Os três instrumentos da morte

Os três instrumentos da morte G. K. Chesterton

Resenhas - Os Três Instrumentos da Morte

Rogéria Martins 07/01/2024

Padre Brown > Sherlock Holmes
Publicado originalmente em 1911, "Father Brown and The Tools of Death" é um extrato de contos que faz parte da saga "Inocência do Padre Brown" - ficção policial do grande escritor inglês Gilbert Keith Chesterton.

Nosso Padre detetive tem uma mente espetacular, capaz de resolver os quebra-cabeças mais difíceis de serem resolvidos e não cansa de lutar pela justiça (inclusive com muito bom humor).

Há quem diga que as lições de moral nos contos sejam exacerbadas, mas não acredito que seja verdade. Não fiquei incomodada com nada do livro.

Em 2023, a Editora Nova Fronteira decidiu compilar estes contos nesta coleção de mistério e suspense. Em geral foi uma edição bem feita, só achei que as ilustrações nada têm a ver com o tema do livro.

Ps: fui feita de palhaça na maioria dos contos, Chesterton me enganou direitinho.
Fabio.Nunes 07/01/2024minha estante
Legal Rogéria! Quantos contos são?

Rogéria Martins 07/01/2024minha estante
Ao total são seis contos, Fábio!
Deixo aqui a ordem para você: Os três instrumentos da morte, a forma defeituosa, os pecados do príncipe Saradine, o martelo de Deus, o olho de Apolo e o signo da espada quebrada.

Débora 08/01/2024minha estante
Já querooo!?

Fabio.Nunes 08/01/2024minha estante
Obrigado!

Rogéria Martins 08/01/2024minha estante
Amiga, estou ansiosa para ver seus comentários sobre este livro! ??

Rogéria Martins 08/01/2024minha estante
De nada, Fabio!

Débora 08/01/2024minha estante
?Rô!

Duda França 11/02/2024

Resumo de Os Três Instrumentos da Morte e Outros Contos
Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Os Três Instrumentos da Morte e Outros Contos do Padre Brown, do autor G. K. Chesterton e pertence à Coleção Mistério & Suspense da editora Nova Fronteira.

Os contos presentes no livro são:

"Os Três Instrumentos da Morte": Nesse conto, o protagonista Padre Brown se depara com um assassinato misterioso onde há muitos suspeitos e as armas do crime, na verdade, tentaram proteger a vítima.

"A Forma Defeituosa": Nessa história, Padre Brown investiga um assassinato que aconteceu numa casa muito estranha e os suspeitos são muito peculiares: um feiticeiro hindu, um médico, a esposa da vítima... enfim, mas o culpado é quem o leitor menos espera.

"Os Pecados do Príncipe Saradine": Nesse conto, Padre Brown vai desvendar os segredos de um príncipe que não é ele mesmo, na verdade tem dois príncipes e um se safou de ser assassinado.

"O Martelo de Deus": Nessa história, Padre Brown visita uma pequena cidade onde um padre local é conhecido por sua força física impressionante. No entanto, quando uma tragédia acontece, Padre Brown deve usar sua sagacidade para desvendar a verdade por trás dos eventos.

"O Olho de Apolo": Nesse conto, Padre Brown investiga uma seita religiosa liderada pelo carismático Apolo, que acredita ter poderes místicos. Quando ocorre um assassinato dentro da seita, Padre Brown precisa desvendar os segredos por trás das aparências.

"O Signo da Espada Quebrada": Nessa história, Padre Brown é chamado para investigar o assassinato de um militar aposentado. À medida que ele segue as pistas, descobre uma conspiração que remonta a eventos históricos e segredos obscuros.

SadRato 23/03/2023

Contos que entretém, mas
Dos contos selecionados, alguns são bem curioso e com soluções igualmente curiosas (como o conto que leva o título). Porém, em boa parte há certo moralismo (bem lições de moral religiosa mesmo) que permeiam os contos e o detetive principal. Não seria surpresa, já que se trata de um padre, mas algumas vezes chega a incomodar com o nível de moralismo (e em pontos um tanto xenofobicos)

Atente-se na data de lançamento dos contos, o que pode explicar a conduta e os preconceitos dos personagens, mas que não deve ser passado batido.

Matheus 14/07/2023

Comecei esta obra com uma expectativa grande, os elogios de Agatha Cristie, o gosto pelo gênero de tais histórias e a admiração sólida pelo autor faziam com que tudo indicasse que seria uma ótima obra... no entanto, Pe. Brown não correspondeu às minhas expectativas (talvez tenham sido esses contos apenas ou o descostume com a escrita). Esperava um detetive ávido, inquisidor como Holmes, que aos poucos solucionasse o mistério. Encontrei um homem quase onisciente do que acontecei e que como Holmes faz questão de mostrar saber o que ninguém sabe. Apesar disso, o livro traz (como se esperaria de Chesterton) reflexões interessantes e profundas. Quando chega-se a última história, já não se espera um detetive, mas um contador de casos e então a leitura se torna mais agradável. Vale a pena, principalmente como contos para um dia cansado e desejoso de entretenimento. Até aqui Holmes>Poirot>Brown.

_samaracorreia 19/09/2023

Maçante
Os contos que mais gostei, foram: "A forma defeituosa" e "O martelo de Deus". No geral, achei maçante, não me instigou a ponto de terminar logo. Não curti o último conto chamado "O signo da espada quebrada", esperava mais.

Citação do conto: a forma defeituosa, pág. 44;

"Você o acha esquisito, eu o acho esquisito, mas estamos querendo dizer coisas muito diferentes ? observou Brown. ? A mente moderna sempre mistura duas ideias diferentes: mistério, no sentido do que é maravilhoso, e mistério, no sentido do que é complicado. Isso é metade da dificuldade quando se trata de milagres. Um milagre é surpreendente, mas é simples. É simples porque é milagre.
O seu poder vem diretamente de Deus (ou do diabo) e não indiretamente, através da natureza ou da vontade humana. Você acha que esse caso é maravilhoso porque é milagroso, porque se trata de bruxaria praticada por um perverso indiano. Compreenda: não estou querendo dizer que não seja espiritual ou diabólico. Somente o céu e o inferno sabem por quais influências ambientais os pecados penetram na
vida dos homens. Mas, por enquanto, o meu ponto de vista é o seguinte: se trata de pura magia, como o senhor pensa, então é maravilhoso; mas não é um mistério, isto é, não
é complicado. A qualidade do milagre é misteriosa, mas sua maneira é simples.
A tempestade, que havia melhorado um pouco, recrudesceu de novo, e ouviram trovões. O Padre Brown deixou cair a cinza do charuto e prosseguiu:
? Houve nesse incidente uma qualidade contorcida, feia complexa, que não pertence aos golpes diretos do céu ou do do inferno. Da mesma maneira que se reconhece o rastro tortuoso de um caramujo, reconheço o rastro tortuoso de um homem."

Eduardo684 01/01/2024

Pequenos contos
São uma série de pequenos contos que se assemelham bastante com a lógica narrativa de Sherlock Holmes, a diferença é que não é um detetive e sim um padre.
Porém, não interfere na leitura e de certa forma é divertida. Vale a pena ler para mudar um pouco os estilos narrativos e autores

Bispozinha 21/01/2024

A mente moderna sempre mistura duas ideias diferentes: mistérios, no sentido do que é maravilhoso, e mistério, no sentido do que é complicado.