Palavra por Palavra

Palavra por Palavra Anne Lamott

Resenhas - Palavra por palavra

Débora 02/06/2013

Pelo amor à escrita
Todo mundo deveria ler esse livro uma vez na vida. É o meu livro de cabeceira, pra sempre. Pra quem tem interesse de escrever (ou, como eu, já é escritor) esse livro é de um fascínio inexplicável. Nunca vi tamanha simplicidade em alguém explicando como escrever bem. Claro que, pra quem não tem um amor tão grande à escrita, o livro pode ser meio enfadonho. Mas, se a intenção é escrever como quem lê, não é possível passar mais nem um dia sem ler esse livro.Ele te ensina de forma sutil, maneiras de escrever mesmo quando você tem aquele danado bloqueio criativo. Ou como começar, desenvolver e finalizar um livro. E até dicas de publicação. Recomendo.
Umei.Aurea 18/01/2021minha estante
Oi! Onde encontro esse livro? Não consigo para comprar..

Drica 29/03/2023minha estante
Estou lendo agora, pelo kindle, é mesmo uma obra maravilhosa e escrita de forma muito leve, como uma conversa com um bom amigo, no caso, amiga (a autora) rsrsrs

Lucas1429 23/10/2023minha estante
Jeitinho leve de escrever muito agradável

Ellen 12/09/2013

Palavra por palavra- Blog Momentos Assim
Com certeza, um dos melhores livros que li na vida. Literalmente. Acho que vocês já sabem que estou escrevendo um romance, certo? Esse livro me ajudou muito! Ele é uma espécie de guia para quem quer escrever um livro. Fala sobre a construção dos personagens, enredo. Mitos sobre a publicação. E tudo que um escritor iniciante precisa saber. A narrativa de Anne, é surreal! Ela é irreverente, irônica, sarcástica. E bem realista. Bem engraçada também; ri muito lendo. E aprendi mais ainda. Sem contar na percepção que a leitura trás das coisas mais simples (mas muito importantes) da vida. No livro, temos o direito de conhecer um pouco da vida de Anne. Suas dificuldades, alegrias e tudo que ela aprendeu sobre escrever durante a sua vida. Recomendo muito! Mesmo para quem não quer escrever um livro... Palavra por palavra é um guia não só para os que querem escrever, mas; também para os que querem viver da melhor forma possível.

site: http://www.momentosassim.com/2013/08/palavra-por-palavra.html

ArthurAlves 23/12/2021

Palavras
Foi difícil terminar esse livro, é uma leitura da qual não estou acostumado, pelo menos não mais, o livro não é ruim, é cheio de piadas e histórias, coisas que nos faz lembrar. Tem diversas dicas e orientações.

Coruja 12/09/2014

Quando li The Books They Gave Me, esse título apareceu em vários dos relatos feitos, todos sempre muito elogiosos. Eu não sabia exatamente do que se tratava a história, mas coloquei-a na minha lista de futuras leituras e depois de alguma pesquisa descobri que ele tinha sido traduzido no Brasil e que se tratava de um livro sobre o ofício de escrever.

Aí ele apareceu para troca no Skoob e não tive dúvidas, solicitei-o de imediato. Aliás, esse sistema de troca de livros foi uma das melhores coisas que inventaram em muito tempo; ano passado eu recebi através de troca mais de vinte livros e todos eram bons títulos e estavam em excelente estado, muitos praticamente novos.

Em todo caso... vamos ao livro.

Palavra por Palavra é uma espécie de oficina para escritores, repleto de excelentes dicas e exercícios. Ao mesmo tempo, é o relato pessoal de uma pessoa que ama livros, que ama lê-los e ama escrevê-los; é um convite a se arriscar no mundo das palavras, é uma declaração de amor, é o compartilhar de experiências e confissões.

É um guia, mas sem o didatismo de um manual, divertido, inteligente e incrivelmente empático. Gostei imensamente do estilo despojado, ligeiramente ácido da autora tanto que vou buscar outros volumes dela.

O engraçado é que eu reconheci muitas das técnicas que eu mesma uso para escrever nas lições dela. Escrever sempre, escrever todo dia, escrever, escrever, escrever. Mesmo que meu trabalho não seja de uma escritora de romances, toda peça processual que escrevo começa com uma história (a síntese da demanda) e isso não deixa de ser um exercício pela forma como uso a linguagem, e como preciso manter-me concisa e clara.

Não contando petições e recursos diversos, se não escrevo todo dia, posso dizer que escrevo alguma coisa ao menos toda semana. Ultimamente são principalmente resenhas (nas quais não deixo de contas historinhas, se é que já não perceberam...), mas também há contos e idéias soltas para recolher e tentar fazer sentido.

