adivinhe quem eu sou.
Baixo a guarda descendo o braço com o bumerangue"

Pág 95

"É preciso mais do que um protetor com as asas sempre prontas a se estenderem sobre mim. Nubca estive tão segura e ao mesmo tempo nunca me senti tão insegura. Para que eu alcance o inatingível e possa provar aos meus sentidos que amar o sobrenatural é natural, Nate precisa amanhecer um lado para que o outro anoiteça. Eu preciso ver o homem que se eclipsa na sombra do anjo"

Pág. 247

"Cada pessoa naquele salão tem um anjo da guarda, mas nenhuma tem ao seu lado um que veste smoking. Mesmo que ninguém ai conheça Nate, o fato é que um anjo está prestes a cruzar o átrio de mãos dadas comigo. Como é possível agir com naturalidade numa situação dessas?"

Pág. 421 (O melhor capítulo de todos :P)
Lu Piras 27/08/2012minha estante
Kimy,

Você é fofaaaaaaaaaaaaaaa!!! Até resenhando Equinócio você conseguiu ser fofa!!!
Obrigada pelas suas palavras, pelo jeitinho todo especial de interpretar e entender Equinócio.
Obrigada, mil vezes!
Beijocas,

Cia do Leitor 28/10/2012

EQUINÓCIO - A primavera
O que você achou de filmes como Titanic, Ghost, Dirty Dance, Intimo e Pessoal, Cidade dos Anjos?

Lembra o que sentiu durante o filme? Diversos sentimentos né? Alegria, raiva, tristeza, aflição, ansiedade, quase morreu de rir ou de chorar e no final do filme, ou você saiu do cinema em prantos ou saiu realizada(o). E a única certeza que você teve, é que: PRECISAVA DESESPERADAMENTE VER AQUELE FILME NOVAMENTE, seja numa nova sessão de cinema, em DVD ou na Tela Quente. Ficou marcado né?

Porque estou falando de filme quando tenho que falar de um livro? É a minha forma de descrever o que senti ao ler EQUINÓCIO de Lu Piras. Fechei o livro com a sensação de ter assistido um filme indicado ao Oscar e desejo desesperadamente ler a continuação. Sei que, quando lançar POLARIS, terei de re-ler Equinócio e quando sair RENASCER, terei de ler os dois primeiros volumes e quando lançar MISSÃO, estarei incumbida de ler os quatro volumes em sequencia!!!

Equinócio, é o primeiro livro de uma série de quatro romances sobrenaturais, foi criado em sequencia, assim evitando que se perdesse pelo caminho e saísse de seu foco. Lu Piras usou uma escrita deliciosa e de fácil entendimento, as descrições e detalhes foram necessárias e perfeitas, nada exagerada nem monótonas. Os personagens são bem descritos e diversificados, desde a patricinha até o bad boy, você ama todos eles. Os protagonistas não são nada melosos, existe uma batalha entre o coração e a razão que é travada por eles e nos envolve a ponto de esquecermos o que é certo, pra incentivar o "errado". Todo o clima sombrio da história, está por conta de seres demoníacos e a obsessão do homem que quer brincar de Deus. A Diagramação está impecável, a cada capítulo iniciado, temos uma delicada pena desenhada e acompanhada por um trechos tirados de livros famosos.

A história é narrada por Clara (a personagem principal) uma jovem de 21 anos que mora com seu pai Maurício Chevallier, sua irmã Olivia e a babá/governanta Maria, onde juntos, tentam viver em harmonia mesmo após a morte de sua mãe Beatriz da qual abalara a estrutura emocional da família Com o passar do tempo, a dor é amenizada pela rotina diária, como idas a escola, encontros com amigos, trabalho e quase caindo em esquecimento, "quase".

Até que um dia seu pai revelou um segredo à Clara que mudaria tudo, inconformado com a morte de sua mãe, Maurício um renomado cientista iniciou às escondidas uma experiencia de nome "Criônica" que é nada mais que, um processo onde congela-se um cadáver para preservá-lo a fim de reanimá-lo, ou ressuscitá-lo futuramente. É claro que Clara ficou estarrecida com o segredo, tal notícia vai de contra a seus preceitos, ninguém tem o direito de brincar de Deus, é imoral, ilegal, anormal!

