O Rei Lear

Resenhas - O Rei Lear

tray 19/10/2016

Enganação do amor
( Rei Lear)

Segunda peça de Shakespeare que leio e saiu mais uma vez sem fôlego, aqui o cenário é a herança de um reino entre três irmãs , porém só duas consegui o reino, a caçula acaba sem nada .

O rei está velho e acaba pedindo para as filhas lhe convencer do porque ele daria uma parte de reino a elas , as duas mais velhas vão adoçando o coração do pai dizendo o quanto ama ele e o quanto ele é importante , muito mais que o seus maridos e isso agrada o rei

Já a mais nova diz a verdade , diz que o ama , porém não poderia amar ele mais que um futuro marido e diz que as irmãs mentes quando dizem que amam o pai mais que o marido, e o rei acaba dividindo as terras com as duas mais velhas.

A peça vai além dessa disputa de reino, Shakespeare trabalha a ambição o falso amor, moral , a loucura e o suicídio como remédio para o reconhecimento de uma verdade .

Mais uma vez as mulheres tramaram e deram o ponto da peça , as duas irmãs que se apaixonam por Edmund o filho bastardo do duque, que acaba conspirando contra o pai e o irmão Edgar, as irmãs comentem loucuras por uma falsa declaração de Edmund e o reino começa a ruir

Rei Lear fica louco quando entende que escolheu errado, a loucura acaba lhe dando um conforto de sua decisão egoísta, já o duque pai de Edmundo e Edgar acaba tentando suicídio ao entender que o filho bastardo conspirou contra ele, é interessante observar como Shakespeare faz seus personagens lidarem com o reconhecimento de suas verdades , sempre suicídio ou a loucura.

A peça tem cinco pontos interessantes : o amor , velhice , poder , moral e consequência da verdade , a todo mundo Lear acha que é amado pelas duas filhas que herdaram suas terras , mas ao decorrer da peça se descobri velho é inútil para o estado

Depois tenta inutilmente lidar com essa verdade . Já seu amigo o duque deitou-se com uma mulher fora do casamento e renegou o filho por um tempo e depois caiu de amores por sua beleza e cegou seus olhos e seu coração lhe dando poderes sobre o reino que era de seu filho legítimo

No fim quem amou mesmo Lear foi sua filha mais nova , mas não era um amor real e com rasuras que o rei queria , e aí fico me perguntando será que não temos sido Lear na vida real ?!

Quantos amores açucarados tivemos que nos cegaram ?! Por que nos assustam amores práticos ?!

Ulisses 13/12/2016

Excelente tradução de Millôr Fernander.

Quem puder assista ao filme (melhor seria dizer uma peça filmada) com Ian McKellen como o Rei Lear. Uma interpretação mesmerizante.

none 20/02/2017

Vergonha, Martin Claret
Tradução/revisão deixa a desejar. Na hora h em uma disputa o conde Gloucester é atingido por um golpe de espada no rosto perdendo o 'ALHO' e o leitor a paciência.

Ricardo Rocha 20/02/2017

listado entre livros que descrevem os sintomas de alzheimer... não lembro

Kelly| @kellydunda 11/11/2019

Virei Shakespeariana
Me sugeriram começar pelo Rei Lear, como primeiro contato com Shakespeare. Eu considerei genial e uma obra que será inesquecível. Eu amei.
Sunamita Conti Santos 11/11/2019minha estante
Não tem um livro que eu não tenha lido do Shakespeare e não tenha gostado.

Maria 19/06/2021minha estante
Começou pela obra-prima então.

claudio.louzd 21/04/2020

Clássico Icônico Tragédia
Gosto muito dos comentários - com spoiler - desse link abaixo. Faz apreciar mais a leitura. Recomendo.

