Frida Hayden Herrera

Resenhas - Frida

Bookster Pedro Pacifico 18/08/2020

Frida - a biografia, de Hayden Herrera - Nota 8,5/10
Quando falo sobre biografias, costumo avisar que não sou um grande fã do gênero, principalmente das obras que contêm uma longa e detalhada descrição da vida de alguma personalidade. Não é uma crítica ao gênero em si, mas apenas uma constatação de que para mim a leitura normalmente não flui tão bem. Mas, ainda assim, a curiosidade de saber mais sobre a vida de personagens que admiro, não me impede de me aventurar nesses livros… E foi justamente assim com o caso de Frida.⁣⁣
⁣⁣
No ano passado, quando comecei a ler a sua biografia, logo me interessei bastante, mas aos poucos a leitura ficou mais arrastada. Por isso, senti que naquele momento o livro não estava sendo uma boa opção e acabei decidindo deixá-lo de lado - depois de cerca de 200 páginas lidas. ⁣⁣
⁣⁣
Esse ano, durante a quarentena, fiquei com vontade de retomar a leitura (como não fazia tanto tempo, retomei de onde havia parado). E a experiência melhorou muito! O trabalho feito pela autora, uma reconhecida historiadora da arte, é extenso e fruto de uma impressionante pesquisa. E o que eu mais gostei foi não só a forma como Hayden Herrera reconstrói as passagens mais importantes da vida de Frida, mas também como a autora apresenta ao leitor uma análise didática e muito interessante sobre as principais obras da autora (a edição é repleta de imagens).⁣⁣
⁣⁣
A vida de Frida é um emaranhado de acontecimentos intensos. A artista tinha um impressionante espírito revolucionário, de alguém que está muito à frente do seu tempo e vive sem o medo de ser julgada pelos outros. O amor que sentia pelas artes, o forte posicionamento político e a paixão conturbada - e não saudável - por Diego Rivera foram um importante alimento durante os períodos em que precisou viver em uma cama, com muitas dores, fruto de um acidente que sofreu ainda jovem. ⁣⁣
⁣⁣
Para quem gosta do gênero e tem interesse em conhecer mais sobre a vida da artista, essa é uma obra imperdível! Mas fica aqui a minha dica de ler o livro junto com alguma obra mais fluida, menos densa… Com isso, você ganha mais ritmo para continuar lendo essa biografia tão marcante.

site: http://instagram.com/book.ster
Jana 19/08/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos!

Thaís 26/03/2021minha estante
Achei que a edição pecou em não colocar as imagens na ordem que aparecem ao longo do livro. E muitas imagens em que as cores tinham forte significado são apresentadas em preto e branco. No entanto eu achei incrível a forma como a autora é didática em desbravar as obras de Frida e fazer os links necessários com os acontecimentos da vida dela. Concordo totalmente comca densidade do livro. Estou demorando horrores, ao mesmo tempo amando!

Albieri 13/10/2022

29° Livro do Ano
Frida Kahlo - A Biografia - Hayden Herrera
?????

Sinceramente estou sem fôlego com essa biografia, sendo a primeira que li na vida. E de uma pessoa extremamente sofrida e ao mesmo tempo guerreira que tinha uma alegria e força incrível. Aquela que ria da morte.
Frida Kahlo além de um talento incrível para pintura com sua forma única, onde usava suas emoções e situações para transmitir algo fantástico nas telas.
Desde nova sofreu com a pólio e ainda com um acidente de ônibus, mas isso não tirou sua alegria de viver e quando começou a pintar, ela se transformou. " Por eu ser jovem", ela disse, " o infortúnio não assumiu caráter de tragédia: eu sentia que tinha energias suficientes para fazer qualquer coisa em vez de estudar para virar médica. E, sem prestar muita atenção, comecei a pintar." Frida era muito a frente do seu tempo. Porém se sentia muito sozinha, por isso pintava ela mesma. Pelo menos no começo.
Ao se casar com Diego Rivera, Frida passou a idolatra-lo, porém jamais seguia os processos de Diego para a pintura, os dois eram comunista e filiados ao partido no México.
Frida lutava contra o problema da coluna e passou por diversos procedimentos cirúrgicos. "Não há nada a fazer a não ser aguentar." Ela mostrava em suas pinturas as "qualidades femininas da resistência, realidade, crueldade e sofrimento."
Frida se descobriu uma surrealista, viveu um tempo nos Estados Unidos, onde teve sua primeira amostra em uma galeria de Nova York. Porém Frida não se achava Surrealista, pois ela pintava sua própria realidade.
Frida conheceu muita gente importante e teve muitos amantes não apenas homens como mulheres também.
Quando Frida passou um tempo no hospital, as pessoas que iam visitá-la se sentiam diferentes, uma amiga de Frida disse: " Nós, pessoas saudáveis, íamos visitá-la e saíamos de lá confortados, moralmente fortificados. Todos nós precisávamos dela".