Tal atitude impensada atrai atenção de seres sobrenaturais, Clara é visitada por um anjo, seu anjo da guarda Nath-Aniel, ou apenas Nate, com seus olhos verde-esmeralda, pele clara e cabelos longo e dourados, exalando delicioso cheiro de jasmim, carrega consigo um olhar triste e más notícias. Nate vem a ser também o anjo da guarde de Dr. Chevallier, sentindo-se obrigado a aparecer para sua protegida para precavê-la dos perigos a espreita e protegê-la, trava uma luta contra o mal e o pecado. A situação fica mais complicada quando Clara percebe que está apaixonada por seu anjo, as visitas constantes que ele faz para livrá-la do perigo, torna seu envolvimento mais intenso e recíproco.

Para este amor proibido coexistir, Nate terá que cair, abdicar de sua condição celestial e tornar-se mortal, um humano. Mas, Clara o ama tanto, que não consegue aceitar este sacrifício de amor, ela acredita que não há necessidade da renúncia, já que Nate possui um coração e sentimentos tão humanos quanto os seus, ele é diferente porque no fundo existe um propósito... A Salvação e o futuro da humanidade depende das decisões que Clara e Nate tomarem.

“_ Ah, Clara... - Ele suspira. - Você não quer mesmo entender. Como pode sequer supor que eu seja as duas coisas?
_É como eu vejo você.Como o equinócio,a tenuíssima linha imaginária que separa o dia e a noite em partes iguais.O dia e a noite convivem,mas nunca se encontram.Para que um se revele,o outro precisa se esconder.O instante em que isso acontece e os astros se cruzam é aquele em que você decide ser quem é.” pág. 246

Bom, devo ainda mencionar os personagens coadjuvantes, Olivia, irmã de Clara tem o seu papel importante na história, também é possuidora de um anjo da guarda e embora seja a caçula, ajudará Clara em diversos momentos.

Maria é como uma mãe para as meninas, sempre presente, cheia de amor e preocupada.
Dr. Chevallier, o que impulsiona seus atos visto como insanos e inapropriados é dor da perda e o amor avassalador que ainda sente pela esposa, sem pensar nas consequências, usa sua ciência para trazer de volta a amada, mas no fundo é um bom homem e ótimo pai.
Chris, melhor amiga de Clara, uma patricinha fofa e até engraçada, pois está a beira de um ataque de nervos com os preparatórios para o casamento com Gustavo.
Jessica e Marcus, também amigos de Clara, estão sempre presentes nos momentos difíceis.
Rodrigo, irmão de Marcus, apresenta-se como uma pessoa e transforma-se em outra drasticamente, tem um ódio inexplicado por Jonas, filho do chefe do Dr. Chevallier. Jonas, um rapaz revoltado, sempre cercando Clara e aprontando algumas com ela, no fundo existe algo de estranho e diferente nele, que até o final do livro vai transparecendo e deixando algumas pistas no ar, um bad boy que vai mudar o rumo da história, também odeia Rodrigo.
Os Pagãos, liderado por Wotan, um grupo de góticos com comportamento estranho e isolados das demais pessoas. Irão deixar a sua marca mais para o final do livro.

Enfim, para finalizar, Equinócio é recheado de belas mensagens e exemplos. O amor impossível é possível? Até onde vamos por amor? E as consequências, pensamos nelas antes de nossos atos? E a pergunta principal, Irá Nate cair por seu amor?

Equinócio é um livro feito com amor, para amar.

Muitíssimo indicado e amado!
Parabéns Lu Piras
Publicado pela Editora Dracaena
Lu Piras 28/10/2012minha estante
Numa palavra: emocionada.

gleicepcouto 14/07/2012

Bom (e um pouco longo) início para uma trama que promete

***

Equinócio - A Primavera (Dracaena) é o primeiro livro da série de quatro volumes da escritora carioca Lu Puras. Nessa sua estreia literária, a autora entra no mundo do romance sobrenatural.

Clara estuda medicina e é uma jovem como qualquer outra, morando na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro. Sua vida vira de cabeça pra baixo, porém, quando seu pai, um cientista famoso, misteriosamente desaparece. A polícia não acredita que ele possa estar vivo, mas Clara e sua irmã não perdem as esperanças.

Aos poucos, Clara descobre que o desaparecimento do pai ia muito além de causas 'naturais'. Toda um dinâmica celestial estava por detrás e ela se vê inserida em um guerra entre o bem e o mal, justamente porque seu pai é o responsável pela fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). No meio disso tudo, está Nath-Aniel, seu anjo da guarda, que promete ajudá-la e livrá-la de todo mal. Mas será que realmente ele conseguirá cumprir com sua missão mesmo apaixonado por Clara?

