Imaginário Feminino

Imaginário Feminino Camille Thomaz Labanca

Resenhas - Imaginário Feminino

Beatriz Gosmin 12/11/2012

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
O livro é inteiramente formado por contos, e a maioria deles são bem pequenos, cabendo dois por página.
A personagem que nos escreve é a Larissa, que logo no início nos mostra estar passando por uma doença, no caso, a depressão.

Os contos começam e a narrativa é fluída, mas não pode deixar-se distrair nem por um instante, porque se não você perde o foco. Como diz na sinopse: se você ler duas vezes, terá interpretações diferentes em cada uma.

Sabe quando você está triste (ou muito feliz) e bate aquela vontade de escrever? Então você pega uma folha ou o laptop e sai escrevendo todos os seus pensamentos, angústias, frases e palavras inventadas? Você já fez isso? Eu já fiz isso. Tenho muitos textos por aí, em notas do facebook, numa página de autores na internet, em papeis guardados e arquivos do word com senha.

Confesso que já tive momentos muito ruins em minha vida (quem não tem?) e a minha escapatória era escrever. E é assim que são feitos os contos. A personagem despeja tudo o que pensa, vive, sonha, quer e acredita no papel. E nós o lemos. E nos nós identificamos.

E caso você pense: “não tenho o hábito de escrever nada, nunca passei por essa doença, não me identificarei com o livro”, você está errada. As situações e pensamentos da personagem não remetem apenas a garotas que possuem os mesmos problemas e hábitos que ela, mas a toda garota no geral (e dependendo, garotos também).

Havia contos que eu me identificava de tal forma que chegava a pensar “Eu já me senti assim, eu já vivi algo como isso. Eu poderia ter escrito este conto”.

" Meus cabelos estão voando e eu sorrio. Abro os braços e dou duas piruetas antes de me sentir idiota e parar. Idiota feliz. Idiota livre. E ser idiota é, necessariamente, ruim? Pg. 32 "

Notamos reações diferentes a cada momento descrito, nos aventuramos nos amores e desamores vividos por ela, e os motivos para tais. O livro e os sentimentos presentes são profundos de forma única e verdadeira, não profundos no sentido de chororô e romances água com açúcar.

Vamos lá... Aceite o desafio de ler e se encontrar ali. Aceite o fato de que no livro não existe romances perfeitos como os que estamos acostumadas a ler, mas situações cotidianas que você viveu, conhece, sentiu, viverá. Está pronta para encontrar uma amiga que te entende? Então leia o livro.

" Ela que sempre pensava em todos os pontos de vista; ela que sempre escutava, que admitia quando estava errada, e que tentava ser justa. Ela estava errada, afinal? Pg 36 "

Veja o post original da resenha:

Poly 03/05/2012

O livro tem apenas 104 páginas, mas é bem profundo. Apesar da linguagem ser bem simples, não é um livro comum, ele é um pouco mais inteligente e precisamos ler as entrelinhas para entendermos bem o que acontece.
A história é a de Larissa, depressiva, e pelo o que entendi, que acabou de terminar um relacionamento e conta sua história por meio de contos. Todas são histórias comuns do cotidiano, mas são colocadas de modo a aparecerem sensacionais. Algumas são irônicas, outras engraçadas, outras tristes… assim como a vida.
Acho que é um desses livros que toda mulher que lê pensa: “nossa! Eu sou assim!” e é verdade! Todas temos um pouco de Larissa dentro de nós e adorei a forma como a Camille conseguiu colocar todas as características no papel.
Vou transcrever uma parte de um conto, que quem me conhece com certeza se lembraria de mim ao lê-lo:

“Não imaginava que tal sentimento fosse voltar, não imaginava que ele nunca tivesse ido. Como se fosse ontem, aqueles poucos segundos que o mundo parou enquanto apenas nos olhávamos. Será que você conseguiria me explicar por que é difícil… te esquecer? Esquecer aqueles segundos, que apenas falamos palavras tão simples e comuns como “bom dia”. Aquela sensação inexplicável de querer-te por perto, sem nem ao menos saber quem você de fato é.”

Eu poderia muito bem ter escrito isso há pouco mais de um ano (right, people?). E acredito que muitas outras Larissa, Polys, Amandas, Manuelas… também poderiam dizer a mesma coisa.
E é essa a essência de todo “Imaginário Feminino”. Um livro para ser lido e relido quantas vezes quiser (e como se trata de uma obra fininha, reler não será nenhum trabalho).

Nica 08/01/2012

Ah o amor!
"A imaginação voa, formando palavras,
que formam frases, que formam parágrafos, que formam textos. (...)
Os sonhos nem sempre fazem sentido."

