As cem melhores crônicas brasileiras

As cem melhores crônicas brasileiras Joaquim Ferreira dos Santos

Resenhas - As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

Cauê 27/07/2012

Se eu gosto de crônicas foi por ter lido este livro. Um seleção ótima separando crônicas por época, cada uma com uma levíssima introdução da mesma.

Renata Céli 09/02/2012

Muito bom!
Esse livro traz uma excelente seleção das principais crônicas brasileiras.

O que eu achei mais interessante foi o fato de as crônicas estarem organizadas por ordem cronológica. Sendo assim, a gente começa a leitura com as crônicas mais antigas e termina com as mais recentes, fazendo com que a gente perceba a evolução no estilo de escrever crônicas ao longo dos anos. Além disso, conseguimos captar a mudança que veio acontecendo na sociedade brasileira no decorrer das crônicas, sendo uma verdadeira aula de literatura e um pouco de história.

Para finalizar, cito algumas das minhas crônicas preferidas: "Meu ideal seria escrever...", "Homem no mar", "Coisas abomináveis", "O milagre das folhas", "Medo da Eternidade", "Ter ou não ter namorado", "Então, adeus!", "Um casal feliz".

Pedim 25/07/2011

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras
Conjunto de crônicas distribuídas de acordo com o decênio na qual foram escritas. Amontoando talvez as maiores mentes criativas da história recente brasileira, esse livro é um prato cheio. Recomendo.
Impressionante como as crônicas mantém seu caráter hodierno mesmo tendo sido escritas há tanto tempo.
Muito bom.

Carolina 16/12/2010

Boa boa

Ótima coletânia de crônicas.
Leitura para ser feita de uma tacada só!

Manu 28/01/2010

Crônicas reunidas se tornam, sem esforço, o mais agradável livro de História jamais escrito. Do dia-a-dia do Brasil Império às multiplicidades da vida digital, registram-se nesse livro as transformações dos costumes, das tecnologias, da língua e dos próprios cronistas - sem perder a leveza do papo de bar nem a gravidade do olho analítico (tanto quanto o pode a classe média).

De Machado a Antônio Prata, o leitor encontrará um retrato coerente, portanto caleidoscópico, dos melhores causos já escritos na nossa literatura.

Camilo 17/12/2009

Somentes grandes mestres para capturar pequenos flagras do cotidiano e transformar de maneira tão deliciosa. Na minha humilde opinião, destaque para Paulo Mendes Campos e o maravilhoso Luis Fernando Veríssimo, afiado como sempre. Algumas, claro, não me agradaram plenamente, mas segue as minhas preferidas:

* Ser Brotinho - Paulo Mendes Campos, pág. 89
* Salvo pelo Flamengo - Paulo Mendes Campos, pág. 114
* Os Dois Bonitos e os Dois Feios - Rachel de Queiroz, pág. 118
* Os Amantes - Rubem Braga, pág. 127
* A Invençao da Laranja - Fernando Sabino, pág. 132
* Cãomício no Calçadão - José Carlos Oliveira, pág. 150
* Coisas Abomináveis - Paulo Mendes Campos, pág. 160 (predileta!)
* O Milagre das Folhas - Clarice Linspector, pág. 184
* Heróis. Morto. Nós. - Lourenço Diaféria, pág. 193
* Ser Gagá - Millôr Fernandes, pág. 223
* Ed Mort e o Anjo Barroco - Luis Fernando Veríssimo, pág. 231
* Grande Edgar - Luis Fernando Veríssimo, pág. 265
* Mila - Carlos Heitor Cony, pág. 269 (linda essa!)
* Homem que é Homem - Luis Fernando Veríssimo, pág. 280 (engraçadíssima!)
* Sexo na Cabeça - Luiz Fernando Veríssimo, pág. 296 (maravilhosa!)
* Amor é Prosa, Sexo é Poesia - Arnaldo Jabor, pág. 301
* Para Você Estar Passando Adiante - Ricardo Freire, pág. 327
* Bar Ruim é Lindo, bicho - Antonio Prata, pág. 335

amanda.salander 16/10/2009

crônico:
- pequenas obras-primas de emoção, baseadas nos espantos e alegrias, decepções e surpresas do cotidiano. contam a história de um país e de um gênero que outrora foi considerado menor. superou o preconceito e se instalou como iguaria fina, assinada por mestres da nossa literatura.

Patrícia 24/06/2009

A maioria das crônicas são chatinhas. Mas ainda sim, vale a pena por alguns autores como: Clarice Lispector, João do Rio e Luis Fernando Veríssimo!