Esse é o primeiro livro da série e isso fica claro ao longo da história. A obra é uma introdução de quase 450 páginas à história de Clara e Nate. Fiquei esperando um pouco mais de ação e respostas, mas nem todas vieram. Claro que isso tem um motivo: tem que ter gancho para os demais livros, mas, após acabar de ler o livro fiquei com a sensação de ainda esperar mais acontecimentos referentes à criônica.

Esse fato, entretanto, não diminui em quase nada o valor da obra. Lu Piras escreve muito bem e, o mais importante, com sentimento. Até as cenas mais banais, do dia-a-dia são, são carregadas com uma emoção simples e cotidiana, que te faz sentir o ambiente e a cidade do Rio de Janeiro (que é tratada quase como uma personagem secundária na história).

Os personagens são bem delineados e palpáveis. A família de Clara realmente parece uma família. Isso pode até parecer bobo de se dizer, gente, mas não é. Representar uma família coerente, sem parecer ter saído de um seriado de quinta categoria onde as peças não se encaixam, é difícil. Ainda mais se a autora se predispõe a misturar o sobrenatural (anjos e afins) com o natural.

E isso, a Lu faz muito bem. Na verdade, é o ponto alto do livro. Cada item (sobrenatural e natural) está em sua medida exata. Até mesmo no romance. A autora poderia ter caído no (perigoso) modismo atual e feito um anjo que mais parece um humano do que um ser celestial. Ao invés disso, preferiu dar o seu próprio toque e nos apresenta um anjo de verdade: etéreo, com poderes e essencialmente bom. Clara, uma mocinha bacana e não chata (outra raridade na literatura atual também), combina com o anjinho da guarda direitinho. Casal bonitinho, gente.

A Dracaena fez um trabalho editorial muito bom, especialmente no que diz respeito à capa. É lindíssima e traduz grafica e perfeitamente a atmosfera do livro. O trabalho interno também ficou bonito. No início de cada capítulo há uma pena fofinha e o nome do capítulo com uma fonte diferente. São coisas pequenas, mas que mostram o cuidado com o qual a editora trabalhou o livro.

Equinócio - A Primavera demonstra ser um bom início para uma trama que promete. Queria que a trama realmente já tivesse começado, mas tudo bem, espero pelo próximo. Enquanto isso, posso me deliciar com o amor puro de Nate e Clara.

Avaliação:
Autor(a): Lu Piras
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Páginas: 438
Valor: $35 a $45
Extra: Clara, fica esperta, que tô chegando pra te roubar o Nate.
Lu Piras 14/07/2012minha estante
Resenha de uma das pessoas cuja opinião literária eu mais valorizo na blogosfera! Não podia ser menos do que excelente. :)
Obrigada, Gleice, por ter sido você, isenta, objetiva e coerente. Por ter se entregue à leitura de Equinócio, compreendido e o acolhido em seu coração.
Beijoooos!

Andressa 09/11/2012

Equinócio - A Primavera - Lu Piras
Confesso que quase me perdi na leitura. Não é que ela seja difícil, ao contrário é simples e clara, como o nome de uma das personagens. Aprendi com essa obra que cada autor tem seu time e Lu Piras não é diferente. O time desse livro ficou bom da metade para o final. Os primeiros capítulos arrastei por semanas, mais os últimos devorei.

Vamos lá...

Equinócio é o primeiro volume da série, e o segundo já alerto que será Polares - o Norte. A história é em primeira pessoa contada por Clara, uma estudante de medicina de 21 anos. Com um vocabulário fácil e poucas palavras que difícil entendimento. Esse, como é o primeiro é bastante introdutório, talvez tenha sido isso que me cansou nos capítulos iniciais. Cenas que com certeza eu excluiria. Mas por causa delas eu pude entender melhor o comportamento de Clara. As vezes tinha raiva dela por ser tão mimada, em relação a seus problemas achei muito madura, mais infantil ao mesmo tempo. Querendo ser dona do mundo mais sem poder algum.

A história gira em torno de Clara e seu pai, que "criou" uma formula baseada em criogenia para ressuscitar sua mãe. Até aí, tudo bem, vamos acordar mamãe! O problema é se a formula vier a tona e cair em mãos erradas, o mundo estará perdido. Essas mãos, são os renegados, os anjos caídos, pois eles acreditam que terão alguma vantagem sobre o Criador.