Avós... Mães... Netas... Filhas... Mulheres... Meninas... Cheias de dilemas, medos, dúvidas, emoções a flor da pele... enfim, sentimentos! Nós mulheres somos um turbilhão deles! Não importa a idade, não importa a crença, não importa a criação... Como costumamos falar dos homens, que só mudam de endereço; nós, mulheres-meninas, somos assim também! Todas nós sonhamos, imaginamos o príncipe ideal, aquele que aprendemos a amar nos filmes da Disney, que vem ao nosso encontro em um cavalo alado branco, deslumbrante... É, mas acreditem, príncipes encantados não existem!
Imaginário Feminino é um livro de contos, onde através deles, conhecemos a mente e o coração de Larissa. Muitos podem pensar que se trata de um diário... é, Larissa realmente nos conta sua vida através de seu diário... mas não somente! Camille Thomaz consegue nos fazer viver cada aflição, cada sentimento, cada emoção que Larissa vive... Não em ordem cronológica - por isso não podemos considerar um livro de contos em forma de diário - mas através das experiências de amor e desilusão que Larissa vive em diferentes momentos de sua vida...

"Inexplicavelmente, fiquei mais feliz.
Sorrindo, boba, com qualquer coisa.Típico de menina apaixonada.
Mas não sou mais menina, nem estou apaixonada.
Então como explicar essa sucessão de acontecimentos?"

Camille nos faz viajar através do Imaginário Feminino de forma íntima e pessoal. É instigante e, ao mesmo tempo, reconfortante, poder reconhecer-se em cada um dos contos, em cada uma das situações! Acredito que todas nós, meninas ou mulheres, aprendendo a caminhar ou vividas e experientes, podemos nos ver em vários momentos da vida de Larissa, podemos relembrar essas experiências e nos emocionar... Se ainda somos meninas, podemos ficar tranquilas, relaxadas... o amor verdadeiro vence e a dor de qualquer desilusão passa; se já somos mulheres, podemos nos orgulhar de todas essas situações e de todo aprendizado que levamos delas!
Imaginário Feminino é um livro de contos, um livro auto-biográfico (hein Camille?), um livro sobre o universo feminino, um livro sobre a vida!
Recomendo esse livro a todas as meninas-mulheres mas, principalmente, aos meninos-homens... Porque? Imaginário Feminino é uma viagem ao mais íntimo do universo feminino... Uma viagem ao interior da alma feminina: a mente (leia-se coração).

"A lógica da 'ilogicidade' que é esse sentimento chamado amor. Amor? É, Amor."

Reh Mury 10/08/2012

Sabe quando você começa a ler um livro que estava guardado na estante e você pensa “por que eu não li antes?”. Foi minha reação ao devorar o livro da autora Camille Thomaz. Imaginário Feminino é aquele livro que parece ter sido escrito por você, pra você ou pra/por alguém que você conhece. É um livro pequeno mas de leitura apaixonante.
Ele é um livro de contos e que conta também com diálogos e devaneios da personagem principal, Larissa, uma jovem de 24 anos que tem horas que se parece uma menina e que não se considera como uma “adulta de verdade” (como ela mesma fala) e nós conheçemos um pouco do que se passa em seu Imaginário Feminino: conflitos, pensamentos, sua luta contra a depressão…

Me identifiquei muito com a personagem. Tanto por alguns acontecimentos/sentimentos terem sido quase que iguais aos que aconteceram comigo, quanto pela própria visão dela sobre si mesma no início do livro (será se eu sou uma adulta de verdade?). Aliás, quem não conhece uma Larissa assim? Uma irmã mais velha, uma amiga… todas nós temos um pouco de Larissa.

Imaginário Feminino possui uma leitura que nos envolve desde a primeira frase do primeiro diálogo até o final. A autora soube criar uma personagem real, ao contrário de outros livros que lemos, onde mocinhas se esbarram com criaturas e vivem um romance, e que nos faz querer estar no seu lugar, viver as aventuras que ela vive, sentir tudo que ela sente.

