Na Toca dos Leões

Na Toca dos Leões Fernando Morais

Resenhas - Na toca dos leões

Gustavo.Fortes 02/06/2023

Interessante
Eu fiquei motivado a ler esse livro mais por conta do sequestro do Washington Olivetto do que pela história da W/Brasil.
Confesso que me desapontei um pouco, pois foi dedicado muito pouco sobre isso, mas foi legal porque passei a conhecer um personagem importante da publicidade mundial. Espalhafatoso, mala pra caramba e genial.
Afora isso, os livros do Fernando Morais me incomodam um pouco porque ele sempre dá um jeitinho de inserir suas preferências políticas no meio das narrativas, mas é inegável que ele consegue discorrer primorosamente sobre os temas.
Vale a leitura, sem dúvidas.

Dan 13/01/2010

A leitura é fácil, e diversas vezes o livro se insere no contexto histórico do Brasil,tornando-o ainda mais interessante. Mostra o processo de criação de uma propaganda para a venda de um produto/idéia e pelo livro percebe-se quão bons são alguns publicitários.

Inclusive mostra os bastidores de algumas campanhas políticas e como é possível criar a imagem de um candidato - uma campanha interessante que o livro cita é uma que Duda Mendonça fez para o Maluf.

Enquanto o livro estava sendo escrito, Olivetto foi seqüestrado, o que garante mais capítulos bem interessantes no fim do livro.

Demas 16/01/2010

Como um pneu furado ajudou a criar a W/Brasil
São muitas as histórias curiosas que precedem o surgimento da W/Brasil. E muitas também as que embalam sua trajetória pelo universo espetacular da publicidade. Quem já conhece o talento do escritor Fernando Morais para transformar biografias em uma leitura agradabilíssima, não vai se surpreender ao ler "Na toca dos leões". Morais disseca boa parte do mundo publicitário brasileiro, centrando-se - claro - mais nas figuras de Washington Olivetto, Gabriel Zellmesister e Javier LLlussá e suas passagens por várias agências antes de criarem a W/Brasil. Mas melhor ainda é poder relembrar comerciais antológicos que fazem parte da história da publicidade brasileira (e mundial, como comprovam os zilhões de Leões conquistados no Festival de Cannes) e da minha vida, em particular. Ao lê-los, foi como estar vendo-os de novo e experimentando uma satisfação igual à de quando os vi pela primeira vez.

pcanarim 17/03/2009

Não gostei desse livro, mas é possível ler todo. Com a narração de Fernando Morais a história de Washington Olivetto fica menos chata...

Luis 10/01/2010

Na toca do Olivetto.
O mundo da publicidade é desbravado através da história de Washington Olivetto, um fora de série, um ponto fora da reta, um profissional que mudou a história de seu meio. O que a princípio só seria interessante para os profissionais da área, torna-se, nas mãos de Fernando Morais, um verdadeiro tratado sobre a propaganda brasileira nos últimos 40 anos, que pode, e deve, ser lido como uma peça fundamental para se entender a sociedade midiática e consumista em que vivemos.E como não poderia deixar de ser, trata-se de uma grande história, escrita por um dos mais importantes jornalistas do país.

Patrícia 24/08/2013

Interessante o desempenho de algumas pessoas.
Estou no inicio, porém já despertou a curiosidade de saber o caminho trilhado.

Daniel432 01/12/2020

Biografia da Publicidade Brasileira
A leitura deste livro por pessoas, como eu, mais experientes, para não dizer velhas, é bastante prazerosa visto que nos permite recordar muitos dos comerciais e campanhas publicitárias de maior sucesso no Brasil e no exterior e que vimos na televisão ou em revistas e jornais.

O título do livro é uma referência ao troféu Leão de Ouro, destinado ao primeiro colocado no concorrido festival de publicidade de Cannes. Washington e a W/Brasil ganharam muitos.

O livro não se resume à carreira de Washington Olivetto e à W/Brasil, estrelas principais, ainda mais se considerarmos a queda de Washington Olivetto pelos holofotes da fama, mas aproveita sua trajetória para nos mostrar quem eram os futuros sócios da W/Brasil e a disputa das diversas agências de publicidade não só por contas milionárias das empresas mas também por profissionais regiamente remunerados.

Diante do fato de que Washington Olivetto não morreu e que a W/Brasil também ainda existe (com o nome de W/McCann) o autor utiliza-se de um fato marcante na vida de ambos, para encerrar esta biografia inacabada da publicidade brasileira, o sequestro de Washington em 2001 por um grupo guerrilheiro chileno.