Junto de seu anjo da guarda o qual também se apaixona, Nate, eles tentam mudar os acontecimentos. Ao mesmo tempo em que ela tenta levar uma vida normal, pois sua amiga Chris, está preste a casar. Ela tem que continuar firme e forte na faculdade de medicina e ainda manter a família unida para tentar ajudar ao pai. Junto de sua irmã Olivia. Ninguém escapa do perigo nessa trama.

Como já vi em outros livros, neste também encontramos sobre nephilins (filhos de anjos com humanas). Achei bem interessante, pois a autora criou subdivisões para os nephilins bons e maus. Sem contar a forma como Nate explica as coisas a Clara. Temos a sensação de que ele viveu séculos e que sua natureza realmente é diferente.

Trecho:
"Nunca estive tão segura e ao mesmo tempo nunca me senti tão insegura. Para que eu alcance o inatingível e possa provar aos meus sentidos que amar o sobrenatural é natural, Nate precisa amanhecer um lado para que o outro anoiteça. Eu preciso ver o homem que se eclipsa na sombra do anjo"
(Clara Abravanel Chevallier)

Gostei de todos os personagens, mais queria ver um anjo mais de atitude. Ele pareceu muito angelical.
Eu sei, os anjos são angelicais!
Devo ter sido influênciada por um Patch (Hush, Hush) da vida!

Não digo que foi minha leitura preferida, mais eu gostei e recomendo caso você curta romances com uma pitade de mistério!
Com certeza darei continuidade a leitura quando sair o próximo volume. O final deixou bastantes mistérios para serem resolvidos.

site: http://misturaseaventuras.blogspot.com.br/2012/11/resenha-book-tour-equinocio-primavera.html

$0f!@ 30/05/2020

Equinócio.
Fui a livraria pra comprar qualquer coisa que fosse, escolhi esse. É um daqueles romances água com açúcar, mas é o melhor dos xaropes. Pelo menos pra mim, na época, a atmosfera um tanto simbolista que a autora quis criar realmente deu certo. O batido romance com o anjo da guarda fica mais interessante com a Medicina, o Rio de Janeiro e a Criônoca.

Marmaid 23/12/2012

Equinócio
Depois de meses louca para ler Equinócio, a querida Alê, do blog Alê Lendo me emprestou o livro e, ao término da leitura – em dois dias –, sem medo anuncio que está entre um dos meus livros preferidos do ano! Tipo assim, no top 5 livros mesmo!

Clara é uma estudante de medicina que mora com seu pai, Maurício, um renomado cientista; sua irmã, Olívia, de 11 anos, porém madura para a sua idade (Hermione feelings?) e a governanta(?) Maria. Sua mãe, Beatriz, morreu a alguns anos, deixando um imenso vazio, principalmente em seu pai, que se recusou a aceitar a morte da esposa e a partir desta decidiu que iria conseguir chegar até a fórmula da criônica para poder tê-la de volta. É ai que a história se desenrola.

"Toda essa riqueza de traços fisionômicos tão singulares e nobres contrasta com seu estilo casual, largado, e bagunçado."

Deixe-me explicar: o pai da Clara congelou o corpo da mãe dela e espera trazê-la de volta através de um processo cientifico chamado a criônica. Esse processo chamou a atenção dos Renegados – os anjos caídos – que gostariam de usar essa tecnologia para o mal.

Em meio a complicações com o pai, amigos que de repente se portam como inimigos e inimigos que começam a virar amigos, Clara precisa ajudar a Legião – composta pelos anjos do bem, aqueles que ficam mais próximos da Terra – a impedir que os Renegados tenham a posse da criônica. Nesse meio tempo, ela se aproxima de seu anjo da guarda, Nate, que apesar de sua natureza, parece ser mais humano que anjo.

O enredo é envolvente e a narrativa uma delícia. A escrita da Lu é linda e poética nas descrições. Fiquei encantada em como o livro consegue possuir tamanha leveza e suavidade em meio às coisas ruins que acontecem. A forma com que a autora apresenta os fatos e acontecimentos não pesa e não me deixou angustiada de maneira ruim! Amei demais!

"A verdade é que nunca tive medo de morrer, mas agora que descobri Nate, me apavora a perspectiva de perdê-lo para sempre."

