2012

2012 Whitley Strieber

Resenhas - 2012

Vitor Dilly 18/03/2022

Livro dentro do livro e memória afetiva com a data-título
Olha, foi uma revivência! A escrita do livro em si podemos considerar mediana, mas este entra na minha lista de favoritos e bem avaliados por uma questão afetiva. Nunca comemorei datas de aniversário, com exceção daquelas festinhas que realizamos na escolinha, na tenra infância. Só que em 12.12.12, sim lá em 2012, comemorei meu aniversário de 30 anos exatos, bem em meio à essas teorias relatadas no livro de Whitley Strieber, a respeito do término do ciclo temporal registrado no calendário maia antigo. Fora isso, tenho algumas coincidências com um dos personagens, o escritor Wylie Dale. Também sou escritor de terror que escreve sobre seres reptilianos (no meu caso, do ramo aviano) descendentes de dinossauros evoluídos, e também já trabalhei com esse tema de "um livro dentro do livro". E até o nome do protagonista soa parecido com o meu! Então, para mim, foi uma leitura muito especial e deliciosa!!

Ju 18/09/2021

O que mais me impressionou foi que consegui terminar esse livro, não que a história seja ruim, a proposta é muito boa, mas tiveram muitas pontas soltas, a leitura não é nada fluída, acredito que o autor se perdeu em alguns momentos, não me prendeu.
Hugo399 27/01/2024minha estante
Você disse tudo ao se falar que conseguiu ter a e o livro.

Hugo399 27/01/2024minha estante
Você definiu bem. Conseguir terminar esta obra é realmente um esforço hercúleo. Impressiona mesmo.

Fabiano1980 06/12/2021

Os Maias não confirmaram o fim
Confesso que me empolguei muito mais com a capa do que com a história em si...
Com pitadas de Um dia depois de amanhã, ficção científica pura, mas com um enredo um tanto arrastado...
Começou no Egito, e portais foram abertos no mundo inteiro.... para que alienígenas reptilianos desejassem escravizar a humanidade.
Mas no fim das contas, os humanos não tiveram suas almas roubadas e como sabemos, o calendário Maia não confirmou o fim do mundo. Ainda bem.

Hugo399 27/01/2024

História rasa, trama fraca, repleta de clichês tais como reptilianos extraterrestres. Em determinado momento pareceu plágio do Frankenstein de M. Shelley, quando então, em 2012, há uma reconstituição do corpo com pedaços num local onde também necessita de muita energia. Desaconselho este título.

May 21/06/2019

A melhor história sobre 2012, até agora
A história se passa em três universos paralelos. No primeiro mundo ( que seria o nosso planeta Terra, conhecido no livro como Terra de uma lua) temos Wylie, um escritor que está começando a escrever um novo livro, porem percebe que ele não tem o controle sobre a história que escreve ,pois está escrevendo o que está acontece no mundo de Martin, que é paralelo ao seu.
O Planeta de Martin (chamado por Wylie de “Terra de duas luas”) começa a ser invadido por monstros reptilianos que vem de outro planeta. Eles têm o objetivo de preparar a Terra de duas luas para o dia 21 de dezembro de 2012 no qual eles poderão ter total domínio sobre o planeta para escravizar as pessoas e roubar suas almas. Os reptilianos, através do planeta de Martin também vão tentar invadir o de uma lua, e ao perceber isso enquanto escreve, Wylie tentará entrar em contato com Martin para salvar os dois universos.
Whitley Strieber constrói os três universos e os interliga muito bem sem deixar pontas soltas. Com uma escrita fluida o livro consegue ser imersivo e surpreendente. ”2012 – A guerra pelas almas” só se perde em seu final, uma vez que a trama tem várias questões para serem resolvidas e o leitor consegue ver que falta poucas paginas para a história acabar, a sensação é de que o autor correu com o final porque tinha um limite de folhas ou se perdeu ali. No entanto a jornada até o final ainda vale muito a leitura, não deixando o leitor com a sensação de perca de tempo, devido ao final que deixa a desejar.