Obra das mais icônicas de Shakespeare, mostra o percurso de um soberano de rei a homem comum, que estarta quando decide abrir mão do seu poder em benefício das filhas.
Provoca inúmeras reflexões e é muito debatido no mundo literário. Além do site proposto, vai se encontrar muita análise online sobre a obra.
Alguns pontos que acho interessante destacar e tecnicismos literários:
- é uma das 4 top tragédias de WS, a saber, “Hamlet” (escrita entre 1599 e 1601), “Otelo” (1603), “Rei Lear” (1605) e “Macbeth” (1606 ou 1607).
- Harold Bloom afirma que “Rei Lear” e “Hamlet” tem “uma magnitude que talvez transcenda os limites da literatura (…) tornando-se uma espécie de Escritura Secular, ou mitologia”.
- Bloom também afirma que é uma tempestade sem bonança, já que não há reviravolta que aplaque as angústias dos principais personagens.
- Atenção para a hamartia (erro por falta de compreensão humana) da Cena I do Ato I, quando ele renega a filha mais nova, Cordélia. Parece inverossímil, mas lembre-se que autoridades de alto escalão sofrem distorção de julgamento pelos seguidos anos de bajulações, que constroem vaidades difíceis de evitar. Ao mesmo tempo, Cordélia peca por não tornar mais fácil o momento, vivendo o papel que naturalmente devia desempenhar.
- Alguns colocam o Rei como um herói trágico, concepção com a qual ouso discordar. Não vejo, do início ao fim da história, um lampejo sequer de heroismo, sequer de imprevidência, vaidade, orgulho, inabilidade política e insucesso. Trágico sim, mas nada de heroico na epopeia que nos é narrada.
- Outro postulado técnico que merece menção é a pretensa hybris (orgulho com arrogância funesta) em Gloucester, ao se deixar enganar pelo filho bastardo. O analista do link vê o erro mais nas peripécias maquiavélicas de Edmundo do que na suposta arrogância do pai.
- Contradição inconciliável (por Goethe): toda a situação criada por Lear que o empurrou ao fim.
- Anagnorisis ou anagnórise: Aristóteles utilizou este termo na sua Poética para se referir à tomada de consciência por parte do herói trágico de um erro que ele próprio terá cometido num passado mais ou menos remoto e que o terá conduzido à perdição presente. Se dá quando Lear reencontra Cordélia e de modo catártico e comovente percebe o erro que cometera.
Não gosto da tradução de Millor Fernandes. Entre outros detalhes, por ex, acho chulo que troque 'whoreson dog' por 'cão filho da puta'. Whore é menos vulgar que isso. De uma rameira ou prostituta soaria melhor.
Leitura rápida e, com sempre em WS, linda, marcantes, espetaculares passagens, como as que abaixo transcrevo:
- "meu arco está curvo e a corda tensa; cuidado com a flecha".
- "... me faltar a arte pérfida e oleosa de falar sem sentir..."
- Do Príncipe de França a Cordélia, rejeitada: "despede-te dessa gente má; perdeste o aqui, te dou um melhor lá".
- "O tempo há de revelar o que se esconde nas dobras da perfídia". E revelou.
- "As terras que não tive no berço ganharei com a esperteza. Justo para mim é tudo que vem em minha defesa.", muito apropriada a muitos políticos brasileiros, que põe a si acima de qualquer lei. E nesse momento, em especial, quando alguns brasileiros tripudiam de um Pres honesto e enaltecem o mais ladrão que passou pelo Planalto.
- "Não sou tão novo, senhor, que ame uma mulher pelo seu canto; nem tão velho que me deixe levar pelo seu pranto; carrego nas costas quarenta e oito anos".
- "... a raiva tem seus privilégios".
- "um pobre velho, tão cheio de acasos quanto de anos; e desgraçado em ambos".
- "... que as armas das mulheres, gota d'água, manchem minhas faces masculinas: .
- "Que alquimia estranha a das nossas necessidades; torna preciosas as coisas mais miseráveis."
- "Sabedoria e bondade aos vis parecem vis". Tb propício aos dias de hoje, com o Pres tão criticado.
- "Os sorrisos felizes que brincavam em seus lábios vermelhos pareciam ignorar os hóspedes dos olhos, que caíam dali como pérolas gotejadas por diamantes".
- "Quem perde a razão não sabe que a perdeu". No livro há uma vírgula após razão que julgo impertinente.
- "Ó, querido pai! Que a tua cura dependa do remédio de meus lábios; e este beijo repare os violentos ultrajes que minhas irmãs inflingiram à tua figura venerável". Cordéla ao rever o pai, já doente.
- "Ânimo delicado não assenta a quem usa espada".

site: https://www.jornalopcao.com.br/opcao-cultural/por-uma-releitura-de-rei-lear-89646/

Iasmin 27/07/2023

"Não deverias envelhecer antes de ficar sábio"
Mais uma tragédia maravilhosa de Shakespeare, eu sou declaradamente apaixonada. Rei Lear é o que a de melhor, intrigas, mentiras, conflitos familiares, traições, um perda de sentidos e de sanidade. Decaimento por soberba e falta de sabedoria,e muito mais.

zimmerman1 30/05/2020

Quero ser tragicamente shakesperiano
Shakespeare está na restrita lista dos artistas inquestionáveis e obrigatórios para a compreensão da arte que desempenham. Shakespeare possui a arte de reinventar como nenhum outro antes ou depois dele. Reinventou histórias, a própria dramaturgia e a língua inglesa.
Rei Lear trata de diversos assuntos sob a ética aristocrata e real comum a outras obras do bardo. Queremos a verdade ou que nos digam o que queremos ouvir? Sob que ótica nossos interesses podem nos levar a traições? Qual amor devemos nos agarrar a? Decisões errôneas nos levam a caminhos sombrios quando renegamos a quem amamos e nos amam.