Frida no fim da vida ainda teve de amputar uma perna devido a uma gangrena e isso foi um baque para ela. Frida estava depressiva em seus últimos dias e se dopava de remédios para dor. Tentou se matar algumas vezes. Muitos acharam que foi suicídio sua morte. Porém quem conheceu ela verdadeiramente sabe que ela ria na cara da morte.

Frida foi uma mulher sensacional e eu me sinto lisonjeado de ter lido sua biografia.

#livro #book #libro #biografia #FridaKahlo #HaydenHerrera #guerreira #pintora #comunista #lutadora #feminista #mexico #editoraglobo #instalivros #instabook #pintura #leitura #leitores #amoler #biblioteca #livraria #instapic #DiegoRivera
Eduardo 15/10/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Beto!

Maaria_ 11/10/2023

Humanidade e força
O livro traz consigo uma riqueza de detalhes sobre a vida de Frida Kahlo, desde sua infância até sua partida da terra. Repleta de referências, acervos históricos e obras da artista mexicana. Porém, é uma leitura extremamente cansativa, senti que ela não fluiu como outras biografias que já li, também esperava que certos pontos seriam mais explorados do que outros, como, por exemplo: a paixão secreta entre Frida e o político soviético Trótsky.

Lendo essa biografia parei para pensar sobre os tempos da sociedade moderna em que vivo. Frida é uma mulher forte, guerreira e além de tudo batalhadora. Mas nos tempos atuais seu rosto é estampado na sociedade capitalista e suas obras de arte e suas opiniões políticas são deixadas de lado. Intitulada como feminista pela maioria, mas viveu seus dias em uma prisão conhecida como relacionamento abusivo (de ambas as partes).

Frida fala em certo momento: eu não posso amá-lo por aquilo que ele não é, e em outro temos a seguinte narrativa sobre Diego: ?Rivera demonstrava certa preocupação com Frida, e pedia para que Lucienne e Stephen Dimitroff a convencessem a pintar, embora fosse apenas porque ele ?queria que ela fosse independente dele?, segundo Lucienne.?
Prisão em um relacionamento em que ela acreditava ser sua liberdade, seu mundo e sua vida. Estava buscando sempre chamar sua atenção de alguma forma para ser notada pelo próprio companheiro. Lupe Marín, ex esposa de Rivera a humilhou publicamente na festa de casamento do casal e mesmo após o ocorrido Frida aceitou suas dicas sobre o que o marido gostava, buscando agradá-lo no início de suas vidas de casados. Lupe disse para Frida levar sempre uma cesta recheada de comidas e bem decorada com lenço, durante o horário de almoço para os andaimes em que ele trabalhava, e assim fez Frida por mais tempo do que podemos imaginar.

Talita_nunez 07/10/2023

Biografia ilustrada
A biografia mais completa da vida de frida, apresenta todas as referências com entrevistas e acervo histórico da vida pessoal e obra da artista.

A única dificuldade é quanto as referências de imagens que fazem com que o leitor necessariamente fique indo e voltando as páginas para acompanhar a leitura com as ilustrações.

Pam 19/02/2023

Frida
A história de Frida Kahlo me comoveu bastante, o tanto que essa mulher sofreu na vida e é reconhecida como uma grande heroína do México.
Viveu intensamente a aproveitar todas as contradições e tabus na vida, e encarou a eterna luta com sua saúde que era tão frágil.
Suas dores lhe faziam mais fortes, se reconstruía através de sua arte e conseguia inspirar todas as pessoas ao seu redor, com sua personalidade única e diferenciada, tinha um humor sarcástico brilhante, uma mulher a frente de seu tempo.

Apenas uma ressalva particular para mim que foi sua vida amorosa, Frida se doou demais ao amor que ela tinha por Rivera, ao ponto de aguentar infidelidades sem fim, isso foi um pouco decepcionante já que ela é um símbolo do feminismo, não sabia que tinha aguentado tanta traição de um homem como Rivera que não tinha nem metade de sua inteligência nem seu brilhante talento para a arte, mas Frida não deixa de ser ela mesma, atravessando adversidades lutando contra o patriarcado e pela sua liberdade.
viva la vida!

Alê 30/06/2013

Frida, uma verdadeira artista
Sempre gostei da arte de Frida, achava interessantíssimo o que ela produzia. Fato é que, mesmo não sendo um dos grandes entusiastas dela, resolvi ler essa biografia que tem muito a mostrar, como também, complementar com o filme existe dela (estrelando Salma Hayek).
Essa obra é longa, mas em nenhum momento achei cansativa, muito pelo o contrário, é muito bem escrita e editada.
Aqui vai uma opinião minha: não gosto de biogr

deb 15/07/2023

Amei!!!
Confesso que não sou muito fã de biografias, mas dei uma chance por ter ganhado esse livro da minha mãe e por ser a frida.
não me arrependo, é um livro incrível!!!
além de contar obviamente a vida da pintora, detalha suas obras, inspirações e sentimentos no momento em que as elaborou.
fiquei meio receosa de ser um livro que resumisse a frida à imagem neoliberal de feminista #girlpower, mas, para além disso, a biografia tratou de seu lado político, suas fragilidades, pensamentos, sua descendência indígena e seu enorme talento.
recomendo imensamente aos amantes de arte assim como eu.