Tiarajú 16/07/2022

Excelente biografia
Já li praticamente todos os livros do Fernando Morais e, como os demais, esse é excelente. Conta a história desse brilhante publicitário, do início da carreira até 2004, encerrando com dois capítulos descrevendo o sequestro do qual Washington Olivetto foi vítima. Anos atrás li a autobiografia do personagem, e digo que "Na toca dos leões" é 10x melhor.

Lorran 28/06/2010

WWW.SUBTITULO.COM.BR
Resenha publicada no blog Subtítulo - www.subtitulo.com.br

Eu não acredito em destino, acredito em talento. Mas se acreditasse, diria que Fernando Morais nasceu para ser biógrafo - ou seja, o cara tem um puta talento. Depois de ficar extasiado com as 736 páginas de Chatô, o Rei do Brasil, parti para outras histórias contadas pelo quase imortal. Acabei lendo Na toca dos leões, o que me fez ter certeza de que esse mineiro é bom pa carai.

Na toca dos leões esmiuça os bastidores da criação e ascenção de uma das agências de publicidade mais premiadas do mundo, a W/Brasil. Mostra como a parceria entre os sócios Washington Olivetto, Javier Llussá e Gabriel Zellmeister caiu como uma luva para as pretenções da W.

Além de acompanhar uma parte importantíssima da história da publicidade no Brasil, Morais mostra também como a chegada das multinacionais e as evoluções tecnológicas transformaram de forma decisiva o ramo publicitário.

Acompanhar a trajetória de uma das mentes mais criativas do Brasil já tornaria esse livro indispensável. Contado por Fernando Morais ele se torna imprescindível.

O detalhe é que o autor ainda colhia os depoimentos para o livro quando o sequestro de Washington Olivetto abalou o Brasil. Não querendo se aproveitar da situação, mas com informações inéditas - mesmo passados três anos do episódio - o autor decidiu incluir a história no livro. Não precisa nem dizer que só essa história já daria um livro.

fabioabu 25/11/2012

Indispensável!
Fantástico, não é apenas a história da W/Brasil, mas em muito a história de uma das épocas mais importantes para a publicidade no Brasil. O livro contextualiza a época e nos situa de forma magnífica diante dos acontecimentos descritos. E o final é surpreendente, se comparando a uma grande trama policial!!!

Livro fantástico, obrigatório para quem realmente quer entender quem é quem e muito do que está acontecendo hoje no cenário da comunicação e publicidade brasileira.

Chris 06/03/2011

Porre ruim...
Porres geralmente são bons. Nos ajudam a esquecer coisas, a fazer outras...
Mas este livro, para mim que sou Publicitário de formação, é um porre dos piores. Uma biografia de um cara que foi fodão quando a publicidade engatinhava e que agora leva o crédito de seus criativos funcionários...

Enfim, detestei. Não passei da metade do livro e, apesar de não achá-lo um bom livro, despachei-me dele na campanha do Perca um Livro (http://livr.us).

Volpato 31/03/2012

Na Toca dos Leões.
bom livro, mostra a tragetória vencedora de Washington Olivetto, a criação da W/Brasil e o período critico do seu sequestro.

Carla Martins 30/08/2013

Só para comunicadores
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Na Toca dos Leões é um livro voltado para quem trabalha com publicidade ou até com comunicação em geral. Para pessoas de outras áreas, não recomendo a leitura.

O livro é de fácil leitura, mas confesso que me cansou um pouco em alguns momentos. Talvez seja porque, apesar de bem escrito, trata de um assunto que eu, por ter trabalhado em diversas agências de publicidade, já tinha uma boa base de informações e acabou não sendo novidade.

O livro conta a história profisisonal de Washington Olivetto e todos os detalhes da fundação da W/Brasil, passando por outros ícones da prublicidade brasileira e rememorando algumas das propagandas mais famosas do País, como garoto bombril e o anúncio do pirmeiro sutiã. Essa parte torna-se interessante também para quem gosta de televisão, mas não é da área de comunicação. Porém, não sei se o leitor "leigo" em publicidade e propaganda ia apreciar a leitura. Eu acredito que não.

A última parte do livro conta em detalhes o sequestro de Washington Olivetto, fato que mexeu com o país na época e teve repercussão mundial. É escrito por Fernando Morais, autor conhecido por seu talento em escrever biografias.