Bola de Sebo

Bola de Sebo Guy de Maupassant

Resenhas - Bola de Sebo

cristophxavier 23/02/2024

França 1870.
Ótima leitura. O autor transforma em tema literário a guerra entre a França e a Prússia, 1870, denunciando o absurdo da guerra.

VitAria1313 26/05/2024

Magnífico e genial:
Amanhã vou tratar do conto com os meus alunos do ensino-médio, estou animada para conferir as leituras de cada um. Para mim,este conto é genial. Tem muitas muitas camadas e a escrita é elegantérrima.
zRafaxy 27/05/2024minha estante
PFVR DEIXA EU VER ESSA AULA ?????

VitAria1313 27/05/2024minha estante
Saudades demais de você nas aulas, Rafa! Você sempre faz contribuições maravilhosas ????????

ErranteLiterári 01/02/2013

Henry René Albert Guy de Maupassant nasceu em 1850 na comuna francesa de Fécamp, na Alta-Normandia/França. Com saúde debilitada, morreu aos 43 anos, em um manicômio por conta de problemas relacionados com a sífilis.

Amigo de Gustave Flaubert, Maupassant deixou uma vasta obra com romances, novelas, peças de teatro e mais de trezentos contos, dos quais destaca-se Bola de Sebo, um dos mais famosos. Com escrita fluida e agradável, Maupassant agrupa em suas obras intrincadas situações psicológicas e ferrenha crítica social.

O conto Bola de Sebo se passa durante a guerra franco-prussiana, enquanto dez moradores da cidade francesa de Rouen tentam fugir do exército invasor. Bola de Sebo também é o apelido dado à personagem principal, uma prostituta cujo nome verdadeiro é Elisabeth Rousset, e que, por conta do acaso, acaba em uma diligência dividindo espaço com comerciantes, burgueses, nobres, políticos e irmãs religiosas.

A história apresenta uma trama de intriga, distorção da realidade, bondade e egoísmo, em que os personagens representam os membros da sociedade e a batalha moral entre os mais fortes e os mais fracos.

Para aqueles que gostam de bons contos e são curiosos em relação à obra de Maupassant, Bola de Sebo é um ótimo começo!

Enfim... recomendado!

BLOG: http://oerranteliterario.blogspot.com.br

Aécio de Paula 16/04/2019

Bola de Sebo - Guy de Maupassant
Soldados prussianos impedem uma diligência de franceses de passar adiante. Para continuar a viagem, o tenente que satisfazer um capricho que é transar com uma prostituta, a Élisabeth Rousset, apelidada de Bola de Sebo por ser gorda. Ela se recusa. Daí começa a tramoia e os incentivos irônicos dos outros passageiros para ela aceitar, pois todos precisam urgentemente sair daquele lugar perigoso. ( Você já é uma prostituta, o que que tem!) Ela continua a recusar, para o ódio e o desespero dos viajantes que temem serem presos ali. O livro é bom, mostra como as pessoas são falsas em querer satisfazer apenas os seus interesses.

Isa 04/03/2021

Um conto impressionante sobre generosidade, hipocrisia e crueldade. Ele é a inspiração para a música "Geni e o zepelim" e depois de ler o conto, posso dizer que gosto ainda mais da música.

Gabriela.Galski 30/04/2021

Um conto solicitado para a aula de literatura... Achei interessante a ideia transmitida e fiquei fervendo de raiva com o final.
Porém não é o meu tipo de livro.

abibliotecadamica 09/09/2023

Excelente.
Durante a Guerra Franco-Prussiana, uma diligência repleta de burgueses da cidade francesa de Rouen inicia uma jornada para fugir dos invasores. Entre eles está Bola de sebo, uma prostituta assim apelidada por causa de suas curvas. Desnecessário narrar que os personagens obrigados a partilhar o espaço com a moça inicialmente não foram muito gentis com ela; até que o carro, preso na neve, não consegue mais avançar e percebem que a jovem é a única que possui uma cesta cheia de alimentos. Famintos, os soberbos fujões se aproveitam de sua generosidade.
Após, tendo em vista o péssimo tempo, acabam presos durante a noite em uma estalagem, e o oficial prussiano de plantão exige dividir a cama com Bola de sebo para deixar o carro partir; solicitação que ela recusa, para desespero desses companheiros de viagem. O grupo, então, a incita a ceder à chantagem sexual do prussiano, que mantém a diligência como refém.
Um pequeno clássico naturalista de leitura rápida, que demonstra claramente a sociedade de classes e a misoginia da época (ou de todas as épocas, não é mesmo?). Com diálogos memoráveis, Maupassant retrata a hipocrisia e covardia humana. É preciso ter o coração muito duro para não sofrer as últimas páginas junto com a protagonista. Leitura imperdível.