27/02/2013

Ler Imaginário Feminino foi um misto de fascínio e confusão para mim. Quando pego um livro, normalmente tenho certa noção do que ele abordará, qual será mais ou menos o estilo da narrativa, o que basicamente me aguarda. Mas, depois de recebê-lo da editora, li várias vezes a sinopse, a orelha e o que mais havia de informação no livro embora não tenha conseguido absorver nenhuma noção.
Então, com uma leitura rápida, prática e bem dinâmica, tentei entender o que se passava. Seria uma narrativa? Vários contos? Crônicas? Simplesmente situações? Confesso que minha dúvida se estendeu por toda a leitura e, agora, não sei dizer, com certeza, a qual conclusão cheguei. Se eu te dissesse que se trata de uma narrativa, provavelmente não seria bem essa a definição na qual se encaixa. A verdade é que, aos poucos, a história parece engrenar em uma trajetória linear, com uma personagem que protagoniza essas diversas situações sem, necessariamente, ser citada. A narrativa (se é que posso chamá-la assim) é em primeira pessoa e temos a impressão de que se parece com um diário ou, então, como se diz logo no início do livro, um bloco onde diversas ideias são anotadas. Talvez sejam apenas ideias de cenas aleatórias que foram anotadas e, então, revisadas pela autora na forma do livro. Talvez não.
Muito confuso? Ótimo, agora você sabe como eu me senti lendo Imaginário Feminino.
Apesar dos pesares, mudando o foco para o que realmente chamou a minha atenção e me fez devorar o livro: o conteúdo. Não importa a forma como foi disposto, a verdade é que, em diversas situações ali descritas, eu consegui me identificar. Vivenciando as mesmas coisas, pensando, talvez não do mesmo jeito, mas de forma muito parecida. E então me pus a pensar em quanto isso não poderia se assemelhar ao que se passa na cabeça de tantas outras mulheres. É como se a autora tivesse feito uma bela agregação de fatos, pensamentos e sentimentos que circundam esse universo que tantas pessoas tentam desvendar e que, ainda assim, parece tão misterioso e desconexo: o universo feminino.
Com uma escrita excepcional, Imaginário Feminino conseguiu me encantar e, mesmo não tendo certeza do que exatamente li, isso só afetou uma pequena parcela do meu parecer final. Acho que por ter sido uma leitura que fez com que eu me identificasse com algumas situações contribuiu, e muito, para tornar a evolução do livro algo que realmente me prendesse e curtisse.
Não sei se uma releitura fará com que eu tenha um entendimento completamente diferente e, finalmente, desvende esse mistério sobre a construção do texto, mas, definitivamente, tentarei um dia. Eu indico o livro independentemente da minha confusão, pois só pelo fato de ter uma escrita maravilhosa e pelo tema abordado, vale a pena conferir.

Leia o post original no blog Only The Strong Survive: http://onlythestrong-survive.blogspot.com/2013/02/resenha-imaginario-feminino-camille.html

Glaucia 13/03/2013

Imaginário Feminino - Camille Thomaz
O livro esta dividido em vários contos à cerca do universo feminino, onde são descritas diversas situações cotidianas, que acontecem com nós mulheres, em diferentes contextos, podendo ser possível nos identificarmos ao longo dos trechos com o que é relatado.

A leitura desse livro foi bem rápida devido ao livro possuir apenas 104 páginas, e o legal é que pude leva-lo para ler nos diferentes locais que precisei ir ao longo da semana.

Gostei da forma como a Camille soube levar a história, sem se perder ou desviar do foco principal que é passar aos leitores qual é o sentimento das mulheres ao vivenciarem determinadas situações ao longo da vida.

Porém, não curto muito esses livros que são divididos em fragmentos, ou seja, micro textos, porque uma hora ou outra, eu sempre me perco na leitura e tenho que voltar para entender. Por isso, minha classificação atribuída ao livro foram 3 estrelas. Em contrapartida, eu adorei a capa e o marcador, muito lindos! Mas essa, é apenas minha opinião!

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Bárbara 26/02/2013

Ler Imaginário Feminino pela segunda vez só me levou a crer que Camille Thomaz escreveu um livro atemporal, mesmo que escreva a data em um dos capítulos. O que quero dizer, com isso, é que ler e reler só te acrescenta, porque te coloca para pensar e repensar nas coisas que acontecem na sua vida, mesmo que ela tenha uma personagem específica na história. O livro não é um auto-ajuda, mas serve como tal, já que faz com que você pense nas coisas que faz.

Larissa é depressiva e ler o livro só vai mostrando todo o tormento e todas as dúvidas que rondam na cabeça dela. Vai te mostrando o que ela tem sofrido e como ela tem tentado sair dessa. Os textos são pequenos, curtos e rápidos. A leitura do livro não passa de 24 horas. A história também não vai te mostrar um início, meio e fim, mas você os percebe lá dentro, lá no fundinho de tudo o que Camille escreveu.

Reler também me mostrou as maravilhas que a Camille colocou no papel, os tantos trechos maravilhosos, as tantas falas, os diálogos cheios de significados. Se eu estivesse com meus flags em mãos, tenho que confessar que o livro estaria repleto deles neste momento.

Se você gosta de uma leitura fácil, mas que te faz pensar sobre a sua vida, recomendo Imaginário Feminino. Larissa é uma personagem incrível, e ela se mostra para nós de uma forma mais incrível ainda.

