O Testamento do Sr. Napumoceno

O Testamento do Sr. Napumoceno Germano Almeida

Resenhas - O Testamento do Sr. Napumoceno

Paty 30/06/2014

Numa narrativa abarcante, o escritor cabo-verdiano Germano Almeida nos apresenta os mundos paralelos, as hipocrisias sociais, a ingratidão e a luta desesperada do menino de pés descalços que vai para São Vicente fazer a vida.

Germano Almeida alinha com ironia e sarcasmo uma narrativa ímpar que prende a atenção do leitor do primeiro ao último capítulo.
Jayme 07/07/2014minha estante
Vou ler, sem dúvida.

Paty 07/07/2014minha estante
Leia sim, Jayme. Você vai gostar.

Ladyce 03/01/2010

Napumoceno é maravilhoso!
Este livro me apresentou à literatura cabo-verdiana. E que apresentação! Fez com que eu quisesse ler mais! O Testamento do Senhor Napumoceno [ São Paulo, Editora Companhia das Letras:1996] é narrado com muito humor. É também um livro cheio de surpresas. Napumoceno da Silva Araújo parece ter uma das vidas mais discretas do arquipélago. Mas quando o seu testamento de 387 páginas é finalmente aberto, aprendemos detalhes de sua vida particular que mostram um outro homem. Um homem que demonstra uma tremenda habilidade de escrever, que discorre sobre membros da família, sobre seus superiores, seus empregados e ainda mais detalhadamente sobre suas aventuras amorosas. Tudo é metodicamente descrito e causa tanta surpresa a ponto de ser desacreditado. Principalmente depois que sua fortuna não passa às mãos do sobrinho, como era esperado, mas à filha, desconhecida de todos, fruto de um relacionamento indiscreto no passado. E de revelação em revelação, de requisitos estranhos para a sua própria cerimônia funerária a métodos de negócio questionáveis, ficamos sabendo sobre a vida nas ilhas, nas 10 ilhas deste país de 300.000 pessoas. Um repleto povoado por pequenas cidades, cujas distancias são feitas grandes, muito grandes pelo mar.
Napumoceno representa facilmente Cabo Verde. Sua solidão, sua maneira metódica, sua vida controlada e reclusa contribuem para que ele mesmo se isole da própria cidade onde mora. Mesmo depois de ter se tornado um homem de negócios de sucesso, ele ainda é recusado pelo clube local. Tenho por mim que o sentimento de rejeição sentido por Napumoceno se assemelhe ao sentimento que o país teve em relação a Portugal. O vazio a volta de sua vida é claramente percebido. Mas quando ele morre e seu testamento é lido, detalhes suas aventuras vêm à tona. Só então vizinhos e conhecidos descobrem que sua vida era de fato muito diferente. Rico em emoções e em gosto pela vida, ele viveu exatamente como uma ilha, isolado, rodeado por um grande vácuo.

Numa entrevista dada a Fernando Nunes da ZonaNon: revista de cultura crítica, em 2003, Germano Almeida descreveu a independência de Cabo Verde em 1975, como sendo uma verdadeira revolução causando um crescimento inimaginável de 1975 a 1990 na economia e sociedade do país, resultados que não haviam sido contemplados e que certamente ultrapassaram qualquer expectativa. O país cresceu nesses 15 anos numa razão maior do que havia crescido nos 500 anos de domínio português. A alegria, o entusiasmo de descobrir seu próprio potencial outrora desconhecido, as possibilidades a explorar suas riquezas internas formam um excelente paralelo a vida de Napumoceno. Muito mais rica do que o esperado, passando dos limites e das expectativas que os outros poderiam ter.

Mas este não é um livro político. Tampouco um livro histórico. Este é o retrato de um homem na sua complexidade, alguém como nossos vizinhos, nossos amigos e parentes. Gente que acreditamos conhecer e que, de repente, sem aviso, mostra um lado, uma habilidade, um dom diferente, conhecido exclusivamente por seu portador. E nós, leitores, ficamos tais como os conhecidos de Napumoceno, surpresos e embasbacados. Excelente leitura!
27/08/2008
Rossana 01/02/2019minha estante
Olá!
Onde posso encontrar esse livro? Já procurei e só achei na Estante Virtual, mas por R$100,00. Obrigada.

GilbertoOrtegaJr 17/05/2016

O testamento do Sr. Napumoceno
Uma das coisas que eu dou prioridade na hora de escolher minhas leituras é a de que sejam livros dos mais diversos países, isso para mim é uma forma de conhecer outros locais e culturas, das quais possivelmente só irei conhecer através da literatura. E foi com base neste critério, entre outros, que decidi ler O testamento do Sr. Napumoceno, do escritor cabo-verdiano Germano Almeida, cuja estória obviamente se passa em Cabo Verde, mais precisamente na ilha de São Vicente.

Ao morrer o Sr. Napumoceno deixou um testamento de trezentas e oitenta e sete laudas, onde contava inúmeros detalhes de sua vida e de como conseguiu se tornar um importante comerciante e respeitado membro da sociedade da ilha de São Vicente, e também várias instruções sobre seu próprio funeral. A descoberta deste testamento é algo que surpreende a todos, já que o Sr. Napumoceno sempre foi alguém completamente discreto e metódico na forma como conduziu sua vida até então.

