Cerimônia Mortal

Cerimônia Mortal J. D. Robb

Resenhas - Cerimônia Mortal/Vingança Mortal

fernandaugusta 21/11/2023

Cerimônia Mortal - @sabe.aquele.livro
Após um mês de "tranquilidade" no DPNY, a tenente Eve Dallas está inquieta. Não ajuda o fato de ter de ir ao velório de Frank, um colega querido, morto, segundo consta, de ataque cardíaco, mesmo sem ter problemas conhecidos no coração.

Durante a despedida, a neta do falecido, Alice, procura Dallas e lhe passa um bilhete, marcando um encontro. Neste encontro, a moça, visivelmente perturbada, confessa que se envolveu com uma seita (dessas que cultuam "vocês sabem quem") e que foi testemunha de um sacrifício humano. Alice, que alegou ter se afastado do culto, agora se diz perseguida, e conta para Eve que a morte do avô foi causada pelo fato dela ter contado tudo a ele, e Frank, sendo policial, começou a investigar o caso por fora, desencadeando uma série de eventos que logo ficam fora de controle.

Eve recebe ordens de investigar tudo em sigilo, mas começa a perceber que há dois polos de forças ocultas trabalhando e a cada movimento seu, mais mortes acontecem, inclusive a de Alice - todas com características ritualísticas. O que estava para vir à tona que exige o preço de tantas vidas, e que, ao se aproximar cada vez mais de Eve, coloca (mais uma vez) a vida da tenente em sério risco?

No começo torci o nariz para o pano de fundo "místico" da narrativa, afinal de contas, eu não sou a maior fã de narrativas que se desenvolvam em cima de rituais, magia, bruxaria, etc. etc. Nora conseguiu me fisgar com a postura estoica e cética de Eve, que afinal, não acredita em nada de sobrenatural que não sejam humanos de má índole e motivações obscuras. Assim, a tenente entra em um labirinto de crenças, obviamente com a questão da luta do bem contra o mal nos polos envolvidos. E abre caminho para sair lutando contra a superstição dos próprios colegas, em um caso que só se resolve a menos de 20 páginas para o fim do livro.

Gosto muito da maneira como Roarke entra nesta história, ajudando Eve na investigação de maneira ativa, sempre atento à proteção da amada e equilibrando Eve em momentos cruciais. Por se tratar de um caso de muitas facetas e sigiloso, Eve precisa muito desta ajuda, pois se vê em dilemas difíceis em relação à Peabody (sua auxiliar) e Feeney (seu mentor), pessoas por quem tem muito apreço.

Com andamento rápido, a trama tem reviravoltas até as últimas páginas. Neste livro, a temática garante um tom mais macabro, mas à medida que avança, Nora tira o peso inicial do tema e o coloca na investigação em si, trazendo um mistério bem intrincado, de final ótimo (mesmo com Eve toda arrebentada de novo). Mas e as motivações? Bem mundanas, afinal.

Giuliana Nogueira 14/01/2012

O "Vingança Mortal" apesar de eu ter me demorado muito em terminá-lo, consegue ser melhor ainda do que o "Cerimônia Mortal". Esse segundo, por vezes, apresenta alguns detalhes enfadonhos, o que me fez relutar algumas vezes em avançar a leitura, mas a "Vingança Mortal" é SEN-SA-CI-O-NAL!! Conta detalhes da vida de Roarke e Summerset ^^ e muitas vezes, deixa o leitor com muito ódio da protagonista Eve - nada que não seja superado, nas páginas seguintes. Recomendo mais esse!

Monique Neves 17/03/2013

O melhor até agora
O livro Vingança Mortal é até o momento o livro/episódio preferido da série. Um enredo como sempre primoroso com um final surpreendente. Mas o que me faz tê-lo como preferido é o fato de que em sua narrativa existe uma boa dose de comédia, não aquela comédia escrachada mas uma comédia inteligente que me fez dar boas risadas durante a leitura. Prepare-se para rir também.

Rose 28/02/2016

Eve Dallas está acostumada com a morte, faz parte do serviço dela, não que ela goste desta parte, mas ela sabe que é inevitável. O que ela não está acostumada é perder um policial pura e simplesmente. Quem é o culpado quando a hora de morrer chega? Para Dallas é mais fácil encarar a morte forçada, pois então ela tem uma missão, colocar o assassino atrás das grades. Mas Dallas vai descobrir que mesmo uma morte teoricamente natural pode se transformar num terrível pesadelo e que um assassinato pode ser feito através de “forças ocultas”. Não, ela não acredita em forças ocultas e vai provar que a maldade vem e é feita por pessoas de carne e osso, e não vai deixar que pessoas inescrupulosas matem sem pagarem por isso, ainda mais agora que resolveram mexer com pessoas que ela ama e ousaram levar a morte para sua casa.
Ps. Roarke está maravilhoso, como sempre, acho que todas as mulheres deveriam ter um Roarke em casa.

site: http:///fabricadosconvites.blogspot.com

Kakau 01/06/2019

Personagens:
Eva Dallas e Roarke

Ratinha de Biblioteca 01/01/2024

A trama é interessante e, apesar de ser uma série e este ser o quinto, não atrapalha o entendimento lê-lo sem ter lido os demais.
Só achei o final bastante apressado e simplista. No estilo "ao final o vilão conta todas as suas maldades e então é morto"!