O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Matheus Lopes 08/10/2023

Charmoso
Um livro charmoso e inspirado, em volta das curiosas curvas que o amor e uma vida inteira dão. Não é meu preferido do autor, como esperava que seria, mas é uma ótima leitura!

Luh 03/10/2023

Classicamente entediante
Esse é mais um dos clássicos que eu não entendo o hype.
Não sou uma das maiores fãs de clássicos, meu negócio é farofa contemporânea bem escrita, mas até que gosto de alguns, porém esse aqui foi muito difícil de terminar, empurrei com a barriga pois não costumo abandonar livro, mas antes tivesse abandonado.
A historia fo Firmino não me cativou em nada, acho que ele é só mais um homem obcecado pelo que não podia ter nem sei se é possível chamar de amor.
Acho que a Fermina foi uma boa personagem, preferiu um futuro estável ao lado de um homem que mais tarde ela começou a compreender e a amar do que um amor de adolescência em que ela não sentia firmeza e nem segurança, por mero capricho de um homem que se dizia completamente apaixonado por uma mulher que ele viu apenas uma vez.
Nao achei o protagonista confiável, nao consegui gostar e nem sentir pena dele, apenas desprezava toda a obsessão que ele nutria por um amor de infância.
Sem contar q cena de pedofilia que me deu asco, não importa a época, nunca vou conseguir normalizar um relacionamento de uma menor com um homem muito mais velho, era repugnante de se ler.

Dei 3 estrelas pois a escrita do Gabo é realmente incrível, do enredo da história dos personagens eu não posso dizer o mesmo.
Queria muito gostar dessa história e entender o hype, mas não consigo me forçar a algo assim.

Erica.Barone 02/10/2023

É o segundo livro que leio do Gabriel Garcia Marquez e percebo que o autor tem um estilo próprio inconfundível. Tenho a impressão que ele nos pega pela mão e nos leva a um passeio e nos apresenta inúmeros personagens interessantes em situações intrigantes. O amor nos tempos do cólera, é um romance com várias histórias de amor interligadas. Gostei bastante.

Lu Reis 26/09/2023

História de um amor que esperou mais de cinquenta anos para ser vivido, contada de forma longa e extremamente detalhada.

Nath 22/09/2023

O amor tudo espera?
O romance conta a história de amor de Florentino por Firmina, que ultrapassam 53 anos quase sem nenhum contato.

No entanto, o texto de Gabo ao tratar de assuntos tão corriqueiros e mundanos faz com que a experiência da leitura seja sensível e profunda, capaz de comover e causar reflexão. Não há nenhum plot ou mistério que dê ritmo à leitura. O livro é dividido em capítulos bem extensos, o que em certos momentos deixa a história bem cansativa.

Distante do realismo mágico que o destacou na literatura mundial, Gabriel García Márquez trata sobre a vida real neste livro, sobre as relações humanas, o amor e suas contrariedades, sobre o tempo e ciclos, sobre todas as complexidades que esse sentimento envolve.

Não é um livro pra ser devorado, é pra ser lido com calma.

caroldearrascaeta 04/09/2023

Ah o amor
Não sou muito boa com palavras mas vamos la
no começo demorei entender a leitura, acredito que por isso que demorei tb embarcar na história
mas sinceramente, acho que tudo faz um estranho sentido
é difícil fazer uma crítica de uma obra antiga em que os conceitos e contextos históricos e morais são tão longes da nossa atualidade, mas certas reflexões são tão intensas e atuais que te comove
eu amo o casamento, o amor e como a gente pode se relacionar com as pessoas e é de uma delicadeza e uma profundidade que o autor fala disso sem parecer forçado ou muito teatral que tudo faz sentido
enfim, gostei e recomendo

caio.cidrini 01/09/2023

Amor no tempo de cada um de nós
A premissa do livro não é estranha a ninguém: um amor da juventude que só vai se concretizar na velhice. Com pitadas de triângulo amoroso, luta de classes, traições e infortúnios que muitas vezes vemos por aí em novelas mexicanas. No entanto, o texto de Gabo ao tratar de assuntos tão corriqueiros e mundanos faz com que a experiência da leitura seja sensível e profunda, capaz de comover e causar reflexão.

Não há nenhum plot ou mistério que dê ritmo à leitura. O que sustenta é o desenvolvimento das personagens. Sem nem perceber, naturalmente passamos a mergulhar e se importar na vida daquelas pessoas ao longo de décadas. São basicamente 50 anos narrados em uma cidade fictícia, obviamente inspirada na região do caribe colombiano, em algum ponto de transição entre século XIX e o XX. O cólera, as guerras civis e as venturas e desventuras do avanço tecnológico são pano de fundo para histórias humanas.

Distante do realismo mágico que o destacou na literatura mundial, Gabriel García Márquez trata no "O amor nos tempos do cólera? sobre a vida real, sobre as relações humanas, o amor e suas contrariedades, sobre o tempo e ciclos, sobre todas as complexidades que esse sentimento envolve. Não é pra ser devorado, é pra ser lido com calma.

Ali 30/08/2023

Ainda estou refletindo
Achei a leitura densa e complexa, complexa no sentido que em toda leitura eu tive sentimentos diferentes pelos personagens. Uma hora amando e em outros momentos tendo repulsa. Uma coisa posso dizer, é um livro muito bem escrito e cheio de profundidade em seus personagens?. até os secundários. Confesso que ainda estou refletindo sobre a leitura mas uma coisa que já garanto é que não desejo esse amor, descrito no livro, para mim.

Bia 28/08/2023

"... é a vida, mais que a morte, a que não têm limites." gostei especificamente das reflexões sobre morte, o morrer, velhice e limites orgânicos de um corpo.... uma construção/luta constante para encarar a velhice como uma vida ainda infinita, e com potencialidades surpreendentes.

Maria7229 27/08/2023

Ah o amor
Êxtase, interesse, taquicardia, nojo, raiva, confusão, ansiedade, gritaria?

Foram algumas das sensações que experimentei ao ler "O Amor nos Tempos do Cólera".

Aqui, o autor utiliza o amor do título como uma lente cor-de-rosa para mascarar casos de obsessão, perversão e simples vaidade humana.

Os personagens deste livro são tão palpáveis e desagradáveis que poderiam muito bem ser pessoas do mundo real, caminhando por aí com as cabeças pesadas e amores perdidos da adolescência.

Tudo isso em paralelo com a escrita extraordinária de Gabriel García Márquez dá vida a uma obra-prima esplendorosa sobre como o amor, frequentemente visto de forma quase divina, pode ser completamente podre no coração humano.

O desfecho, supostamente romântico mas em um ambiente completamente decadente, é perfeito para exemplificar o todo do livro.

Por fim, eu gostaria de definir a obra com as mesmas palavras que Hildebranda usou para descrever Florentino Ariza: -"É feio e triste (?) -mas é todo amor."

Juliana 26/08/2023

Foi difícil terminar
Florentino Ariza definitivamente não é um personagem interessante pra se acompanhar por 400 páginas.
Eu queria ler esse livro e foi bom ter continuado a leitura, porém não entrou na lista dos meus favoritos.