O romance entre Clara e Nate é outro ponto positivo. Não sei como descrever, mas por falta de palavras, digamos que é uma mistura saudável e funcional da humanidade de Clara e angelicalidade de Nate. Simplesmente lindo e delicado.

Fiquei imensamente satisfeita com o livro. A editora fez um ótimo trabalho na elaboração da capa e na editoração. A revisão foi praticamente impecável, só reparei em dois errinhos de digitação simples que não da nada. Agora é aguardar ansiosamente (muito ansiosa, diga-se de passagem) pela continuação, Polaris – O Norte, para saber o que irá acontecer em seguida – o final é um grande laço para o próximo livro.

Ingryd Novaes 07/12/2012

Parnasianismo na prosa
Este não é o primeiro livro que leio com a temática de Anjos. Anteriormente, já havia lido Hush,Hush e Fallen. Então vocês já podem imaginar a minha cara quando ví o quão diferente é. Para começar, a história se passa aqui no Brasil. Segundo, não há um grande perigo provocado entre uma futura batalha entre anjos e demônios, mas algo que vem dos humanos, ou seja, a fórmula criônica. E só então vem anjos X demônios, mas não como estão pensando.
Nesse meu primeiro contato com livro, a primeira coisa que notei (corrijam-me se estou errada) foi que a Lu retomou a alguns aspéctos marcantes da estética parnasiana. Traduzindo: ela lapidou o texto tal qual um ourives lapida uma obra bruta que consequentemente se torna uma jóia.
O texto tem uma forma melodiosa, de forma simples e maravilhosa, o que fez de equinócio, algo agradável de se ler antes de dormir. O tempo todo enquanto desfrutava do enredo, pude perceber que os personagens são únicos, além de pequenos detalhes que me faziam imaginar ou prever o desfecho que aconteceria. Nem todas as minhas perguntas foram respondidas, e isso só me deixou mais ansiosa por poláris, o segundo volume da série.
Equinócio tem caráter introdutório, ou seja, você vai conhecer mais a vida dos personagens, através da visão de Clara, e principalmente, a mudança que ocorre nela mesma, ao se ver pela primeira vez como uma garota apaixonada por um anjo (Nate) e que por conta desse puro amor, deixava a racionalidade de lado. E dado esse fato, tenho certeza de que nos próximos volumes haverá um aprofundamento, tanto sentimental, quando ao clímax que, tenho certeza, deixará muita gente de boca aberta.

Super recomendo.
Beijinhos, e boas leituras.

Ingryd

Giulia 27/12/2012

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'.

Confusão. Essa é a palavra que define minha cabeça após a leitura do livro. E não digo isso porque eles é ruim ou mal escrito, simplesmente porque tive uma expectativa errada. Ficou confuso também? Vou tentar esclarecer a história de Clara (perdoem-me o trocadilho. rs)...

Clara tem 21 anos, é carioca e estuda medicina. Perdeu a mãe com 15 anos e atualmente vive com seu pai, o renomado Dr. Maurício Chevallier, e sua irmã mais nova Olívia. Ela está envolvida com os preparativos de Chris, sua melhor amiga, com Gustavo. São seus amigos, também, Marcus e Jéssica, namorados, que com ela e Chris formam um grupinho na faculdade.

A história se desenrola a partir do tema "criônica", quando Dr. Chevallier busca uma forma de ressuscitar sua esposa Beatriz, mãe das meninas. Não sabe o que é isso? Dr. Chevallier explica.

- Criônica é um campo da criobiologia, filha. A criobiologia estuda as interações do corpo humano quando exposto à hipotermia. Estuda como a vida se comporta em ambientes frios - explicou ele diante de meus olhos esbugalhados. - A criônica é um processo de criopreservação de seres humanos, ou seja, preservação através das baixas temperaturas, com o objetivo de reanimação no futuro. [...] Imediatamente após a morte cerebral, uma espécie de coração-pulmão artificial impede a formação de coágulos de sangue. Depois disso, o sangue é substituído por uma solução de glicose que impede a formação de cristais de gelo e faz as células se preservarem. Ao mesmo tempo, a temperatura do corpo é reduzida o mais rapidamente possível, até se igualar à temperatura do gelo seco. O corpo é transferido para dewars, que são cilindos contendo nitrogênio líquido a -196ºC. Nessa temperatura, não há ameaça biológica e assim o organismo pode permanecer inalterado por centena de anos. [...] A fórmula nanotecnológica que estou desenvolvendo na criônica vai revolucionar o mundo científico!

