Solanin #1

Solanin #1 Inio Asano

Resenhas - Solanin 1

Tatiane554 11/01/2022

Perfeito!
Esse mangá é triste,real,e maravilhoso ao mesmo tempo! A leitura vale cada segundo,toca a gente que está lendo de uma forma inexplicável,principalmente com a identificação nos personagens, eu vivi a angústia que a personagem estava sentindo,fiquei triste quando as coisas não davam certo! É maravilhoso real,entrou para uma das minhas leituras importantes da vida!É uma história que muita gente vai se identificar,seja com Meiko em muitos aspectos,ou com os demais personagens,tem muitos momentos emocionantes, nos trás muitas reflexões sobre nossa própria vida,momentos de medo,indecisão, incertezas,responsabilidades, relacionamento!E o final dessa primeira parte me surpreendeu não esperava! Quero iniciar agora a parte 2 e ver o que vai acontecer... ! E terminando os 2 volumes quero assistir a adaptação, necessito *_*

Recomendo a leitura! Muito,muito bom !

Vênus_Alice 21/08/2022

Solanin
É um mangá que fala sobre o casal Meiko e Taneda, eles estão juntos a 6 anos, desde a faculdade, e ha1 ano moram juntos em Tóquio por questões financeiras.

Meiko tem um trabalho que não gosta e ainda não decidiu o que fazer, mas não quer voltar para o interior.

Taneda trabalha, e ganha muito mal, fazendo desenhos para uma empresa, e seu sonho é ser cantor, ele tem uma banda que são seus amigos.

A história se passa na monótonia da rotina deles e nenhum causa ou conversa sobre um assunto sério ou mudança de vida.

Até que Meiko decide sair do trabalho para encontrar mais com ela mesma e sua liberdade, porém ela fica entendiada, mas isso vai provocando situações e emoções que eles não podem mais se esconder na zona de conforto.

belligna 27/06/2023

Mesmo muitas vezes me identificando e me vendo em algumas situações acho que não consegui me conectar tanto com os personagens. Isso até acabou acontecendo mais pro final desse primeiro volume, mas não como de costume. Apesar disso eu gostei e estou curiosa e acredito que com a leitura do segundo volume toda a história vai fazer mais sentido pra mim.

Júlia Pinheiro 27/07/2021

Achei parado, não consegui me interessar, nem me envolver nos acontecimentos, nem sentir empatia pelos sentimentos dos personagens? enfim
Victor 12/12/2021minha estante
Assim, eu que te pergunto. Você não sentiu nem um pingo de empatia pelos personagens?

Bastos 26/02/2024

Uma estória comovente e reflexiva sobre as escolhas e inseguranças, como a vida é cheia de voltas e reviravoltas e devemos nos arriscar e fazer escolhas sejam elas certas ou erradas.

Soph 17/04/2022

Estou sem palavras
Solanin está sendo o meu primeiro contato com o autor e já consigo afirmar que Inio Asano é brilhante.

bruno 11/04/2023

Não consegui me conectar com a história, senti como se fosse mais do mesmo que eu já li milhares de vezes, porém o final me fez ficar interessado em ler volume dois e dar outra chance pra essa história.
skuser02844 22/04/2023minha estante
O pobi só lê livro estranho

bruno 22/04/2023minha estante
QUE ODIO KKKKKK

juddy1 22/05/2022

Solanin 1
"Quando somos jovens, achamos que só existe uma maneira de sermos felizes, e que essa maneira é a mais complicada possível. Mas eu garanto: é muito mais simples do que você imagina."

Primeiro queria deixar claro aqui que o Inio Asano é surreal. É incrível como ele consegue escrever sobre pequenas ações do dia a dia, que em um primeiro momento passam despercebidas, mas que você se identifica demais.
Se eu tivesse que escolher um sentimento lendo esse mangá foi "acolhida". É bom saber que você não está sozinho nessa fase de jovem/adulto, onde tudo é incerto. Ficar se questionando sobre suas escolhas, se tudo o que fez até agora não foi perda de tempo, se é realmente isso que você quer pra sua vida, ou pior, ter que pôr em uma balança o que você *quer* fazer e o que você *precisa* fazer pra ter uma vida estável.

Enfim, crises existenciais a parte, esse mangá é incrível. É ao mesmo tempo frustante e acolhedor se identificar com os personagens, mas tá tudo bem, a vida é assim. Tô ansiosa pra ler o próximo, porque não estava preparada para esse final..