O que mais surpreende a todos é no mesmo testamento O Sr. Napumoceno decidir revelar que tem uma filha, não reconhecida, Maria da Graça, fruto das constantes relações sexuais que teve com a mãe dela Maria Chica, que era encarregada da limpeza do escritório. É para Maria da Graça que ficou tudo o que o seu pai possuía em vida, e isso logo desperta a inveja do sobrinho Carlos, que sempre se aproveitou do tio e tramava pelas costas do mesmo, e que também jurava que iria ficar com a herança toda para ele.

Após o choque inicial Maria da Graça decide buscar saber mais sobre seu pai, como ele enriqueceu, como cresceu e entre suas buscas ela acaba se deparando com a figura de Adélia, o grande amor de seu pai. Diante dela os escritos que seu pai foi escrevendo ao longo da vida vai descortinando um leque das relações desde a fiel empregada d. Eduarda, até mesmo as suspeitas e posteriormente confirmação das tramoias do seu sobrinho Carlos.

Ao longo de 158 páginas Germano Almeida vai descortinando em um tom bem-humorado toda uma pequena saga da vida deste fascinante personagem, que de pequena aqui só a quantidade de páginas, já que a vida do Sr. Napumoceno é completamente aproveitada e bem vivida. Este livro é uma pérola da literatura Cabo verdiana, ao final dele eu como leitor só tenho uma queixa: que seja lançado no Brasil mais livros deste autor divertidíssimo.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/05/18/o-testamento-do-sr-napumoceno-germano-almeida/
Vinha 18/05/2016minha estante
Animei aqui! rs

GilbertoOrtegaJr 18/05/2016minha estante
Enviarei hoje ( Oh, Glória)

Edna 30/08/2015

Logo nas primeiras linhas, é possível perceber que a história será contada de forma inusitada, já que começa com a leitura do testamento do Sr. Napumoceno. E é através das 387 páginas do testamento que vamos conhecer a história do proeminente comerciante de Mindelo, na Ilha de São Vicente pois, mais que fazer a divisão de seus bens, ele faz uma narrativa de sua história, desde a sua chegada a São Vicente, vindo de São Nicolau, até os últimos anos de sua vida.
É através dessas memórias escritas pelo próprio Sr. Napumoceno, que descobrimos como ele se tornou um comerciante importante, depois de ter chegado ainda bem jovem e sem nenhum recurso à ilha, atribuindo grande parte da sua riqueza ao destino que muitas vezes estivera ao seu favor. Também podemos notar que ele sempre aproveitou as oportunidades que lhe surgiam, e que, de certa forma tentava retribuir de alguma forma o que a vida lhe deu, embora em algumas situações ele próprio contradiz a imagem de um cidadão de reputação impecável.

site: http://www.entrepapeisecartas.com.br/2015/08/reading-the-world-cabo-verde

eneida 11/03/2017

A história do Sr. Napumoceno é contada após sua morte, a partir da leitura de seu testamento que é quase uma autobiografia. Seu sobrinho e sua filha bastarda, reconhecida após sua morte e tornada sua herdeira vão conhecendo e descobrindo que pouco sabiam a respeito dele .
A prosa flui num ritmo de um "causo" sendo contado, ágil, com tantos detalhes pitorescos, humor permeado em todos os momentos.
Que delícia de livro.
E lá vou eu atrás de mais livros deste autor que me encantou.
meriam lazaro 11/03/2017minha estante
Também busco tudo de um autor quando gosto do que li. Você garimpa livros bem diversificados. Fiquei curiosa para ler.

eneida 11/03/2017minha estante
Você não vai se arrepender!

Micha 25/09/2019

Interessante porém cansativo de ler
A história começa com o Sr. Napumoceno já falecido, quando da leitura do seu testamento de 387 páginas que fora escrito 10 anos dele morrer.
Ao longo da leitura vamos conhecendo a vida do metódico comerciante de importação e exportação, dono da Araújo Ltda., e um pouco das tradições e cultura do arquipélago de Cabo Verde.
Como ele enriqueceu ao importar guarda-chuva num lugar que quase não chove e teve a sorte que chovesse dias seguidos; conhecemos Carlos, seu sobrinho e braço direito na Araújo Ltda., mas que ficou só com um lugar para ter onde repousar, e se sentiu injustiçado; a surpresa fica por conta de uma filha que ele teve com d. Chica, a faxineira do escritório. Maria das Graças só soube da paternidade quando da abertura do testamento, onde foi instituída como herdeira universal de todos os bens dele, com algumas ressalvas.
Maria das Graças queria conhecer o pai e Carlos contava com azedume sobre o tio. Lendo os cadernos deixados pelo pai, soube da existência de Adélia, uma mulher por quem ele se apaixonou e que pode não ter passado de um sonho.
Por vezes, achei a narrativa cansativa, sem diálogos, porém interessante, devido a um vocabulário muito diferente, com expressões usadas na ilha que são engraçadas (tem glossário ao final do livro). O livro é divertido e mostra o ser humano no seu íntimo, seus pensamentos, sentimentos, que muitas vezes só fazem sentido para ele mesmo. Vale a pena ler.
🎥 Tem filme com o mesmo nome, de 1997. Ta disponível no YouTube. Não assisti.

site: https://www.instagram.com/estantedamicha/