Quando Clara era mais nova, seu pai contou-lhe este segredo, ao qual ela prontamente posicionou-se contra, baseada em seus princípios religiosos. Ele é um viúvo incorfomado, que não aceita a morte de sua esposa e se dedica tanto a trazê-la de volta que acaba não dando a devida atenção às suas filhas...

Somos uma família típica, com suas tradições e rituais. E como toda família assim, há particularidade no modo de ser e de estar de cada um de seus membros. A cadeira vazia de mamãe ao jantar sempre incomodava o papai. O olhar dele baixava e ele mudava quando seus olhos batiam naquele lugar vazio. Emudecia. Todos os dias era assim. Eu e Olívia tentamos descontraí-lo e Maria também ajudava a alegrar o ambiente com suas piadas.

O problema é que, anos depois, quando a fórmula já está bem avançada, Dr. Maurício some, deixando um rastro de sangue em sua casa. Ninguem sabe precisar, nem mesmo a polícia/perícia, o que aconteceu: ele foi sequestrado? morto? teria se suicidado?

Nesse ínterim, Clara começa a receber visitas de seu anjo da guarda Nath-Aniel, ou Nate, como preferir, primeiro atravées de sonhos, depois com contatos por SMS e e-mail. anjo moderninho, hein?! Haziel, o anjo de Olívia, também aparece, e ambas substituem a desconfiança e esperança de que seu pai estava vivo pela certeza de que o pior não aconteceu, mas ele ainda corre perigo. Ele fora raptado pelos Nephilins, descendentes dos anjos caídos do mal (há anjos caídos do bem, ok? esses fizeram a opção de cair), que têm interesse na fórmula e no impacto que isso irá causar na humanidade e em sua relação com O Criador.
E daí pra frente as coisas caminham...

Só pra constar: Nate e Clara se apaixonam e ele começa a considerar a possibilidade de cair para viver esse amor a la Nicolas Cage e Meg Ryan. Até que as descrições são bonitinhas, sabe?

Mas eu o vejo como um ser humano. A sua beleza vai além da estética, é algo que transmite com o olhar. E amo mesmo tempo que sua figura é tão real quanto imaginária, ele parece não ter matéria. Algo que não posso tocar. Ou posso?

Mas eu achei o romance deles tão... tão... (como posso dizer?) tão em segundo plano! (Oi? Giulia, você está doida?) Li até o final na expectativa principal de descobrir o que, afinal, Jonas e Rodrigo têm um contra o outro.

Jonas? Rodrigo? Peraí, não me lembro desses nomes!
Pois é, pra você ver que o mais me atraiu foram os personagens secundários. Jonas é o filho rebelde do Dr. Bauer, dono do laboratório onde Dr. Chevallier trabalha, um menino problemático que passou a sua vida perturbando a de Clara. Rodrigo é o irmão mais velho de Marcus, que tenta conquistar Clara, mas não obtém sucesso. De repente a história dos dois se tornou muito mais interessante do que o amor entre espécies distintas.
Fora que, tipo assim, eu me amarrei na do Jonas. Será que não rolaria ele e a Clara? =D aquela que SEMPRE torce pro cara errado

Tem também os pagãos: 3 meninos com nome esquisito e com roupas estranhas que são meio anti-sociais. Lá pelas tantas você descobre que eles são meio que espiões do mal, o que já era de esperar pelas aparências e atitudes. Pelo visto eles terão um papel fundamental no desenrolar da trama, mas vamos ver, né?

Destaque fofura pra Maria, a governanta da casa de Clara, uma segunda mãe. Tipo Tia Nastácia, sabe? Gordinha, boa de cozinha e um amor em pessoa. Amei essa personagem!
Olívia também me encantou com seu misto de maturidade e inocência. Sua paixão por astronomia é tão sincera que você se emociona junto com ela ao receber o presente de aniversário.

O livro apresenta uma temática diferente, inovadora (pelo menos pra mim que nunca li nada sobre anjos). Fala sobre criônica, sobre a relação entre anjos e humanos, sobre o embate entre o bem e o mal, dá uma pincelada em medicina e botânica... Confesso que fiquei admirada com a grande quantidade de termos técnicos utilizados (não fui conferir sua veracidade, mas já tinha lido em outras resenhas relatos de quem o fez e atestou).