Seja como for, vou tratar de utilizar algumas das lições da Lamott. Lições essas, aliás, que me deram ainda mais vontade de fazer um novo projeto no estilo de Na sua estante - que, ao final das contas, era, para mim, um contínuo exercício de escrita.

Recomendo fortemente Palavra por Palavra para todos que gostam de escrever. Para todos que sonham, que se frustram, que revisam, que escrevem e reescrevem, para o Dé, para a Ísis, para a Dani (e creio que algumas das coisas que a autora diz também se aplicam a outras formas de criação, como o desenho, filhota), todo mundo.

Agora, deixa eu ir ali começar a escrever...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/08/para-ler-palavra-por-palavra.html

nay.gba 05/08/2023

De leitora pra leitora
O livro cumpre a proposta de orientar quem deseja ser escritor. As dicas se mantiveram rasas até o último capítulo, onde ela já faz um apanhado melhor.

Eu esperava algo diferente. Senti falta do aprofundamento nas etapas da escrita ou algo prático, ao invés disso, achei exageradamente espirituoso pós culto.

Não recomendo a leitura para leitores "por esporte" como eu, mas confesso que teve momentos que desejei arriscar-me a escrever. No fim, tive a certeza de não ser nada confortável a vida de quem opta pela escrita profissional por ser uma carreira imprevisível e solitária, quase invisível.

Thalita Branco 21/11/2015

Resenha ~ Palavra Por Palavra - Anne Lamott
Acredito que muitos leitores tem vontade de estar do outro lado, de um dia se ser o provedor da história. Se tornar escritor, ser o autor! Não vou dizer que esse é um dos meus maiores sonhos, mas fui abençoada com uma certa dose de criatividade e gosto de escrever, portanto já tive ideias e comecei algumas histórias. Meu problema é desenvolve-las. Em busca de ajuda encontrei o Palavra Por Palavra.

Palavra Por Palavra é um livro realista. Tão realista que no começo desanimei com a leitura. Esperava algo do tipo “Sim minha cara, escreva, você será publicada, todos amarão as suas histórias e você fará tanto sucesso quanto a J. K. Rowling!” e bem… Anne Lamott mostra que a coisa não é bem assim.

O balde de água fria funcionou. Logo voltei para a realidade e percebi vários erros que cometo e as formas de soluciona-los. Anne Lamott escreve como se estivesse dando uma aula. Seus comentários pessoais sobre a escrita são relevadores e divertidos e suas dicas bastante bacanas. Algumas das que mais gostei:
- Determinar um momento diário para escrever. Mesmo que esteja sem inspiração alguma, tire uma hora do dia e sente-se em frente ao computador e escreva. ESCREVER, não ficar caçando assunto no Facebook.
- Carregar fichas, um bloco de anotações, qualquer coisa, para anotar ideias ou fatos do dia a dia. Elas podem render boas histórias.
- Escreva, escreva e escreva. Não fique lapidando o texto o tempo inteiro. A hora da revisão chegará.

As técnicas de escrita provavelmente não mudaram, mas em outros aspectos o livro de 94 se mostra datado. As fichas citadas no parágrafo acima poderiam ser substituídas por qualquer aplicativo de anotações no celular. Em dado momento Lamott comenta sobre a pesquisa do nome do arame que vai em volta da rolha de champanhe. Ela liga para uma vinícola e resolve o problema, coisa que hoje em dia poderia ser resolvida com uma busca no Google. No capítulo sobre publicação não há nada sobre formas de publicações modernas como E-books ou Wattpad.

A autora mescla técnicas com exemplos da sua vida pessoal. Ainda que por vezes Lamott se estenda demais em comentários sobre a sua vida, tornando o livro mais extenso que o necessário, a leitura é fluida e agradável. É fácil se identificar com seus pensamentos ao escrever.

Gostei bastante do livro. Não vou dizer que é uma leitura obrigatória para quem quer começar a escrever, mas ele serviu para abrir meus olhos e me apresentar dicas úteis em pontos que eu estava tendo dificuldade. Agora preciso fazer o mais importante. Deixar a preguiça de lado e escrever!

