O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Gotas de leitura 28/06/2020

O amor nos tempos do cólera. Gabriel García Márquez. 1985.
“Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.”

Alguns dos principais sintomas do cólera são diarreia, vômitos, dor abdominal e febre, levando o paciente a desidratação e, nas formas graves, a óbito. Esses sintomas nada românticos, são os mesmos do amor!
É com o realismo de García Márquez, nessa obra menos fantástico que no clássico Cem Anos de Solidão, que acompanhamos histórias de amor em tempos do cólera (doença) e da cólera (guerra).

Após receber o Prêmio Nobel e passar um ano sabático em Cartagena, Gabo começou a escrever esse livro tomando como ponto de partida a história de amor dos próprios pais. Um telegrafista que enfrenta a oposição do pai da moça e cria uma rede de comunicação para alcançar a amada.
Florentino Ariza é o telegrafista que consegue declarar seu amor a Fermina Daza, usando a rede de telégrafos e cartas apaixonadas. No momento que Fermina volta da viagem planejada pelo pai e revê Florentino, se dá conta que não corresponde ao amor dele. Casa-se então com Juvenal Urbino e fica com ele mais de 50 anos.

A duração do casamento de Fermina é a mesma da espera de Florentino. Ele, no entanto, preenche essa espera com muitos “amores”, alguns bem controversos.
Com a morte de Juvenal, surge outra possibilidade de viver esse amor interrompido na adolescência. Já idosos, Florentino e Fermina embarcam numa aventura de amor e cólera.

Mais um livro incrível de Gabriel García Márquez, com escrita profunda, poética e fantástica!

site: https://instagram.com/gotasdeleitura
Isadora1232 28/06/2020minha estante
Excelente resenha!

Gotas de leitura 28/06/2020minha estante
Obrigado!

Van 25/12/2020

Há histórias de amor e há esta!
O quanto você esperaria pela pessoa amada?
O que você suportaria pela pessoa amada?
Pensou?
Multiplique por muitas vezes e reflita.
Ainda estaria ali, suportando e esperando?
Que livro incrível e que final maravilhoso.
Muitas vezes me peguei rindo, outras imaginando que por fim acabaria tudo ali, me emocionei e no final Gabriel Garcia Márquez deixa ainda mais evidente a beleza da sua escrita.
Já li alguns livros do Gabo, e alguns personagens resolveram ficar por aqui, na minha mente, trazendo lembranças, soprando qual seria a sua atitude ou simplesmente "dando o ar da graça"...
Olá! Florentino Ariza e Fermina Daza!

Rachel 30/04/2021

A narrativa deGabriel Garcia Marques é sensacional em suas elipses de tempo. Personagens com personalidades mts bem definidas e uma história muito boa de ler.

Juliana 26/08/2023

Foi difícil terminar
O livro é dividido em capítulos bem extensos, o que em certos momentos deixa a história bem cansativa.
Florentino Ariza definitivamente não é um personagem interessante pra se acompanhar por 400 páginas.
Eu queria ler esse livro e foi bom ter continuado a leitura, porém não entrou na lista dos meus favoritos.

@ALeituradeHoje 13/09/2020

Gabo sendo Gabo
Gabo era Rei... só isso a dizer...

"Ele se conhecia bem: apesar de sua prisão de ventre congênita, os intestinos o haviam traído em público três ou quatro vezes em seus muitos anos, e nas três ou quatro vezes tinha tido que se render. Só nessas ocasiões, e em outras de igual urgência, percebia a verdade de uma frase que gostava de repetir de brincadeira:
"Não creio em Deus, mas tenho medo dele."

Isabela1853 30/04/2020

Clássico literário que vale a pena :)
Tive dificuldade no início da leitura tanto pelo estilo de escrita do autor, quanto pelo vocabulário rebuscado e diferente para meu costume. Confesso que em alguns trechos fiquei confusa com o ir e voltar das memórias das personagens, mas ao longo da leitura você se acostuma.
A história se passa em meio a um cenário de guerras civis e epidemia de cólera, mas retrata um amor juvenil platônico que se desenvolve, muda, mas não se acaba.

O triângulo amoroso entre as personagens é bem estruturado, embora não tenha me identificado com nenhuma delas.

Minha reflexão final seria se a intenção é retratar de um amor eterno ou de um amor doentio, considerando a trajetória e contexto da época, com direito a polêmicas pedófilos e a traição.

No geral, acredito se tratar de um clássico que vale a pena ser lido. A história é bem regida, possui uma complexidade única, muito diferente de qualquer romance que já tenha lido, e ao mesmo tempo simples, com todos os clichês e frases de efeito inesquecíveis (no melhor sentido da palavra). Afinal, aprendemos a gostar de berinjelas.

Wyllian Torres 30/12/2020

Amor real
Uma aviso: esse livro não é para os românticos do mundo Disney. O final feliz, aqui, é como na vida real. O Gabo, como sempre, capta as sutilezas da vida banal e transforma em mágica do cotidiano. Amores podem não envelhecer, mas a gente sim, e aprendemos a lidar melhor com o amor, os amores e, sobretudo, com nos mesmos.

Isabela1032 28/07/2020

coração quentinho
história linda que se passa por mais de meio século e demonstra todos os lados do amor como ele realmente é.

