Aventuras na História Nº 101 (Dezembro de 2011)

Aventuras na História Nº 101 (Dezembro de 2011) Abril

Resenhas - AVENTURAS NA HISTÓRIA nº 101

z..... 21/10/2020

Dezembro de 2011
A reportagem de capa enfatiza outras personalidades que se prestaram ao papel de Messias, antes e após Jesus Cristo, mas nas entrelinhas é também crítica, com pose de racionalismo científico, a fé no Senhor Jesus, apresentando informações que instiguem percepções equivocadas, cauterizando ainda mais as mentes na cegueira espiritual
De fato existiram e existem ainda falsos Cristos, isso foi alertado por Jesus e nos textos bíblicos.
A reportagem instiga pensamentos como:
- Jesus foi mais um na multidão (... e dois mil anos depois continua impactando a humanidade... por que, hein?)
- Era figura desconhecida e de existência até duvidosa, pois não foi citado por historiadores do contexto, o que o tornaria irrevelante, e nem, por exemplo, pelos Manuscritos do Mar Morto (ah, isso aí? olham para homens anticristãos esperando seus relatos... querem o quê?... Jesus comissionou seus discípulos para o testemunho por todo o mundo e foi assim que o Evangelho se perpetuou... Jesus os capacitou para serem luz no mundo, sal na terra... a eles deu essa missão... não para historiadores que o rejeitavam... sua Palavra chegou por conta disso a nosso dias... e se era insignificante, por que ocorreu acirrada perseguição?... por que muitos foram martirizados, mas não rejeitaram a fé?... que curioso... falam os racionalista que isso é relativo a fé... mas dão crédito a relatos duvidosos de pensadores de trocentos anos antes de Jesus de maneira inquestionável e com ares de certa idolatria... e sobre os Manuscritos do Mar Morto... que coisa vergonhosa da revista em dizer que não se tem registro específico de Jesus... oras! acaso não sabem que são registros de séculos anteriores a Jesus,,, entre 400 a 100 a.C... ademais, Jesus é cumprimento das profecias ,que os textos confirmam desde escritos super antigos, mas que permaneceram imutáveis nos registros dos escribas ao longo dos séculos, como os do Mar Morto).
- Jesus, "um curandeiro de discurso difícil, que se recusava a se encaixar no papel de Messias" (tem certeza disso?.. façam o que Ele mesmo disse: "Examinai as Escrituras, porque são elas mesmas que de mim testificam" - João 5:39).

"O lado obscuro de Tintim"
Aborda o personagem no contexto das primeiras aventuras, que expressam percepções que o autor depois modificou nas HQs, como: visão colonialista que inferiorizava o africano, conceitos pejorativos sobre os russos, hipervalorização da matança de animais e estereótipo do chinês como drogado. Todas essas coisas estavam no contexto histórico, interpretados como algo normal. A reportagem foi por conta do lançamento do filme de Spielberg em 2011, sobre a HQ belga.

Interessantes os infográficos "U-507, o algoz do Brasil" e "O Partenon de Atenas".
Tem peculiaridades de como eram e vou registrar:
- do U-507, o relato oficial (segundo o texto) de que o submarino alemão tocou o terror na costa brasileira com dados de ter afundado 5 navios e 2 barcos, com mortes de 597 pessoas. Foi destruído em 1943 pelo bombardeio de avião americano (curioso que em outra edição, foi apresentada hipótese de que os naufrágios pelo submarino - ou submarinos - somariam pelo menos 12 embarcações)... Existem teorias conspiratórias sobre isso...
- sobre o Partenon, muito do aspecto atual de destruição foi causado por explosão no século 17, quando era usado como depósito de pólvoras; e o nome é uma homenagem à Atena Pártenos, equivalente à Atena Virgem.

Algumas das informações da revista, lida no contexto da quarentena em Macapá.