Ponto super positivo é o cenário... O Rio de Janeiro continua lindo! ^^ Como sempre, a trama se passa na Zona Sul e Barra. algum autor pode retratar a vida suburbana, por favor? E a capa - linda, não há como negar - retrata exatamente o que o livro passa, achei simples, bonita e bem trabalhada.
Achei legal também as citações no início de cada capítulo. Uma pena que isso não foi uma constância, me deixando um pouco perdida.

Ah! O livro é escrito em 1ª pessoa, com a voz de Clara. Senti a história um pouco presa por isso, mas deu pra levar. O que me deixou completamente dessituada (essa palavra existe?) foi o 1º capítulo. Eis o prólogo, com a voz de Clara. Aí vem o 1º capítulo, contando em 3ª pessoa o dia da morte de Beatriz, sua mãe. Aí volta a ser narrado em 1ª pessoa. Pode ter sido lerdeza do momento, mas me perdi. Podia ter um indicativo dessa mudança singular.

Outra coisa que me incomodou um pouquinho foram as descrições longas demais. Exemplo: na parte em que estão os 12 anjos, a autora fala sobre a aparência e a vestimenta de cada um deles. Na boa, eu li muito en passant, pois não faz diferença nenhuma. Eles não mais aparecem na história e, se chegarem a dar as caras nos próximos livros, certamente não lembrarei nem seus nomes, quanto mais suas caras.

Mas o que mais me angustiou foi o final. E aqui vai um aviso a você que pretende ler: não crie a expectativa, como eu, de que uma parte da história se encerra, deixando algo em aberto para os próximos livros da série. Terminei a leitura com muitas interrogações e praticamente nenhuma resposta. É quase impossível soltar spoiler na resenha de Equinócio, pois ninguém que o tenha lido poderá lhe contar se Nate e Clara ficam juntos, qual a relação entre Jonas e Rodrigo ou se a mãe de Clara volta a viver (a não ser que isso seja o spoiler, mas eu gostaria de que tivessem me avisado).

Como disse no início, o livro não é ruim, mas também não me atingiu em cheio. Quero - e vou - ler Polaris e os outros 2. Preciso de respostas que apenas Equinócio não pode me dar.

Pamela Chris 05/12/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Em uma palavra: Encantador

De início Clara, personagem principal, se depara com o sumiço do pai. E enquanto as autoridades acreditam em suicídio ela e a irmã não só acreditam que o pai esteja vivo assim como correndo perigo. E estão certas.
Somos convidados então a conhecer Nate, o anjo da guarda de Clara, e com ele uma conspiração que envolve os anjos do mal, os anjos do bem e uma descoberta do pai de Clara que pode mudar para sempre o equilíbrio do mundo.
Achei o livro fofo, e embora não tenha atiçado tanto a minha curiosidade, foi de uma leitura agradável. Eu amei a irmã mais nova de Clara, Olívia. A garota é apaixonada por astrologia e acredita que a mãe, que morreu quando ela era ainda muito pequena, tenha virado uma estrela no céu. Gostei da sua maturidade em alguns momentos, assim como a correta infantilidade em outros. A menina é mesmo uma fofura, rsrsrs. Sim, acho que ela é a personagem que me arrebatou...
Agora, o casal. Confesso que o amor deles não me convenceu muito. Não é que eu não acredite em amor à primeira vista (nos livros, claro), mas, sei lá... Achei um pouco artificial, principalmente por causa de um detalhe envolvendo o ano de 1492. Mesmo que Nate diga que eles devem tomar cuidado quanto ao romance dos dois, eu não o vejo sendo devidamente cuidadoso. Da Clara eu posso dizer o mesmo, mas não posso culpar. Afinal, a humana é ela.
A história é recheada de mistérios, e pelo final deve ter uma grande reviravolta no próximo livro (é o que eu acredito). E muitas coisas nele nos deis deixam ansiosos para entender o que está, de fato, acontecendo. Ou seja, mesmo que eu não tenha ficado tão curiosa ao decorrer do livro, entendo que a série promete. Principalmente quando Nate parece esconder algo importante dela e que há algumas coisas necessárias que ela devia prestar atenção... Não levantarei muitas expectativas dessa vez, mas lerei os próximos quando tiver a chance. Principalmente porque estou bastante curiosa com o desenrolar de um certo personagem rebelde...

1 | 2 | 3 | 4