Teo 22/07/2021

Frida - a biografia
Biografia de Frida Kahlo no geral bem escrita por Hayden Herrera. A linha seguida pela autora, o foco, é a da formação da personalidade de Frida, com infância desenvolvida no período pós-Revolução Mexicana, trágico acidente na adolescência, casamento com Rivera, 2° GM ("Frieda" vira "Frida", uma vez que frieda significa paz em alemão, e Kahlo queria distância do nazifascismo europeu) etc. Assim Herrera contextualiza as pinturas de Kahlo pelo momento que vivia nos momentos de criação e pela forma como se relacionava com o mundo e com as pessoas. É válido mencionar que Herrera é professora/pesquisadora de arte latino-americana.

Um ponto negativo é que Diego Rivera (marido) ganha certo protagonismo em alguns momentos do livro, como se fosse ele o biografado. Outro é que falta mais fluidez para o texto, mesmo com mais de 600 páginas de livro.

Por derradeiro, biografias contam também as histórias do tempo e do(s) lugar(es) do(a) biografado(a). A história de Frida é uma parte da história do México e esta leitura vale muito a pena pelo México e por Frida.

Felipe 16/03/2024

A vida e obra de Frida estão totalmente interligadas, haja vista que seus quadros representam sentimentos dos quais ela estava vivenciando naqueles momentos, em suma, ela pintou a sua dor.
No geral, gostei muito dessa edição, e da forma como a autora se propõe a contextualizar os elementos utilizados em determinados quadros, e a explicar, com base em movimentos artísticos e teorias da arte, como alguns deles podem ser destrinchados, porém não reduzidos à apenas uma explicação.
O que me incomodou na edição, é ter de recorrer à imagens de alguns quadros na internet, visto que, eles estavam em preto e branco, e nas descrições da autora, ela fala sobre as cores (que não existem nas fotos 🤡).

Erica.Regiani 02/05/2021

A biografia de quem viveu tão intensamente a vida, só poderia ser assim, profunda, densa! Tão densa que fiz uma pausa grande na leitura e hoje finalizei.
Magistralmente Hayden Herrera elenca neste livro, as aventuras, os amores e as dores desta artista e ser humano fantástica. Frida, você me inspirou e seguirá inspirando por muitas e muitas gerações, tenha certeza querida, que a nossa aventura não termina aqui.
"Vem ne mim" Coyoacán!????

Kiki 19/11/2021

Viva La Frida
Que biografia boa.
Frida é retratada de forma tão humana, que dá sensação de ser uma amiga próxima. Me envolvi demais com seus dramas pessoais.
Mas ao mesmo tempo que Frida é colocada como humana, fica claro que ela é especial, parecia ter uma fome de vida, uma vontade de viver tudo intensamente.
Eu já admirava a Frida antes da biografia, ao fim fiquei fascina.

Vini 27/01/2023

Frida
Nunca fui muito fã de biografias, mas resolvi me desafiar e ler mais livros do gênero, principalmente se referir-se à personalidades que atiçam minha curiosidade.
Ler Frida foi uma experiência muito marcante, primeiro por ser indicação de uma amiga querida que sempre me desafia e sair da zona de conforto nas leituras, e também por não conhecer quase nada de sua vida.
A leitura flui bem em alguns trechos e se arrasta em outros, mas que não atrapalhou meu ritmo. A autora consegue explicar de forma exemplar as obras da artista, gerando nossa curiosidade em analisar as diversas imagens presentes no livro.
Outros aspectos que me surpreenderam na leitura, foram a vivacidade de Frida em meio à sua visão (muito à frente de seu tempo), seu viés político escancarado, e seu relacionamento intenso (não necessariamente no bom sentido) com Diego Rivera.
Indico fortemente essa biografia à quem tiver curiosidade sobre a vida dessa grande artista.

Elane.Medeiross 08/06/2021

Que biografia incrível
Uma das biografias mais agitadas que eu já li, Frida Kahlo foi uma figura icônica, morreu aos 47 anos, porém ela fez a diferença, fez vôos altos na sua carreira ainda em vida, e conseguiu levar muito da cultura mexicana para o mundo.

Larissa.Cifarelli 22/11/2021

Viva la vida
O livro é muito bom, a edição é bonita, tem muitas fotos, tanto pessoais como de suas obras.
Porém achei um pouco cansativo em alguns momentos, os detalhes sobre a análise das obras, as cartas e contrapontos da mesma história deixam a leitura um pouco mais travada. A autora é professora de história da arte o que justifica tantos detalhes em relação a cada pintura de Frida.
No geral é um bom livro, mas demorei muito para termina-lo justamente pela falta de fluidez em alguns momentos.

Carol Vasconcelos 08/11/2020

Resenha em andamento...
Eu tenho muuuuita coisa pra escrever sobre esse livro e sobre a importância e a inspiração que ele representa. Foi o único livro que li que senti a necessidade de fazer uma Senhora Resenha pq é muito merecido. Logo mais trarei ela completa.