O Seminarista

O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

@monicadoceu_ 19/09/2020

Raso romance rural do Brasil do sec XIX
O livro é útil para quem, como eu, quiser voltar lá nos clássicos da época da escola. Além disso, o livro é um termômetro (raso) de como era a vida e os costumes do Brasil rural do século XIX.

Por outro lado, a linguagem é rebuscada, e tem trechos que é melhor fazer uma leitura dinâmica porque senão fica muito enfadonho.

O livro também é muito autocentrado no ponto de vista do Eugênio, e nos ideais de "mulher faceira e virginal" e "mancebo ingênuo e bem educado" da sociedade da época.

Ponto positivo para as críticas do autor ao regime monástico (da época), com relação aos jovens que seguem no caminho sacerdotal mais pelo desejo da família em ter esse status do que pela vocação do indivíduo em si.

Kami 13/09/2020

Final surpreendente e trágico esperava poder ve-los juntos, mas eu nunca imaginaria o que aconteceria, poderia tranquilamente ter uma continuação.

Luciana 29/08/2020

Romantismo brasileiro
Livro curto e agradável de ler.

Conta a história de Eugênio e Margarida, que cresceram juntos no interior de Minas Gerais, mas que, por imposição da família, tiveram que se separar.

Apesar de gostar de autores clássicos, achei a escrita de Bernardo Guimarães diferente. Não é um livro difícil de ler, mas também não é fácil (rs). Suas descrições das paisagens do campo e do sertanejo são cheias de detalhes. E o leitor consegue, realmente, imaginar todo o cenário.

Tinha começado a ler esse livro no início da minha adolescência, porém não fui até o final e não me lembrava do título, nem do autor. Depois de muita busca, descobri qual era o livro e fiquei muito feliz de finalizá-lo.

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
De longe, este é o melhor romance de época, escrito por Guimarães, apesar de ser mais conhecido pela sua obra "A Escrava Isaura". A narrativa contada neste antológico "O Seminarista", prende a atenção do público leitor. Vale a pena reler este clássico!

Lú Ribeiro 23/05/2020

Livro Forte
A história nos prende, adorei!
Valeu a pena.

Pena que na parte da sinopse do livro, deram spoiler.
Muita sacanagem!
: (

Acsalf 13/05/2020

Romance incrível digno de uma excelente telenovela, adoro os contrastes do autor para designar os contrapontos de emoções no personagem, a forte crítica ao celibato, e como isso afetou ao protagonista principal. Livro curto, pode ter alguma dificuldade com o regionalismo das palavras, mas é uma excelente leitura para esta quarentena.

Marcos5813 17/12/2019

O engano da traição ao divino
Servir a Deus ou a Satanás? O amor entre Eugênio e Margarida deve-se as sendas do destino. Servir aos homens e suas pretensões salvívicas é estar enganado por pretensão trair à Deus. A virgindade morta em em devoção ao amante e o claustro em devoção ao homem nesta obra-prima de Bernardo Guimarães, "O Seminarista", nos faz pensar a que tempo estamos a obedecer, das verdades dos homens ou da vontade de Deus. No fim rasgado o hábito, saiu ao mundo louco e furioso. Imperdível leitura!!!

Duda 07/09/2019

Surpresa boa.
Conheci Bernardo Guimarães no que eu diria uma de suas melhores obras, Escrava Isaura, ao iniciar a leitura de O Seminarista me dei conta que a escrita não era a mesma, mas sim com traços semelhantes. Dei-me por conta que a leitura era extremamente detalhista, o que me chama muita atenção, além de ser uma história totalmente inesperada, O Seminarista acabou por me cativar do início ao fim. A trama não é nada clichê, por mais que se esperasse isso, já que é um romance de época. Além disso, seu final me surpreendeu de uma maneira muito positiva e ainda me intriga o porquê de ter sido como foi. Uma leitura que começou despretensiosa e que acabou me agradando muito.

Douglas 20/06/2019

O Seminarista
Conheci o trabalho de Bernardo Guimarães com suas poesias satíricas, onde até vi certo mérito, mas – em minha opinião – com pouco brilho frente a outros poetas brasileiros de seu tempo.

Não sendo somente minha esta impressão, li que seu ponto forte eram seus romances e, por isso, fui direto para o famoso "A Escrava Isaura". Lá, realmente vi que o romancista Bernardo Guimarães é muito superior ao poeta. Por ter gostado tanto deste, me pus a ler enfim, "O Seminarista."

E, que decisão acertada.

Aqui brilha a estrela do romancista com uma temática que PINGA romantismo. A estrela desgraçada dos dois amantes impõe tanto sofrimento aos dois como pouco se viu na literatura; além disso, Eugênio, nosso protagonista, é verdadeiramente ASSOMBRADO pelo peso da batina imposta a ele enquanto sua felicidade jaz nos braços da bela Margarida.

E como deveria ser, o Amor prevalece a Deus. O padre toma sua decisão e tem as consequências dela.

Ainda contendo forte crítica moral e social, "O Seminarista" se tornou um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

Nanda 14/03/2019

Melhor livro da literatura brasileira
Aqui temos um livro que merece um filme realmente, para quem curte os filmes estrangeiros de ação, essa seria um ótima pedida. O autor tem uma escrita muito fácil e maravilhosa, ele traz um leve mistério e um trama que segura qualquer um. Ótimo livro para ler em um dia e se apaixonar

André 14/01/2019

Primeiro livro brasileiro que já li, excente história e facil de acompanhar!

Aline.Braga 23/04/2018

Interessante
Eu li há 20 ano atrás.
Com certeza vou lê lo em alguma época.

Vinícius 05/02/2018

Vale a pena!
Excelente livro de Bernardo de Guimarães, "O Seminarista" é uma leitura rápida e agradável. Possui vocabulário rebuscado, mas de fácil entendimento e enriquecedor para o português do leitor. Ao contrário de outros clássicos da nossa língua, a leitura não é massante e, por mais boba que possa parecer a história, é bastante interessante e prende a atenção do começo ao fim. Recomendo!