Jessica Moraes 24/03/2024

Aguardando o volume 2 chegar para concluir essa história, muito surpreendida pelo final pois até então aparentava ser uma história tranquila.
Vamos ver onde vai parar tudo o que aconteceu;

Brenda 27/10/2023

Vida adulta: aceitar ou resistir
A transição à vida adulta não é fácil. Aqui, essa angústia é explorada ao máximo. O mangá traz personagens que refletem todos nós, em um ou cada um deles, a julgar pelas diferentes fases da vida. Desde a negação, à aceitação. É, de fato, um período de luto, pela morte dos nossos sonhos. Resta aceitar que a realidade é mesmo bem aquém das nossas expectativas.

Elane.Medeiross 25/01/2022

Mangá bastante reflexivo, sobre a vida adulta, sonhos e escolhas de vida. Achei perfeito, me trouxe muitos questionamentos.

Sabrina758 01/08/2023

Tratando sobre assuntos delicados e inerentes a todos nós - como transição para a vida adulta, sonhos e expectativas x responsabilidade e sobrevivência, relacionamentos, autonomia e angústia, em Solanin acompanhamos o casal, Taneda e Meiko, desbravando a cidade grande e tentando se encontrar em meio às dificuldades, arrependimentos e o conforto que um traz ao outro, enquanto sentem que precisam recuperar algo que foi perdido, mas não sabem exatamente o que.

Além disso, temos povs do grupo de amigos deles, que também passam por questões similares, cada um com as suas próprias faltas e realizações. Como uma pessoa na mesma faixa etária, me identifiquei com os dilemas e dores dos personagens aqui, e acho que falamos muito pouco sobre a crise dos 20. Essa sensação de estar perdido ou não saber exatamente o que quer fazer, se deve ou não arriscar e ir atrás dos sonhos, ou continuar naquele emprego meia boca que traz o sustento, são alguns dos conflitos presentes no mangá.

Algumas das coisas que mais achei interessantes foram as críticas sociais e as reflexões sobre o mercado de trabalho, capitalismo e automatismo que vivemos e, às vezes, nem reparamos que só estamos replicando as coisas de forma robótica sem sentir qualquer tipo de prazer ou conexão com o que estamos fazendo.

A relação da Meiko e o Taneda é tão real e crua que dói. Mesmo estando felizes um com o outro, as batalhas internas que cada um trava e os mal entendidos acabam interferindo o tempo todo. Entretanto, do jeitinho deles, continuam tentando fazer dar certo pois sabem que, de todas as questões que têm na vida, estão certos de que querem estar um com o outro.

Eliza.Beth 01/06/2022

O problema daquele que já fui
Apesar de achar que iria gostar mais, ainda assim foi um leitura legal.
Talvez eu esteja ?velha demais? para as questões levantadas no mangá.
Mesmo assim, é o tipo de problema que todos nós já passamos, aquele momento da vida que não sabemos quem somos e nem porque estamos aqui.

Destaco aqui as ilustrações (é assim que chama? Kkkk). Achei muito bonitas.

Pretendo ler o volume 2 em breve.
Carolina.Gomes 01/06/2022minha estante
Parece bestinha? ainda mais considerando q vc adora bordoadas literárias ?

Alê | @alexandrejjr 02/06/2022minha estante
Parabéns pelo título fantástico da resenha, Elizabeth! Gostei demais!

Eliza.Beth 02/06/2022minha estante
Carol, achei bestinha mesmo kkkkkkk mas não é ruim.
Acho que o timing é que não foi bom kkkkk

Eliza.Beth 02/06/2022minha estante
Alê, obrigada!!!! ?

Dear_poirot 03/12/2023

Slice of life
Livro: Solanin
Autor: Inio Asano
Nota: 4 de 5

Inio Asano, logo, todavia, entretanto...GATILHOS, porém aqui são bem discretos.

O que é a vida?

Para que continuar vivendo e existindo se um dia você vai acabar morrendo?

Esta é uma obra que mergulha corajosamente nos temas complexos da depressão e do suicídio, oferecendo uma narrativa sincera sobre os desafios emocionais enfrentados por jovens adultos. A protagonista, Meiko, confronta a pressão social e as expectativas, encontrando-se em uma jornada de autodescoberta que muitas vezes se entrelaça com a escuridão emocional. O mangá aborda de maneira sensível a luta interna de Meiko e de seus amigos, destacando a importância do apoio mútuo e da busca por significado na vida.

