O Mundo Funk Carioca

O Mundo Funk Carioca Hermano Vianna

Resenhas - O Mundo Funk Carioca

bibooks | Biqueen 19/02/2022

Só não dei 5 estrelas porque não gosto muito de antropologia kkkkk.
É um livro teórico que saiu de uma tese. É muito bom.
Não sei muito o que dizer além de que vale a pena a leitura principalmente se você estuda ou pretende estudar a história da música no Brasil etc

Luccas.Soares 29/12/2022

Leitura feita no mestrado, foi o primeiro trabalho acadêmico no Brasil a estudar o fenômeno do funk e dos bailes cariocas muito antes do sucesso de hoje em dia. Achei interessante a forma como o autor se posiciona, tentando conhecer esses novos ambientes que são diferentes em sua própria cidade.

fev 13/01/2021

Quem me conhece sabe o quanto eu amo funk.

Não li a sinopse do livro e acreditei que trataria do funk carioca que conhecemos hoje em dia, mas foi melhor do que isso. O livro trata das primeiras impressões, dos primeiros bailes funk (música americana) na Rio de Janeiro. Claro que posteriormente esses bailes dariam origem aos bailes do funk carioca.

É uma leitura agradável que mostra de forma honesta os acontecimentos de um baile, os personagens mesmo que de forma superficial. A minha crítica é sobre o autor dizer que as festas não eram um local de movimentos políticos dos negros como alguns de outrora. No entanto, é importante dizer que as festas eram predominante negras e que a etnia, mesmo não sendo um quesito importante para os frequentadores, faz diferença sim mesmo que não haja uma militância por trás.

É um ótimo livro antropológico e um excelente abordagem sobre a história dos bailes funk com músicas norte-americanas (rap, soul, cultura hip-hop). Leitura enriquecedora.