Márcia 02/06/2023

Quantos amores são possíveis?
Falar de amor pode parecer muito clichê, mas esse livro surpreende pois vai nos mostrando inúmeras formas de amar e, algumas vezes, mistura outros sentimentos com o amor. Aqui o amor aparece de múltiplas formas :trocado, traído, para todas as idades , tímido , envolvente, louco e apaixonado , maduro... o amor não termina nunca! Até no título pode ter mais do que uma interpretação.
Com o passar da estória acompanhamos o processo de envelhecimento das personagens, o enrolar de suas vidas e como lidaram com isso.
A história da Colômbia também é retratada com suas guerras civis e a epidemia de cólera. Sempre navegando pelos rios e mares.
O texto é muito envolvente , franco e muitas vezes hilariante.
Só a genialidade de um Nobel da literatura consegue juntar tudo isso em num único lugar surpreendente e muito gostoso de ser lido.

delicadas.leituras 15/12/2020

No outono da vida
A história de um amor duradouro entre um homem meio maluco e uma mulher casada, destas que se casam com quem pode lhes 'sustentar', coisa até compreensível para a época. Eventos grotescos vão ludibriando o leitor até que finalmente este amor se concretiza mesmo que tardiamente.

Marco Pacheco 10/06/2020

Fantástico!
Não tenho palavras para descrever a genialidade de Gabriel Garcia Marquez.
Qualquer coisa que eu diga, não irá chegar perto do talento e da grandiosidade que esse escritor nós ofertou com a genialidade transferida em palavras.
"De que é a vida, a mais que a morte, a que não tem limites"
(53 anos, 11 meses e 3 dias)

Bruna.Moreira 21/11/2021

As pessoas costumam incentivar a leitura, não importa qual seja, dizendo que todas agregam à forma como enxergamos o mundo e lidamos com as experiências impostas pela vida. Eu concordo plenamente, mas também acredito que há livros que exigem maturidade e o momento certo para estarmos abertos e atentos à toda vastidão que eles podem nos proporcionar.
E o amor nos tempos do cólera é um desses livros que eu desejo que cheguem na mãos das pessoas no exato momento, no perfeito período em que seus corações estejam tão moles, fazendo com que as precisas e AFIADÍSSIMAS palavras do GABO lhe atravessem como uma lança rápida e certeira.
Desde a primeiro paragrafo do livro considero que fui arrebatada, não pestanejo em dizer que ele escreve de maneira única e inimitável e que cada paragrafo parece uma poesia que fica pairando no ar, tão real em descrever situações cotidianas, mas com tanto lirismo, que até as observações mais tolas se tornam poesias dignas de ocuparem um mural.
O amor nos tempos do cólera me fez refletir sobre a passagem do tempo e junto com Florentizo Ariza eu me senti por vezes suspensa e inatingida pela sua passagem, quando notava já era madrugada e todos os afazares haviam sido colocados de lado, pois mais importante era descobrir como o amor se transformaria e encontraria um caminho de retorno sem desmerecer aqueles que já haviam passado.
Sei que nunca vou me esquecer desse livro e levarei reflexões de todos os personagens, reconheço um pouco de mim em todos eles e agora sei que todos eles vivem em mim
E também. Obrigada GABO, seu livro transformou meu mundo e sua escrita me impactou irreversivelmente.

Ana Campos 19/04/2021

Uma resenha simples e direta: um livro bom da porra!
Mais uma obra na perspectiva visceral de amor de gabo, belíssima.

Henrique Fendrich 27/08/2020minha estante
Que rigorosa. Esse você colocaria no "leituras adicionais" em "O livro da literatura" =D .

Maria 27/08/2020minha estante
Data Máxima Vênia, dei cinco estrelas,talkey? O que mais você queria? Coraçãozinho é para Cem Anos de Solidão.

Henrique Fendrich 27/08/2020minha estante
Estou lendo agora um García Márquez da Indonésia. "A beleza é uma ferida" é o nome do livro. Tem vários casos de influência do Gabo lá na Ásia.

Maria 27/08/2020minha estante
Deve ser lindo.

Disotelo 13/04/2021minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro do Llosa, mas sua comparação despertou minha curiosidade :)

Ana Val 14/11/2023

Esse livro não é sobre amor
Fiquei dividida por não conseguir decifrar com convicção se as coisas que me incomodaram no livro (personalidade possessiva do Florentino, obsessão disfarçada de amor, cenas de p*dof*lia e e*St*pro, falas raciais ambiguas, etc) foram intencionais, para incomodar e chocar o leitor, ou se Márquez só meteu o louco escrevendo mesmo (de qualquer forma é polêmico).... Enfim, a leitura não fluiu tão bem quanto outros livros dele, e terminar foi quase um parto. De qualquer forma, esse livro é sobre várias coisas, mas amor não é uma delas (quem achou o romance entre os protagonistas uma história de amor linda eu recomendo fortemente terapia) 2.5/5 ?
Nati 19/11/2023minha estante
Hahahahahha!!!! Siiimmm! Finalmente encontrei alguém que pensa como eu. Não achei nada de romântico e lindo nesse ?amor?.
E a parte da insinuação a ped0f!li@ me causou repulsa! Tive que reler o trecho para ter certeza q não estava ficando doida. Fiquei procurando um significado já que estamos falando de Garcia Márquez. Porém, ao fazer uma breve pesquisa, vi que faz parte do estilo dele? afinal a outra obra ?memórias de minhas putas tristes? tb se refere a pedóf. Ainda não li, mas vi menções a respeito.
Enfim? apesar de achar o Florentino um psica? e repugnar alguns trechos, eu curti a leitura. A Fermina em sua versão adulta, tem muito a nos ensinar.
Vou começar a ler Cem anos de solidão. Espero que eu goste! Rs

Carol 14/12/2023minha estante
Tô lutando pra terminar, concordo com tudo que você falou! E eu amei cem anos de solidão..