Deixe o Quarto como Está

Deixe o Quarto como Está Amilcar Bettega

Resenhas - Deixe o Quarto Como Está

Ju pomper 16/10/2022

Deixe o quarto como está
Eu achei meio confuso quando comecei a ler, mas depois que tu começa a refletir e comparar as metáforas que o autor usa com coisas relacionadas ao nosso dia a dia, tudo acaba tendo um pouco mais de sentido.
Meus contos favoritos sem dúvida foram, Exílio, Hereditário e Para salvar Beth.

Amelie 15/09/2022

Os contos são muito inteligentes, com um toque surrealista (ainda mais com o conto do Crocodilo, acho que é o maior exemplo). Dá pra fazer referência a várias situações e experiências do dia a dia, sobretudo em relação ao cansaço, que é do subtítulo. Mas alguns contos me confundiram, o final um tanto incompleto me deixou atordoada. Por exemplo, "Encontro". Agora alguns tem uma aparência meio incompleta, mas pra mim são finais excelentes, como o Para Salvar Beth, Insistência e Auto-retrato

aile 09/09/2022

Estudos Para a Composição do Cansaço
Eu simplesmente amei esse livro. Claro, para quem não tenha entendido as metáforas realmente seja um livro estranho e confuso, mas para mim foi um grande achado de um compilado de contos sobre exaustão psicológica. Não sei se é pelo fato de eu ser todo ferrado da cabeça, mas eu amei e me identifiquei diversas vezes com as situações. Meu conto favorito acho que foi ?Hereditário?, mas quase que todos eu gostei. O último me pegou de jeito, e todos me fizeram refletir um pouco mais sobre meu cansaço - e, ironicamente, o cansaço de qualquer pré-vestibulando.

felipe 26/07/2022

a espera de um sentido que não chega
simplesmente genial, eu amei o livro mesmo sentindo que não entendi nada. Os primeiros e os últimos contos são os melhores do livro

jordana 25/07/2022

Contos
Não é ruim, mas também não é bom. Acho que o único conto que me chamou a atenção foi o último, da Beth. Pelo menos, a escrita é muito boa e são contos curtos. A maioria dos contos eu não sei se eu entendi ou não.
Alê | @alexandrejjr 04/08/2022minha estante
Sincerona!

Cássio F B 24/07/2022

Deixe o quarto como está
O quarto está uma bagunça, melhor arrumá-lo.

Isabela.Carvalho 17/07/2022

bom!! Leitura leve, rápida e fluida. Legal pra sair de ressaca literária, nem percebemos e já estamos no fim dele.

Rob 13/07/2022

"Tem vezes que acho que sou só um pensamento"
Divertido, rápido e dinâmico. Um livro que pode ser tranquilamente lido em apenas dia, e mesmo assim te trazer curiosidade, prazer e reflexões. Meu conto predileto foi o "Exílio".

Amyers100 06/07/2022

Que confusão
Esses contos, na minha opinião, são muito confusos e o final de cada um parece inacabado.
Em sua totalidade, acabei apreciando essa leitura...
Recomendo para quem quer uma leitura que foge dos padrões da realidade impostas pela sociedade.
Mas com toda essa confusão, achei melhor dar só três estrelas...

Lurdes 30/06/2022

O subtítulo "Estudos para a composição do cansaço" já entrega muito do que vamos encontrar nos 14 contos do livro.

As narrativas têm, em comum, personagens afetados por circunstâncias que sugam suas energias, sua razão ou sua humanidade.
O cansaço pode ser físico, como mental, espiritual. Individual ou coletivo.

Acompanhamos desde o dono da loja em que não entra nenhum cliente, no conto Exílio, ou do desempregado que consegue um trabalho insólito, de acompanhar uma cachorrinha a uma Pet shop para fazer um tratamento veterinário, em Para salvar Beth.

A maioria das estórias flerta com o fantástico e o surrealismo, como em Crocodilo I e Crocodilo II, em que o protagonista precisa conviver com um Crocodilo que se aloja em suas costas causando sensações de desconforto, mesclada com proteção e bem estar ou em Hereditário, em que um pai deixa de herança para seu filho uma caixinha com algo que vai "grudar" no filho, junto com lembranças e uma sensação de desamparo e tristeza, a mesma que acompanhava seu pai.

Um dos meus contos preferidos foi A Cura, em que o autor expõe o desamparo e cansaço de toda uma comunidade, supostamente atingida por um vírus, que os isola do resto da sociedade, e os leva a viver em condições sub humanas. Uma crítica social contundente, com ares de Ensaio sobre a cegueira, de Saramago.

Gostei de todos os contos e foi uma grata surpresa.

Fiz a leitura junto com minha filha, já que ela vai prestar vestibular e o livro é uma das leituras obrigatórias da UFRGS.

Uma leitura muito prazerosa e enriquecedora.

pasini0 09/06/2022

Deixe o Quarto como está
Eu até que gostei um pouco do livro, não tava esperando isso. Pensei que fosse um suspense, mas são várias historinhas curtas. Achei bem confuso e entediante. Enfim, não recomendo muito não.

rique 30/05/2022

contos sobre o Cansaço
esse livro entregou muito do que prometeu: um estudo sobre o sentimento de cansaço. no entanto, sinto que alguns contos não se encaixam tão bem como outros nesse objetivo.

durante essa leitura, presenciei o cansaço como doença, o cansaço existencial, a irresponsabilidade, a maldade como produto da preguiça (que também é um cansaço irresponsável), o cansaço térmico, o cansaço da rotina... enfim, foi uma copilação que revelou essa parte inevitável da vida moderna.

com certeza o leitor desse livro irá se identificar com alguma manifestação dessa profunda condição humana, e refletir consigo mesmo sobre sua vida.

Gustavo MouVin 22/05/2022

Era pra entender??
Tive que ler esse livro pra minha prova de Literatura (inclusive, fui mt bem. Tirei 5/5 kkk). Bom, primeiro tenho q apontar: o autor tem alguma coisa com pessoas gordas né?? Nossa, como gosta de relacionar elas a coisas ruins.
Continuando, teve momentos que eu n sabia oq tava acontecendo, e terminei o conto do msm jeito. Em "O Rosto" foi o auge, sempre fico pensando se n tem alguma moral da história. Mas se tem, eu n entendi, tava meio louca das ideias demais. Tem uns contos mais reais e esses deu pra entender.
No fim, um livro tranquilo de ler, porém esteja aberto a ler coisas fora do q vc vai achar normal. Saiba q tua cabeça vai ficar pensando no que leu e no fim ou vc n vai entender ou vai explodir sua cabeça. É isso =]

Manuela 12/05/2022

Leitura da escola
Achei que seria péssimo mas só foi ruim. É isso galera até a próxima. Escrevendo só para contar no desafio.