Ao explorar a depressão como uma presença palpável na vida dos personagens, "Solanin" destaca a necessidade crítica de diálogo e compreensão em torno da saúde mental. As ilustrações de Asano não apenas retratam visualmente a angústia, mas também contribuem para a profundidade emocional da narrativa. Este mangá serve como uma ponte para discussões importantes sobre a saúde mental na sociedade, mostrando como a empatia e o apoio podem ser elementos cruciais na superação das batalhas internas.

O mangá não evita a dureza desses temas, mas em vez disso, oferece uma exploração reflexiva e, em última análise, uma mensagem de esperança. Através da jornada de Meiko, os leitores são instigados a refletir sobre a importância de enfrentar os desafios da vida, reconhecendo que a conexão emocional e a busca de propósito podem ser antídotos poderosos contra as sombras da depressão.
Larissia.Bezerra 07/02/2024minha estante
Quais os gatilhos?

Bruno Oliveira 01/09/2014

Viver simplesmente
Solanin, manga de dois volumes assinado por Inio Asano, não tem emoções fortes, nem mesmo uma trama poderosa, aliás, qualquer tentativa de escrever uma sinopse a seu respeito incorre no risco de desanimar o leitor, uma vez que ela anunciará uma história preenchida com personagens e conflitos que bem pouco impactam aquele que a lê. Afinal, qual de nós quer saber de personagens que não são excepcionalmente únicos, que não passam por fardos pesados demais e tampouco tem um grande destino por percorrer? Quem deseja observar as existências simples e chatinhas de jovens que não representam uma juventude idealizada, reflexo de propagandas e de imagens da cultura pop? Quem quer saber da vida?

Todos nós?

A bem dizer, a história é a seguinte: o casal Meiko e Naruo cuida de sua vidinha pós-universitária, o que envolve pagar contas, divertir-se de vez em quando, tocar numa banda, fazer um pouco de sexo, planejar o dia, brigar, fazer as pazes, pensar no futuro, aborrecer-se com o trabalho, e… É só. O mangá segue esse ritmo cotidiano, retratando a passagem de um dia para o outro com aquela mesma naturalidade com a qual o sol vai do leste ao oeste, na verdade, é justamente por conta dessa absoluta normalidade que ele consegue ser cativante e original. Acompanhando as vidas sem graça de Meiko e Naruo, o leitor se identifica com a pequenez dos protagonistas e sente que, entre suas esperanças e egoísmos, também vive com pouco e costuma ser feliz com muito menos do que acredita precisar.

Ao se despir dos muitos apelos – comerciais ou ideológicos – que associamos ao mundo jovem, Solanin abandona as várias camadas de superfluidade com as quais nos vestimos e expõe a humanidade escondida ali, construindo uma história verosímil e melancólica que poderia ser a de qualquer um.

Em poucas palavras, pode-se dizer que o tema da obra seja o amadurecimento. É sobre crescer, ter expectativas quanto a si mesmo e quanto ao mundo; mas ao mesmo tempo sobre ser, gradativamente, forçado à modéstia em relação a elas porque o mundo pode ser pouco generoso; é sobre se descobrir apenas “talentosinho”, pouco bonito, limitado, sem um futuro brilhante, comum e nada mais que isso – mas precisamos de mais que isso?

A história quase não propõe reviravoltas mirabolantes, frases de efeito ou estímulos intensos que mantenham o leitor sempre entorpecido e embotado, sedento por uma nova injeção de surpresa. Há páginas e mais páginas de silêncios, de momentos a respeito dos quais nada precisa ser dito, em que os personagens apenas existem sem que haja outro sentido para a vida senão viver. Deste modo, ainda que não pretenda ir muito longe, a trama não perde o ritmo e não fica parada: não há ápice nem momento de banalidade, apenas o curso regular dos acontecimentos.

Nestes tempos em que estamos constantemente submetidos à estímulos de todo tipo e que devemos corresponder à expectativas no amor, nas amizades, no trabalho e em todo o resto, Solanin nos leva a aproveitar o tédio, à desconhecer o estado do mundo, à não ler, à não saber da política, à caminhar sem ter em mãos fones de ouvidos. Perder-se sem perspectiva de encontro e descobrir que a vida é tão simples que machuca. Trata-se de uma leitura leve e ensolarada a qual não obscurece seus dramas para que pareçam mais profundos, mas os ilumina até que se tornem evidentes em toda a importância que tem, com isso, merece toda a visibilidade que tenho tem a oferecer: leiam e sejam felizes.

site: http://aoinvesdoinverso.wordpress.com/