Morenalilica 18/02/2013

Adorei a idéia do livro!
Fiquei um tempo pensando em como começar essa resenha. No início da minha leitura, não sabia se tinha entendido muito bem o propósito do livro. Continuei lendo, compreendi tudo e achei a ideia da autora genial!

“Imaginário Feminino” é composto por várias crônicas pequenas. Lembrei-me, inclusive, dos meus diários de adolescente, onde eu escrevia sobre minhas alegrias, minhas decepções, meus amores não correspondidos. Camille escreve de forma simples e intimista. Larissa, a protagonista do livro por assim dizer, é uma jovem como tantas outras que conhecemos, que vive uma vida comum, permeada por alegrias e dissabores. Os contos fazem parte de um livro que a própria Larissa escreve como forma de desabafo, como forma de tornar sua vida, por vezes, impessoal.

O livro é composto por vários capítulos, onde os contos estão divididos por categorias. Há contos da fase de amor intenso, das coisas apenas imaginadas, da ausência de amor, das tentativas de mudança. Tudo escrito com muita sensibilidade.

Gostei bastante do livro. Em suas páginas, conhecemos Larissa um pouco mais, ficamos sabendo de seus problemas, seus amores, sua amiga Michelle, que estava presente em seus grandes momentos.

É um livro com poucas, mas belíssimas páginas. A diagramação é perfeita e não encontrei grandes erros de revisão. A capa é belíssima e bem adequada ao tema.

Recomendo que você leia “Imaginário Feminino“. É sempre bom termos uma leitura leve pra fazer enquantos nos desintoxicamos das agruras de nossa própria existência.

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-imaginario-feminino-de-camille-thomaz/ - Proibida cópia total ou parcial.

Mila F. @delivroemlivro_ 25/07/2013

Não correspondeu ao que eu esperava...
O Imaginário Feminino é o primeiro livro publicado da carioca e freelancer Camille Thomaz. Trata-se de um livro de contos e crônicas em que o personagem feminino está presente, ou melhor, em que se tenta desvendar as várias facetas do feminino: seus sentimentos e a forma de ver a vida.
Camille tem uma narrativa boa que prende o leitor e os contos por serem breves não torna a leitura cansativa, pelo contrário, em algumas horas [ou menos que isso] você consegue finalizar a leitura.
Por não ter nenhum conhecimento prévio do livro e ter optado não ler sinopse nem resenhas eu imaginei Imaginário Feminino de maneira diferente, por se tratar de um título muito bom e que dá margem para múltiplas possibilidades de ser desenvolvido, imaginei algo mais complexo e elaborado, contudo me deparei com contos e crônicas que, mesmo passando um pouco do universo feminino, não conseguiu me convencer e me tocar profundamente.
Tem partes sentimentais e que chegam a ser fofas, mas ao mesmo tempo vazias. De fato, imaginei uma narrativa mais psicológica pelo âmago feminino, ou numa tentativa de mostrar o feminino em sua essência e não dependente de uma sociedade patriarcal ou depositando a felicidade em outro ser que não ela mesma.
O que me chamou a atenção em Imaginário Feminino foi a narrativa, tem uma simplicidade que eleva os contos e que te faz acreditar que Camille Thomaz tem uma grande sensibilidade e habilidade de cativar leitores.
Confesso que eu errei em não ter pesquisado sobre o livro e conhecer seu conteúdo previamente, pois assim não teria ido com muita sede ao pote, e provavelmente teria apreciado muito mais a leitura, contudo, não foi isso que aconteceu. Portanto, não posso dizer que amei o livro, pois ele não foi de encontro com minhas expectativas, não obstante, também não posso afirmar que não gostei do livro, pois gostei bastante e não descarto a possibilidade de relê-lo, dessa vez com um novo olhar.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

letrasefolhas 26/11/2012

Resenha: Imaginário Feminino
Imaginário Feminino é um livro que aparentemente foi feito só para mulheres, mas que qualquer homem pode ler para entender um pouco desse universo.

O livro é bem leve, com contos fáceis e curtos de serem interpretados que faz você viver cada situação que ali está escrita. Comecei IF (carinhosamente chamado hah) e já sabia que encontraria muitas experiências parecidas com as quais eu já vivi (ou pessoas próximas a mim viveram).

Alguns contos me emocionaram bastante como o 'Absolutamente nada demais', 'Feita de Momentos', 'Fones de ouvido, num volume alto' entre outros. Encontramos contos com referência aos pais, amigos e principalmente aos romances.

"Porém não iria tomar uma iniciativa, não iria agir como uma louca e culpar ao calor. Tudo acabou quando se viram pela última vez."
Absolutamente nada demais - página 22.

Continue lendo a resenha em: http://www.letrasefolhas.com/2012/11/resenha-imaginario-feminino.html

OBrigada!!!