A Noite da Borboleta Dourada

A Noite da Borboleta Dourada Tariq Ali

Resenhas - A Noite da Borboleta Dourada

Pê Reck 10/05/2020

Descortinando novos mundos
Esse é o 5o (e o último) livro da série de romances históricos do autor, mas não se preocupem, é perfeitamente possível ler só esse.
E vale muito a pena!
Sim, em alguns momentos você pode precisar ir atrás de fatos históricos, não narrados nos outros livros, mas os recentes, que nós mesmos vimos acontecer.
Em muitos outros você pode se surpreender com fatos que achávamos impossíveis acontecer em um pais islâmico... Mas aí que entra a crítica que um dos personagens faz, de que conhecemos apenas a história europeia branca cristã e nos surpreendemos com narrativas.
Enfim, resumindo.
Sim, vale a pena ler.
Nao ter lido os outros 4 livros anteriores não afeta o entendimento desse.
É um romance histórico que apresenta varios fatos ou pontos de vista que não conhecia.

Tuyl 27/08/2020

O livro tem boa fluidez e algumas narrativas interessantes, porém peca na amarração da história.

GIPA_RJ 09/04/2012

Excelente
Tive que abandoná-lo conpulsoriamente , pois me foi emprestado por apenas dois dias , mas li 9 dos 19 capítulos da versão em inglês é posso afirmar que é um excelente livro. Futuramente , completarei a leitura para entender melhor o Paquistão.

Lima Neto 30/06/2013

sempre ouvi falar muitíssimo bem de Tariq Ali, mas nunca havia lido nada dele até que recebi esse livro. sabia, sim, que ele fazia parte de uma série, "Quinteto islâmico", e imaginava que poderia lê-lo sem perder muita, que entenderia a história, personagens, cenário histórico, etc... vã ilusão a minha.
não consegui avançar na leitura. o livro é muito confuso, desconexo, com um ritmo muito embaralhado a ponto de eu não consegui me sentir fisgado por ele. não sei se essa "impressão negativa" é porque eu teria que ter lido os livros anteriores da série, se é porque não estava com o espírito para ler tal livro ou qual o real motivo...

Kymhy 24/04/2018

A Noite da Borboleta Dourada - Tariq Ali
40 anos após terem se separado, um grupo de amigos volta a se encontrar e passam a relembrar sua juventude em um Paquistão fervilhando de mudanças, mostrando uma nova faceta da cultura muçulmana

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-noite-da-borboleta-dourada-tariq-ali/

Livia M. 25/09/2022

Um contexto histórico, por mim antes ignorado, revelado em mais uma experiência com culturas diferentes.
Uma árvore genealógica que me fez matutar.
Uma obra de arte coroada de sátira pelo elemento final.

#voltaaomundoem50livros
7/50
Paquistão

Ju 15/12/2023

Conhecendo o Paquistão
Sugestao da TAG para livro do Paquistão - Conheci um pouco do Paquistao com Tariq Ali e fiquei muito curiosa com os outros livros do Quinteto arabe. Li avidamente, o romance de fundo, a promessa do amigo, o misterioso passado do perdonagem e seu presente atribulado seguram bem, apesar do livro ser confuso em alguns momentos.