´´O local negro em que te concebeu custou-lhe os olhos.``

Phelip 02/08/2020

Meu primeiro contato com Shakespeare, a história é literalmente dramática, os personagens são bem construídos. O desfecho pareceu um pouco acelerado. Particularmente considerei uma leitura de difícil fluidez o que não retira a genialidade da obra.

Ariadne 14/08/2020

Meu primeiro contato com essa obra se deu pela adaptação japonesa Ran (uma obra-prima, álias). E a partir desse filme, resolvi ir atrás da peça. E não me arrependi. Como é uma obra muito lida e apreciada, creio não haver necessidade de me estender em um texto longo.Afinal, o que eu tenho a dizer que já não foi dito? Encerro essa minha curta impressão recomendando que todo mundo leia esse livro magnifico, um excelente tour de force sobre as paixões (ou não) humanas.

Maycon.Felipe 20/08/2020

Gênio da dramaturgia
Rei Lear é uma peça impecável de Shakespeare, sem dúvidas uma das melhores.
É impressionante como pequenas atitudes podem trazer consequências desastrosas a nós mesmos e aqueles que nos cercam.
Shakespeare traz aqui uma obra de laços familiares; de luta por poder, característica de suas obras; e de perdão e resiliência, mesmo nas maiores adversidades que enfrentamos.

Há uma frase marcante que me marcou: "Desde então aprendi muito. Somos para os deuses o que as moscas são para os meninos: matam-nos só por brincadeira."

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

O Bardo como sempre genial...
Como visto em outras obras do autor, Shakespeare não criou o seu enredo do zero, pois no século XII, Geoffrey of Monmouth conta a história de Lear como sendo parte da história da Inglaterra. Mesmo antes disso, a figura de Lear já era tida como lendária, presente em outras narrativas e poemas. A história começa com o Lear, o idoso Rei da Bretanha, querendo medir o grau de amor de suas 3 filhas, para então dividir proporcionalmente as suas terras, conforme o amor demonstrado. Ocorre que duas de suas filhas, Regan e Goneril, mesmo não possuindo tal amor pelo pai, mas sim interesse em seus bens, desfilam belíssimas palavras para o pai que fica muito satisfeito com as declarações. Por outro lado, Cordélia, a filha que de fato amava profundamente o pai, é sucinta em seu discurso, dizendo que o ama o pai como caberia a uma filha. Então, Rei Lear fica desapontado e ao mesmo tempo furioso com Cordélia, deserdando-a e dividindo seus bens apenas entre Regan e Goneril, erro este que depois ficaria claro aos olhos do Rei, porém não a tempo de evitar os tristes acontecimentos que estariam por vir. Tendo em vista se tratar de uma tragédia shakespeariano, vocês podem imaginar que muitas traições e mortes acontecem, de modo que o autor consegue trazer uma forte crítica a falsidade e o "puxa saquismo" de seu tempo. No outro núcleo da peça, temos o Conde de Gloucester sendo enganado por seu filho bastardo Edmundo, fazendo-o pensar que seu filho legítimo Edgar desejava a sua morte. Também neste núcleo temos traições e mortes causadas a partir do desejo descontrolado de poder. Não achei esta obra tão fluida como as dos meses anteriores, até por conta da complexidade da trama e suas reviravoltas em ambos os núcleos da peça, de todo modo achei uma excelente história contada de forma genial pelo Bardo.

Michele 22/06/2021

Uma boa história mas texto um pouco confuso em certas partes (mesmo já tendo duas experiências anteriores com peças do autor)

Carolina 21/09/2021

Loucura e sangria
Nem acredito q levei 20 dias pra ler este livreto (maldita pós rsrs)

O livro traz uma história mt doida, com bruxas e um rei louco. Mas vc tem q ler pra se encontrar na narrativa, ficar dizendo o q vai acontecer não tem graça.