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Vasconcelos0 24/01/2024

Uma leitura leve e dinâmica
Eu adorei esse livro, a autora descreveu todos os meus sentimentos como escritora e ao contrário de vários livros sobre escrita, aqui ela não promete que vc será um grande escritor nem te dá um passo a passo pra seguir a risca. A autora descreve seu dia a dia de como é ser uma escritora e de como ensina seus alunos e por isso gostei tanto, é simplesmente leve.

fabio.ribas.7 27/06/2023

Palavra por palavra
Amei por várias razões. Caiu sem querer nas minhas mãos, não era meu plano ler agora este livro. Aliás, nem sabia da existência dele e nunca tinha ouvido falar na autora.

Uma das razões que mais gostei desse livro é que ele é uma "oficina de escrita". A autora compartilha conosco o que ela compartilha com seus alunos em sala de aula sobre escrever.

Um livro leve, cheio de citações, que me deu grandes ideias e me desafiou a pensar a escrever algo maior, talvez um romance. Anne Lemott escreve deliciosamente. Cheia de bom humor! Destaco a parte sobre termos pessoas junto a nós, andarmos juntos com amigos escritores, para lermos os textos uns dos outros e para ajudarmo- nos quando os nós do desânimo, da falta de criatividade e do bloqueio mental chegarem. Também achei muito boa e engraçada toda a explicação que ela dá sobre difamação e como podemos evitá-la.

Recomendo esse livro a todo mundo que lê e a todo mundo que escreve. Uma surpresa de leitura este ano.

Pat Müller 30/03/2023

Humor, conselhos e experiências
A Anne escreveu um livro baseada em sua história com a escrita. Me fez lembrar do livro do King (sobre a escrita) e eu gosto mto do livro dele. O tipo de livro que me ajuda a sair dos bloqueios pq me faz lembrar do pq escrevo - e tbm me faz lembrar da velha amiga, a disciplina.
Gostei muito! Provavelmente vou reler. Alguns capítulos eu tenho certeza que vou ler mais de uma vez.

Isadora Silva 14/02/2024

Necessário pra quem gosta de escrever
Diferente da maioria dos livros sobre escrita que prescreve receitas prontas, Palavra por Palavra é um livro sobre o ato de escrever e seus muitos detalhes. A autora apresenta sua trajetória com a escrita, os altos e baixos que enfrentou na carreira.

Sobre o ato de escrever, Anne discorre acerca de tópicos importantes, trazendo elementos que podem melhorar um texto de uma forma simples e direta. O livro é muito bom, a linguagem é fluida e direta e o jeito da autora é tranquilo, divertido e esperançoso. É o livro ideal para quem está em bloqueio, para quem deseja publicar e também para quem já escreve.

Dêner 25/08/2020

Inspirador.
"A escrita e a leitura reduzem nossa sensação de isolamento. Aprofundam, alargam e expandem nossa noção de vida: alimentam a alma. Quando os escritores nos fazem balançar a cabeça por causa das atividades de sua prosa e de suas verdades e nos fazem rir de nós mesmos ou da vida: nossa alegria de viver é restaurada. Ganhamos a chance de dançar com o absurdo da vida, ou de pelo menos acompanhar batendo palmas, em vez de sermos constantemente esmagados por ele. É como cantar em um barco durante uma terrível tempestade no mar. Você não faz com que a tempestade pare vírgula, cantando, pode mudar um coração e o espírito das pessoas que estão a bordo."

Final de "Palavra por palavra", da Anne Lamott.

Lali Jean 23/07/2022

Hype mais que merecido
O livro foi mencionado numa série incrível, Vida (da Starz). O título em si é um prazer: bird by bird, que na tradução para o português ainda guardou certa lírica.
Lemos na disciplina de Metodologia, e o livro é um ensaio muito útil para quem trabalha com escrita, não somente a criativa .
Bom para reler sempre que as vozes interiores parecerem maiores do que aquilo que realmente importa, que é a escrita. O último capítulo é especialmente certeiro, além de emocionar.
Livro bom para neuroses.

carbononh 16/04/2023

"A melhor coisa de ser um artista, e não um louco ou alguém que escreve cartas para o editor, é que você pode se dedicar a um trabalho satisfatório. Mesmo sem nunca publicar uma palavra, tem algo importante a fazer. Seus pais e avós vão gritar: ?Não faça isso, não se sente, não se sente!? E você vai precisar fazer o que fazia quando criança: deixá-los de lado e continuar a descobrir a vida."

No geral, acho que o livro começa bem, a autora apresenta pontos e dicas bastante interessantes, porém enrola demais para explicar algo relativamente simples.

Lara 24/01/2014

Passo a passo
O livro é realmente muito bom e te ajuda a melhorar a escrita!
Se lê-lo inteiro e fazer o que a escritora supor, realmente te ajuda bastante.
É realmente bem pratico e prazeroso de se ler.
Recomendo!